TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item A oferta da educação física em escolas municipais do Recife(2025-03-18) Fragoso, Cláudia Manuela de Lima Chaves; Nascimento, Tárcio Amâncio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663; http://lattes.cnpq.br/4413709863705265A educação física é um componente fundamental para os estudantes da educação infantil, contribuindo para o desenvolvimento motor, cognitivo e social deles. Este estudo analisou a oferta da disciplina de educação física na educação infantil nas escolas municipais do Recife, considerando aspectos estruturais, pedagógicos e a percepção dos gestores sobre sua importância. A pesquisa partiu da observação da ausência de atividades motoras adequadas para crianças dessa etapa, o que pode impactar negativamente seu desenvolvimento motor e cognitivo. A metodologia adotada foi qualitativa, com aplicação de questionários a gestores escolares, da Secretaria de Educação do Recife e consulta a documentos oficiais. Os resultados indicaram que a Educação Física na Educação Infantil é frequentemente negligenciada, seja pela ausência de professores especializados, seja pela falta de infraestrutura adequada para a prática de atividades físicas. Além disso, constatou-se que, na maioria das escolas investigadas, a disciplina é ministrada por professores conhecidos como polivalentes, sem formação específica na área, comprometendo a qualidade do ensino. Conclui-se que a presença de profissionais capacitados, aliada a políticas públicas que garantam melhores condições estruturais e pedagógicas, é essencial para assegurar o desenvolvimento integral das crianças. A pesquisa reforça a importância de um planejamento pedagógico eficaz e a implementação de práticas educativas que favoreçam a saúde e o bem-estar dos alunos. Como também a necessidade de ações voltadas à valorização da Educação Física na Educação Infantil, promovendo um ensino que favoreça o desenvolvimento motor, cognitivo e social desde os primeiros anos de vida, destacando a Educação Física como um componente essencial na Educação Infantil.Item Percepção do professor sobre a educação física escolar como meio de reduzir doenças crônicas(2020-10-28) Santos, Valeska Alves dos; Rodrigues, Sérgio Luiz Cahú; http://lattes.cnpq.br/0700049924235597Com a facilidade do acesso a tecnologia e redução de áreas de lazer na sociedade brasileira tem-se uma preocupação muito grande com a incidência de doenças crônicas em crianças e adolescentes, com destaque para a diabetes, hipertensão e índices de colesterol alto, bem como problemas de depressão e alguns tipos de câncer. Esse aumento está muitas vezes associado a mudanças da qualidade e quantidade de alimentos ingeridos associada à redução de exercícios físicos realizados por esses grupos, sendo esses fatores determinantes para o surgimento de doenças crônicas na vida adulta, aumentando à medida que cresce o sedentarismo nessas fases da vida, estando associados a ingestão de alimentos e hábitos não saudáveis.Com isso nosso estudo tem como objetivo Investigar a educação física escolar como um meio importante para reduzir a incidência de doenças crônicas não transmissíveis em crianças e adolescentes escolares. A amostra foi composta por professores formados em licenciatura ou licenciatura plena que atuassem em escola e de graduandos de licenciatura em educação física, a pesquisa se deu a partir de um questionário enviado de forma virtual aos participantes.Ao serem perguntados sobre o modo que abordam a temática saúde em suas aulas foi possível verificar que 90,3%, correspondente a 28 participantes responderam de forma positiva. Quando solicitado que os avaliados informassem de forma descritiva como abordam essa temática em suas aulas, dos 31 avaliados apenas 26 responderam, sendo os que se abstiveram de responder os graduandos.É possível verificar que apenas 20 entrevistados se sentiram preparados a ministrar aulas a alunos com doenças crônicas não transmissíveis. Ao serem questionados sobre o papel da educação física escolar enquanto redutora ou retardatária do surgimento de doenças crônicas não transmissíveis, foi possível verificar que 83,9% da amostra acredita nessa consequencia.Ao serem perguntados se a educação física escolar deve abranger todas as fases do ciclo escolar obteve-se unanimidade nas respostas quanto a resposta positiva.Com base nos resultados do presente estudo é possível verificar que todos os entrevistados tiveram disciplinas de saúde em seu curso de formação e que julgam importante a aplicação do tema saúde nas aulas de educação fisica escolar.A partir desse estudo foi possível identificar que a educação física escolar pode ser um importante meio de redução do surgimento de doenças crônicas não transmissíveis em escolares.Item A importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar(2019-12-09) Pereira, Isadora Salvador Felix; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/5807629847319573O presente estudo se propõe, por meio de revisão bibliográfica, investigar como os jogos populares são importantes como conteúdo de ensino nas aulas de educação física escolar, o estudo se justifica pela preocupação de como esses jogos estão desaparecendo da história das crianças devido a fatores como a violência, urbanização e os avanços tecnológicos. O ensino desses jogos nas aulas de educação física escolar é um meio de resgatá-los e dar continuidade a uma manifestação cultural do nosso país. Sendo assim, destacamos o que diz a literatura acerca da importância dos jogos populares como conteúdo nas aulas de educação física escolar. O estudo consiste em uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico os resultados, após pesquisa em dois sites o Revista Brasileira de ciências do Esporte (RCBCE)e no Scielo que apresentaram dez eoito estudos, respectivamente. No entanto, apenas trêsdeles possuem temáticas aproximadas sobre o conteúdo de jogos, enquanto a temática de jogo como conteúdo escolar não foram encontrados estudos referentes. Apesar disso, podemos identificar os aspectos do referencial teórico nos mesmos.Item O jogo de papéis sociais e a teoria histórica cultural: a produção teórica em revistas online na área da educação física entre 2005 a 2015(2019-12-10) Lage, Kelina Maria Pereira; Silva, Eduardo Jorge Souza da; http://lattes.cnpq.br/5214370124132694Este estudo tem como objeto o jogo de papéis sociais, o problema de pesquisa foi delimitado como sendo quais os fundamentos teóricos que delimitam os estudos publicados sobre o jogo e o desenvolvimento do psiquismo infantil em revistas online especializadas na área de educação física no período de 2005 a 2015. Definimos como objetivo geral analisar os fundamentos teóricos que fundamentam os artigos sobre o Jogo de Papéis Sociais no contexto de revistas eletrônicas da área; nos objetivos específicos buscamos analisar e explicar a título de primeiras aproximações, os fundamentos teóricos sobre o jogo como constituinte do desenvolvimento do psiquismo infantil no contexto da teoria histórico cultural. Desenvolvemos nossa este trabalho sob os princípios de uma pesquisa de natureza bibliográfica. A partir do levantamento de 80 artigos, delimitamos e analisamos 10 artigos que tratam de forma mais especifica do nosso tema, e destes sistematizamos os dados apresentados. Concluímos na esfera desta trabalho que os Jogos de Papéis Sociais, ainda são pouco explorados como fundamento teórico para explicar e compreender os processos de desenvolvimento do psiquismo da criança.Item Benefícios da natação para o desenvolvimento da criança(2019-07-17) Silva, Tiago de Souza; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221A natação hoje é considerada um dos esportes que mais traz benefícios a saúde não só das crianças, mas também em todas as outras faixas etárias, pois o auxilia na prevenção de doenças cardiorrespiratórias, problemas posturais entre outros. O objetivo deste trabalho é analisar os benefícios da natação para desenvolvimento da criança. Trata-se de uma revisão de literatura de abordagem qualitativa, onde os dados foram coletados de artigos publicados de 2007 a 2017 na língua portuguesa, nas bases de dados da LILACS, MEDLINE e ScIELO. Após análise dos artigos, obteve-se como resultado que a pratica da natação traz vários benefícios como contribuição para aprendizagem organizada, coordenação motora, desenvolvimento, oferece descontração e ludicidade, e nos aspectos físico, traz mais facilidade para realiza, com benefícios no sistema respiratório e cardiovascular, recuperando e prevenindo doenças; nos aspectos psicológicos eleva a auto estima, diminuindo o stress, disposição para demais atividades, no aspecto social melhora a relação interpessoal e aumento dos círculos de amizade, compartilhando experiências e ideias e os pais/responsáveis buscaram a natação para que as crianças aumentassem seus círculos de amizades, para a prevenção das doenças e aumento da saúde e ajuda na socialização das criança. Diante disso, concluiu-se que é de grande importância a prática da natação para as crianças e que os benefícios advindos com a prática sistemática da mesma são de grande valia para o desenvolvimento integral dos mesmos, contribuindo também para uma melhor qualidade de vida dos pequenos praticantes.Item O trato com o conhecimento esporte: o futsal no IFPE – Campus Recife(2019-07-19) Santos, Helton Layon Teixeira dos; Melo, Flávio Dantas Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9033781419336294; http://lattes.cnpq.br/6360676689327977O fenômeno Esporte faz parte da cultura corporal, e desde a década de 70 está marcantemente associado à Educação Física escolar no Brasil. Logo, o trato com o conhecimento esporte no ambiente escolar é fundamental, sendo necessária clareza sobre a concepção de formação humana e consequentemente sobre os objetivos a serem alcançados nas aulas de Educação Física. O futsal, por sua vez, tem seu berço no Brasil e é um dos esportes mais praticados no país, o que o torna bastante relevante socialmente. Não devendo limitar-se ao ensino da técnica ou tática esportiva, é papel da Educação Física ampliar o conhecimento dos alunos a cerca da realidade. Para tanto, é preciso organizar os conteúdos a serem trabalhados, e isto passa pela seleção dos conteúdos. Alguns princípios curriculares precisam ser elencados para que a seleção de conteúdos escolares atenda à máxima de contribuir para formação de cidadãos críticos, capazes de fazer uma leitura correta da realidade, bem como transforma-la numa sociedade mais justa e igualitária. Apoiando-nos na metodologia Crítico-superadora, encontramos os seguintes princípios curriculares: a relevância social do conteúdo, contemporaneidade do conteúdo, adequação às possibilidades sociocognoscitivas do aluno. Este estudo procurou analisar qual a realidade e possibilidade do trato com o conhecimento esporte, notadamente o futsal, no IFPE-Campus Recife. Uma vez que esta é uma Instituição de ensino pública federal e gratuita, com mais de cem anos de existência e de boa referência no ensino tecnológico na região, além de alcançar milhares de jovens da capital pernambucana. A teoria do conhecimento utilizada foi o materialismo histórico-dialético. O método científico de pesquisa foi o dialético materialista. Nosso campo empírico foi a produção de conhecimento sobre o nosso objeto de pesquisa, sendo a fonte empírica: Programa de Componente Curricular dos Cursos Técnicos do Campus Recife, à saber, a ementa das disciplinas de Educação Física. Após a análise dos conteúdos programáticos das ementas, constatamos a inexistência do fenômeno esportivo futsal nos documentos oficiais da instituição, o que sinaliza a não sistematização desse conteúdo nas aulas de Educação Física. Concluímos que, não só é possível a inserção do fenômeno esportivo nas ementas de Educação Física, como também há mais de uma maneira de realizar. Seja pela implementação do Futsal como subtópico nos conteúdos da disciplina Educação Física III, ou mesmo, por uma reformulação maior do currículo, que atualmente não contempla outros macroconteúdos da cultura corporal.Item As contribuições do Judô na educação física escolar(2019-07-05) Mendonça, Iury Henrique Monteiro; Pinho, Ana Flávia Araújo; http://lattes.cnpq.br/5165723460219140O Judô possui considerável relevância por seu valor histórico cultural e pelo valor educacional. Portanto, este estudo caracterizou-se por ser uma revisão literária sobre o Judô e artes marciais como instrumentos pedagógicos nas aulas de Educação Física Escolar, sendo, portanto, o espírito da presente pesquisa. Sabe-se que as artes marciais e/ou lutas fazem parte da cultural corporal, estando presente na história de várias culturas, possuindo, em muitas delas, papel educador, a partir de técnicas, ensinamentos e valores morais. O Judô foi criado para fazer parte da Educação Física, dentro e fora das escolas, estando em consonância com os documentos que regem a educação no país. Para tanto procuramos refletir como o Judô pode contribuir na formação do indivíduo, através das aulas de Educação Física Escolar. Para responder a esse questionamento são propostos os seguintes objetivos: compreender a importância do judô na prática da Educação Física, explorar as principais contribuições do fundador do Judô – Jigoro Kano – para a prática do Judô, analisar as principais dificuldades no trato do conteúdo lutas nas aulas de Educação Física. A metodologia deste trabalho se constituiu em uma pesquisa bibliográfica, onde foram selecionados alguns artigos, dissertações, livros e monografias. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados os descritores combinados: judô – Educação Física - lutas e por meio das palavras chave, título, e resumo. Mesmo identificando os diversos problemas como falta de materiais, conhecimento, preconceitos – principalmente ao tratar como sinônimo de violência – ficou claro que os ensinamentos pertencentes ao Judô estão acima de todos eles, bastando estudá-lo de maneira correta, reconhecendo sua contribuição para a formação integral do aluno, onde seus princípios ultrapassam seu próprio existir, podendo ser usado a qualquer área da vida humana.Item O Jiu-Jitsu brasileiro na educação física escolar: a arte suave como ferramenta pedagógica(2019-07-22) Maciel, Breno Henrique Moraes; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281O Jiu-jitsu brasileiro é uma luta que pode ter tido seu início a cerca de 5.000 anos e que tem origem incerta, mas que tomou proporção mundial após chegar ao Brasil, através da família Gracie e que pode ser considerado como parte da cultura corporal, que baseia parte das aulas de educação física escolar. O presente trabalho tem o objetivo de identificar na literatura o Jiu-jitsu brasileiro como ferramenta pedagógica nas aulas de educação física. Para alcançar tal objetivo foi utilizado um estudo de revisão bibliográfica. O aporte teórico utilizado nos mostra que apesar de ter se tornado parte da cultura do país e da confirmação como conteúdo da cultura corporal, a modalidade ainda sofre com preconceito e se depara com argumentos restritivos dos professores de educação física, mas apresenta também argumentos que superam os restritivos e possibilitam o trato de tal modalidade nas aulas do conteúdo lutas. Durante a análise dos textos identificamos que os autores trazem as três dimensões de conteúdo como possibilidade de trato das lutas e a partir delas também a possibilidade da inserção do Jiu-jitsu brasileiro nessas aulas. Conclui-se que o Jiu-jitsu brasileiro é sim uma possível ferramenta pedagógica para as aulas do conteúdo lutas na educação física escolar quando posto através das três dimensões de conteúdos trazidas pelos autores.Item Se essa rua fosse minha: o resgate dos jogos populares através da educação física escolar(2019-02-06) Lima, Maria Claudia Virgínia de; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/2197657366665979Na sociedade contemporânea, os espaços para os jogos e brincadeiras se tornam cada vez mais escassos: Violência, trânsito, construção de prédios. Aspectos que tiram as crianças de ruas e praças, o antigo palco para essas vivências populares. Em paralelo a tecnologia segue avançando e o consumo de computadores, celulares e tablets crescendo. Nessa perspectiva, o presente estudo se propõe, por meio de revisão bibliográfica, discutir e analisar o espaço que os jogos populares estão ocupando na atualidade, assim sendo esse trabalho tem como objetivos historicizar sobre os jogos populares e sua importância cultural, elencar possíveis causas do distanciamento dos jogos de rua da vida das crianças e Identificar o que diz a literatura acerca da vivência dos jogos populares na Educação Física.Item A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotora(2018) Souza, Géssica Maria Duarte de; Pinho, Ana Flávia Araújo; http://lattes.cnpq.br/5165723460219140; http://lattes.cnpq.br/4693762255449264A Dança, além de ser um rico conteúdo da Educação Física (EF), é um campo de conhecimento que tem como objeto de ação a percepção da corporeidade e do movimento humano. O seu processo de ensino-aprendizagem requer oportunidades de vivenciar experiências que contribuam com o desenvolvimento das capacidades motora, cognitiva e sócio emocional. Acredita-se que as especificidades e generalidades da Dança como conteúdo nas aulas de EF escolar trazem uma relevante ampliação das competências associadas ao desenvolvimento da psicomotricidade, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento da Estruturação Espaço-temporal (E-E-T). O objetivo geral deste trabalho foi compreender como a Dança, na Educação Física escolar, pode contribuir para o desenvolvimento psicomotor, sobretudo no que se refere a E-E-T de crianças da Pré-escola e Ensino Fundamental (Anos iniciais). Para atingir tal objetivo, foi realizada uma revisão de literatura, buscando compreender como se dá o desenvolvimento da E-E-T no desenvolvimento psicomotor infantil; identificar os elementos relacionados à dimensão tempo e espaço presentes no conteúdo Dança e; investigar nos documentos oficiais orientadores das práticas pedagógicas (RCNEI, BNCC e PCPE), as contribuições da Dança no desenvolvimento da E-E-T. Este trabalho possui uma natureza exploratória que, por meio de uma análise crítica e sistemática de um levantamento bibliográfico e também através de análise documental, pôde aprofundar no objeto de estudo de maneira multidimensional. Após entendermos o processo de desenvolvimento da EE-T e como o conteúdo Dança da EF está organizada nos documentos oficiais que orientam os seus conhecimentos, concluímos que a Dança oferece, através de sua prática, contributos voltados à formação da consciência corporal, ao desenvolvimento das percepções sensório-motoras, que resultam de forma favorável no desenvolvimento da linguagem, tendo como principal meio o movimento humano. Confirmando assim, a irrefutável ligação entre os contributos da prática da Dança na EF escolar e o desenvolvimento psicomotor.
