08.1 - Livros e Capítulos de Livros (EDUFRPE)
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Item Album iconográficodos insetos de Marcgrave: Liber VII, Qui agit de insectis; Historiae Rerum Naturalium Brasiliae (1648)(EDUFRPE, 2022) Carvalho, Paulo Fernando Fragoso de; Almeida, Argus Vasconcelos deItem Além da aula expositiva: múltiplas estratégias para ensino superior de Ciências Biológicas e da Saúde(EDUFRPE, 2020) Cadena, Marilia Ribeiro Sales; Saraiva, Rogério de Aquino; Santos, Leandro dosApresentamos nosso livro ‘Além da aula expositiva: múltiplas estratégias para ensino superior de Ciências Biológicas e da Saúde’ que traz relatos de nossas experiências quanto professores no magistério universitário. Apesar de a aula expositiva ser comumente utilizada, percebemos que muitas outras estratégias ativas de ensino também poderiam ser introduzidas e as adotamos em nossas salas de aula. A partir destas experiências, reconhecemos que o uso delas trouxe mais dinamismo e favoreceu o processo ensino-aprendizagem. No capítulo 1, o conceito de contrato didático foi trabalhado com os estudantes, primeiramente visando compreender como os estudantes preferem aprender: por aula prática, por seminário, estudo de caso ou aulas expositivas; e como eles preferem ser avaliados: prova, relatórios ou portfólios, entre outras possibilidades. Com a adoção do contrato didático também foi possível deliberar com os estudantes sobre o uso de celular em sala de aula e sobre o plágio em trabalhos acadêmicos. Nesse capítulo também é descrita a introdução ao Ambiente Virtual de Aprendizagem para turmas de ensino presencial como uma estratégia para utilizar e-portfólio educacional e para compilar relatórios apresentados pelos estudantes. Estratégias ativas para fomentar ensino-aprendizagem são apresentadas no capítulo 2. Os estudantes das disciplinas de farmacologia, homeopatia e hematologia foram estimulados a construir mapas conceituais e tabelas didáticas, a utilizar jogos didáticos como jogo da memória e dominó educacional e a trabalhar em times. Com essas estratégias várias competências foram trabalhadas com os estudantes como: síntese e ampliação de conceitos, tomada de decisão, trabalho em equipe e resolução de problemas. No capítulo 3, metodologias alternativas para o ensino de fisiologia são apresentadas. São descritas metodologias desenvolvidas por diversos autores como o uso de pedaço de bolo para o ensino de fisiologia gastrointestinal e o uso de estudos dirigidos em pequenos grupos. Diversos exercícios para fisiologia também são apresentados visando o desenvolver do pensamento crítico pelos discentes. Já no capítulo 4, massa de modelar e modelos virais para recorte e colagem são apresentados como objetos de aprendizagem para ensino e aprendizagem de microbiologia e imunologia. Com o uso desses objetos, verificou-se que os estudantes aprenderam de forma acelerada termos de estruturas e morfologias de vírus e bactérias. Além disso, temas complexos como imunodiagnóstico e aplicações práticas da imunologia também puderam ser trabalhados de forma efetiva com o uso dessa estratégia. Por fim, no capítulo 5 é relatada a experiência de aprendizagem baseada em problemas e uso de mapas conceituais no processo ensino-aprendizagem de bioquímica, como também para verificação da apren dizagem. Essas duas estratégias incentivaram os estudantes a usarem padrões de aprendizagem significativos. Também foi verificado que os estudantes adquiriram conhecimento a partir de experiências encontradas no dia a dia, como é o caso de leite com teor reduzido de lactose. Apesar dos capítulos desse livro serem específicos para uso de uma determinada estratégia em uma disciplina específica, por exemplo, objetos de aprendizagem para microbiologia e imunologia, perceba que as estratégias citadas são plásticas e podem ser adaptadas para diversas outras disciplinas. (Texto extraído da apresentação do livro).Item Alternativas possíveis: educação, diálogos de saberes e outras epistemologias(EDUFRPE, 2016) Costa, Caetano De' Carli VianaItem América Latina em foco: perspectivas multidisciplinares sobre direitos humanos e ambientais(2017) Maia, Fernando Joaquim Ferreira; Cunha, Belinda PereiraO Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa em Direito e Sociedade foi concebido, originalmente, em 2009, como grupo de crítica/ação contra-hegemônica. Está cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq e tem por objetivo desenvolver ações inovadoras de ensino, pesquisa e extensão, marcadas pelo diálogo contra-hegemônico, multi e transdisciplinar entre saberes jurídicos e não jurídicos. O grupo de pesquisa começou, em maio de 2009, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada, da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UAST/UFRPE, quando conseguiu aprovar o seu primeiro projeto de pesquisa Universal Rural. A partir daí, esteve fortemente vinculado à defesa dos interesses dos camponeses, principalmente quanto ao acesso à terra. Em 2010 foi transferido para o Campus de Dois Irmãos, da UFRPE, e passou a atuar também nas questões ligadas ao meio ambiente e aos direitos humanos. Hoje também atua na Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Este livro é justamente fruto de um desses projetos de pesquisa intitulado “A (in)efetividade dos direitos humanos e ambientais na crise do capitalismo a partir da América Latina”, devidamente aprovado no Departamento de Ciências Sociais, do Campus de Dois Irmãos, da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O projeto ainda está em andamento e, atualmente, também está sendo desenvolvido no Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba.Item Apicultura: manejo das colmeias(EDUFRPE, 2022) Souza, Darclet Teresinha Malerbo deItem Apostila aplicada à nutrição de não ruminantes(EDUFRPE, 2023) Silva, Emanuel Isaque Cordeiro da; Ludke, Maria do Carmo Mohaupt Marques; Torres, Thaysa Rodrigues; Nascimento, Júlio Cézar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4629657233206289Item Aproveitamento dos resíduos da mariscagem e pesca artesanal(EDUFRPE, 2022) Silva, Thamires Maria Brito da; Nascimento, Ariane Maria do; Guilherme, Betânia Cristina; Silva, Flávia Carolina Lins da; Cidreira Neto, Ivo Raposo Gonçalves; Cruz, Renata Carolina Maria da; Morais, Risoneide Nunes de; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; Costa, Weruska de MeloItem Arley e as tartarugas(EDUFRPE, 2018) Trindade, Ana Luiza de Souza; Santos, Ednilza Maranhão dosItem Aspectos descritivos e sócio-históricos da língua falada em Pernambuco(EDUFRPE; FACEPE, 2015) Sedrins, Adeilson Pinheiro; Sá, Edmilson José deItem Aspectos históricos do uso terapêutico de produtos e excreções humana(ALMEIDA, Argus Vasconcelos de. Aspectos históricos do uso terapêutico de produtos e excreções humana. Recife: EDUFRPE, 2012. 44 p., il., 2012) Almeida, Argus Vasconcelos deItem Atenção à saúde da pessoa idosa e Covid-19: orientações para um enfrentamento saudável(EDUFRPE, 2020) Tavares, Nayana Pinheiro; Nascimento, Daniele Maria Vieira doNo início de março de 2020, a comunidade acadêmica da UFRPE, juntamente com o restante da sociedade, foi surpreendida com a chegada da pandemia do coronavírus no Brasil. Com a sua rápida disseminação, resistência e alta letalidade entre as pessoas idosas, grandes mudanças na rotina e na condição de vida dessas pessoas foram necessárias, sobre-tudo, com o intuito de protegê-las do vírus e de garantir a sua saúde de modo geral. É sabido que o cuidar das pessoas é necessário em todos os tempos, no entanto, no período de isolamento social ao qual fomos convidados a permanecer, repensar esses cuidados e adequá-los às necessidades das pessoas idosas é fundamental para garantirmos não só a manutenção da saúde física das mesmas, mas também da saúde emocional. Muitas vezes o isolamento social é condição de vida de algumas pessoas idosas, o que causa um impacto muito negativo na sua qualidade de vida. Assim, ao pensarmos esse manual temos não somente o intuito de esclarecer e orientar as pessoas idosas e os seus familiares e/ou cuidadores para um cuidado mais humano e eficaz durante o período da pandemia, mas também, o de oportunizar e incentivar para a aquisição de hábitos de vida mais saudáveis ao longo da vida. Aqui serão abordadas orientações simples de medidas protetivas, saúde emocional, alimentação saudável, importância da prática regular de exercícios físicos, e principalmente, sobre a importância da aprendizagem ao longo da vida, uma vez que esse momento requer de todos nós novas aprendizagens. As informações e recomendações aqui descritas seguem as orientações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como de literaturas científicas e de profissionais especializados. Desejamos à todas e todos, em especial às nossas servidoras e servidores idosos, uma excelente leitura e um enfrentamento menos solitário e traumático!Item Bezerros em Notícias do correspondente José Soares Filho, entre as décadas de 50 a 70(EDUFRPE, 2022) Soares Neto, JoséItem Brincadeiras de tradição oral para curtir com as famílias(Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens e Práticas Pedagógicas; EDUFRPE, 2020) Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; Santos, Carmi Ferraz; Cordeiro, Dilian da Rocha; Silva, Fabiana Cristina da; Salvador, Maria Aparecida Tenório; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; Soares, Michelle Beltrão; Souza, Sirlene Barbosa de; Gama, Ywanoska Maria Santos daEstas sugestões de brincadeiras foram preparadas por membros do GELPP- Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens e Práticas Pedagógicas. O GELPP é um grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O grupo foi fundado em 2018 com o objetivo de desenvolver investigações no campo da educação, com especificidade no estudo das práticas de linguagens em contextos escolares e não escolares, assim como das práticas pedagógicas de docentes da educação básica. Os membros são professoras e estudantes da Universidade de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal Rural de Pernambuco.Item Caderno de indústrias: Tapera, 1933(UFRPE, Editora Universitária, 2009) Tavares, IvanItem Capital social no contexto brasileiro: contribuições da área da Administração(EDUFRPE, 2015) Melo, Paulo Thiago Nunes Bezerra deEste livro é uma coletânea de artigos, desenvolvidos na área da administração, sobre a teoria do capital social no contexto brasileiro. A ideia que deu origem a este livro foi a necessidade de um refinamento teórico das bases conceituais que dão suporte para as discussões acerca do capital social na área da administração. A teoria do capital social não é exclusiva de uma área de conhecimento específica, sendo intensamente desenvolvida na sociologia, nas ciências políticas, bem como na administração. A área da administração é caracterizada por adotar bases teóricas de outras áreas de conhecimento, como a engenharia, a sociologia, a psicologia, as ciências biológicas, entre outras. Essa característica faz com que alguns pesquisadores contestem sua delimitação como ciência autônoma. Entretanto, essa mesma característica permite a incorporação de abordagens teóricas desenvolvidas em outras áreas, como a teoria do capital social. Este livro está organizado buscando esclarecer as diferentes abordagens que têm sido utilizadas nas discussões teóricas e decisões metodológicas acerca da teoria do capital social na administração. O capítulo 1 discute os princípios epistemológicos da teoria. As bases sociológicas da teoria são ressaltadas nos capítulos 2, 3, 4 e 5. Por sua vez, os capítulos 6, 7 e 8 abordam a teoria destacando seu aspecto político. E, por fim, os capítulos 9, 10 e 11 discutem a teoria a partir das contribuições próprias da administração. Os textos escolhidos para compor este livro passaram pela avaliação dos principais periódicos nacionais na área da administração, tais como os Cadernos EBAPE.BR, a Revista de Administração de Empresas, a Revista de Administração Pública, a Revista de Gestão Social e Ambiental, a Revista Organizações & Sociedade e a Revista Psicologia: Organizações e Trabalho.Item Cartilha de conscientização sobre a febre amarela(EDUFRPE, 2022) Barbosa, Lillian Aderne Leite; Lima, Ciel Silva de Oliveira Veras; Melo Júnior, Esdras Cabral de; Almeida, Bárbara Ferreira de; Vieira, Amanda Mota; Brandespim, Daniel Friguglietti; Pinheiro Junior, José Wilton; Maia, Rita de Cássia CarvalhoItem Cartilha Ouvidoria UFRPE(EDUFRPE, 2022) Universidade Federal Rural de PernambucoItem Cartilha: prevenindo a paratuberculose: práticas de biosseguridade em ruminantes(EDUFRPE, 2022) Xavier, Amanda de Noronha; Pinheiro Junior, José WiltonItem Item Conservação de tartarugas marinhas no Nordeste do Brasil: pesquisas, desafios e perspectivas(EDUFRPE, 2016) Correia, Jozélia Maria de Sousa; Santos, Ednilza Maranhão dos; Moura, Geraldo Jorge Barbosa deÉ com grande satisfação que apresentamos a obra “Conservação das Tartarugas Marinhas no Nordeste do Brasil: Desafios e Perspectivas”, retratando para os acadêmicos e a população em geral, o conhecimento acumulado sobre as espécies de tarta-rugas marinhas ocorrentes nos diversos estados no Nordeste do Brasil, além das ações e instituições em prol da conservação das tartarugas marinhas nestes respectivos estados.A proposta desta Obra surgiu durante reuniões da Rede de Tartarugas Marinhas do Nordeste – RETAMANE em 2013, como ferramenta para sistematizar os esforços das pessoas e entidades que trabalham com esta temática na região, sendo uma maneira de expressar e potencializar os resultados de dé-cadas de monitoramento em prol da conservação desses ani-mais ameaçados de extinção.Esta Obra tem como principal objetivo, preencher lacu-nas nacionais através da divulgação de dados não publicados ou publicados em veículos de pouca visibilidade ciêntifica. Está composta por oito capítulos, com informações sobre o estado do conhecimento acerca da biologia e ecologia dessas espécies com risco eminente de desaparecerem do nosso planeta, e representa as ações das instituições integrantes da RETAMANE, veiculan-do sua atuação local.O valor dessas informações sistematizadas é inestimável na promoção de ações por pesquisadores, ambientalistas, auto-ridades públicas, empreendedores e sociedade civil, para a for-mulação de planos de gestão locais e nacionais mais eficientes a conservação das tartarugas marinhas e dos ecossistemas onde elas vivem.