TCC - Licenciatura em Física (UAEADTec)
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Item Metodologia Peer Instruction alidada ao software Phet para o ensino de eletrodinâmica(2023-05-06) Pedrosa, Amaro Coelho; Silva, Wellington Moreira da; http://lattes.cnpq.br/7676688107190556; http://lattes.cnpq.br/0090234827832688Este artigo propõe a utilização da metodologia Peer Instruction ou Metodologia PI, e da Plataforma PhET para o ensino de Eletrodinâmica, com o objetivo de familiarizar os estudantes com a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, resgatar conhecimentos prévios dos alunos e promover uma aprendizagem mais significativa. A pesquisa apresenta uma proposta de utilização de uma metodologia ativa muito difundida no meio acadêmico e que possui muito potencial para ser utilizada na educação básica e utiliza como cenário o ambiente de simulação computacional como recurso para o ensino de conceitos introdutórios de eletrodinâmica e de circuitos elétricos. O estudo discute uma proposta de sequência didática que pode ser aplicada em turmas de ensino médio, e espera-se que os resultados de sua utilização contribuam para o aumento significativo do interesse dos alunos e na compreensão dos conceitos fundamentais da eletrodinâmica. A utilização da Metodologia Peer Instruction e da Plataforma PhET, de forma programada pelo professor, possibilitará que o ensino não seja apenas de memorização de fórmulas, uma vez que as equações aparecem somente após a utilização das simulações e da experimentação. Desta forma, a compreensão de como as variáveis da eletrodinâmica se articulam e influenciam o fenômeno ocorrem quando os conceitos fundamentais se encontram sedimentados pelos estudantes e essa pode ser uma excelente estratégia de ensino de eletrodinâmica.Item Experimentação e gamificação : uma estratégia lúdica para o ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ensino médio em uma Escola Estadual no município de Garanhuns-PE(2023-11-30) Santos, Jean Carlos Silva dos; Silva, Wellington Moreira da; http://lattes.cnpq.br/7676688107190556; http://lattes.cnpq.br/1174488483383451Este trabalho investigou a eficácia da experimentação e da gamificação no ensino de física para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio. O objetivo é aprimorar o ensino-aprendizagem, tornando-o mais envolvente e eficaz através de métodos práticos e lúdicos. Estudamos como essas abordagens podem aumentar o interesse e a compreensão dos estudantes na disciplina de física e superar desafios específicos da EJA. A experimentação é destacada como uma ferramenta pedagógica essencial, permitindo aos alunos, em especial aos da EJA, observar e compreender conceitos e teorias na prática, uma vez que a utilização de experimentos simples e de baixo custo contribuem para um aprendizado mais significativo. Já a gamificação introduz elementos de jogos no contexto educacional, visando aumentar a motivação, o engajamento e a participação dos alunos através de jogos educativos e sistemas de recompensa. Espera-se que essas abordagens tornem a física mais acessível e atraente para os alunos da EJA, facilitando a assimilação do conteúdo e considerando as peculiaridades dessa modalidade de ensino, que inclui alunos com experiências de vida variadas, falta de tempo e múltiplas responsabilidades. Embora, a baixa frequência dos alunos tenha limitado a eficácia destas estratégias, observamos que os alunos participantes demonstraram uma boa assimilação dos conceitos físicos. Diante disso, é de suma importância a existência de estratégias adicionais para aumentar a assiduidade dos alunos, maximizando assim o impacto positivo dessas metodologias ativas no ensino de física na EJA.Item O ensino da Física na EJA Campo: A experimentação como incentivo para o aprendizado(2023-12-04) Pereira, Jeciane da Cruz; Marques, Maria Danielle Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7367303830021148O foco deste estudo foi aprimorar a experiência de aprendizagem dos alunos matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA-Campo), especificamente na disciplina de Física, por meio da implementação de uma sequência didática estruturada, envolvendo atividades práticas. A abordagem metodológica adotada consistiu na realização de experimentos relacionados à cinemática, visando simplificar a compreensão de conceitos e estimular o interesse dos estudantes. A avaliação da eficácia dessa abordagem foi conduzida através de questionários que coletaram as percepções dos alunos. Os resultados revelaram avanços significativos tanto na compreensão dos conceitos quanto no entusiasmo dos participantes, evidenciando o potencial da metodologia. Este estudo enfatiza a importância de estratégias práticas no ensino da Física, incentivando os alunos a se envolverem ativamente em seu próprio processo de aprendizagem e na solução de desafios.Item Jogos didáticos e o ensino de Física : uma proposta de recurso didático para o ensino de Eletrodinâmica(2023-12-05) Pereira, Amanda Mikaele Marques; Marques, Maria Danielle Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7367303830021148; http://lattes.cnpq.br/9668164096832929A falta de interesse no estudo da disciplina de Física pode ter diversas causas. Uma delas, que merece destaque é o ensino deficitário. Este, marcado pelo método de ensino tradicional e extremamente dependente do livro didático, é desenvolvido através de aulas baseadas na transmissão de informações e fórmulas, seguindo de aplicação desses por meio de exercícios pré-determinados pelo professor. A fim de buscar melhorias e trazer mudanças para tal cenário, o presente trabalho buscou desenvolver um jogo de tabuleiro para serem trabalhados conceitos de Eletrodinâmica, tendo em vista a potencialidade dos jogos didáticos para o processo de ensino e aprendizagem. Uma vez elaborado, o referido jogo foi posto em prática com uma turma de 3 ano do Ensino Médio de uma escola de referência, localizada na cidade de Vertente do Lério, do estado de Pernambuco. A aplicação foi seguida de um questionário para que os alunos avaliassem o uso de jogos didáticos nas aulas de Física, dando a estes a oportunidade de exporem suas opiniões e sugestões. O respectivo trabalho apresentou resultados promissores, pois foi possível observar o interesse e o envolvimento dos discentes ao decorrer da aplicação do jogo, levando-os a desenvolver uma participação ativa.Item Astronomia e Física : contribuições de um clube de Astronomia Amadora atuando dentro e fora da escola(2023-12-12) Donato, Felipe José Virgínio; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352Este trabalho propôs investigar as contribuições de um clube de Astronomia Amadora, localizado no município de Surubim, no estado de Pernambuco. O Clube atua dentro e fora de escolas públicas e privadas, e desenvolve atividades em espaços públicos, como praças e no centro cultural do município, atendendo ao público em geral. As atividades, teóricas e práticas, contemplam temas envolvendo conceitos de Astronomia e Física, com a finalidade de contribuir na construção de conhecimentos científicos; promover a divulgação científica e despertar o interesse de jovens pela ciência. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes e um grupo de representantes do público geral, com o objetivo de analisar se a atuação do Clube impacta positivamente na construção de conhecimentos de Astronomia e Física, contribuindo para alfabetização científica. A metodologia teve uma abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários, elaborados através da ferramenta Google Forms e impressos, que abordaram questionamentos específicos, de acordo com os sujeitos de pesquisa, os quais revelaram como o Clube conseguiu atuar positivamente. Os estudantes afirmaram que a atuação do Clube na escola ajudou a esclarecer conceitos da Física, tais como: Mecânica, Energia, Gravitação Universal, Fenômenos Ondulatórios, Cosmologia, entre outros. Observou-se que os propósitos promovidos pelo Clube de Astronomia Amadora foram revelados nos resultados, demonstrando impacto positivo nos envolvidos. Percebeu-se também que as ações do Clube contribuem de forma significativa para a educação científica e conhecimentos de Astronomia e Física.Item Estudo do experimento das chamas coloridas e sua relação com o modelo atômico de Bohr(2023-12-13) Gomes, Wagner Emerson Ferreira; Santos, Flávia Portela; http://lattes.cnpq.br/4010793113764185; http://lattes.cnpq.br/0123315171308559O ensino de Física na Educação Básica tem enfrentado inúmeros desafios e um dos principais reside na falta de interesse dos estudantes pela ciência. Essa problemática tem sido frequentemente atribuída à metodologia predominante nas aulas, que se baseia principalmente em abordagens expositivas tradicionais. A aprendizagem da Física requer uma abordagem focada nos conceitos, permitindo que os estudantes construam uma base sólida de compreensão dos fenômenos. Uma das áreas bastante rica em conceitos e que traz forte base para o desenvolvimento tecnológico da sociedade é a Física Moderna. Esta, por seu contraste com a teoria clássica, exige maior criatividade e pesquisa por parte do educador por possuir, entre outras coisas, pouco material didático voltado para seu ensino. Uma alternativa é utilizar experimentos que proporcionam uma compreensão mais tangível dos conceitos teóricos. Este trabalho propõe estudar o experimento das chamas coloridas, investigando as melhores condições para sua aplicação em sala de aula. Dentre os resultados, apresenta-se a construção de um aparato experimental de baixo custo e sua viabilidade econômica, a verificação das diferentes colorações das chamas e a melhor proporção da mistura sal e combustível para obtenção da melhor visualização do efeito. Espera-se que esse estudo contribua para os professores da educação básica, facilitando e incentivando a realização e aplicação do experimento, e para os estudantes, despertando maior interesse pela ciência.Item Recursos didáticos de baixo custo para o estudo de ondas mecânicas com estudantes em atendimento educacional especializado(2023-12-14) Silva, Eliane Maria da; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352Este trabalho tem como finalidade promover a educação inclusiva, com foco em recursos didáticos adaptados, que possam contribuir no processo de ensino e aprendizagem para alunos em Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os alunos que recebem apoio educacional especializado, muitas vezes enfrentam desafios específicos na compreensão de conceitos científicos. Esses alunos podem ter dificuldades em assimilar informações abstratas ou não e complexas, o que pode afetar seu desempenho acadêmico. Para ajudá-los a superar esses obstáculos, é essencial que os professores adotem estratégias de ensino diferenciadas e adaptadas às necessidades práticas de aprendizado. Assim, para a aprendizagem do conteúdo de ondas mecânicas, foram construídos uma máquina de onda, um pêndulo de ondas e uma mola maluca, todos com materiais de baixo custo, como experimentos para os alunos aplicarem os conhecimentos teóricos de forma concreta, desenvolvendo suas habilidades e competências. O principal objetivo deste estudo foi analisar as contribuições dos recursos didáticos de baixo custo para o estudo de ondas mecânicas, em alunos do ensino médio, de uma escola pública estadual, localizada no município de Orobó, no agreste de Pernambuco, que necessitam de Atendimento Educacional Especializado. A metodologia contemplou, inicialmente o levantamento sobre os tipos de deficiência dos alunos em Atendimento Educacional Especializado. Com base nas descobertas, um conjunto de experimentos foi planejado e desenvolvido para atender às necessidades únicas e aos estilos de aprendizagem dos alunos do AEE. Foram utilizados materiais acessíveis e de baixo custo, de modo que os alunos pudessem participar das atividades. Os resultados deste estudo apresentaram informações valiosas sobre experimentos de baixo custo para a compreensão de conceitos de ondas mecânicas para alunos em AEE.Item A robótica em propostas de ensino com kits lego : um mapeamento sistemático da literatura(2023-12-18) Santos, Josivan Felix dos; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/6133391680427577A robótica educacional se apresenta como uma ferramenta útil na sala de aula, pois proporciona aos alunos a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos de maneira prática e interativa. Além disso, os alunos sentem-se motivados e engajados no processo de aprendizagem, tornando-o mais significativo e contextualizado. Dentre as inúmeras possibilidades que podem auxiliar o professor no planejamento das atividades a partir do uso da robótica, o kit LEGO é usado para ensinar conceitos variados de forma prática e tangível. Esse instrumento vai ao encontro das discussões da BNCC (2018) sobre a importância de desenvolver propostas que integrem diferentes saberes, de maneira integrada e contextualizada, para que os estudantes possam ter a capacidade de avaliar e resolver de forma holística os problemas complexos do mundo real. O paradigma educacional adotado, então, deve romper com a fragmentação tradicional do conhecimento, estimulando a conexão entre diferentes áreas. Nessa direção, objetivamos neste trabalho analisar pesquisas sobre o uso do LEGO como ferramenta para educacional de maneira inter, multi e transdisciplinar no contexto da educação básica. Para tanto, foi feito um mapeamento sistemático de artigos publicados no Brasil entre os anos de 2018 e 2023. De forma geral, percebeu-se, tanto por dados estatísticos quanto por uma análise qualitativa das informações, que os trabalhos publicados durante os últimos cinco anos apresentam um crescimento gradual, atuando no sentido de contribuir para o avanço científico na área da educação e ajudar a desenvolver teorias mais robustas e práticas mais eficientes.Item Uma proposta de sequência didática articulada à sala de aula invertida no estudo da Óptica geométrica com estudantes do ensino médio(2023-12-19) Silva, Aurineide Ivaneide Alves da; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352; http://lattes.cnpq.br/5731995772503430Na atualidade, no cenário da educação, o ensino de Física tem se tornado cada vez mais desafiador, e o papel do professor dentro do contexto escolar não deve ser apenas o que passa a informação, mas ser um mediador, e que utilize mudanças inovadoras, sendo o aluno protagonista da aprendizagem. É perceptível na prática de ensino, desafios imensos, dentre eles: a superlotação de salas; a falta de comprometimento e desinteresse por parte de alguns alunos; a infraestrutura escolar inadequada e a escassez de recursos didáticos em algumas escolas, fazendo necessário a utilização de metodologias ativas que contribua na formação intelectual e social dos alunos. Sendo assim, esta pesquisa teve como principal objetivo analisar o uso da metodologia ativa, sala de aula invertida, juntamente com atividades experimentais e recursos tecnológicos para o contexto escolar no ensino da Óptica Geométrica, com alunos do ensino médio. Dessa forma, fazendo a utilização dessa metodologia no processo de ensino e aprendizagem nas aulas da Óptica Geométrica, numa turma do ensino médio. Os resultados mostraram, a positividade da metodologia ativa, sala de aula invertida, e os benefícios do uso de recursos didáticos de baixo custo e tecnológico, contribuindo no processo de ensino e aprendizagem.Item Ensino por investigação de transformações gasosas : elaboração de uma sequência didática(2023-12-20) Silva, Erivaldo Correia da; Santos, Flávia Portela; http://lattes.cnpq.br/4010793113764185; http://lattes.cnpq.br/5888241056559998Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de uma sequência didática baseada no ensino por investigação, focada no ensino do conteúdo das transformações gasosas. A abordagem do ensino por investigação promove a aprendizagem ativa e significativa dos alunos, colocando-os como protagonistas na construção do conhecimento. A sequência didática proposta segue uma estrutura progressiva, envolvendo atividades práticas por meio de simulação virtual, experimentos e análise de dados. Espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão aprofundada dos conteúdos das transformações isobárica, isovolumétrica e isotérmica, além de habilidades de pensamento crítico e científico, e que aprimorem suas habilidades de investigação e trabalho em equipe. As atividades propostas podem também servir, para outros professores de física, como uma ferramenta de auxílio durante sua prática docente no ensino das transformações dos gases. A sequência didática busca promover uma educação mais contextualizada, formando alunos críticos, reflexivos e cientificamente alfabetizados.Item A robótica educacional e a inclusão de alunos com deficiência(2023-12-22) Santos, Márcio Bezerra dos; Santos, Francisco Luiz dos; http://lattes.cnpq.br/1904504927574797A robótica educacional é um campo em rápida evolução que oferece abordagens inovadoras para o ensino e a aprendizagem. De maneira mais específica, o uso dessa ferramenta pode ser explorado no contexto da educação especial, que envolve os educandos com deficiência, os quais, por lei, têm garantia do acesso à educação. Dentro desse contexto, a robótica pode ser um instrumento para envolver, motivar e dinamizar as aulas, promovendo a aprendizagem ativa e aprimorando a compreensão dos conceitos fundamentais de maneira lúdica e prática. Assim, esta pesquisa buscou verificar de que forma a robótica educacional é usada em experiências pedagógicas com alunos com deficiência no ensino básico. Analisou-se, para tanto, a relação entre a robótica e a inclusão desses alunos no contexto educacional em que se encontravam inseridos, a fim constatar os potenciais benefícios e desafios de tal uso. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem de revisão sistemática da literatura, adotando como base de dados o Google Acadêmico, com vistas a identificar estudos que tivessem como foco a integração da robótica educacional como ferramenta para a mediação de aulas de diferentes componentes curriculares para alunos atendidos pela educação especial. Os artigos selecionados passaram por uma revisão completa, incluindo extração, análise e síntese de dados, para atender aos objetivos estipulados. Utilizamos como termos de busca “robótica”; “ensino básico”; “educação especial” e “deficiência”.Item Simulações digitais no ensino da Física como facilitadores da aprendizagem : um mapeamento da literatura(2023-12-22) Ribeiro, André Luís de Melo; Santos, Francisco Luiz dos; http://lattes.cnpq.br/1904504927574797; http://lattes.cnpq.br/2999088868543524Simulações digitais são programas de software interativos que reproduzem fenômenos físicos do mundo real. Eles oferecem um ambiente de aprendizagem dinâmico e envolvente, permitindo que os alunos explorem conceitos complexos de física em um ambiente virtual. Esta tecnologia ganha espaço no processo de ensino de física. Levando em consideração esse contexto, esta pesquisa busca analisar as práticas de integração de simulações digitais como ferramenta de ensino de física. Para tal, metodologicamente, trata-se de um mapeamento sistemático, analisando artigos revisados por pares publicados entre 2016 e 2022, classificada como qualitativa e exploratória, uma vez que tem como intuito explorar os últimos trabalhos publicados no âmbito da integração de simulações digitais como ferramenta de ensino de física e uma abordagem bibliográfica, pois é fundamentada por meio da leitura de artigos de revistas especializadas na área e de periódicos, monografias, dissertações de mestrado. Os critérios de inclusão abrangem estudos que investigam o uso de simulações digitais no ensino de física. As descobertas preliminares sugerem que a integração de simulações digitais no ensino de física leva a um maior envolvimento dos alunos e a uma compreensão conceitual mais profunda. Simulações, como as que exploram a mecânica quântica ou as forças gravitacionais, têm mostrado resultados promissores na melhoria dos resultados da aprendizagem. No entanto, os desafios relacionados com o acesso, os requisitos de recursos e a formação de professores também são evidentes.Item Olimpíada brasileira de Astronomia e o uso dos foguetes no ensino da Física(2023-12-26) Aguiar, Keylla Cristiane Barbosa de; Santos, Francisco Luiz dos; http://lattes.cnpq.br/1904504927574797; http://lattes.cnpq.br/7795616118954076Esta pesquisa objetiva analisar os lançamentos e contribuições da experimentação com foguete de garrafa PET para abordar conteúdos de mecânica no ensino de Física com os alunos da Escola Municipal Professora Terezinha Barbosa da Costa e Silva, de Bom Jardim-PE. A Física por sua vez se faz presente em toda parte do nosso cotidiano e os movimentos e técnicas bem trabalhadas pelos autores deixam os assuntos mais compreensíveis para os alunos. O referencial teórico está dirigido para o ensino da Física Base Nacional Comum Curricular e na construção do foguete de garrafa PET na orientação da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Este trabalho de pesquisa é de cunho qualitativo com metodologia do tipo exploratória, descritiva e experimental. Foi realizada em três etapas: a construção do foguete com garrafas PET, as técnicas de lançamento e análise dos movimentos com assuntos de Física. O lançamento do foguete foi o ponto principal para compreender os conteúdos de Física.Item Ilusão de óptica e os desvios na trajetória da luz : uma revisão bibliográfica(2023-12-26) Nascimento, Lilian Mirele Melo do; Salazar, Domingos Sávio Pereira; http://lattes.cnpq.br/9312980461793107; http://lattes.cnpq.br/6064366524854612As ilusões de óptica há muito capturam a imaginação de cientistas e leigos. Para compreender plenamente estas ilusões é necessário aprofundar os princípios subjacentes da física, particularmente o comportamento da luz quando encontra diferentes meios. Este contexto traz o embasamento necessário para uma exploração abrangente do tópico. O objetivo principal desta pesquisa é analisar diversos tipos de ilusões de óptica e suas conexões com os princípios da física. A metodologia empregada nesta pesquisa envolveu principalmente a descrição de dois estudos de caso: o fenômeno de miragem em ambientes áridos e teoria de Albert Einstein sobre a curvatura da luz das estrelas pela gravidade. A análise abrangente de uma variedade de ilusões ópticas revelou consistentemente conexões intrincadas com os princípios fundamentais da física, com ênfase particular no fenômeno da refração da luz. O estudo discute que estas ilusões, que muitas vezes cativam os nossos sentidos e desafiam a nossa percepção, estão intrinsecamente interligadas com o comportamento da luz à medida que ela passa por diferentes meios e interage com condições variadas. Esta conexão sublinha a importância da física na explicação e desvendamento dos mistérios por trás das ilusões de óptica. A pesquisa alcançou com sucesso o seu objetivo de esclarecer a profunda relação entre esses fenômenos cativantes e as leis da física. Em conclusão, esta pesquisa aprofundou nossa compreensão das ilusões de óptica e sua conexão com a física da refração da luz. Também destacou a validação histórica da teoria de Einstein através de expedições de eclipses solares, solidificando o seu lugar na história científica.Item Aplicação de experimentos de baixo custo numa escola de educação básica : soluções físicas pra problemas ambientais(2023-12-28) Silva, Deyse Luana Azevedo da; Santos, Flávia Portela; http://lattes.cnpq.br/4010793113764185; http://lattes.cnpq.br/7975680861922198O ensino de Física ainda precisa ser melhorado no que diz respeito à aplicação de diferentes métodos de ensino e na disponibilidade de materiais didáticos voltados à aplicação da ciência no cotidiano. Esses fatores poderiam proporcionar a facilidade de compreensão dos conteúdos e promover maior interesse dos estudantes da educação básica. Isso, porém, requer um trabalho árduo e contínuo, uma vez que é um grande desafio para o professor romper a barreira de uma visão caótica que foi rotulada à disciplina. É possível o entendimento dos conteúdos desta ciência se a execução das aulas for além dos cálculos matemáticos, pois existem vários fenômenos naturais envolvidos no cotidiano que podem ser explorados no processo de aprendizagem. A Física, sendo trabalhada com praticidade, envolvendo o meio ambiente, por exemplo, fornece um vasto conhecimento aplicado. Através de vivências compartilhadas e estimulantes, essa junção possibilita uma visão de mundo crítica, com intervenções para a diminuição dos impactos ambientais. Os conceitos físicos extraídos das temáticas ambientais “poluição do ar”, “poluição da água” e “poluição do solo” foram algumas problemáticas estudadas neste trabalho. Procedendo nessa perceptiva, o estudo tem como objetivo proporcionar e relacionar o ensino de Física com questões ambientais, sendo assim uma proposta metodológica para ser utilizada pelo professor na sala de aula. O trabalho detalha a construção de maquetes com utilização de materiais de baixo custo e recicláveis, utilizando a Física experimental como soluções para problemas ambientais, e relata a vivência da aplicação desta prática em uma turma de 3. ano do ensino médio.Item Lançamento de foguete de propulsão a água e ar comprimido : uma aplicação didática para alunos do ensino fundamental II (anos finais)(2023-12-29) Silva, Suzana Ferreira da; Santos, Flávia Portela; http://lattes.cnpq.br/4010793113764185Este trabalho traz um relato de experiência no desenvolvimento do ensino da física com alunos do 8. e 9. anos do ensino fundamental II (anos finais) através de experimentos, utilizando materiais de baixo custo para o entendimento do funcionamento dos foguetes através de seu lançamento com aparato experimental. A metodologia envolveu a aplicação didática de seis aulas com alunos do Ensino Fundamental II (anos finais) em uma disciplina eletiva de uma escola municipal de ensino integral de Igarassu – PE. Os foguetes desempenharam e desempenham um papel importante para a humanidade. Ao longo da história, ele já auxiliou em guerras, já proporcionou o deslocamento de objetos e pessoas e, diariamente, tem contribuído no lançamento de satélites para, por exemplo, atuar no funcionamento dos GPSs. Para fins didáticos, podemos construir o foguete de várias formas e com diversos materiais, como garrafas PET, usando como combustível algo comum e fácil, a água. Nesta pesquisa, foi construído o aparato experimental para lançamento de foguete e sua base de lançamento possuindo mecanismo de propulsão à água e ar comprimido. Com esse tipo de experimento, podemos observar a ação das forças que atuam neste fenômeno e a aplicação das leis de Newton. Diante dos resultados, pode-se afirmar que atividades como essas estimulam os estudantes e instigam sua curiosidade no desenvolvimento da aprendizagem, sendo muito pertinente a prática experimental para o ensino da física.Item Uma proposta de aplicação de sequência didática em circuitos elétricos com materiais de baixo custo e no simulador virtual PHET(2024-08-07) Silva, Weslainy Roberta Chaves da; Silva, Wellington Moreira da; http://lattes.cnpq.br/7676688107190556O presente trabalho propõe uma sequência didática para o ensino de circuitos elétricos, por meio de atividades experimentais realizadas com materiais de baixo custo e com a utilização do simulador educacional PHET. Com a atual revolução tecnológica, é necessário reestruturar os métodos de ensino e inserir os equipamentos tecnológicos na sala de aula, bem como utilizar atividades experimentais, uma vez que a forma tradicional de apresentação e memorização de conteúdos não se faz eficaz nos dias atuais. O uso de metodologias ativas, da aprendizagem como práticas experimentais (físicas ou virtuais), emerge como uma estratégia importante, uma vez que buscam o aluno como atuante efetivo no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo de forma autônoma capacidades diversas como pesquisar, analisar e selecionar as informações, resolver problemas e situações análogas à realidade e assim gerar o conhecimento requerido.
