TCC - Licenciatura em História (UAEADTec)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2886

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 34
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A implantação da lei de cotas n. 12.711 na UFRPE : ingresso, evasão e permanência de estudantes indígenas no Campus Dois Irmãos (2012-2023)
    (2024-08-08) Silva, Lidiane Fernandes da; Silva, Ayalla Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2807298214600577; http://lattes.cnpq.br/7894889546321004
    O presente estudo objetiva analisar a implantação e eficácia do sistema de cotas a partir da Lei nº 12.711/2012 na UFRPE, a partir dos dados sobre acesso, evasão e permanência de estudantes indígenas nos cursos presenciais de graduação do campus Dois Irmãos, no recorte temporal entre os anos de 2013 e 2023. O desenvolvimento da pesquisa está ancorado em editais, atas, planilha de dados, dentre outros documentos consultados junto às Pró-Reitorias de Ensino de Graduação (PREG) e Gestão Estudantil e Inclusão (PROGESTI), também junto à Coordenadoria de Ações Afirmativas de Permanência (CAAP) e Coordenação de Planejamento e Gestão Acadêmica (CPGA); consultamos ainda outros documentos, como resoluções, portarias, normativas e relatórios institucionais. As reflexões foram referenciadas em autores como Edson Kayapó et al. (2020) e Gersem Baniwa (2011). Metodologicamente, a pesquisa foi amparada na coleta de materiais bibliográficos e documentos em repositórios on-line, na elaboração de quadros, gráficos e estatísticas, assim como nas análises qualitativa e quantitativa dos dados obtidos. Os resultados alcançados consistem na compreensão da trajetória dos direitos educacionais dos povos indígenas, identificando informações sobre o quantitativo de estudantes indígenas que ingressaram e evadiram no recorte temporal de 2013 a 2023 na Unidade sede da UFRPE, à luz da Lei nº 12.711. O trabalho também oferece algumas reflexões iniciais acerca das políticas de ações afirmativas destinadas à permanência de estudantes indígenas no âmbito da UFRPE.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Impulsionamento das linhas férreas em Pernambuco entre as décadas de 1950 a 1990
    (2024-08-08) Souza, Leonardo Queiroz de; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/4224144065649197
    As estradas de ferro fazem parte de uma estrutura, todo um conjunto de edificações que vai compor o complexo ferroviário, como: estação, armazém, depósitos e oficinas de locomotivas, casa do mestre, além de túneis, viadutos, pontes e outros. O presente trabalho é tem como objetivo através da pesquisa bibliográfica apresentar uma análise dos acontecimentos ocorridos com as ferrovias a nível de Brasil e principalmente a nível de Pernambuco, desde sua implantação até o declínio. A Great Western of Brazil Railway foi uma companhia inglesa, ou seja, de capital estrangeiro que realizou vários investimentos no transporte ferroviário do país para o impulsionamento econômico. Em Pernambuco, tendo funcionado como o principal meio de comunicação física para diversos lugares, tanto para os núcleos urbanos mais distantes quanto aos mais próximos dos centros irradiadores como Recife, impulsionando nos contextos econômico, social e cultural. A RFFSA foi criada em 16 de março de 1957 através da lei 3.115, onde teve a finalidade em dar comando nacional ao transporte ferroviário e consequentemente a estatização do setor ferroviário brasileiro. Todas as ferrovias estavam falidas e possuíam diversos problemas operacionais com grandes dívidas trabalhistas com seus institutos de previdência. A criação da Rede Ferroviária Federal foi a solução que restou para os problemas das ferrovias no Brasil. Muitos autores afirmam que as linhas férreas foram desativadas devido a tornar o país dependente de um modal rodoviário, dependente do petróleo, principalmente na época da ditadura militar, onde a abertura de novas fronteiras, principalmente as fronteiras agrícolas do agronegócio estavam a se expandir em diversas regiões do país. Já a partir de 1990 houve uma restruturação do modelo ferroviário, onde a partir da concessão das linhas férreas para a iniciativa privada houve um estímulo aos investimentos adequados com a “ferrovia mínima”, onde também o trem já tinha outras finalidades como o transporte de cargas como minério e combustíveis, entre outros.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Usos da história pública digital no combate à desinformação : Café história X Brasil paralelo
    (2024-08-09) Medeiros, Igor Ruann Nóbrega de; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/2586445949302089
    A manipulação de narrativas históricas com interesse político é algo atual não só no Brasil, como em todo o mundo. As ferramentas digitais tornaram-se fortes aliadas na divulgação dessas falsificações da história. Por isso, é importante elencar o que está sendo feito, no âmbito da História Pública Digital, para combater esse fenômeno contemporâneo e auxiliar a população no fortalecimento da consciência histórica. Para isso, este trabalho se pretende a analisar os conteúdos do site Café História, pioneiro em divulgação científica da história no Brasil, em contraponto ao conteúdo produzido pelo portal Brasil Paralelo, acusado de propagar revisionismos históricos com viés ideológico. Com isso, espera-se alcançar um compilado de estratégias de combate à desinformação relacionada a contextos históricos. A análise levanta as particularidades das fontes digitais, os cuidados metodológicos necessários para se trabalhar com elas e a importância da figura do historiador divulgador para fortalecer as narrativas históricas legitimas no ciberespaço.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A escrita sobre o idoso na sociedade capitalista brasileira: Análise do período de 1980-1985
    (2024-08-08) Silva, Andreza Jucelly Severina da; Santos, Marcos Alesandro Neves dos; http://lattes.cnpq.br/4612368966754625; http://lattes.cnpq.br/9960405414413419
    Tem-se como objetivo realizar um levantamento de produções acadêmicas sobre a temática idoso no Brasil no período de 1980-1985. Esse levantamento será relacionado às fontes de reportagens do jornal Diário de Pernambuco que retratam sobre a situação dos idosos frente ao debate internacional da primeira Assembleia Mundial do Envelhecimento ocorrido em Viena, sob a direção da Organização das Nações Unidas. O cruzamento das fontes da empresa com os autores que trabalham com a temática se destaca a partir da crítica ao modelo governamental de assistência ao trabalhador, e a forma como a sociedade organiza seus idosos. Temas como aposentadoria e Previdência Social, envelhecimento e afastamento social, caridade e abusos são descritos ao longo do tempo, sem distancia-se do problema do aumento demográfico desorganizado nas cidades, que depois corroborou em problemas urbanos e na crise da Previdência em um momento de redemocratização política brasileira (Momento de muitos cortes de investimentos sociais e de crise monetária internacional). Busca-se pensar o envelhecimento nos anos de 1980, não apenas a partir do diálogo geriátrico tradicional ou por dados quantitativos. A reflexão tradicional anterior ao nascimento da geriatria (Escrita que considera o envelhecimento apenas como decadência ou quase morte dos sujeitos, um pensamento quase próximo na concepção higiênica de Galeno para o idoso. E assim, destaca o envelhecimento apenas como uma fase da vida, e que não tem valor social). O idoso é percebido em seus aspectos sociais, econômicos, políticos e cognitivos, frente aos problemas urbanos e de assistência.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A política externa brasileira independente durante os governos de Jânio Quadros e João Goulart (1961-1964) : discursos e ações em busca da autonomia
    (2024-08-09) Silva, Alana Maria Ribeiro; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/6011686403488621
    A proposta de pesquisa visa analisar a política externa brasileira durante o período que corresponde ao governo de Jânio Quadros e João Goulart considerada por muitos especialistas na área como uma política externa independente, ou seja, que não era diretamente alinhada nem aos Estados Unidos e nem à antiga União das Repúblicas Soviéticas (URSS). O interesse por esse tema se deu em razão da realização de estudos anteriores que se debruçaram sobre a política externa brasileira em um plano do cenário atual. O recorte dado à presente pesquisa ocorre devido à peculiaridade desse momento em que o Brasil buscou ter mais autonomia no meio internacional e maior obtenção de barganhas com intuito de buscar desenvolver o país. O resultado esperado nessa pesquisa é que sejam revelados os caminhos e os desafios trilhados por esses governos para empreender uma política com caráter mais autônomo e universalista.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Os desafios das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino de História
    (2024-04-01) Souza, Sévio Rocha dos Santos; Corrêa, Lucas Mariani;  http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/7667960158813762
    The present work aims to portray the impacts of TDICs in History classes, where these tools often provide a more attractive and motivating class for our students. We live in a world in which students are always connected, being completely inserted in the Digital Universe, which makes life much easier for those who seek to carry out research and improve their knowledge. The objective of this work is to present and intensify how digital evolution contributes and has been contributing to a greater number of possibilities in the educational field. It is in this sense that an analysis of the contributions of TDICs in History classes is necessary. In other words, in view of what was presented, there is a legal provision in Brazil about the importance of implementing and using technologies in Education. However, it is still up to us to understand whether in practice this occurs in the teaching of History.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A ferrovia em Gravatá : história, memória e preservação de (1894-2000)
    (2024) Santos, Samuel da Silva; Corrêa, Lucas Mariani;  http://lattes.cnpq.br/1710180569222932;  http://lattes.cnpq.br/9494876317786573
    The history of the train on rails that passed through the city of Gravatá from 1894 until the 2000s is in the memories, experiences and past experiences of those who have already taken the train passing through stations in neighboring cities of Gravatá located in the Agreste of Pernambucano. Both the stations, the tracks and the train were developed and built by the British Company: The Great Western Railway Company, created in 1835. The trains left Recife to reach Salgueiro in the hinterland, traveling between the cities: Vitória, Pombos, Gravatá , Calves, Caruaru and Salgueiro. However, the railway structure was deactivated. Thus, the train is gone, but the memories and stories of the citizens of Gravataense are not. For this reason, the aim and objective of this work is to shed light on the memories and stories lived by these citizens so that their memories of the railway as a builder of identity and local history can be preserved. In this way, the construction of this work will take place through oral history using the interview method as a producer of oral sources from those interviewed in the city of Gravatá and also through bibliographic sources.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A festa de São João em Gravatá-PE : uma história de suas transformações entre os séculos XX e XXI
    (2021-08-16) Lima, Lucas Emmanuel Pereira de; Souza, Leandro Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/1582889341461925; http://lattes.cnpq.br/3948418385600906
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Destruição e fome na Alemanha após a segunda guerra mundial
    (2024-01-05) Eustáquio, José Wemersson; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/6561951756417490
    The subject of the Second World War, without a doubt, is one of the themes that causes curiosity in our contemporary society, the result of which is the vast works portraying this part of history, but from the immediate moment of surrender onwards it leaves something to be desired. The general objective of this academic work is to present the events after the Second World War in Germany in the chronology of time from the date of surrender on May 7, 1945, covering up to the year 1948; with specific objectives of describing the scenario of material destruction; report how hunger was felt by men and women of these survivors, in the search for food and analyze three websites with these themes observing how it was placed on the internet. The justification for this academic work is due to the historiographical “emptiness”. In this academic research, we used the qualitative bibliographic methodology, expanded with the use of other research sources such as three websites and two documentaries. We conclude, based on theoretical evidence, that the ideology of the (thousand-year-old Reich) had its fall, collapsing Nazism in 1945, which was a political project, which did not have final success, resulting in negative implications for the social life of the population, which was in Germany, which brought several material destructions and famine.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O ensino de História e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos anos finais do ensino fundamental : uma análise sobre os desafios e as possibilidades
    (2024-01-04) Pereira, Joabson Luiz; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/0126393687241277
    This current undergraduate thesis aims to investigate how academia initially sought to understand the impacts of technologies on the teaching of the History curriculum, taking into account the changes and continuities brought about by the period of remote teaching instituted by the context of the COVID-19 pandemic, serving as the historical/temporal landmark. To achieve this, it is necessary to reflect, within a general objective, on ways to enhance pedagogical practices in the use of Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in the context of History classes in the final years of Elementary Education, through a bibliographic review published in theses and dissertations. The selected texts throughout the research come from academic sources recognized by the scientific community, as mentioned earlier. Therefore, the research was conducted directly in digital repositories of universities or in digital libraries that organize research in these repositories. For example, when using the UFPE Repository and conducting a search, the repository presents theses and dissertations from other areas of education involving different curriculum components in descending order of relevance. The results from this demand were satisfactory, as there is a concern within academia, especially in graduate and professional master's programs. However, the authors do not place all hope for change and innovation in technological tools but rather in the approaches and methodologies that teachers will use with students, in the role of mediators of historical knowledge. Another challenge seen to be overcome is the infrastructure of schools, as per the TIC Education 2022 research, and the ongoing training of teachers, whether offered by the education system or sought by the teacher, must align with the perspective that the role of the History teacher is even more urgent. Thus, there is a need for the continuity of interdisciplinary studies between Pedagogy and History Teaching, elements that should be combined from the beginning of the teacher's training in this curriculum component.