08.1 - Livros e Capítulos de Livros (EDUFRPE)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/6866

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 102
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Apostila aplicada à nutrição de não ruminantes
    (EDUFRPE, 2023) Silva, Emanuel Isaque Cordeiro da; Ludke, Maria do Carmo Mohaupt Marques; Torres, Thaysa Rodrigues; Nascimento, Júlio Cézar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4629657233206289
    Segunda edição revisada e ampliada.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Problemas jurídicos, econômicos e socioambientais da energia eólica no nordeste brasileiro
    (EDUFRPE, 2023) Maia, Fernando Joaquim Ferreira; Batista, Marcela Peixoto; Silva, Tarcísio Augusto Alves da; Rodríguez, Damián Copena
    Toda inovação tecnológica nas forças produtivas do capitalismo tem como resultado o aumento da taxa de exploração da força de trabalho. É inevitável que exista uma ambiguidade objetiva no termo “sustentabilidade”, destinado a reproduzir a apropriação do mercado capitalista sobre a natureza, “segunda contradição do capitalismo”, em razão de o próprio sistema produzir, a partir de técnicas ditas “sustentáveis”, a destruição criativa dos recursos que permitem as suas condições de produção. Atentas a isto e considerando o impacto ambiental e social resultante, a UFRPE e a UFPB, em parceria com várias entidades sociais, campesinas e ambientalistas da comunidade de Pernambuco e da Paraíba, bem como com o suporte de professores de outras instituições acadêmicas, a exemplo da Universidade Oviedo-Espanha, iniciaram, em 2020, uma investigação das contradições que envolvem a instalação dos parques eólicos em Pernambuco e na Paraíba, o que ficou conhecido como projeto Dom Quixote. O grupo de ensino, pesquisa e extensão Dom Quixote é composto de diversos grupos de pesquisa de várias instituições, principalmente na UFPB e na UFRPE, e coopera ainda com articulações de movimentos sociais nas energias renováveis. Atualmente, é integrado por uma equipe de docentes e de discentes (graduação e pós-graduação), oriunda de diferentes áreas de formação, desde as Ciências Sociais e Humanas até as Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais. O livro é a segunda parte do conjunto das pesquisas acumuladas desde 2020, cujo primeiro bloco foi publicado no livro Energia eólica: contratos, renda da terra e regularização fundiária, pela Editora Lumen Juris, em 2022. É fruto de uma iniciativa do professor Leonardo Cisneiros, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco, já falecido, juntamente com diversos pesquisadores nas áreas de ciências sociais, economia e direito, particularmente da Universidade Federal da Paraíba, da Universidade Federal Rural de Pernambuco e da Universidade de Oviedo/Espanha, materializada em um projeto de extensão e um projeto de pesquisa, além de três projetos de iniciação científica. O edital SÔNUS 2020-UFRPE, com um projeto de extensão intitulado “Ferramentas participativas para o debate popular sobre ener¬gias renováveis no agreste de Pernambuco”; a Chamada de Produtivida¬de-UFPB-03/2020 (Programa de apoio à pesquisa da UFPB), com um projeto de pesquisa intitulado “Os impactos da energia eólica na questão fundiária na Paraíba e em Pernambuco: regularização fundiária, contra¬tos e renda terra”. E três projetos de iniciação científica, sendo dois da UFPB e um da UFRPE. Nossa preocupação sempre foi saber como são tratadas as promessas de desenvolvimento, de novos empregos e de energia limpa e quais as contradições desse desenvolvimento tecnológico nas relações das pesso¬as com a produção. Também de verificar se existe possibilidade de desa¬possamento, por parte das empresas estrangeiras de energia, sobre a ter¬ra e os direitos dos povos do campo. Mas toda a investigação do problema da relação entre parques eólicos, terra e campesinato sob a base da apro¬priação da força de trabalho processada nas interações entre o valor de uso, o valor de troca, o produto, a mercadoria e o mais-valor obtido pelo capital foi feita com base na aplicação dessas categorias pela professora Mariana Traldi, muito bem realizadas na sua tese intitulada Acumulação por despossessão: a privatização dos ventos para a produção de energia eólica no semiárido brasileiro. Em relação ao presente livro, as atividades de pesquisa se iniciaram em 2020 e se desenvolveram durante o ano de 2021, consistindo em es¬tudos de textos, discussão com especialistas na área, realização de semi¬nário internacional e pesquisas de campo. Foram realizadas 34 reuniões (uma por semana), 7 encontros com especialistas na área, 1 seminário internacional (intitulado “A Energia Eólica e a Financeirização da Terra”, que envolveu pesquisadores e pesquisadoras do grupo, da Espanha e do México) e 8 atividades de campo (com viagens e estudos empíricos nas zonas rurais das seguintes cidades: Bonito/PE, Caetés/PE, Santa Luzia/PB, Junco do Seridó/PB, São José do Sabugi/PB, Cuité/PB e Picuí/PB). Foram mobilizados 7 docentes, 9 discentes de graduação, 8 discentes de mestrado e 3 discentes de doutorado, além de membros de movimentos sociais. Tudo isto só foi possível com o apoio das seguintes entidades: Comitê de Energia Renovável do Semiárido (CERSA), Cáritas Brasileiras Nordeste 2, Movimento Camponês Popular, ambientalistas e agricultoras e agricultores familiares do município de Bonito/PE, Comissão Pastoral da Terra da Paraíba, Café Cultura, Articulação das Eólicas de Pernambu-co, Frente de Discussão sobre Impacto das Energias Renováveis da Para¬íba e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Paraíba e de Pernambuco. Como resultado final, vinte capítulos de livro e três artigos foram produzidos, além de diversos produtos, tais como entrevistas, palestras, seminários, relatórios e documentários. O presente livro abarca o segun¬do volume deste material, com 11 capítulos. O primeiro volume, com os outros trabalhos, já foi publicado, como citado anteriormente. Se o primeiro livro envolveu os materiais que analisavam mais dire¬tamente a realidade dos contratos, da renda da terra e da regularização fundiária na instalação dos parques eólicos da Paraíba e de Pernambuco, osegundo livro buscou trazer um panorama geral dos problemas jurídi¬cos, econômicos e socioambientais que cercam a energia eólica desses estados da federação na Região Nordeste. Por fim, o livro Problemas jurídicos, econômicos e socioambientais da energia eólica no Nordeste brasileiro expõe um conjunto de ações de pesquisa, de ensino e de extensão que instiga o leitor na compreensão crítica da energia eólica no Brasil.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Aproveitamento dos resíduos da mariscagem e pesca artesanal
    (EDUFRPE, 2022) Silva, Thamires Maria Brito da; Nascimento, Ariane Maria do; Guilherme, Betânia Cristina; Silva, Flávia Carolina Lins da; Cidreira Neto, Ivo Raposo Gonçalves; Cruz, Renata Carolina Maria da; Morais, Risoneide Nunes de; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; Costa, Weruska de Melo
    Esta cartilha é um dos instrumentos de divulgação científica produzidos durante o desenvolvimento do projeto de extensão, intitulado de “Perspectivas de educação ambiental com mulheres marisqueiras”, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O projeto tem como seu foco primordial o uso do conhecimento tradicional de comunidade extrativista, associado ao conhecimento científico, em busca de auxiliar no manejo e gestão dos recursos providos da pesca artesanal, com enfoque na mariscagem. Nesta cartilha iremos conhecer mais sobre a pesca artesanal e abordaremos caminhos para o uso sustentável dos resíduos oriundos da mariscagem. Vamos conhecer maneiras de processar esses resíduos, como alternativa de sustentabilidade econômica, social e ambiental.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Cartilha Ouvidoria UFRPE
    (EDUFRPE, 2022) Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Resíduos sólidos: gestão e gerenciamento
    (EDUFRPE, 2022) Almeida, Irene Maria Silva de; Silva, Kardelan Arteiro da; El-Deir, Soraya Giovanetti
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Programa de educação tutorial: PET UFRPE: construindo o futuro rompendo barreiras e unindo conhecimentos
    (EDUFRPE, 2022) Brito, Dorothy Bezerra Silva de; Nogueira, Marcelo
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Guia prático de biossegurança para laboratório
    (EDUFRPE, 2022) Rodrigues, Davi dos Santos; Almeida, Bárbara Ferreira de; Vieira, Amanda Mota; Nascimento, Sérgio Alves do; Maia, Rita de Cássia Carvalho; Pinheiro Junior, José Wilton
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Instrumentos legais ambientais e agenda 2030
    (EDUFRPE, 2022) El-Deir, Soraya Giovanetti; Torres, Brena Maroja; Angelo, Gabriel Fernandes
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Resíduos sólidos e Covid-19: desafios e impactos na gestão
    (EDUFRPE, 2022) Silva, Kardelan Arteiro da; Almeida, Irene Maria Silva de; El-Deir, Soraya Giovanetti
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A robótica educacional como ferramenta mediadora em uma formação continuada com professores de ciências à luz da teoria da atividade
    (EDUFRPE, 2022) Silva, Ivoneide Mendes da; Leão, Marcelo Brito Carneiro; Silva, Viviane Barbosa da
    A Robótica Educacional é uma ciência relativamente nova e está em expansão, por ser uma ferramenta de tecnologia da informação e comunicação era inicialmente usada apenas nas areas de computação e engenharia, começou a ser explorada tambem na educação e com um grande potencial interdisciplinar, apesar de seus custos a Robotica Educacional esta presente na maioria das escolas púplicas de Pernambuco, mas são utilizadas, na maioria das vezes, apenas para as competições que acontecem todos os anos. Este trabalho, uma Pesquisa-intervenção, procurou investigar os limites e as possibilidades do uso da Robótica Educacional nos conteúdos de ciências, em especial o corpo humano, através da formação de professores por Oficina Didática, conduzimos este estudo fundamentados nos pressupostos teóricos e metodológicos da Teoria da Atividade. Os dados foram coletados através das respostas ao questionário prévio, durante toda a oficina didática, com as discussões sobre a possibilidade do uso da robótica educacional, nos processos de montagem e programação dos protótipos dos robôs, durante a apresentação dos planos de aula no conteúdo do corpo humano e nas respostas dadas através da entrevista semiestruturada no final do processo. Participaram do processo sete professores de ciências, moradores da Região Metropolitana do Recife, pois apesar de todo o processo ter sido realizado de forma online, em virtude da pandemia do COVID-19 foi preciso entregar os kits de Robótica da Lego Mindstorms para que os professores pudessem participar de forma teórica e prática da oficina. Analisamos os dados através do processo de elucidação baseado na Teoria da Atividade, primeiro dividindo o problema em atividades, depois delineando o contexto das atividades através da diagramação da terceira geração proposta por Engeström e por último descrevendo as estruturas hierárquicas das atividades e identificando os motivos e ações envolvidas. A partir da análise dos dados iden¬tificamos algumas limitações mais gerais para o uso da Robótica Educacional, como o custo do material e a sua manutenção, além da dificuldade no processo de montagem e principalmente na programação, outras limitações são mais da área de ciências, como a questão do tempo das aulas dentro da grade oficial. Em relação as contribuições essa ferramenta é bastante promissora, pois pode estimular a investigação com resoluções de problemas, pode ser utilizada para realizar atividades práticas de ciência, mas principalmente criam um ambiente propício para estimular o protagonismo e autonomia, desenvolver o pensamento empírico, computacional e o raciocínio logico, o engajamento, a motivação, a criatividade e o trabalho em equipe.