TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/267
Navegar
4 resultados
Resultados da Pesquisa
Item O ensino do jogo nas aulas de educação física no ensino médio: uma experiência no Programa Residência Pedagógica(2024-09-24) Silva, Edla Camila Pereira Santos Cândido da; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/6306987490945390O presente trabalho é fruto de uma experiência vivida como residente do Programa de Residência Pedagógica (PRP), que é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Esta vivência aconteceu em uma Escola de Referência de Ensino Médio da Rede Estadual de Pernambuco. Traçamos como objetivo, compreender a sistematização do conteúdo jogo nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, reconhecendo a especificidade da Educação Física na escola e o jogo como conteúdo nas aulas, descrevendo a experiência do ensino do jogo nas aulas de Educação Física. Sabemos que a organização dos conhecimentos ofertados na escola é feita de forma sistematizada através dos componentes curriculares responsáveis por abordar pedagogicamente os conhecimentos específicos de cada área e que deverão ser estudados na instituição escolar. Desse modo, utilizamo-nos da abordagem qualitativa, na busca de compreender, interpretar e dialetizar o objeto de investigação, considerando que sua matéria-prima é composta de um conjunto de substantivos que se complementam: experiência, vivência, senso comum e ação. Optamos, portanto, por um estudo descritivo do tipo relato de experiência. Diante dos resultados obtidos, apontamos a relevância do jogo enquanto conteúdo nas aulas de Educação, sobretudo no Ensino Médio, desconstruindo a percepção de que os estudantes deste ano de escolarização têm interesse pela temática quando são resgatados o sentido e significado da atividade para a formação.Item Contribuições do jogo popular “queimado” para a educação física escolar(2024-03-11) Silva, Darlen Maria Lima da; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/3478685409668532Esta pesquisa tem como propósito investigar o jogo popular queimado, partindo da problemática: quais as possibilidades educativas e contribuições do jogo queimado para a educação física escolar? A partir deste problema, definimos como objetivo geral: analisar possibilidades educativas e contribuições do jogo queimado para a educação física escolar. E como objetivos específicos: conceituar o jogo e o jogo popular como conhecimento historicamente construído pela humanidade; identificar o jogo e o jogo popular como conteúdos de ensino do componente curricular educação física e caracterizar o jogo queimado e sua origem histórica. Para tal, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica, visando responder tais objetivos, a partir da análise de artigos relacionados ao tema. Enquanto resultados da pesquisa, podemos afirmar que o conteúdo de ensino jogo, em específico o jogo popular queimado (queimada) se faz presente em todas as etapas de nossas vidas, sendo sistematizado e organizado como conteúdo de ensino na educação física. Concluímos que o jogo queimado traz contribuições relevantes: o acesso aos conhecimentos historicamente construídos pelo homem possibilita a socialização, a participação efetiva dos alunos durante as aulas, o diálogo, além de promover o desenvolvimento das funções mentais elementares e superiores, e ainda oportunizar a explorar as capacidades psicomotoras, cognitivas e sociais de forma integral. Dessa forma, concluímos que, apesar dessa temática ser desafiadora, foram identificadas as contribuições desse jogo popular para a educação física, sendo necessário que os professores de educação física percebam a importância do resgate dos jogos populares, bem como ressaltem suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.Item A educação física escolar e os jogos populares: seu espaço na produção do conhecimento(2021-12-02) Andrade, Quesia Gouveia de; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221A presente pesquisa tem como objetivo identificar como os jogos surgiram na história da humanidade, seus desenvolvimentos e como se apresentam hoje; categorizar os diferentes tipos de jogos existentes na atualidade; e identificar as contribuições dos jogos populares para a educação física escolar. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, mais especificamente de artigos científicos publicados em Português entre os anos de 2011 e 2021, desenvolvida numa abordagem qualitativa, e realizada nos periódicos Revista Brasileira de Ciência do Esporte (RBCE) e Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (LICERE), e nas bases de dados SCIELO e LILACS, onde buscamos aprofundar o tema jogos populares e suas contribuições na formação do desenvolvimento desses sujeitos. Para essas análises, nos fundamentamos no historiador Johan Huizinga, no que tange a discussão sobre a origem e transformação dos jogos ao longo do tempo; em autores como Fausto Amaro e Tizuko Kishimoto, para caracterizar e conceituar os jogos, bem como para compreender sua relação com a educação, juntamente com o Coletivo de Autores, que trata do conceito de “Cultura Corporal”; e nos trabalhos de Adriana Friedmann, Camila Valduga e Roger Caillois, para a categorização dos diferentes tipos de jogos existentes na atualidade. Apesar da literatura indicar que os jogos populares são um importante instrumento para o desenvolvimento, constituindo-se como um conteúdo que precisa ser tratado pedagogicamente pela educação física escolar, e como um patrimônio cultural, nossa pesquisa demonstra que, atualmente, eles estão perdendo espaço para os jogos eletrônicos, e alerta para a necessidade de serem discutidos pela produção do conhecimento dentro da educação física escolar, devido a sua importância na prática pedagógica.Item Se essa rua fosse minha: o resgate dos jogos populares através da educação física escolar(2019-02-06) Lima, Maria Claudia Virgínia de; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/2197657366665979Na sociedade contemporânea, os espaços para os jogos e brincadeiras se tornam cada vez mais escassos: Violência, trânsito, construção de prédios. Aspectos que tiram as crianças de ruas e praças, o antigo palco para essas vivências populares. Em paralelo a tecnologia segue avançando e o consumo de computadores, celulares e tablets crescendo. Nessa perspectiva, o presente estudo se propõe, por meio de revisão bibliográfica, discutir e analisar o espaço que os jogos populares estão ocupando na atualidade, assim sendo esse trabalho tem como objetivos historicizar sobre os jogos populares e sua importância cultural, elencar possíveis causas do distanciamento dos jogos de rua da vida das crianças e Identificar o que diz a literatura acerca da vivência dos jogos populares na Educação Física.
