TCC - Licenciatura em Física (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2900
Navegar
Item Aplicação de experimentos de baixo custo numa escola de educação básica : soluções físicas pra problemas ambientais(2023-12-28) Silva, Deyse Luana Azevedo da; Santos, Flávia Portela; http://lattes.cnpq.br/4010793113764185; http://lattes.cnpq.br/7975680861922198Item Astronomia e Física : contribuições de um clube de Astronomia Amadora atuando dentro e fora da escola(2023-12-12) Donato, Felipe José Virgínio; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352Item O ensino da Física na EJA Campo: A experimentação como incentivo para o aprendizado(2023-12-04) Pereira, Jeciane da Cruz; Marques, Maria Danielle Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7367303830021148Item Ensino por investigação de transformações gasosas : elaboração de uma sequência didática(2023-12-20) Silva, Erivaldo Correia da; Santos, Flávia Portela; http://lattes.cnpq.br/4010793113764185; http://lattes.cnpq.br/5888241056559998Item Estudo do experimento das chamas coloridas e sua relação com o modelo atômico de Bohr(2023-12-13) Gomes, Wagner Emerson Ferreira; Santos, Flávia Portela; http://lattes.cnpq.br/4010793113764185; http://lattes.cnpq.br/0123315171308559Item Experimentação e gamificação : uma estratégia lúdica para o ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ensino médio em uma Escola Estadual no município de Garanhuns-PE(2023-11-30) Santos, Jean Carlos Silva dos; Silva, Wellington Moreira da; http://lattes.cnpq.br/7676688107190556; http://lattes.cnpq.br/1174488483383451Item Ilusão de óptica e os desvios na trajetória da luz : uma revisão bibliográfica(2023-12-26) Nascimento, Lilian Mirele Melo do; Salazar, Domingos Sávio Pereira; http://lattes.cnpq.br/9312980461793107; http://lattes.cnpq.br/6064366524854612Item Jogos didáticos e o ensino de Física : uma proposta de recurso didático para o ensino de Eletrodinâmica(2023-12-05) Pereira, Amanda Mikaele Marques; Marques, Maria Danielle Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7367303830021148; http://lattes.cnpq.br/9668164096832929Item Lançamento de foguete de propulsão a água e ar comprimido : uma aplicação didática para alunos do ensino fundamental II (anos finais)(2023-12-29) Silva, Suzana Ferreira da; Santos, Flávia Portela; http://lattes.cnpq.br/4010793113764185Item Metodologia Peer Instruction alidada ao software Phet para o ensino de eletrodinâmica(2023-05-06) Pedrosa, Amaro Coelho; Silva, Wellington Moreira da; http://lattes.cnpq.br/7676688107190556; http://lattes.cnpq.br/0090234827832688This paper proposes the use of the Peer Instruction methodology and the PhET Platform for teaching electrodynamics, with the aim of familiarizing students with the use of Digital Information and Communication Technologies, rescuing students’ prior knowledge, and promoting more meaningful learning. The research presents a proposal for the use of an active methodology that is widely spread in the academic environment and has great potential to be used in basic education, using the computational simulation environment as a resource for teaching introductory concepts of Electrodynamics and Electrical Circuits. The study presents a proposal for a didactic sequence that can be applied to high school classes, and it is expected that the results of its use will contribute to a significant increase in students’ interest and understanding of the fundamental concepts of Electrodynamics. The use of the Peer Instruction Methodology and the PhET Platform, programmed by the teacher, will enable teaching that is not only focused on memorizing formulas, since equations only appear after the use of simulations and experimentation. In this way, the understanding of how Electrodynamics variables articulate and influence the phenomenon occurs when fundamental concepts are solidified by students, and this can be an excellent strategy for teaching electrodynamics.Item Olimpíada brasileira de Astronomia e o uso dos foguetes no ensino da Física(2023-12-26) Aguiar, Keylla Cristiane Barbosa de; Santos, Francisco Luiz dos; http://lattes.cnpq.br/1904504927574797; http://lattes.cnpq.br/7795616118954076Item Uma proposta de sequência didática articulada à sala de aula invertida no estudo da Óptica geométrica com estudantes do ensino médio(2023-12-19) Silva, Aurineide Ivaneide Alves da; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352; http://lattes.cnpq.br/5731995772503430Item Recursos didáticos de baixo custo para o estudo de ondas mecânicas com estudantes em atendimento educacional especializado(2023-12-14) Silva, Eliane Maria da; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352Item A robótica educacional e a inclusão de alunos com deficiência(2023-12-22) Santos, Márcio Bezerra dos; Santos, Francisco Luiz dos; http://lattes.cnpq.br/1904504927574797Item A robótica em propostas de ensino com kits lego : um mapeamento sistemático da literatura(2023-12-18) Santos, Josivan Felix dos; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/6133391680427577Item Simulações digitais no ensino da Física como facilitadores da aprendizagem : um mapeamento da literatura(2023-12-22) Ribeiro, André Luís de Melo; Santos, Francisco Luiz dos; http://lattes.cnpq.br/1904504927574797; http://lattes.cnpq.br/2999088868543524