TCC - Licenciatura em História (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Os desafios das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino de História(2024-04-01) Souza, Sévio Rocha dos Santos; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/7667960158813762O presente trabalho tem como finalidade retratar os impactos das TDICs nas aulas de História, onde muitas vezes essas ferramentas proporcionam uma aula mais atraente, motivadora aos nossos estudantes. Vivemos em um mundo em que os estudantes estão sempre conectados, estando completamente inseridos no Universo Digital, o que facilita bastante a vida daqueles que buscam realizar pesquisas e aprimorar os seus conhecimentos. O objetivo desse trabalho é apresentar e intensificar de que forma a evolução digital contribui e vem contribuindo para um número maior de possiblidades no campo educacional. É nesse sentido, que se faz necessário uma análise sobre as contribuições das TDICs nas aulas de História. Ou seja, em vista do que foi apresentado, há uma previsão legal no Brasil sobre a importância da implementação e uso de tecnologias na Educação. Porém, nos cabe ainda compreender se na prática isso ocorre no ensino de História.Item O ensino de História e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos anos finais do ensino fundamental : uma análise sobre os desafios e as possibilidades(2024-01-04) Pereira, Joabson Luiz; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/0126393687241277Este presente trabalho de conclusão de curso, tem como intenção inicial investigar a maneira como a academia buscou compreender os impactos das tecnologias no ensino do componente curricular de História, levando em consideração as mudanças e permanências perpetradas pelo período de ensino remoto, instaurado pelo contexto da pandemia de COVID-19, sendo esse o marco histórico/temporal. Para tanto, é preciso refletir, dentro de um objetivo geral, sobre formas de aprimoramento das práticas pedagógicas no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no contexto das aulas de História nos anos finais do Ensino Fundamental, por meio de revisão bibliográfica publicada em teses e dissertações. Os textos selecionados ao longo da pesquisa são oriundos de meios acadêmicos reconhecidos pela comunidade científica, conforme já mencionado. Por isso, a pesquisa foi realizada diretamente em repositórios digitais de universidades ou em bibliotecas digitais que organizam a pesquisa nesses repositórios. Por exemplo, ao se utilizar o Repositório da UFPE, realizando a pesquisa o repositório apresenta por relevância e por ordem decrescente, teses e dissertações de outras áreas da educação envolvendo outros componentes curriculares. Os resultados provenientes dessa demanda foram satisfatórios, pois nota-se uma preocupação da academia, principalmente dos programas de pós-graduação e de mestrados profissionais. Porém, os autores não colocam toda a esperança de mudança e inovação nas ferramentas tecnológicas, mas sim, nas abordagens e metodologias que o professor irá utilizar junto aos discentes, na figura de mediador do conhecimento histórico. Outra questão vista como desafios a serem superados, ainda é a infraestrutura das escolas, conforma e pesquisa TIC Educação 2022 e a formação continuada dos professores, que sendo oferecida pela rede de ensino ou procurada pelo docente deve ir de encontro com a perspectiva de que o papel do professor de História é ainda mais urgente. Assim, há a necessidade da continuidade dos estudos interdisciplinares entre a Pedagogia e o Ensino de História, elementos que devem ser combinados desde o início da formação do professor deste componente curricular.Item Um estágio supervisionado “fora da caixa” : a experiência do estágio não escolar no curso de Licenciatura em História EAD/UFRPE(2024-01-17) Lima, Jamilly Maria Barbosa; Lima, Marta Margarida de Andrade; http://lattes.cnpq.br/1258785825294835; http://lattes.cnpq.br/9001670829140403Este trabalho visa explorar a vivência do Estágio Curricular Obrigatório não escolar, realizado por futuros professores de História, no sétimo período do curso de Licenciatura em História, na modalidade EAD da Universidade Federal Rural de Pernambuco. A pergunta central que orienta esse trabalho é: "Quais são as contribuições advindas da prática do estágio curricular não escolar para a formação docente em História?". No qual tem por objetivos específicos: (i) descrever a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III, realizada no semestre 2023.1, identificando sua construção, orientações e condução pedagógica; (ii) Identificar os desafios enfrentados para a realização do estágio não escolar; (iii) analisar a experiência vivenciada na disciplina; (iv) construir uma reflexão sobre as experiências vivenciadas durante esse estágio atentando para as características de um curso na modalidade a distância e sobre como pode influenciar a prática docente em História e contribuir com a formação docente. A disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III, realizada no semestre 2023.1, é descrita, analisada, e são identificados desafios enfrentados para a realização do estágio não escolar. A reflexão sobre as experiências vivenciadas destaca as características do curso a distância e sua influência na prática docente em História. Compreendemos o estágio não escolar como uma experiência em diversos ambientes, como museus, centros culturais, empresas e organizações não governamentais. Este se transforma em um espaço onde o docente em formação estabelece elos de educação com a comunidade, construindo uma base sólida para sua prática futura. Associando as experiências do estágio não escolar à teoria educacional de Libâneo, percebemos que a educação transcende o ambiente escolar, interagindo com as relações sociais. No contexto do estágio curricular em História seguimos a compreensão de autores como Pimenta, Lima, Libâneo, Moran, Gohn, Marc Bloch e Leandro karnal, onde dialogam sobre o estágio não escolar e o ensino de História possibilitando refletir sobre espaços onde o docente em formação estabelece elos de educação com a comunidade, construindo uma base sólida para sua prática futura. O ambiente onde esse trabalho ocorreu foi na biblioteca pública municipal de Arcoverde, utilizando procedimentos metodológicos como a história oral, em um projeto intitulado de Cartonera. O projeto envolveu um público de mulheres da terceira idade do projeto casa60+, as mesmas customizaram livros feitos de materiais recicláveis, seguido pela produção de uma autobiografia ou registro de conhecimentos populares, como, por exemplo, receitas familiares. A diversidade de contextos proporcionada pelo estágio não escolar aumentou a percepção da história, conduzindo a prática em sala de aula a novos horizontes. O contato com informações e metodologias distintas apontou outras possibilidades de ensino, incentivando métodos inovadores e uma abordagem fora dos padrões tradicionais. O resultado alcançado foi a riqueza de aprendizagens e experiências provenientes do estágio curricular não escolar, reconhecendo a necessária integração de ambos os estágios (escolar e não escolar), promovendo uma visão ampliada e crítica sobre diferentes situações socioeducacionais, fundamental para a formação docente. Valorizando essa prática, contribuímos para a formação de professores mais flexíveis, reflexivos e sensíveis, capazes de oferecer um ensino mais vivo, alegre, significativo e culturalmente envolvente. Acreditamos que a experiência do estágio não escolar enriquece a formação do docente em História.Item A educação historiográfica e a utilização da literatura nas aulas de história : uma possibilidade metodológica(2024-01-05) Melo, Ianny Carla da Silva; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/0616111756933544A princípio a literatura e a história podem parecer opostas, pois uma busca o imaginário e a outra o real. Contudo, se analisarmos em profundidade, elas têm algo em comum, buscam entender a vivência humana e é esse o ponto que podemos explorar. Quando levamos a literatura para uma aula de história podemos trazer essa análise da vivência humana escrita nos livros literários e aquelas vivências reais explanadas pela história. O conjunto de ambas as disciplinas pode engrandecer o estudo da história. Nesta pesquisa, visamos explorar a problematização da utilização da literatura no ensino de história na busca de um aprendizado mais abrangente. Tendo como objetivos discutir o ensino de história atual, debater sobre a literatura como fonte historiográfica e trazer trechos de obras literárias que podem ser utilizadas nas aulas de história, como o Cordel. Sendo assim, o presente estudo consiste em uma pesquisa aplicada, de caráter descritivo. O objetivo é fornecer informações que possam servir de guia para ações de mudança da realidade. Nesse sentido, os resultados serão apresentados sobre as formas qualitativas, com base em informações coletadas de fontes primárias e secundárias, incluindo revisões bibliográficas, estudo de casos e prática em campo através do estágio. A execução da pesquisa inclui, primeiramente, o levantamento de dados secundários e a revisão da literatura. Posteriormente, volta-se para os estudos de casos, visando à solidificação teórica, e a prática em campo, que analisará a capacidade prática da pesquisa. Por fim, compreender a literatura como uma fonte que pode ser explorada pela historiografia e que tem grandes potenciais metodológicos, podendo ser utilizada pelos professores nas aulas de história.Item O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICS) para ensinar história da África e escravidão no Brasil(2024-01-04) Nascimento, Jefferson José Ramos do; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/6350726367624805A tecnologia é uma forte ferramenta educacional, quando bem utilizada potencializa a prática docente, e torna o aluno protagonista do aprendizado. O professor que procura utilizar as tecnologias em suas aulas demonstra avanço e compromisso com o novo. Ensinar sobre África e Escravidão no Brasil torna- se um desafio que pode ser superado com a união entre tecnologia e domínio docente do conteúdo apresentado. Ensinar é um privilégio, dominar o assunto e as tecnologias é uma potencializador do ensino aprendizagem na educação brasileira. O presente trabalho aborda a temática África e escravidão no Brasil, assim como as leis que as regulamentam, partindo do pressuposto que a prática docente envolve o professor ter domínio sobre o tema em questão e se qualificar para lecionar uma temática importantíssima. No decorrer dos capítulos, é levada em consideração a importância do ensino de História da África na formação dos discentes que atuarão no ensino regular. Temos como eixo principal da temática do presente trabalho abordar as TDICs no ensino de História e Cultura Africana, apontando os seus benefícios e desafios. Outro ponto importante envolve o uso das TDICS para se ensinar sobre a escravidão dos africanos no Brasil e como deve ser abordada essa temática de suma importância para que a prática docente atinja os objetivos propostos. Por fim, o debate gira em torno do uso dos recursos digitais existentes, como aplicativos, websites, jogos, etc., tudo voltado para a educação e o ensino de História da África e da Escravidão no Brasil. É debatida a importância dos docentes utilizarem esses recursos para o enriquecimento e a inclusão de seus alunos nas aulas
