TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/267
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
Item As relações entre o desenvolvimento humano, a educação escolar e a educação física(2019-12-13) Cordeiro, Alexandre Ferreira; Melo, Flávio Dantas Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9033781419336294; http://lattes.cnpq.br/8894959094101995O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as relações entre o desenvolvimento humano, a educação escolar e a educação física. Especificamente, pretendeu-se analisar como a Educação Escolar pode promover o Desenvolvimento Humano numa perspectiva histórico cultural e expor como a organização do ensino da Educação Física numa perspectiva Crítico-superadora pode contribuir para o desenvolvimento histórico-cultural do estudante. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, que utiliza a pesquisa bibliográfica como técnica de coleta de dados, fazendo levantamento e analisando argumentos de produções do conhecimento referentes aos temas Educação Escolar, Educação Física e abordagem de ensino Crítico-superadora, fazendo uma relação destas com o processo de desenvolvimento humano dos indivíduos/estudantes. A exemplo desses temas, foi utilizado o COLETIVO DE AUTORES, Leontiev, Marsiglia, Pasqualini, entre outros autores e produções, tendo o materialismo histórico-dialético como base para as explicações. As conclusões do trabalho apontam que a Teoria pedagógica Histórico-crítica, a perspectiva da Psicologia Histórico-cultural e a educação física na abordagem de ensino Crítico-superadora contribuem para que a educação escolar torne o aluno mais humanizado, por meio de uma organização lógica e sistematizada de ensino e que este se adeque à realidade de vida do aluno. Chegou-se, também, a conclusão de que o currículo é o pilar, um dos elementos principais da escola no seu papel em educar, desenvolver a humanidade dos estudantes.
