TCC - Licenciatura em Química (Sede)

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    O ensino de química e a interdisciplinaridade com educação ambiental: desenvolvimento de uma horta no ambiente escolar
    (2024-03-07) Almeida, Wendel Martins de; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/1742899108188224
    A pesquisa trata acerca do ensino de Química no ambiente escolar, visando à busca de uma proposta pedagógica que seja dinâmica e contextualizada por meio da Educação Ambiental, tendo em vista a interdisciplinaridade e fomento para uma formação cidadã através do desenvolvimento de uma horta orgânica. O objetivo principal pauta-se em analisar o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de química quando há a integralização da disciplina de Química por meio da Educação Ambiental com a criação de uma horta orgânica no ambiente escolar. Os participantes da pesquisa foram uma turma de estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino do estado de Pernambuco. Para alcançar tais resultados, utilizou-se uma metodologia centrada numa abordagem qualitativa do tipo explicativa. O instrumento de coleta de dados foi um formulário elaborado pela plataforma Google Forms, com o qual coletamos a resposta de 16 (dezesseis) estudantes. No tratamento e análise dos dados, realizamos também um diálogo com os autores da fundamentação teórica. Como resultados, podemos observar que a proposta de desenvolvimento da horta despertou nos estudantes motivação e engajamento no processo de ensino-aprendizagem de Química. Para, além disso, a pesquisa revelou de igual modo uma reflexão profunda sobre algumas temáticas como educação significativa, abordagem didática, interdisciplinaridade, ensino de Química e formação cidadã. Diante disso, conclui-se que os futuros professores de Química e aqueles que já estão em atividade necessitam urgentemente voltar-se mais para recursos que desenvolvam e acrescentem à sua formação não apenas inicial, mas também continuada, a fim de facilitar, auxiliar e popularizar a Química, alinhando os preceitos científicos aos saberes pedagógicos.
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    Percepções de professores de Química em formação inicial acerca de uma intervenção didática com abordagem CTSA planejada para promover a alfabetização científica
    (2025-03-17) Silva, Sergiany Sandrelli Santos da; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/6898348167448044
    Nesta pesquisa temos o objetivo de analisar percepções de professores de Química em formação inicial acerca de uma intervenção didática com abordagem CTSA planejada, a partir do tema Microplásticos, para promover a Alfabetização Científica. A pesquisa foi qualitativa; contou com a participação de dez licenciandos em Química que cursaram pelo menos uma das disciplinas do curso cujas ementas são voltadas para a abordagem CTS; e foi desenvolvida em quatro etapas metodológicas: planejamento de uma intervenção didática fundamentada na abordagem CTSA e estruturada a partir dos eixos da AC propostos por Sasseron (2008) e da espiral de responsabilidade de Waks (1992) com o tema Microplásticos (1ª etapa); elaboração do questionário (2ª etapa); contato, convite e envio do questionário e do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para os participantes da pesquisa (3ª etapa); e análise dos dados (4ª etapa). Como resultado da pesquisa, podemos destacar que, com base na análise das respostas dos licenciandos ao questionário, a intervenção didática apresenta potencial para promover a AC, ao contemplar os três eixos estruturantes propostos por Sasseron (2008). Além disso, contribuições e limitações da intervenção didática foram apontadas pelos licenciandos. Como contribuições, eles mencionaram, por exemplo, consciência ética sobre o uso e descarte do plástico e a aplicação prática do conhecimento e a formação de cidadãos responsáveis. E como limitações, os licenciandos apontaram, dentre outras, a limitação de tempo para explorar as relações CTSA e a formação docente adequada. Portanto, para pesquisas futuras sobre a AC no ensino de Química, sugerimos a implementação da intervenção didática em tela em contextos reais de ensino para investigar a promoção da AC dos estudantes nesses contextos.
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    A bioquímica dos hormônios em uma intervenção pedagógica interdisciplinar entre química, arte e educação física a partir da temática frevo
    (2023-09-11) Nascimento, Marília Macário Simões do; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/2036102562810888
    Nesta pesquisa tivemos como objetivo analisar compreensões de estudantes sobre a relação entre a dança do frevo e a bioquímica dos hormônios no contexto de uma intervenção pedagógica interdisciplinar entre a Química, Arte e Educação Física a partir da temática frevo. Conduzimos uma pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica. A Intervenção pedagógica foi realizada numa escola de rede particular, no município de Olinda – PE. Os sujeitos da pesquisa foram 26 alunos da 3ª série do Ensino Médio. A intervenção foi aplicada em dois momentos subdivididos em três aulas, sendo uma aula no momento 1 e duas aulas no momento 2. As etapas metodológicas para o desenvolvimento da pesquisa foram: método da intervenção (1ª etapa); método da avaliação da intervenção (2ª etapa). A partir das análises podemos dizer que: os estudantes expressaram diferentes percepções sobre o frevo, voltadas para o frevo como dança, cultura e expressão; a maioria dos estudantes, em suas concepções prévias, compreende que a dança favorece a liberação de hormônios, tais como dopamina, serotonina, ocitocina, endorfina e adrenalina, entretanto, não sabem explicar quimicamente a relação entre a dança do frevo e a bioquímica dos hormônios; não foram identificados avanços nas compreensões dos estudantes sobre a relação entre a dança do frevo e a bioquímica dos hormônios quando eles produziram paródias como atividade avaliativa.
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    Análise das relações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) nas questões de química do Exame Nacional do Ensino Médio edição 2021
    (2022-05-31) Oliveira, Brenda Silva; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/8709791672347257
    O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma avaliação nacional criada em 1998 com objetivo de avaliar o desempenho dos alunos ao término da educação básica. Em 2009, ocorre uma reformulação e passa a ser utilizado como instrumento de ingresso à educação superior com finalidade de democratizar as oportunidades de acesso ao Ensino Superior. O exame tem como objetivo avaliar a qualidade da educação básica e fomentar a restruturação do currículo escolar. Nesta pesquisa, o Enem é concebido também como indicador da presença da abordagem ciência-tecnologia-sociedade (CTS) no ensino médio. Portanto, o objetivo desse trabalho é o de analisar as relações CTS estabelecidas nas questões relativas aos conteúdos químicos do caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias do Enem na edição 2021. Metodologicamente, optamos pela edição mais recente do Enem, a de 2021, e realizamos uma pesquisa documental com abordagem qualitativa dos dados, que considerou dados quantitativos. Para as análises foram considerados pressupostos da Análise Textual Discursiva. A partir dos resultados das análises podem dizer que: a maior parte das questões contemplaram diferentes temáticas, com predominância da temática poluição ambiental; a maioria das questões explorou aspectos científicos e tecnológicos; e relações do tipo Ciência-Tecnologia, Ciência-Sociedade, Tecnologia-Sociedade e Ciência-Tecnologia-Sociedade foram identificadas, com predominância das primeiras. Nesse sentido, considerando que na abordagem CTS as três dimensões são articuladas, conclui-se que esse tipo de abordagem parece ser ainda incipiente no ensino de Química no Ensino Médio brasileiro.
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    A interdisciplinaridade nos trabalhos de educação química e ensino de ciências apresentados nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) no período de 2007 a 2017
    (2019-02-18) Silva Filho, José Roberto de Sousa; Almeida, Maria Ângela Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/7841487134333019; http://lattes.cnpq.br/9060519064280273
    Esse trabalho apresenta uma análise a respeito das produções do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), no período de 2007 a 2017, voltadas para a interdisciplinaridade nas áreas de Ensino de Química e Ensino de Ciências acerca das proposições ou descrições de atividades realizadas a fim de caracterizar as construções no âmbito metodológico e pedagógico. Com objetivo principal de caracterizar os métodos abordados segundo os trabalhos de Olga Pombo (2003) e Yves Lenoir (1998), assim, descrevendo a tipologia das propostas interdisciplinares. Por mais que os documentos oficiais brasileiros apontem para a necessidade de uma abordagem contextualizada e interdisciplinar para suprir as deficiências causadas pela fragmentação do saber, a fim de formar melhor os discentes à luz da civilização contemporânea, que necessita de soluções mais abrangentes para responder aos problemas modernos, observamos que poucos artigos possuem características apontadas como importantes pelos pesquisadores que tratam de interdisciplinaridade. Muitos dos artigos publicados visam auxiliar na escolha de temas, metodologias e na importância dessa abordagem, mas é baixo o número de contribuições de sequências didáticas, projetos, e atividades o que mostra que a maioria dos trabalhos se tange à produção intelectual desses procedimentos, pouco se enfatiza na ação, além de um grande número de trabalhos que discutem e auxiliam professores a incluir a interdisciplinaridade nos cursos de licenciatura. Os resultados apontam que há uma evolução em relação aos trabalhos produzidos na área interdisciplinar, e que os questionamentos a cerca da qualidade dessas produções auxiliam nas propostas futuras.