08.1 - Livros e Capítulos de Livros (EDUFRPE)

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    Resíduos sólidos: os desafios da gestão
    (EDUFRPE, 2019) Nunes, Ilana Lopes da Silva; Pessoa, Lidiane Almeida; El-Deir, Soraya Giovanetti
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    Resíduos sólidos: impactos ambientais e inovações tecnológicas
    (EDUFRPE, 2019) Aguiar, André Cardim de; Silva, Kardelan Arteiro da; El-Deir, Soraya Giovanetti
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    Vertebrados terrestres da ilha de Paulo Afonso, região nordeste do Brasil: anfíbios, répteis, aves e mamíferos
    (EDUFRPE, 2017) Moura, Geraldo Jorge Barbosa de; Nogueira, Eliane Maria de Souza; Toma, Tiago Shizen Pacheco
    Esta singular publicação é resultado do esforço colaborativo de pesquisadores, com o objetivo de apresentar uma lista comentada sobre a diversidade de anfíbios, répteis, aves e mamíferos da Caatinga do Município de Paulo Afonso, que se caracteriza por ser uma ilha artificial, proveniente do complexo hidrelétrico de Paulo Afonso, localizada no Polígno das Secas, no Sertão Baiano, às margens do Rio São Francisco. Um bom instrumento de consulta. É importante destacar o esforço que resultou na presente publicação, porque ela nos revela a riqueza da Caatinga, desmitificando o conceito até então usual de que este bioma (o único exclusivamente brasileiro) é pobre em biodiversidade. A biota da Caatinga é bastante diversa, tanto do ponto de vista de seus recursos naturais como de sua dinâmica social. O conhecimento da biodiversidade da Caatinga é fundamental para se ter sucesso na conservação desse rico patrimônio, que não é uma ação simples, uma vez que grandes obstáculos precisam ser superados. O primeiro deles é a falta de um sistema regional eficiente de áreas protegidas, visto nenhum outro bioma brasileiro ter tão poucas unidades de conservação de proteção integral como a Caatinga. O segundo é a falta de inclusão do componente ambiental nos planos regionais de desenvolvimento. A combinação da falta de proteção e da perda contínua de recursos biológicos faz com que a extinção seja uma lamentável regra entre as espécies exclusivas desse bioma, isso se nada for feito. Vislumbra-se que esta obra norteará posteriores estudos na região que possibilitem o avanço do conhecimento ecológico das espécies e contribua na identificação de ameaças, de modo a direcionar as políticas públicas ambientais, bem como na adoção de medidas essenciais que garantam a conservação da biodiversidade da Região de Paulo Afonso. (Texto extraído do prefácio do livro de autoria de Vera Lúcia Ferreira Luz).
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    Gênero, educação e comunicação
    (EDUFRPE, 2016) Nanes, Giselle; Leitão, Maria do Rosário de Fátima Andrade; Quadros, Marion Teodósio de
    A Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher e Relações de Gênero – REDOR, nascida em 1992, na Universidade Federal da Bahia, por iniciativa do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM, visa estimular o desenvolvimento e a divulgação desses estudos nessas regiões do país. Naquele ano, foi realizado o I Encontro Regional de Estudos sobre a Mulher e Relações de Gênero do Norte/Nordeste, com a intenção de articular as pesquisadoras das duas regiões. A ata de fundação da REDOR foi assinada por 33 participantes de 12 núcleos e grupos ou articulações pró-núcleo de oito estados: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pará. Desde então, a REDOR impulsionou a criação de novos núcleos e grupos e atualmente reúne cerca de trinta. Uma das ações de maior impacto da REDOR é a promoção de encontros anuais, atualmente bianuais, de socialização de estudos e pesquisas, que não se restringem mais ao Norte e Nordeste do Brasil, e têm contado com a crescente participação de docentes e discentes da educação superior e da pós-graduação, professoras e professores das escolas de educação básica e membros de organizações não governamentais engajados na justiça de gênero. Nesse contexto, esta coletânea inicia a série ESTUDOS REDOR visando divulgar mais amplamente trabalhos de excelente qualidade realizados pelas diversas pesquisadoras e pesquisadores participantes desses encontros, direta ou indiretamente associados à Rede. A partir de uma seleção criteriosa que combina trabalhos sobre diversos temas e locais, apresentados preliminarmente no 18º Encontro realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco, em Recife, as versões aqui apresentadas foram revisadas por autoras e autores convidados e por nove professoras e professores, três para cada um dos livros da coletânea. O livro 1 trata de Gênero, Educação e Comunicação; o livro 2 reúne textos em torno da temática Relações e Hierarquias Marcadas por Gênero; e o livro 3 engloba questões sobre Experiências e Práticas Feministas. A nossa intenção é de estabelecer uma prática contínua após os encontros, para manter a REDOR ativa, desenvolvendo-se a proposta de reunião dos melhores trabalhos apresentados nos encontros, bem como outros de participantes da Rede. Assim, a série ESTUDOS REDOR pretende representar uma referência para os estudos feministas e de gênero realizados pelas/os associadas/os e convidados, e uma inspiração para novos estudos. Por terem organizado e promovido o 18º Encontro da REDOR, Maria do Rosário Leitão de Andrade do Núcleo de Pesquisa-Ação Mulher e Ciência - NPAMC/UFRPE e Russell Parry Scott do Núcleo Família, Gênero e Sexualidade - FAGES/UFPE, com a colaboração do Instituto Papai e da Fundação Joaquim Nabuco, resolveram buscar 9nanciamento específico para esta produção. Parry Scott recebeu o apoio do CNPQ e coordenou juntamente com a diretoria atual da REDOR, presidida por Maria do Rosário Leitão de Andrade e Maria Eulina Pessoa de Carvalho, a diretoria anterior (Gloria Rabay e Maria Eulina Pessoa de Carvalho) e muitas/os integrantes da Rede, indivíduos, grupos e 9nanciadores, ao longo de um processo de profícua interlocução.
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    Resíduos sólidos: o desafio do Gestão Integrada de Resíduos Sólidos face aos objetivos do desenvolvimento sustentável
    (EDUFRPE, 2016) El-Deir, Soraya Giovanetti; Melo, Alcione Moraes; Souto, Thaís Jeruzza Maciel Póvoas
    O presente Ebook é uma coletânea dos artigos aprovados para apresentação no V Encontro Pernambucano de Resíduos Sólidos – Epersol 2016 e III Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos, que tiveram lugar no Prédio Professor Tarcísio Eurico Travassos – Prédio de Biologia e Salão Nobre, ambos da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Campus Dois Irmãos, Recife – PE, durante o período de 3 a 5 de agosto de 2016. Com o tema “O Desafio da Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos face aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, foram três dias de intensos debates, com a presença de mais de 320 pessoas de 19 estados brasileiros. Com o objetivo promover espaços de socialização e de debate do conhecimento produzido acerca da gestão de resíduos sólidos, com a participação da gestão pública, comunidade científica, iniciativa privada, organizações não governamentais, dentre outros, vindos de todas as regiões do país, o Epersol é um evento anual. A programação do evento em 2016 contou com 7 minicursos, 119 artigos científicos que foram apresentados oralmente ou em banners, premiação de 14 artigos com “Menção Honrosa”, 2 mesas redondas, 8 mesas institucionais e lançamento de livros e ebooks. A presente publicação está dividida nos temas focais do Epersol, sendo que as classificação dos artigos respeitou o que os autores determinaram como tema focal. Há 10 artigos sobre o tema POLÍTICS PÚBLICS E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL, 35 artigos sobre o tema GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS, 24 escritos a respeito da temática EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BOAS PRÁTICAS, 15 escritos a respeito da temática RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, 16 registros científicos sobre TECNOLOGIAS LIMPAS E INOVADORAS e 18 estudos sobre POLU8IÇÃO E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL. (Texto extraído da apresentação do livro).
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    Manual de controle de zoonoses e agravos para agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias
    (EDUFRPE, 2017) Silva, Amanda Thaís Ferreira; Brandespim, Daniel Friguglietti; Pinheiro Junior, José Wilton
    Uma zoonose é uma infecção ou doença infecciosa transmissível, sob condições naturais, de homens a animais e vice-versa, enquanto as zoonoses de relevância para a saúde pública, são aquelas de risco iminente de transmissão para a população humana, que apresente impacto na saúde coletiva, considerando a população exposta, a espécie animal envolvida e a área afetada, em tempo determinado, de acordo com o Manual de Vigilância, Prevenção e Controle de Zoonoses: Normas Técnicas e Operacionais, publicado pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde (MS) em 2016.De acordo com a Portaria nº 204/MS de 17 de Fevereiro de 2016, os agravos constituem qualquer dano à integridade física ou mental do indivíduo, provocado por circunstâncias nocivas, tais como acidentes, intoxicações por substâncias químicas, abuso de drogas ou lesões decorrentes de violências interpessoais, como agressões e maus tratos, e lesão autoprovocada. Entre as ações, atividades e estratégias de vigilância, prevenção e controle de zoonoses e outros agravos à saúde humana, estão incluídas as ações de educação em saúde. Diante do contexto, este manual tem como objetivo servir como instrumento e/ou ferramenta para os coordenadores de Vigilância em Saúde durante as ações de Educação Permanente em Saúde, aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Controle de Endemias (ACEs), que atuam diretamente nas áreas de Atenção Primária em Saúde e Vigilância Ambiental, respectivamente. O manual também se constitui em uma ferramenta importante, para as ações de médicos veterinários que atuam no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), apoiando as Equipes de Saúde da Família (ESFs) e proporcionando o conhecimento sobre as zoonoses e outros agravos, aos demais profissionais de saúde. Este manual não lista todas as zoonoses e agravos de ocorrência no território Brasileiro, porém são destacados os mais frequentes e de maior ocorrência nos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com os dados epidemiológicos mais recentes do Ministério da Saúde. (Texto extraído da apresentação do livro).
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    Guia de anfíbios do Parque Estadual de Dois Irmãos
    (EDUFRPE, 2016) Pereira, Edivania do Nascimento; Santos, Ednilza Maranhão dos; Rodrigues, Marina Falcão
    O Guia de Anfíbios do Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI), nasceu da necessidade de divulgar à sociedade a riqueza biológica presente no PED Ie sistematizar o conhecimento gerado pela academia. Neste sentido a cooperação entre Associação do Parque de Dois Irmãos (instituições conservacionistas) e a UFRPE (instituição de pesquisa e ensino) são essenciais para subsidiar ações dessa natureza. Um exemplo disso foi a pesquisa realizada por Pereira (2013), que serviu como base para a elaboração dessa publicação, além da implementação de ações voltadas ao público-visitante do PEDI, a exemplo da exposição "Um pulo no Zoo", e a produção de placas informativas sobre o grupo biológico na área de visitação do Parque. O Guia de Anfíbios do Parque revela toda riqueza, beleza e importância das espécies de anfíbios presentes em um fragmento de Mata Atlântica Urbano, tornando o local um referência para estudos de conservação e manejo na região Nordeste do Brasil. Este guia ilustrado contém informações e curiosidades sobre animais e constitui uma ferramenta essencial para auxiliar profissionais, estudantes, e todos os visitantes a conhecer e identificar as espécies.
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    Ferramentas da qualidade aplicados à gestão ambiental
    (EDUFRPE, 2017) Holanda, Romildo Morant de; Bezerra, Ana Paula Xavier de Gondra; Lorena, Emmanuelle Maria Gonçalves; Santos, Ítala Gabriela Sobral dos
    Esse livro visa demonstrar que às ferramentas da qualidade podem auxiliar na gestão ambiental de forma prática, como também visa contribuir na formação acadêmica dos estudantes dos cursos de engenharias e áreas afins. Em conjunto a isso, contribuir com os profissionais da área ambiental nas soluções dos problemas ambientais com aplicação de ferramentas da qualidade. O capitulo 1 apresenta os aspectos conceituais de qualidade e como ocorreu o surgimento deste ao longo da história industrial e como vem se consolidando no setor da qualidade nas empresas. O capitulo 2 refere-se às 7 ferramentas utilizadas na gestão da qualidade empresarial, que vai desde do seu surgimento até a sua aplicabilidade na área ambiental. O capítulo 3 trata sobre as ferramentas e técnicas complementares de como utilizá-las para auxiliar as 7 ferramentas da qualidade abordadas no capitulo anterior, focado na área ambiental. O capitulo 4 explana a utilização das ferramentas da qualidade para atender os requisitos da norma ISO 14.001:2015. Esse livro ainda contempla, no apêndice, algumas atividades práticas para o entendimento das ferramentas da qualidade aplicadas na área ambiental. (Texto extraído da apresentação do livro).
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    Estudos sobre língua, literatura e ensino
    (EDUFRPE, 2019) Sedrins, Adeilson Pinheiro; Lima, Rafael Bezerra de; Albuquerque, Emanuelle Camila Moraes de Melo; Santos, Eudes da Silva
    Apresentamos, neste livro, trabalhos apresentados na III Semana de Letras da Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (III SeLUAG – UFRPE) e do I Seminário de Estudos Linguísticos e Literários Aplicados ao Ensino (I SELLAE). Esses eventos, realizados no período de 3 a 7 de dezembro de 2018, na UFRPE/UAG, em Garanhuns, Pernambuco, foram frutos da iniciativa de professores e alunos do curso de licenciatura em Letras da referida Unidade, com apoio do Programa de Mestrado Profissional em Letras da UFRPE. Após um hiato de quatro anos, o curso de licenciatura em Letras da UAG, por iniciativa do Grupo de Estudos em Teoria da Gramática (GETEGRA), retomou a sua Semana, com o objetivo de promover espaços de produção e divulgação do conhecimento, envolvendo seus alunos e professores em atividades científicas, acadêmicas e culturais. O tema da III SeLUAG, “Novos desafios para o ensino de língua e litera tura: diversidade, pluralismo teórico e formação de professores”, buscou discutir os desafios para a docência na área de Letras na contemporaneidade, com vistas a provocar reflexões e produzir ações concretas em prol de uma melhoria do ensino básico e superior, que se mostre inclusivo, democrático, plural e, por isso, mais justo e efetivo. O I Seminário de Estudos Linguísticos e Literários Aplicados ao Ensino (I SELLAE) foi promovido pelo Mestrado Profissional em Letras da UFRPE/UAG – Profletras –ocorrendo dentro da programação da III SeLUAG, com o objetivo de promover atividades para a discussão da formação docente, no âmbito da Linguística, da Literatura e da Educação. Ao todo, a III SeLUAG e o I SELLAE foram constituídos por 4 mesas-redondas, 3 conferências, 1 sessão de pôster, 14 minicursos, 19 sessões de simpósios temáticos e atividades culturais promovidas em diferentes momentos da programação. Foram cerca de 115 trabalhos aprovados para apresentação e 250 inscritos. Este livro reúne trinta e três trabalhos apresentados durante os dois eventos, que estão divididos em seis seções temáticas: Estudos em teoria e análise linguística; Estudos do texto e de gêneros textuais; Estudos em Análise do Discurso; Estudos sobre o ensino de Literatura; Estudos em Literatura; Estudos sobre o ensino de língua. O objetivo desta obra é divulgar os resultados de pesquisas realizadas por pesquisadores e professores, a fim de promover, junto ao leitor, novas reflexões sobre a língua, a literatura e o ensino. (Texto extraído da apresentação do livro).
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    Estado da arte em fitobacterioses tropicais
    (EDUFRPE, 2016) Gama, Marco Aurélio Siqueira da; Nicoli, Alessandro; Guimarães, Lílian Margarete Paes; Lopes, Ueder Pedro; Michereff, Sami Jorge
    As bactérias fitopatogênicas caracterizam-se como um grupo de organismos capazes de causar severos prejuízos à produção agrícola nacional e mundial. Em regiões tropicais, as condições climáticas prevalecentes favorecem a ocorrência de diversas fitobacterioses que comprometem a produtividade e a produção de várias culturas, provocando prejuízos consideráveis ao agronegócio. Portanto, a busca pelo entendimento das características etiológicas, epidemiológicas e por medidas de controle que sejam importantes para o manejo de fitobacterioses, são os parâmetros que norteiam os estudos fitobacteriológicos na busca de uma agricultura mais equilibrada. Visando propiciar ao leitor uma visão aprofundada do que há de mais avançado para detecção e identificação de fitobactérias, bem como para o manejo de importantes fitobacterioses tropicais, a presente obra tenta compilar informações relevantes construídas ao longo dos anos pelos principais fitobacteriologistas brasileiros. Além disso, as informações aqui contidas serão de grande valia para utilização por produtores e técnicos, bem como para professores e estudantes de Fitopatologia e, sobretudo, Fitobacteriologia.