08.1 - Livros e Capítulos de Livros (EDUFRPE)
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Item Ecologia e manejo de patógenos radiculares em solos tropicais(UFRPE, Imprensa Universitária, 2005) Michereff, Sami Jorge; Andrade, Domingos Eduardo Guimarães Tavares de; Menezes, MariaItem Flora do Nordeste do Brasil segundo Piso e Marcgrave: no século XVII(EDUFRPE, 2008) Pickel, D. Bento JoséItem Caderno de indústrias: Tapera, 1933(UFRPE, Editora Universitária, 2009) Tavares, IvanItem Prédio Reitoria da UFRPE: Resgate Histórico 1935-2011(UFRPE, 2009) Martins, Conceição; Leitão, Maria do Rosário de Fátima AndradeItem Tangolomango: ensalmos, benzimentos e parlendas nas práticas de cura e folguedos populares(EDUFRPE, 2012) Almeida, Argus Vasconcelos deItem Aspectos históricos do uso terapêutico de produtos e excreções humana(ALMEIDA, Argus Vasconcelos de. Aspectos históricos do uso terapêutico de produtos e excreções humana. Recife: EDUFRPE, 2012. 44 p., il., 2012) Almeida, Argus Vasconcelos deItem Espinhela caída: referências históricas e práticas de cura populares(EDUFRPE, 2013) Almeida, Argus Vasconcelos deItem Medicamentos da alquimia espagírica baseados na destilação de produtos e excreções humanas na obra de John French (1616-1657)(EDUFRPE, 2013) Almeida, Argus Vasconcelos deItem Entre o olho e o olhar: história, evolução e cultura(EDUFRPE, 2013) Almeida, Argus Vasconcelos deItem Topografia geral(EDUFRPE, 2014) Coelho Júnior, José Machado; Rolim Neto, Fernando Cartaxo; Andrade, Júlio da Silva Correa de OliveiraItem Resíduos sólidos: perspectivas e desafios para a gestão integrada(EDUFRPE, 2014) El-Deir, Soraya GiovanettiItem A peleja do estudante de administração(EDUFRPE, 2014) Bilar, Alexsandro Bezerra CorreiaItem Genética geral para universitários(EDUFRPE, 2015) Souza, Paulo Roberto Eleutério de; Silva, Hildson Dornelas Angelo da; Leite, Fernanda Cristina Bezerra; Maia, Maria de Mascena Diniz; Garcia, Ana Cristina Lauer; Montes, Martín AlejandroDesde ano de 2008, vimos programando editar um livro de genética geral, para ser usado pelos alunos dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Veterinária, Zootecnia, Biologia (Licenciatura e Bacharelado) da UFRPE. A intenção foi descrever os temas do conteúdo da disciplina Genética Geral, em uma linguagem simples, lógica e sintética com o objetivo de facilitar o aluno na compreensão dos conceitos básicos de cada assunto abordado pertinente ao processo de aprendizagem da genética. Essa ideia nasceu da experiência como professores de genética sempre ouvindo dos alunos que essa disciplina é “muito difícil”, os “livros trazem uma linguagem complexa” os “assuntos envolvem matemática” os “capítulos são longos” entre outras dificuldades. Assim, em 2011, resolvemos elaborar um livro para ser publicado pela Editora da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Desejamos, portanto, que os nossos alunos em contato com os assuntos que escrevemos sejam estimulados a aprender genética de uma forma pessoal relacionando os conteúdos a algo que eles já conhecem e se deparam no dia-a-dia associando os fatos do passado com o presente de modo a tornar os temas mais interessantes no que se refere à beleza sobre o panorama da vida.Item Aspectos descritivos e sócio-históricos da língua falada em Pernambuco(EDUFRPE; FACEPE, 2015) Sedrins, Adeilson Pinheiro; Sá, Edmilson José deItem As mulheres na cidade do Recife: feminismo, cultura e transgressão(EDUFRPE, 2015) Nascimento, Alcileide Cabral do; Luz, Noemia Maria Queiroz Pereira daItem Resíduos sólidos: tecnologias limpas e boas práticas(EDUFRPE, 2015) El-Deir, Soraya Giovanetti; Guimarães, Elisângela da SilvaItem Capital social no contexto brasileiro: contribuições da área da Administração(EDUFRPE, 2015) Melo, Paulo Thiago Nunes Bezerra deEste livro é uma coletânea de artigos, desenvolvidos na área da administração, sobre a teoria do capital social no contexto brasileiro. A ideia que deu origem a este livro foi a necessidade de um refinamento teórico das bases conceituais que dão suporte para as discussões acerca do capital social na área da administração. A teoria do capital social não é exclusiva de uma área de conhecimento específica, sendo intensamente desenvolvida na sociologia, nas ciências políticas, bem como na administração. A área da administração é caracterizada por adotar bases teóricas de outras áreas de conhecimento, como a engenharia, a sociologia, a psicologia, as ciências biológicas, entre outras. Essa característica faz com que alguns pesquisadores contestem sua delimitação como ciência autônoma. Entretanto, essa mesma característica permite a incorporação de abordagens teóricas desenvolvidas em outras áreas, como a teoria do capital social. Este livro está organizado buscando esclarecer as diferentes abordagens que têm sido utilizadas nas discussões teóricas e decisões metodológicas acerca da teoria do capital social na administração. O capítulo 1 discute os princípios epistemológicos da teoria. As bases sociológicas da teoria são ressaltadas nos capítulos 2, 3, 4 e 5. Por sua vez, os capítulos 6, 7 e 8 abordam a teoria destacando seu aspecto político. E, por fim, os capítulos 9, 10 e 11 discutem a teoria a partir das contribuições próprias da administração. Os textos escolhidos para compor este livro passaram pela avaliação dos principais periódicos nacionais na área da administração, tais como os Cadernos EBAPE.BR, a Revista de Administração de Empresas, a Revista de Administração Pública, a Revista de Gestão Social e Ambiental, a Revista Organizações & Sociedade e a Revista Psicologia: Organizações e Trabalho.Item Gênero, educação e comunicação(EDUFRPE, 2016) Nanes, Giselle; Leitão, Maria do Rosário de Fátima Andrade; Quadros, Marion Teodósio deA Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher e Relações de Gênero – REDOR, nascida em 1992, na Universidade Federal da Bahia, por iniciativa do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM, visa estimular o desenvolvimento e a divulgação desses estudos nessas regiões do país. Naquele ano, foi realizado o I Encontro Regional de Estudos sobre a Mulher e Relações de Gênero do Norte/Nordeste, com a intenção de articular as pesquisadoras das duas regiões. A ata de fundação da REDOR foi assinada por 33 participantes de 12 núcleos e grupos ou articulações pró-núcleo de oito estados: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pará. Desde então, a REDOR impulsionou a criação de novos núcleos e grupos e atualmente reúne cerca de trinta. Uma das ações de maior impacto da REDOR é a promoção de encontros anuais, atualmente bianuais, de socialização de estudos e pesquisas, que não se restringem mais ao Norte e Nordeste do Brasil, e têm contado com a crescente participação de docentes e discentes da educação superior e da pós-graduação, professoras e professores das escolas de educação básica e membros de organizações não governamentais engajados na justiça de gênero. Nesse contexto, esta coletânea inicia a série ESTUDOS REDOR visando divulgar mais amplamente trabalhos de excelente qualidade realizados pelas diversas pesquisadoras e pesquisadores participantes desses encontros, direta ou indiretamente associados à Rede. A partir de uma seleção criteriosa que combina trabalhos sobre diversos temas e locais, apresentados preliminarmente no 18º Encontro realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco, em Recife, as versões aqui apresentadas foram revisadas por autoras e autores convidados e por nove professoras e professores, três para cada um dos livros da coletânea. O livro 1 trata de Gênero, Educação e Comunicação; o livro 2 reúne textos em torno da temática Relações e Hierarquias Marcadas por Gênero; e o livro 3 engloba questões sobre Experiências e Práticas Feministas. A nossa intenção é de estabelecer uma prática contínua após os encontros, para manter a REDOR ativa, desenvolvendo-se a proposta de reunião dos melhores trabalhos apresentados nos encontros, bem como outros de participantes da Rede. Assim, a série ESTUDOS REDOR pretende representar uma referência para os estudos feministas e de gênero realizados pelas/os associadas/os e convidados, e uma inspiração para novos estudos. Por terem organizado e promovido o 18º Encontro da REDOR, Maria do Rosário Leitão de Andrade do Núcleo de Pesquisa-Ação Mulher e Ciência - NPAMC/UFRPE e Russell Parry Scott do Núcleo Família, Gênero e Sexualidade - FAGES/UFPE, com a colaboração do Instituto Papai e da Fundação Joaquim Nabuco, resolveram buscar 9nanciamento específico para esta produção. Parry Scott recebeu o apoio do CNPQ e coordenou juntamente com a diretoria atual da REDOR, presidida por Maria do Rosário Leitão de Andrade e Maria Eulina Pessoa de Carvalho, a diretoria anterior (Gloria Rabay e Maria Eulina Pessoa de Carvalho) e muitas/os integrantes da Rede, indivíduos, grupos e 9nanciadores, ao longo de um processo de profícua interlocução.Item Resíduos sólidos: o desafio do Gestão Integrada de Resíduos Sólidos face aos objetivos do desenvolvimento sustentável(EDUFRPE, 2016) El-Deir, Soraya Giovanetti; Melo, Alcione Moraes; Souto, Thaís Jeruzza Maciel PóvoasO presente Ebook é uma coletânea dos artigos aprovados para apresentação no V Encontro Pernambucano de Resíduos Sólidos – Epersol 2016 e III Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos, que tiveram lugar no Prédio Professor Tarcísio Eurico Travassos – Prédio de Biologia e Salão Nobre, ambos da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Campus Dois Irmãos, Recife – PE, durante o período de 3 a 5 de agosto de 2016. Com o tema “O Desafio da Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos face aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, foram três dias de intensos debates, com a presença de mais de 320 pessoas de 19 estados brasileiros. Com o objetivo promover espaços de socialização e de debate do conhecimento produzido acerca da gestão de resíduos sólidos, com a participação da gestão pública, comunidade científica, iniciativa privada, organizações não governamentais, dentre outros, vindos de todas as regiões do país, o Epersol é um evento anual. A programação do evento em 2016 contou com 7 minicursos, 119 artigos científicos que foram apresentados oralmente ou em banners, premiação de 14 artigos com “Menção Honrosa”, 2 mesas redondas, 8 mesas institucionais e lançamento de livros e ebooks. A presente publicação está dividida nos temas focais do Epersol, sendo que as classificação dos artigos respeitou o que os autores determinaram como tema focal. Há 10 artigos sobre o tema POLÍTICS PÚBLICS E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL, 35 artigos sobre o tema GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS, 24 escritos a respeito da temática EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BOAS PRÁTICAS, 15 escritos a respeito da temática RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, 16 registros científicos sobre TECNOLOGIAS LIMPAS E INOVADORAS e 18 estudos sobre POLU8IÇÃO E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL. (Texto extraído da apresentação do livro).Item Desenvolvimento local: redes, atores e territórios(EDUFRPE, 2016) Costa, Caetano De' Carli Viana