TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)
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Item A (des)valorização da cultura afro-brasileira no ensino da dança na educação física no ensino fundamental(2025-03-19) Lima, Júlia Ferreira Silva; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/1082505675672589O presente estudo investiga como a educação física escolar vem cumprindo as políticas curriculares, explorando a possibilidade de enxergar potencialidades do conteúdo de ensino dança afro-brasileira, já que a Lei n. 10.639/03 e a Lei n. 11.645/08 determinam a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nos componentes curriculares. Buscamos entender como o projeto colonial, através da colonialidade, ainda permeia a valorização de alguns conteúdos de ensino em detrimentos daqueles de matriz afro-brasileira e indígena. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo geral analisar a presença da cultura e as danças afro-brasileiras na educação física escolar. E definimos como objetivos específicos: identificar a presença ou ausência da cultura afro-brasileira na educação física escolar; compreender os motivos da ausência ou presença da cultura afro-brasileira na educação física escolar; e analisar a como se dá a inserção das danças afro-brasileiras na educação física escolar. Quanto ao delineamento metodológico, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando como ferramenta a pesquisa bibliográfica, através da análise da produção referente a esta temática, a partir de uma busca na plataforma BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações). Observou-se que ainda há ausência do conteúdo dança tematizado sob a perspectiva da cultura afro-brasileira e africana na educação física escolar. O estudo conclui que a inserção do ensino de danças afro-brasileiras na educação física escolar gera a desconstrução de estereótipos e preconceitos, possibilitando a valorização das identidades, reelaboração de sentidos e significados dessas manifestações culturais e o desenvolvimento do pensamento crítico sobre as múltiplas manifestações culturais existentes na cultura brasileira. Apresentam-se desafios no que diz respeito ao desconhecimento total dos docentes sobre as Leis 10.639/03 e 11.645/08, como a permanência das concepções eurocêntricas e hegemônicas no currículo, reflexo de uma formação inicial e continuada que carece de discussões sobre manifestações culturais dos povos negros.Item A esportivização dos jogos eletrônicos: quando o jogo se torna esporte?(2022-06-02) Monteiro Júnior, José Edson; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/5411562997791318Esta monografia tem intuito de abordar, a esportivização dos jogos eletrônicos, quando o jogo se torna esporte? Analisando os jogos eletrônicos enquanto fenômeno esportivo, evidenciando como ocorre seu processo de esportivização, sendo este o seu objetivo geral, e em seus objetivos específicos, realizar uma análise comparativa conceitual entre jogo e esporte, categorizar os jogos eletrônicos e por fim analisar a possibilidade de inserção dos esportes eletrônicos nas aulas de educação física escolar. Haja vista que a proximidade do objeto de estudo com o cotidiano dos estudantes, considerando também a responsabilidade da educação física em fornecer o que há de mais atual na produção cultural humana, a fim de aproximar as discussões em sala de aula com as discussões fora das paredes da escola, é importante e interessante a introdução dos esportes eletrônicos nas aulas de educação física escolar, uma vez que pode ajudar no desenvolvimento social dos jovens. Sabe-se que desde os primórdios da humanidade o mundo passou por grandes transformações, até chegar nos dias de hoje, dentre elas a globalização e o avanço das tecnologias. Sendo assim, pode-se observar uma ascensão dos jogos eletrônicos, tanto para computadores, smartphones, videogames, e etc., tornando o acesso mais facilitado aos games, visto que no final da década de 90 e início dos anos 2000 o acesso do público brasileiro menos abastado dava-se por meio das famosas lan houses e play times espalhados pelos bairros, fazendo parte do cotidiano de crianças mesmo que por poucas horas. Desta feita, o presente trabalho irá abordar desde o surgimento da problemática desta pesquisa, mostrando sua relevância para a sociedade e como pode afetar a vida dos alunos e o universo educacional, uma vez que jogos eletrônicos podem ser considerados um método de aprendizagem mais interativo aos estudantes despertando seu interesse em aprender conteúdos novos, lhe concedendo vários benefícios, uma vez que o jogo desempenha um importante papel acerca do desenvolvimento humano no geral, principalmente na construção de regras e valores na infância e adolescência, já que é neste período que acontecerá um desenvolvimento de tais valores morais, tendo em conta que os jogos são orientados por regras e são capazes de ensinar valores morais as crianças e jovens. Através do estudo bibliográfico foi feito um levantamento acerca da história e dos conceitos dos jogos e eSports e como foi o seu surgimento, exemplificando a evolução da sociedade e seus marcos históricos como a globalização e o avanço tecnológico, bem como a forma de funcionamento dos eSports e possíveis intervenções escolares. Outros métodos de pesquisa que serão abordados serão o método dedutivo e dialético, para que se possa entender a lógica por trás dos eSports. Uma vez que tal tema ainda é cinzento dentro da educação física escolar e acadêmicaItem Os jogos e brincadeiras como conteúdos de ensino da educação física nos anos iniciais do ensino fundamental(2025-03-18) Ferreira, Herbert Oliveira Cavalcanti; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464Esta pesquisa tem como propósito investigar a contribuição do conteúdo de Jogos e Brincadeiras no ensino da Educação Física no Ensino Fundamental – anos iniciais. A problemática que norteou esta pesquisa foi a seguinte: qual a contribuição dos jogos e brincadeiras como conteúdos de ensino da educação física nos anos iniciais do ensino fundamental? Definimos como objetivo geral da pesquisa analisar a contribuição dos jogos e brincadeiras como conteúdos de ensino da educação física no ensino fundamental nos anos iniciais. Definimos como objetivos específicos, os seguintes: compreender a educação física no ensino fundamental; compreender o conhecimento de jogos e brincadeiras; compreender as características dos jogos e brincadeiras como conteúdos e ensino da Educação Física no ensino fundamental. Concluímos que os jogos e brincadeiras utilizados como instrumentos pedagógicos buscam valorizar a diversidade e o conhecimento cultural, além de proporcionar o desenvolvimento cognitivo, motor e social dos estudantes. Os resultados obtidos revelaram a importância da ludicidade entrelaçada com os jogos e brincadeiras, concluindo que, é no lúdico que a criança explora sua criatividade e curiosidade, sendo nesses momentos que se obtém novos conhecimentos, contribuindo na formação global do estudante, seja no âmbito físico, afetivo, cognitivo e social.Item Sistematização do conteúdo de lutas nas aulas de educação física no ensino fundamental em escolas públicas do município do Recife(2025-03-14) Santos, Eduardo Paulo Oliveira dos; Nascimento, Tárcio Amâncio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663; http://lattes.cnpq.br/9377208413795038O ensino das lutas na educação física escolar é um tema abordado nos documentos norteadores nacionais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No entanto, sua abordagem nas escolas enfrenta diversos desafios, sendo os mais comuns a parte estrutural e a limitação de pesquisas sobre o tema, o que também limita sua implementação. Este estudo tem como objetivo geral analisar a sistematização do ensino das lutas nas aulas de educação física no ensino fundamental em escolas públicas do município do Recife. Para isso, busca-se identificar quais lutas são trabalhadas nessas escolas, investigar os documentos e referências utilizados pelos docentes e compreender os desafios enfrentados no ensino desse conteúdo. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando a metodologia de pesquisa de campo para compreender a realidade da aplicação do conteúdo de lutas. Os participantes do estudo são 10 professores de educação física do ensino fundamental da rede pública do município do Recife, que possuem formação em Licenciatura em Educação Física e experiência mínima de dois anos. Os dados foram coletados ao longo do mês de novembro de 2024 por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e posteriormente transcritas, além do uso de formulários baseados em referencial teórico. A análise dos dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo de Bardin (1977), que se divide em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Ao longo do estudo, observou-se que, apesar dos desafios relatados, os professores encontraram maneiras criativas de incluir conteúdos de lutas em suas aulas, utilizando estratégias adaptadas. O suporte da gestão e o acesso a formações continuadas são fatores que podem contribuir para uma prática pedagógica mais efetiva e abrangente, garantindo que as lutas sejam trabalhadas de maneira significativa e segura no contexto escolar. É crucial que mais pesquisas sejam realizadas sobre a formação inicial e continuada dos professores, a fim de explorar de maneira mais profunda as lacunas no ensino das lutas e as possíveis soluções para superá-las.Item A oferta da educação física em escolas municipais do Recife(2025-03-18) Fragoso, Cláudia Manuela de Lima Chaves; Nascimento, Tárcio Amâncio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663; http://lattes.cnpq.br/4413709863705265A educação física é um componente fundamental para os estudantes da educação infantil, contribuindo para o desenvolvimento motor, cognitivo e social deles. Este estudo analisou a oferta da disciplina de educação física na educação infantil nas escolas municipais do Recife, considerando aspectos estruturais, pedagógicos e a percepção dos gestores sobre sua importância. A pesquisa partiu da observação da ausência de atividades motoras adequadas para crianças dessa etapa, o que pode impactar negativamente seu desenvolvimento motor e cognitivo. A metodologia adotada foi qualitativa, com aplicação de questionários a gestores escolares, da Secretaria de Educação do Recife e consulta a documentos oficiais. Os resultados indicaram que a Educação Física na Educação Infantil é frequentemente negligenciada, seja pela ausência de professores especializados, seja pela falta de infraestrutura adequada para a prática de atividades físicas. Além disso, constatou-se que, na maioria das escolas investigadas, a disciplina é ministrada por professores conhecidos como polivalentes, sem formação específica na área, comprometendo a qualidade do ensino. Conclui-se que a presença de profissionais capacitados, aliada a políticas públicas que garantam melhores condições estruturais e pedagógicas, é essencial para assegurar o desenvolvimento integral das crianças. A pesquisa reforça a importância de um planejamento pedagógico eficaz e a implementação de práticas educativas que favoreçam a saúde e o bem-estar dos alunos. Como também a necessidade de ações voltadas à valorização da Educação Física na Educação Infantil, promovendo um ensino que favoreça o desenvolvimento motor, cognitivo e social desde os primeiros anos de vida, destacando a Educação Física como um componente essencial na Educação Infantil.Item A produção do conhecimento em educação física escolar: contribuições do PROEF da Universidade de Pernambuco(2025-03-14) Souza, Mariana Vieira Alexandre de; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/4301212437632660A temática sobre a produção do conhecimento no mestrado profissional de Educação Física associada com as concepções de Educação Escolar e Educação Física Escolar presentes nos estudos, chamam a nossa atenção para analisar e apontar se estão alinhadas numa perspectiva crítica. O presente estudo teve como objetivo geral analisar as contribuições da produção do conhecimento do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional – Universidade de Pernambuco. Por se tratar de um mestrado profissional, o público-alvo são professores de Educação Física, servidores da Rede Pública de Ensino. Compreende-se que a prática pedagógica do professor é orientada por meio de bases teóricas, para tanto, é possível identificar na prática de ensino quais as teorias e abordagens pedagógicas no âmbito da Educação Física que permeiam o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo documental. A fonte documental da pesquisa foram as dissertações de mestrado, da 1ª turma do Mestrado Profissional em Educação Física da Universidade de Pernambuco, publicadas em 2020. Para o tratamento dos dados recorremos à análise de conteúdo do tipo categorial por temáticas. Evidencia-se que a maioria dos alunos têm orientado sua prática educacional com as bases teóricas. Sobre a Concepção de Educação Física Escolar, observamos que o Coletivo de Autores estava presente em 07(sete) das 09(nove) dissertações. Podemos assim inferir que a maior parte dessas dissertações estão construídas sobre referências críticas do conhecimento. Contudo, ressaltamos a necessidade de mais estudos, com ampliação na análise em outros estados e regiões do Brasil.Item Muitas são as saídas de jogo: experiências de capoeira em uma escola da Rede Municipal do Recife(2024-09-24) Lôbo, Maria Eduarda César; Paiva, Andréa Carla de; Cordeiro, Izabel Cristina de Araujo; http://lattes.cnpq.br/0905745064754853; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185Apesar da nítida relação entre a formação da sociedade brasileira e a capoeira, ainda são escassos os estudos acadêmicos e, mesmo com os projetos da Secretaria de Educação e as Leis que garantiriam o acesso à arte, raros são os espaços formais de educação que se permitem ou conseguem abrigar tal manifestação cultural para dentro dos seus muros. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as contribuições da capoeira na educação escolar para a formação humana, e os objetivos específicos de identificar a capoeira como manifestação cultural, apresentar as experiências vividas com a capoeira sob o olhar da animação cultural e discutir procedimentos didáticos para o ensino da capoeira para as crianças. Trilhando o caminho da sistematização da experiência vivida numa escola municipal da cidade do Recife, tal experiência norteou procedimentos didáticos diferentes, cobertos de ludicidade. Levando-nos a concluir que da mesma forma que a academia não valoriza os saberes populares, os adultos não valorizam os saberes infantis, e quando um saber cala o outro, temos um saber empobrecido, logo, incompleto. Neste sentido, a pesquisa se desdobra em fomentar não apenas procedimentos didático-metodológicos para ensinar capoeira para crianças, mas também nos ajuda a refletir sobre como podemos engrandecer nossos saberes sem perder o brilho no olhar.Item O futsal enquanto conteúdo de ensino da educação física escolar(2023-05-05) Silva, Jonhns Alexandre Alves da; Vieira, Ana Luiza Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2045282789284599; http://lattes.cnpq.br/3428908838084021O esporte é um dos fenômenos socioculturais mais importantes da humanidade, manifestado de distintas formas e contextos, dentre esses, o âmbito escolar. O futsal é uma das modalidades mais praticadas na escola, e considerando sua relevância na formação das crianças e jovens, o problema que norteou o presente estudo foi: qual o conhecimento relativo ao futsal enquanto conteúdo de ensino da Educação Física Escolar é apresentado através das produções científicas? O objetivo geral foi analisar o futsal, enquanto conteúdo de ensino da educação física escolar através das produções científicas. Quanto aos objetivos específicos: verificar a importância do futsal enquanto conteúdo de ensino das aulas de educação física escolar através da literatura específica; e analisar o conteúdo de ensino relativo ao Futsal em aulas de educação física escolar em documentos adotados pelos órgãos gestores das escolas públicas em Pernambuco. A presente pesquisa foi de natureza exploratória, e quanto aos procedimentos de coleta, bibliográfica. Entre os resultados, foram verificados estudos que afirmam haver no interior da escola, professores de Educação Física que embora sejam conhecedores das ações pedagógicas mais adequadas, acatam e utilizam o futsal com ênfase em conteúdos técnico-táticos, relacionando-o a conquistas competitivas, promovendo exclusão e desigualdade em relação ao oferecimento de oportunidades para os alunos no contexto escolar. Em contrapartida, há autores que apresentam estudos nos quais os professores defendem a utilização do conteúdo futsal no cenário escolar, objetivando a formação integral e a socialização dos alunos, dando-lhes oportunidades de protagonismo ao longo das aulas de Educação Física, qualificando, assim, o processo ensino aprendizagem. Conclui-se com o presente estudo, que o futsal enquanto conteúdo de ensino da educação física escolar ainda possui características do esporte-perfomance, porém, de acordo com nossos dados, existe uma crescente corrente de profissionais que atuam neste contexto, e que se empenham para que o fenômeno possua a sua verdadeira identidade no cenário escolar, mostrando a importância para o desenvolvimento dos estudantes a partir da vivência do futsal enquanto conteúdo de ensino da Educação Física Escolar.Item Educação física escolar na educação do campo: a trajetória do tema “Escola do campo” no CONBRACE/CBCE (2009 a 2023)(2025-03-13) Fernandes, Danielle Cristina Lima; Lira, Maria Helena Câmara; http://lattes.cnpq.br/1315487815493191A Educação do Campo tem sua “identidade definida pela sua vinculação às questões inerentes à sua realidade, ancorando-se na temporalidade e saberes próprios dos estudantes, na memória coletiva que sinaliza futuros” (Brasil, 2002). E a Educação Física, enquanto componente curricular obrigatório na escola, tem um papel fundamental na valorização e problematização de temas relacionados à realidade e ao desenvolvimento do conhecimento construído ao longo dos anos. Considerando esses assuntos, por meio de uma revisão bibliográfica e análise documental, buscou-se discutir o que se pesquisa sobre a educação do campo na área da Educação Física, considerando os anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Para isso se faz necessário compreender as expressões Campo e Rural, por dentro do debate educacional; identificar e analisar as publicações do CONBRACE, do Grupo de Trabalho Temático (GTT) Escola, destacando os tipos de produção, as problemáticas abordadas e as conexões com o contexto do campo. Ao total, foram encontradas 31 publicações utilizando esses descritores, entretanto, nem todas as produções tratam de Educação do Campo, destas produções apenas 8 abordam, de fato, o assunto de interesse desta pesquisa. Os estudos identificados foram avaliados quanto à sua profundidade e conexão com a Educação do Campo, possibilitando a sua categorização em três níveis: (1) Tipo de produção, (2) Temática/ Problemática; (3) Relação com o campo: Superficial, Contextual e Conexão. Por fim, a partir dessas análises, pode-se perceber que, embora a educação do campo tenha sido um tema central em algumas produções, ela ainda perpassa apenas como contexto, além disso, a pesquisa demonstrou que ainda há pouco interesse de pesquisa sobre este assunto entre as produções do CONBRACE. Logo, ainda há desafios em explorar as suas dimensões de forma aprofundada no contexto da Educação Física e gerar contribuições para o melhoramento da realidade da Escola do Campo.Item A importância do esporte voleibol para o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes(2025-03-14) Peixoto Junior, Courts Miranda; Nascimento, Tárcio Amâncio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663A presente pesquisa intitula a importância do esporte voleibol para o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes, o que envolve o desenvolvimento neuromuscular nas aulas de educação física escolar. O problema de pesquisa investiga como a prática dessa modalidade pode contribuir para a melhora das habilidades motoras dos estudantes. O objetivo geral é analisar os benefícios do voleibol no desenvolvimento motor, enquanto os objetivos específicos incluem compreender os fundamentos da modalidade, identificar as principais habilidades motoras trabalhadas e estabelecer a relação entre a prática do esporte e o aprimoramento das capacidades físicas das crianças e adolescentes. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, por meio de uma revisão bibliográfica baseada em artigos acadêmicos indexados em bases como SciELO, LILACS, PubMed e Google Acadêmico. Como resultados da pesquisa apontamos que a prática sistematizada do voleibol contribui significativamente para o aprimoramento da coordenação motora, equilíbrio, agilidade e força muscular dos praticantes, além de favorecer a socialização e o trabalho em equipe. Conclui-se que a inclusão do voleibol no ambiente escolar pode ser uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento motor e social dos alunos, auxiliando na formação integral dos mesmos.