TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)
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Item A (des)valorização da cultura afro-brasileira no ensino da dança na educação física no ensino fundamental(2025-03-19) Lima, Júlia Ferreira Silva; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/1082505675672589O presente estudo investiga como a educação física escolar vem cumprindo as políticas curriculares, explorando a possibilidade de enxergar potencialidades do conteúdo de ensino dança afro-brasileira, já que a Lei n. 10.639/03 e a Lei n. 11.645/08 determinam a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nos componentes curriculares. Buscamos entender como o projeto colonial, através da colonialidade, ainda permeia a valorização de alguns conteúdos de ensino em detrimentos daqueles de matriz afro-brasileira e indígena. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo geral analisar a presença da cultura e as danças afro-brasileiras na educação física escolar. E definimos como objetivos específicos: identificar a presença ou ausência da cultura afro-brasileira na educação física escolar; compreender os motivos da ausência ou presença da cultura afro-brasileira na educação física escolar; e analisar a como se dá a inserção das danças afro-brasileiras na educação física escolar. Quanto ao delineamento metodológico, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando como ferramenta a pesquisa bibliográfica, através da análise da produção referente a esta temática, a partir de uma busca na plataforma BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações). Observou-se que ainda há ausência do conteúdo dança tematizado sob a perspectiva da cultura afro-brasileira e africana na educação física escolar. O estudo conclui que a inserção do ensino de danças afro-brasileiras na educação física escolar gera a desconstrução de estereótipos e preconceitos, possibilitando a valorização das identidades, reelaboração de sentidos e significados dessas manifestações culturais e o desenvolvimento do pensamento crítico sobre as múltiplas manifestações culturais existentes na cultura brasileira. Apresentam-se desafios no que diz respeito ao desconhecimento total dos docentes sobre as Leis 10.639/03 e 11.645/08, como a permanência das concepções eurocêntricas e hegemônicas no currículo, reflexo de uma formação inicial e continuada que carece de discussões sobre manifestações culturais dos povos negros.Item A capoeira como conteúdo de ensino da educação física escolar(2022-10-10) Silva, Gean Pereira da; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464O presente estudo busca trazer novos olhares sobre a capoeira como conteúdo de ensino pertencente à temática Lutas, nas aulas de Educação Física escolar, abordando seu sentido e significado cultural e histórico, expresso desde suas origens históricas na sua relação com a cultura africana. Indagamos como problema de pesquisa: qual o conhecimento tratado através da capoeira como conteúdo de ensino em Educação Física na escola em produções acadêmicas? Para tal, temos como objetivo geral: analisar a capoeira como conteúdo de ensino da Educação Física escolar no Ensino Fundamental nas produções acadêmicas. E definimos como objetivos específicos: identificar a importância da capoeira como conhecimento na Educação Física escolar a partir de sua história, e analisar o conteúdo referente a capoeira tratado nas políticas curriculares no Ensino Fundamental de escolas públicas estaduais de Pernambuco. Para tal, fizemos uma pesquisa bibliográfica sobre a capoeira na escola. Como conclusões, o referencial teórico e as pesquisas analisadas nos informaram sobre a validade da Capoeira em suas múltiplas dimensões, a serem vivenciadas como conteúdo da Educação Física escolar, considerando-se: seu sentido e significado, seus códigos de valores e rituais, sua historicidade, sua contribuição para a educação integral, sua relação com o esporte, com o jogo, com a dança.Item A contribuição do conteúdo de ensino jogo para a socialização dos estudantes na educação física no Ensino Fundamental - anos iniciais(2023-09-15) Martins Filho, Gean Carlos de Moura; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464Esta pesquisa tem o propósito de investigar a contribuição do conteúdo de ensino Jogo para a socialização dos estudantes na Educação Física no Ensino Fundamental - anos iniciais. A problemática de pesquisa que norteou este estudo foi: como o conteúdo de ensino Jogo pode contribuir para a socialização dos estudantes na Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O objetivo geral consiste em analisar a contribuição do conteúdo de ensino Jogo para a socialização dos estudantes na Educação Física no Ensino Fundamental - anos iniciais. E como objetivos específicos definimos: compreender a importância do jogo no processo de socialização na escola e na educação física; compreender o Jogo como conteúdo de ensino da educação física no Ensino Fundamental - anos iniciais; identificar o conteúdo de ensino Jogo proposto nas políticas educacionais e matrizes curriculares da educação física no Ensino Fundamental. Para atingir estes objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa, examinando artigos acadêmicos que abordam a relação entre o conteúdo de ensino Jogo e a socialização dos estudantes. Os resultados desta pesquisa demonstraram que o conteúdo de ensino jogo desempenha um papel significativo na promoção da socialização dos estudantes na Educação Física nos anos iniciais. Este conteúdo contribui para o desenvolvimento de aspectos sociais, culturais e emocionais dos estudantes. Em particular, destaca-se sua influência positiva na dimensão social, na qual os jogos facilitam a interação entre os alunos, promovem a cooperação e o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades de comunicação. O Jogo é um conhecimento vasto que está sendo cada vez mais desvendado, permitindo-nos compreender suas diversas facetas, não sendo apenas considerado como uma atividade relacionada à infância ou ao simples ato de “brincar por brincar”, pelo contrário, reconhecemos seu valor educacional como conteúdo de ensino da Educação Física, ou seja um conhecimento cultural relevante para o processo de socialização no contexto escolar.Item A educação física na perspectiva dos estudantes do ensino médio em escolas públicas do estado de Pernambuco(2022-10-10) Silva, Gabriel José da; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464A presente pesquisa busca investigar o lugar da Educação Física no processo de escolarização da juventude, onde ainda nos deparamos com diferenças de valorização entre os conhecimentos escolares. Assim, indagamos: qual a percepção dos estudantes do Ensino Médio em relação à Educação Física durante esta etapa de ensino? Definimos como objetivo geral: analisar a percepção dos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas estaduais de Pernambuco em relação à valorização da Educação Física. Como objetivos específicos da pesquisa temos: identificar o conhecimento proposto nas políticas de educação destinadas à Educação Física escolar para o Ensino Médio; identificar o conhecimento adquirido pelos estudantes sobre a Educação Física no Ensino Médio e identificar a valorização atribuída à Educação Física pelos estudantes da Educação Física no Ensino Médio. Buscando responder a questão de pesquisa, buscamos um aporte teórico bibliográfico e utilizamos, para o levantamento de dados, a aplicação de um Questionário aos estudantes do 3º ano Ensino Médio para identificar o conhecimento adquirido sobre a Educação Física e compreender a importância/ valorização atribuída à Educação Física. A análise dos formulários foi realizada utilizando a metodologia da Análise Textual Discursiva de MORAES e GALIAZZI (2006). Enquanto conclusão da pesquisa podemos afirmar que a Educação Física tem importância/valorização para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio, enquanto um conhecimento relevante no processo de escolarização e para suas vidas. Acreditamos que a construção deste percurso metodológico garantiu uma discussão inicial profícua sobre a percepção dos estudantes do Ensino Médio em relação à Educação Física durante esta etapa de ensino.Item A importância das lutas como conteúdo de ensino na Educação Física no ensino médio(2025-03-18) Silva Júnior, Luciano Lisboa; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/1105571818174012A presente pesquisa intitulada “A importância das lutas como conteúdo na Educação Física no Ensino Médio”, visa estabelecer uma perspectiva esclarecedora sobre o conhecimento das lutas como conteúdo de ensino pertencente ao componente curricular Educação Física, buscando compreender este conhecimento histórico e sua importância para valorização da educação física na educação básica no ensino médio. Problema de pesquisa, a seguinte questão: qual a importância do conteúdo de ensino Lutas na educação física no ensino médio? Definimos como objetivo geral: analisar a importância do conteúdo de ensino lutas para a educação física no ensino médio. E como objetivos específicos: compreender as Lutas como conhecimento historicamente construído pela humanidade; conteúdo da Educação Física nas políticas curriculares, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo de Pernambuco do ensino médio; compreender a educação física no ensino médio e os seus conteúdos de ensino e as lutas como integrante do currículo; compreender a educação física no ensino médio e os seus conteúdos de ensino e as lutas como integrante do currículo. Realizamos para o cumprimento dos objetivos, uma pesquisa de abordagem qualitativa e bibliográfica, a partir da análise de artigos científicos referentes à presença das Lutas na Educação Física escolar. Concluímos que é notória, a necessidade de implementação de uma prática pedagógica inovadora e sistematizada voltada ao ensino das lutas, a fim de conferir ao tema a importância que deve ter como conteúdo primordial da Educação Física escolar. A multilateralidade do universo das Lutas traz possibilidades a serem abordadas das mais variadas formas, capazes de cumprir com um imenso número de objetivos na educação física no ensino médio.Item A importância do conteúdo de ensino jogo no componente curricular Educação Física no ensino fundamental anos iniciais(2023-04-28) Silva, Ana Paula Pereira; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/3145178293717769Esta pesquisa tem o propósito de investigar a importância do jogo enquanto conteúdo de ensino do componente curricular Educação Física, partindo da problemática: Qual a importância do conteúdo de ensino jogo no componente curricular Educação Física no Ensino Fundamental dos anos iniciais - 1º ao 5º ano? O objetivo geral da pesquisa foi analisar a importância do conteúdo de ensino jogo no componente curricular Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental em publicações acadêmicas. E como objetivos específicos da pesquisa foram definidos: identificar historicamente o conceito de jogo; compreender o conhecimento da Educação Física escolar; analisar o jogo como conteúdo de ensino nas propostas do Currículo de Pernambuco no Ensino Fundamental anos iniciais; compreender o jogo como conteúdo de ensino da Educação Física escolar. A pesquisa busca responder teoricamente esses objetivos, a partir da análise de artigos relacionados ao tema, utilizando a metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativa. Enquanto resultados da pesquisa, podemos afirmar que o conteúdo de ensino Jogo é um importante conteúdo da Educação Física, principalmente no Ensino Fundamental anos iniciais, pois é um conhecimento que colabora na construção de diversos fatores como, desenvolvimento cognitivo, motor, criatividade, aspectos sociais, culturais e emocionais. O Jogo é um conhecimento amplo, que vem sendo desmistificado e assim passamos a entender suas múltiplas dimensões, não sendo associado apenas como apropriação do mundo infantil, do brincar pelo brincar, mas afirmando o seu valor educacional na perspectiva de conhecimento e conteúdo de ensino no âmbito escolar.Item A relação entre o rendimento esportivo e rendimento escolar de estudantes-atletas: uma revisão bibliográfica(2023-09-22) Blera, Thiago de Castro; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/4546056444522252O treinamento esportivo de alto rendimento requer desempenho e dedicação do atleta, muitas vezes conflitando com outras áreas de sua rotina como os estudos, por exemplo. Esta dedicação do atleta visa acaba levando para segundo plano, os estudos, prejudicando seu desempenho escolar. Leis educacionais e esportivas sem flexibilidade se juntam à falta de exigência de rendimento educacional favorável e contribuem para o fracasso no desempenho escolar ou para o abandono dos estudos por parte dos atletas. Assim propomos como questões de pesquisa: quais as relações entre o rendimento esportivo e o rendimento escolar de estudantes atletas nas publicações acadêmicas? Quais as dificuldades e os êxitos identificados na dupla jornada do estudante-atleta ao conciliar a rotina de treinamento com a rotina escolar? E definimos como objetivo geral: compreender as relações entre o rendimento escolar e o esportivo e, especificamente, compreender a relação entre rendimento esportivo e treinamento esportivo e compreender a relação entre desempenho escolar e escolarização; identificar as dificuldades e os êxitos encontrados na dupla jornada dos estudantes-atleta a partir da análise dos estudos publicados sobre o tema. Para tal, realizamos uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos e obtivemos os seguintes resultados: a análise dos artigos apontou conflito entre a dedicação ao esporte e aos estudos, e leis esportivas e educacionais restritivas quanto a essa relação. Concluímos ser fundamental um direcionamento das leis esportivas e educacionais, atrelando o rendimento escolar ao esportivo, bem como o diálogo entre as instituições de ensino, entidades esportivas, famílias e os próprios estudantes atletas para encontrar soluções que atendam às necessidades individuais visando a formação humana de qualidade.Item As contribuições do conteúdo de ensino ginástica para o componente curricular educação física no ensino fundamental – anos iniciais(2025-08-07) Amorim, Ana Beatriz Conceição de; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464Esta pesquisa visa investigar as contribuições do conteúdo de ensino Ginástica para o componente curricular educação física no Ensino Fundamental - anos iniciais. A Ginástica passou por muitas transformações até os dias atuais, tendo hoje práticas voltadas para o alto rendimento, práticas voltadas ao lazer e à saúde, assim como práticas voltadas ao desenvolvimento motor, social e cognitivo do ser humano. Sua inserção nas políticas curriculares é essencial para promoção de uma formação mais ampla e significativa, contribuindo assim, para o desenvolvimento global dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Delimitamos como problema de pesquisa: quais as contribuições da Ginástica para o ensino da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O objetivo é analisar as contribuições da Ginástica para o ensino da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental nas pesquisas acadêmicas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, analisando artigos científicos sobre o tema. Os resultados da pesquisa apontam que a Ginástica é um conhecimento da cultura corporal, que proporciona benefícios significativos ao desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos. Os resultados evidenciam que a Ginástica ultrapassa a visão limitada de prática técnica ou exclusivamente competitiva, configurando-se como um conteúdo diversificado e fundamental no processo de ensino-aprendizagem.Item As repercussões do “novo ensino médio” para a educação física escolar(2024-10-04) Farias, Glória Maria Ferreira de; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/9426967835706583A presente pesquisa aborda as repercussões da Reforma do Ensino Médio ou “Novo Ensino Médio” para a Educação Física Escolar, a partir da promulgação da Lei n° 13. 415, de 16 de fevereiro de 2017 a partir da implementação nas escolas de alterações no ensino médio. Esta pesquisa tem por objetivo analisar as alterações da Reforma do Ensino Médio contidas nas políticas educacionais e curriculares, enquanto documentos normatizadores, a fim de esclarecer as repercussões do Novo Ensino Médio para a Educação Física. Definimos como objetivos específicos:compreender a presença e a importância da Educação Física no Ensino Médio, tomando como base a pedagogia Crítico Superadora; compreender os textos das políticas educacionais e curriculares da Educação Física no Ensino Médio; analisar os documentos norteadores do Ensino Médio a lei 13.415/17, a BNCC e o Currículo de Pernambuco e a lei n.º 14.945/24. Para alcançar esse objetivo, foi utilizado o referencial teórico analítico proposto por Stephen Ball e colaboradores, o Ciclo de políticas, e a análise textual discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2006) dos documentos das políticas educacionais referentes ao Novo Ensino Médio: a lei n.° 13.415/17, a BNCC e o Currículo de Pernambuco e a lei n.º 14.945/24. Concluímos que as repercussões do Novo Ensino Médio (NEM) para a Educação Física nesta etapa da escolarização foram, de certa forma, prejudiciais para os estudantes, uma vez que as perdas foram drásticas em relação a redução da carga horária e dos conhecimentos, comprometendo a formação humana integral ao desqualificar a educação física, não a considerando um componente curricular.Item Contribuições do jogo popular “queimado” para a educação física escolar(2024-03-11) Silva, Darlen Maria Lima da; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/3478685409668532Esta pesquisa tem como propósito investigar o jogo popular queimado, partindo da problemática: quais as possibilidades educativas e contribuições do jogo queimado para a educação física escolar? A partir deste problema, definimos como objetivo geral: analisar possibilidades educativas e contribuições do jogo queimado para a educação física escolar. E como objetivos específicos: conceituar o jogo e o jogo popular como conhecimento historicamente construído pela humanidade; identificar o jogo e o jogo popular como conteúdos de ensino do componente curricular educação física e caracterizar o jogo queimado e sua origem histórica. Para tal, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica, visando responder tais objetivos, a partir da análise de artigos relacionados ao tema. Enquanto resultados da pesquisa, podemos afirmar que o conteúdo de ensino jogo, em específico o jogo popular queimado (queimada) se faz presente em todas as etapas de nossas vidas, sendo sistematizado e organizado como conteúdo de ensino na educação física. Concluímos que o jogo queimado traz contribuições relevantes: o acesso aos conhecimentos historicamente construídos pelo homem possibilita a socialização, a participação efetiva dos alunos durante as aulas, o diálogo, além de promover o desenvolvimento das funções mentais elementares e superiores, e ainda oportunizar a explorar as capacidades psicomotoras, cognitivas e sociais de forma integral. Dessa forma, concluímos que, apesar dessa temática ser desafiadora, foram identificadas as contribuições desse jogo popular para a educação física, sendo necessário que os professores de educação física percebam a importância do resgate dos jogos populares, bem como ressaltem suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.Item Jogos e brincadeiras como metodologia de ensino no processo de adaptação ao meio líquido na natação(2025-03-18) Pereira, Heitor Santiago de Almeida; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464A presente pesquisa intitulada “Jogos e brincadeiras como metodologia de ensino no processo de adaptação ao meio líquido na natação” tem o propósito de investigar sobre a validade ou não da utilização de jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem da natação, particularmente nas aprendizagens iniciais de adaptação ao meio líquido. Problema de pesquisa: qual a contribuição dos jogos e brincadeiras como metodologia de ensino no processo de adaptação ao meio líquido na natação? Definimos como objetivo geral: analisar a contribuição dos jogos e brincadeiras como metodologia de ensino no processo de adaptação ao meio líquido na natação. E como objetivos específicos: compreender a natação como esporte e o processo de ensino da natação; compreender o processo de adaptação ao meio líquido no ensino da natação e; identificar as contribuições dos jogos e brincadeiras como metodologia de ensino no processo de adaptação ao meio líquido na natação em pesquisas acadêmicas sobre o tema. Para cumprir os objetivos propostos, realizamos uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Pode-se concluir que os resultados indicam que os jogos e brincadeiras com metodologia de ensino no processo de adaptação ao meio líquido, baseada na ludicidade deve ser incorporada aos processos iniciais no ensino da natação, com base no entendimento de que a aprendizagem no meio aquático deve ser prazerosa e segura. Assim, ao integrar jogos e brincadeiras de forma planejada, é possível proporcionar uma experiência de aprendizado com êxito e diversão preparando para as futuras etapas da natação, pautada no desenvolvimento integral dos alunos.Item O ensino da ginástica artística no ensino médio da rede estadual de Pernambuco: possibilidades e problemáticas(2025-03-17) Leão, Maria Eduarda Ferreira Souza; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/3660413975043267A presente pesquisa tem como tema o ensino da Ginástica Artística na Educação Física escolar no ensino médio da rede estadual de Pernambuco. Tem como objetivo geral analisar as possibilidades e problemáticas do ensino da Ginástica Artística em escolas estaduais de Pernambuco. Para isso, como método de pesquisa, adotamos a pesquisa de campo, onde utilizamos o questionário na plataforma Google Forms como instrumento de coleta de dados. Direcionamos os questionários para professores de Educação Física que atuam no ensino médio em escolas públicas de Pernambuco e obtivemos a participação de oito professores. Para análise de dados, utilizamos o método de análise textual e discursiva, proposto por Moraes e Galiazzi, com base na análise dos dados, constatamos que a Ginástica Artística (GA) está presente nas aulas de Educação Física da rede estadual, sendo seu conteúdo mais aprofundado no 2° ano do ensino médio e entre as modalidades abordadas, destacam-se, saltos, o solo e a trave de equilíbrio.Item Os impactos do ensino remoto nas aulas de educação física de professores do ensino médio no período pandêmico de COVID-19(2023-04-30) Sanguinett, Rivaldo Reis; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/1445371799321987A pesquisa tem como objeto de estudo o ensino remoto nas escolas em um componente específico do currículo: a Educação Física. Assim indagamos: quais impactos do Ensino Remoto nas aulas de Educação Física do Ensino Médio na perspectiva dos professores no período de Pandemia de Covid 19? Definimos como objetivo geral: analisar impactos do Ensino Remoto nas aulas de Educação Física de professores do Ensino Médio no período da Pandemia da Covid 19. Como objetivos específicos temos: Identificar alterações no processo de ensino de educação física do Ensino Remoto no componente curricular Educação Física de professores Ensino Médio no período Pandêmico do Covid 19; analisar alterações propostas no processo de ensino pelos professores de Educação Física do Ensino Médio no período Pandêmico do Covid 19. Para responder a questão de pesquisa, buscamos um aporte teórico bibliográfico, e foram aplicados questionários sobre o ensino remoto da educação física no período pandêmico através da plataforma Google Forms. Foram escolhidos para a amostragem da pesquisa de campo, professores que lecionam no período remoto emergencial nas turmas de primeiro ano do ensino médio. A análise dos formulários foi realizada utilizando a metodologia da Análise Textual Discursiva de MORAES e GALIAZZI (2006). Enquanto conclusão da pesquisa podemos afirmar que os impactos do ensino remoto de educação física no ensino médio foram considerados negativos em relação à infraestrutura. Porém foi possível destacar atividades exitosas que ficaram como legado. Avanços no uso de novas tecnologias e ferramentas pedagógicas nas aulas de educação física.Item Os impactos dos ambientes escolares no ensino da educação física em escolas públicas(2023-09-13) Silva, Mirela Moreira da; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/7897802631143838Esta pesquisa tem como tema os ambientes escolares destinados à Educação Física, especificamente, os impactos do ambiente escolar nas aulas de Educação Física em escolas públicas. Indaga-se enquanto problema de pesquisa: quais os impactos dos ambientes escolares no ensino dos conteúdos nas aulas de Educação Física? A partir deste problema, definimos como objetivo geral: analisar os impactos do ambiente escolar, enquanto espaço físico e pedagógico, no ensino da Educação Física na escola. E como objetivos específicos: identificar o conhecimento da Educação Física no Ensino Médio; compreender o ambiente escolar necessário para o ensino do conhecimento da Educação Física na escola; identificar os ambientes destinados à Educação Física nas escolas na perspectiva dos professores; analisar os ambientes destinados à Educação Física nas escolas na perspectiva dos professores; compreender a relação entre o conhecimento da Educação Física e o ambiente escolar. Para tanto, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica e de campo, utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário, na plataforma Google Forms, aplicado a professores de Educação Física do Programa Residência Pedagógica do núcleo de Educação física da Universidade Federal Rural de Pernambuco. A análise dos dados foi realizada através do método de análise textual e discursiva proposta por Moraes e Galiazzi. A partir da análise dos dados, concluímos que o ambiente escolar tem impactos significativos no trato pedagógico do compononte curricular Educação Física, isso porque os conteúdos são tratados de forma teórico-prática, necessitando de vivências motoras, em lugares adequados para a prática, para que aconteça de forma segura. A pesquisa revela que os ambientes inadequados ou a ausência deles,podem impactar negativamente o ensino dos conteúdos previstos nas propostas curriculares da Educação Física no Ensino Médio.Item Os impactos dos recursos materiais no ensino da educação física em escolas estaduais de ensino médio em Pernambuco(2024-03-11) Silva, Paloma Victória Teixeira Santos da; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/5965448025829818A pesquisa tem como tema os impactos dos recursos materiais no ensino de Educação Física em escolas estaduais de Ensino Médio em Pernambuco, com ênfase na análise dos ambientes escolares e materiais didáticos necessários ao ensino da Educação Física na perspectiva da formação humana integral dos estudantes. Definimos como problema de pesquisa: qual a relação entre o ensino e os recursos materiais, ambientes escolares e materiais didáticos, necessários para o ensino da Educação Física no Ensino Médio em escolas estaduais no município de Abreu e Lima? O objetivo geral é analisar a relação entre o ensino da educação física e os recursos materiais, ambientes escolares e materiais didáticos, necessários para o Ensino Médio em escolas estaduais de Pernambuco. Enquanto objetivos específicos definimos:compreender historicamente a trajetória da Educação Física; identificar os conhecimentos da Educação Física na Proposta Curricular para o Ensino Médio em Pernambuco; identificar as características dos ambientes e materiais didáticos necessários ao processo de ensino da Educação Física no Ensino Médio; identificar os impactos apontados pelos professores em relação aos ambientes escolares e materiais necessários para o ensino dos conteúdos prescritos na política curricular para a Educação Física no Ensino Médio nas escolas estaduais do município de Abreu e Lima. A metodologia da pesquisa foi de natureza bibliográfica e de campo, com a coleta de dados por meio de questionários aplicados a professores das escolas estaduais em Abreu e Lima. Concluímos com a pesquisa de campo que as escolas estaduais do município de Abreu e Lima só possuem quadras com cobertas e bolas de futebol, além de compreender com base na literatura que a falta de recursos materiais impacta significativamente o ensino de Educação Física: inadequação de ambientes e de materiais comprometem e inviabilizam o ensino dos conteúdos previstos nas propostas curriculares da Educação Física para o Ensino Médio.Item Os jogos e brincadeiras como conteúdos de ensino da educação física nos anos iniciais do ensino fundamental(2025-03-18) Ferreira, Herbert Oliveira Cavalcanti; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464Esta pesquisa tem como propósito investigar a contribuição do conteúdo de Jogos e Brincadeiras no ensino da Educação Física no Ensino Fundamental – anos iniciais. A problemática que norteou esta pesquisa foi a seguinte: qual a contribuição dos jogos e brincadeiras como conteúdos de ensino da educação física nos anos iniciais do ensino fundamental? Definimos como objetivo geral da pesquisa analisar a contribuição dos jogos e brincadeiras como conteúdos de ensino da educação física no ensino fundamental nos anos iniciais. Definimos como objetivos específicos, os seguintes: compreender a educação física no ensino fundamental; compreender o conhecimento de jogos e brincadeiras; compreender as características dos jogos e brincadeiras como conteúdos e ensino da Educação Física no ensino fundamental. Concluímos que os jogos e brincadeiras utilizados como instrumentos pedagógicos buscam valorizar a diversidade e o conhecimento cultural, além de proporcionar o desenvolvimento cognitivo, motor e social dos estudantes. Os resultados obtidos revelaram a importância da ludicidade entrelaçada com os jogos e brincadeiras, concluindo que, é no lúdico que a criança explora sua criatividade e curiosidade, sendo nesses momentos que se obtém novos conhecimentos, contribuindo na formação global do estudante, seja no âmbito físico, afetivo, cognitivo e social.
