TCC - Licenciatura em Química (Sede)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/472

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O estado do conhecimento das pesquisas envolvendo a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino de Química a partir de artigos publicados em periódicos
    (2021-12-10) Lemos, Emmanuelle Karla da Silva; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/0313237050774020
    As pesquisas denominadas de “estado da arte” e “estado do conhecimento” possuem caráter bibliográfico. Neste trabalho monográfico realizou-se uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, visto que a fonte de dados foram periódicos de ensino de Química. Um dos objetos de pesquisa da área de Ensino de Ciências, e mais especificamente, de ensino de Química, é a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Entretanto, em um recorte de cinco anos poucas publicações sobre a abordagem CTS na perspectiva do estado do conhecimento foram encontradas. É nesse contexto que destaca-se a necessidade de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento com foco na abordagem CTS no ensino de Química. Portanto, o objetivo dessa pesquisa foi o de analisar o que foi publicado nas pesquisas sobre a abordagem CTS no ensino de Química em periódicos nacionais e internacional nos últimos cinco anos e nove meses. Os dados foram abordados de forma qualiquantitativa. Foram desenvolvidas as seguintes etapas metodológicas: escolha dos periódicos e determinação do período de análise; levantamento bibliográfico dos artigos nos periódicos escolhidos; estado do conhecimento; e organização dos artigos em categorias. Destaca-se que nos periódicos nacionais considerados nesta pesquisa, a maior representatividade de autores que publicam artigos abordando o acrônimo CTS e/ou CTSA é da região Sul, exceto para o periódico ReSBEnQ, cuja maior representatividade é de autores da região Sudeste. Em relação os objetivos dos artigos analisados, a maioria deles tem seus objetivos considerando a abordagem CTS/CTSA como embasamento de propostas/sequências didáticas. Os artigos exploram temáticas e conteúdos diversos. Os trabalhos com temáticas ambientais em destaque não citaram referências específicas sobre a abordagem CTSA. Quanto ao público-alvo mais recorrente nas pesquisas analisadas, pode-se destacar o ensino médio e o ensino superior. Glen S. Aikenhead foi o principal referencial teórico internacional citado nos artigos analisados, enquanto Wildson Luis Pereira dos Santos foi o principal referencial teórico nacional mencionado nos trabalhos em questão. Os resultados desse trabalho monográfico podem contribuir, para socializar aspectos da abordagem CTS, para apresentar uma revisão do que tem sido publicado sobre a abordagem em tela, e para identificar lacunas ou aspectos ainda incipientes nas pesquisas sobre a abordagem CTS, como por exemplo, as pesquisas sobre a respectiva abordagem voltadas para o Ensino Fundamental e para a EJA.