TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)
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Item A gasificação como tecnologia disruptiva em sala de aula em vista a compreensão do diagrama de Hertzsprung Russell(2022-06-20) Sá, Maximiliano Freitas de; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/8850023711264946A gasificação esta a cada dia sendo utilizada para fins educacionais e comerciais, pois permite o uso de recursos computacionais avançados para a percepção de uma nova realidade, com isso ha de se promover o engajamento dos participantes, permitindo inovações em sala de aula. Em sua essência, envolve o desenvolvimento de modelos e simulações para compreender de forma pratica e participativa o conteúdo exposto, por meio dos elementos e objetos desenvolvidos em jogos, com o intuito de uma melhor aprendizagem. A tecnologia disruptiva segue a partir de uma nova perspectiva tecnológica, tendo em vista uma nova abordagem que revolucionou significativamente, seja: no mercado, produto ou serviço. O presente trabalho tem o objetivo em desenvolver uma pesquisa a partir de autores que validam o uso da gasificação e analisar a aplicabilidade de seu uso, por meio de um jogo através da plataforma Educaplay, com itens elaborados para a compreensão do diagrama de Hertzsprung Russell. Utilizando uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, em vista ao produto educacional proposto, o produto harmoniza-se as teorias que levam em consideração a gasificação, assim por meio disso, o produto pode ser uma forma de contornar a falta de materiais didáticos por meio do uso do computador no ensino da Astronomia? A partir disso, e apresentado o principio de utilização da gasificação para compreensão do diagrama de Hertzsprung Russell. Prevê aqui, corroborar em propostas de experimentações virtuais através de um ambiente com interatividade. Através da pesquisa bibliográfica, e evidenciado que, com a inclusão de uma plataforma de gasificação, promove construções metodológicas elaboradas, engajadas e construtivas, com isso o jogo propõe fomentar e atribuir a uma pratica educativa.Item A história da astronomia em Pernambuco e no nordeste do Brasil: a linha do tempo em forma de cordel(2022-06-06) Souza, Fernando Antônio Araújo de; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/9446695516155521Este trabalho busca apresentar a Literatura de Cordel como instrumento de divulgação de temas científicos e em especial temas de Física e de Astronomia, bem como analisar sua utilização em sala de aula e em espaços não formais de educação, como estratégia de motivação para o ensino de ciências, mostrando que o cordel pode ser importante veiculo de popularização da ciência, uma boa estratégia de ensino e aprendizagem e ferramenta alternativa de educação. Para alcançar os objetivos propostos, o tema central escolhido foi fazer a narrativa da Historia da Astronomia em Pernambuco e no Nordeste: A Linha do Tempo em forma de cordel. Foram executados os seguintes procedimentos: uma pesquisa documental mais fiel possível de todos os principais eventos na área de Astronomia ocorridos ao longo do tempo; a escolha do tipo de cordel a ser utilizado; identificação de cordéis cujos títulos abordavam alguns temas relativos a Ciência; a adequação do cordel como instrumento de alfabetização cientifica. Apos essas ações foram realizadas oficinas e produzidas videoaulas no IFPE Campus Caruaru, onde foi trazido para os nossos alunos, o Cordel da Linha do Tempo da Astronomia, a própria estrutura de elaboração das estrofes do cordel em sextilhas, culminando com a sua apresentação, num cordel repleto de historias e de conteúdos da Física e da astronomia, sugerindo aos alunos o exercício da arte de declamar e recitar o cordel, num processo lúdico e divertido de aprendizagem.Item A popularização da ciência no semiárido brasileiro: desafios e possibilidades para promoção e apropriação do conhecimento científico-tecnológico(2022-06-21) Silva Filho, Abdias José da; Oliveira, Patrícia Adriana de; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/6622316516696735Este trabalho apresenta um resgate histórico da Semana de Popularização da Ciência do Semiárido Brasileiro (Semana POP) e da sua contribuição para a região. Nesse sentido, buscou-se identificar os diferentes papéis desempenhados pelos parceiros, na promoção e apropriação do conhecimento científico-tecnológico. Procurou-se também descrever as ações da Popularização da Ciência no Semiárido Brasileiro como forma de inclusão social, bem como elaborar um livreto, como produto educacional, que apresentasse a Semana POP como meio de fomento para a realização de um evento científico popular. Para tanto, utilizou-se como aporte teórico as concepções da extensão universitária, os desafios na difusão do conhecimento científico, a alfabetização científica e a popularização da ciência. Baseado nesses conceitos, descreve-se a trajetória histórica da Semana de Popularização da Ciência do Semiárido Brasileiro como polinizadora de ações que permeiam a alfabetização científica, a popularização da ciência e a inclusão social, através das construções dialógicas entre os atores envolvidos no processo, perpassando por conhecimentos acadêmicos e saberes populares. Assim, observou-se que a parceria entre academia e população em geral é potente e possível. Portanto, essa proposta pode ser aplicada em outras regiões do país.Item A viagem de Órion e o nascimento das constelações – a mitologia das constelações em história em quadrinhos: uma proposta de ensino de astronomia na educação básica(2022-06-18) Cavalcanti, Jorge Luiz Batista; Lima, Thiago José Bezerra de; Fernandes, Telma Cristina Dias; http://lattes.cnpq.br/1738008489950635; http://lattes.cnpq.br/4845189761528558; http://lattes.cnpq.br/9322443838207173As constelações instigam curiosidade, principalmente, quando são observadas na ótica do conjunto de lendas e mitos advinda de suas nomenclaturas, razão pela qual se torna viável o Ensino de Astronomia direcionado para o contexto escolar. Nesse sentido, esta pesquisa buscou apresentar uma proposta de construção de um material didático-pedagógico para estudantes e professores(as) em exercício na Educação Básica, no formato de um roteiro para a elaboração de histórias em quadrinhos, intitulado: “A viagem de Órion e o nascimento das constelações”, utilizando-se da linguagem da mitologia greco-romana para compreender a origem das constelações, com destaque para aquelas facilmente observadas no céu de Pernambuco e região. Dessa forma, buscou-se inserir a linguagem abstrata dos mitos gregos e romanos para a origem das constelações, de modo a incorporar elementos voltados à Astronomia na estrutura conceitual dos educandos, a partir do trabalho desenvolvido com o uso de histórias em quadrinhos. Portanto, espera-se que o produto educacional, representado pelo referido roteiro, envolvendo os personagens mitológicos, possa oferecer subsídios teórico-práticos para que professores(as) desenvolvam temas relevantes do campo do Ensino de Astronomia, proporcionando-lhes situações educativas de criação de variadas formas de mídias, como revistas em quadrinhos, desenhos animados, teatro e outras.Item Abordagem ativa para o ensino da astronomia: o caso das fases da lua(2022-06-07) Silva, Gleydson Patricio de Souza; Matias, Marcelo Pereira; Tenório, Alexandro Cardoso; http://lattes.cnpq.br/6169033174942344; http://lattes.cnpq.br/1749867373338081; http://lattes.cnpq.br/7891673760826772No presente trabalho trataremos de um modelo de metodologia ativa utilizado para o ensino de astronomia, especialmente para o caso das fases da Lua. Também foi analisado como valer-se do método para obter melhores resultados no desempenho do processo ensino-aprendizagem. Tendo em vista que as metodologias ativas constituem uma possibilidade aos métodos tradicionais reconhecidos pelo processo substancialmente transmissivo em que o docente é o centro do processo. Isto foi realizado através de uma proposta metodológica tem com público alvo o 2º ano do ensino médio e foi experimentada a partir de oficina como ferramenta no processo de ensino aprendizagem dos conteúdos. A abordagem aqui apresentada está pautada na compreensão contemporânea da ciência, através da observação, investigação e prática em que buscamos por meio da ludicidade tornar o ensino da Astronomia mais atraente, prazeroso e significativo aos nossos estudantes.Item Álbum seriado digital: a vida do homem no espaço(2022-06-18) Medeiros, Cássio Ilan Soares; Souza, Clélio da Cruz; Rabelo, Aneide Rocha de Marcos; http://lattes.cnpq.br/2136615453127457; http://lattes.cnpq.br/8590710302894569; http://lattes.cnpq.br/5284500502587627A astronomia é uma das ciências mais antigas da humanidade, fazendo parte da curiosidade do senso comum e está entre os temas que mais despertam o interesse dos jovens na faixa dos 15 anos de idade, o que corresponde ao público que tipicamente inicia o ensino médio no Brasil. Por ser um tema popular e reconhecidamente fundante do pensamento científico moderno, diversos países a inserem em seus currículos de ciências. Sendo assim, com o objetivo de conhecer a complexa relação da vida do homem no espaço foi proposto a elaboração de um álbum seriado digital interdisciplinar e de caráter transversal no qual é composto por nove temáticas elaboradas com base nas competências de várias áreas do conhecimento preconizados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, o álbum seriado digital constitui-se de uma maneira alternativa de se trabalhar o conteúdo básico atrelado aos conhecimentos necessários à formação do aluno enquanto cidadão. Além de considerar a diversidade dos alunos e seus contextos, bem como a necessidade de instrumentalizar o professor para dar conta das diferentes demandas que surgem nesse percurso de ensino-aprendizagem, no cenário nacional.Item Análise da abordagem do conteúdo sistema solar no 9º ano do ensino fundamental (anos finais) na fala de professores(2022-07-30) Almeida, Jeferson José dos Santos; Gonçalves, Paula Cristina da Silva; http://lattes.cnpq.br/6221874223227758; http://lattes.cnpq.br/8515312342571982O presente trabalho tem como objetivo analisar a didatização da abordagem do conteúdo Sistema solar a partir da fala de dois professores de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental (Anos Finais). Para isso, propusermos aos docentes um formulário com 8 questões dissertativas, com intuito de identificar os desafios da abordagem do conteúdo Sistema Solar. Após a análise, foi possível depreender que existem desafios semelhantes e específicos encarados por ambos professores. Nessa perspectiva, buscamos refletir em possíveis propostas didáticas e metodologias com objetivo de tentar auxiliar os professores e diminuir os problemas vivenciados por eles. A pesquisa está ancorada nos pressupostos teóricos defendidos por Langhi e Nardi (2005), Lima (2018), Hetem & Pereira (2010) e Gomes (2017), também, a BNCC (2017) os PCN Ciências (1997) e o Currículo de Pernambuco (2019). Ainda utilizamos as contribuições intelectuais de Cecatto (2011), Picazzio (2014), Borges e Hyoshida (2018) e França et al. (2017). O corpus do trabalho é constituído da fala de um professor da rede particular de ensino e o outro da rede pública estadual, ambos do município de Itaquitinga – PE. A partir da fala dos professores, foi possível interpretar que ambos sentem dificuldades metodológicas provenientes das suas formações acadêmicas, pois, eles alegam que não foram orientados para lecionar Sistema Solar e assuntos que remetem à Astronomia na Educação Básica. Além disso, um dos professores declarou que faltam subsídios tecnológicos na sua escola e isso, para ele, acarreta uma dificuldade na mediação do conteúdo. Nesse prisma, buscamos metodologias e propostas didáticas que contornem os problemas apresentados pelos docentes e percebemos que dentre as perspectivas por nós investigadas, as que oferecem melhor aplicabilidade tendo em vista a realidade encaradas pelos docentes entrevistados são as que privilegiam uma abordagem lúdica do conteúdo.Item Análise financeira entre comprar, montar ou fazer um telescópio(2022-07-07) Donato, Felipe José Virgínio; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101Este trabalho propõe uma análise financeira dentre as possibilidades existentes para se adquirir um telescópio e tem por finalidade auxiliar professores, escolas, clubes de astronomia, astrônomos amadores, iniciantes na astronomia, todos aqueles que desejam possuir um. O breve histórico de como o telescópio refletor surgiu na astronomia, apresentado neste trabalho, explica as vantagens sobre a luneta e que outros astrônomos e matemáticos já haviam projetado modelos antes que Newton viesse a construir o primeiro exemplar deste tipo. Também é abordado como os instrumentos ópticos podem atuar numa série de atividades educativas dentro e fora da escola, proporcionando muitas vezes a experiência de observar por um pela primeira vez. Neste estudo foram analisados três cenários: comprar um telescópio, montar ou fazer – que difere de montar pois neste é manufaturado a maioria dos componentes. Os dados de valores tanto de telescópios prontos quanto de seus componentes foram coletados em sites populares de astronomia e de outros comércios eletrônicos em geral. Para se manufaturar algumas peças como focalizador e suporte do espelho, por exemplo, são utilizados basicamente material em PVC, madeira, parafusos e porcas, os quais foram orçados em um armazém local. Felizmente a mecânica é bastante simples, o que permite que uma construção amadora tenha uma qualidade de imagem igual ou muito próxima de um feito em fábrica. Entretanto há peças feitas de vidro que são muito complicadas e trabalhosas para fazer, são os espelhos e as oculares. Fabricá-los carece de um maquinário específico para as várias etapas do tratamento do vidro, além de habilidade para deixá-los perfeitos em todos seus aspectos, já que uma boa imagem resulta de medidas precisas dos componentes que conduzem a luz. Por este motivo foi pesquisado o custo para comprar os espelhos e oculares para compor todos os cenários. Após levantar os dados, montar os cenários e compará-los, fazer um telescópio mostrou ser a alternativa mais barata de se adquirir um.Item As leis de Kepler: da revolução científica a uma simulação para o ensino básico(2022-06-10) Araújo, Iron Mendes de; Figueira, Milene Vieira; Santos, Antônio de Pádua; http://lattes.cnpq.br/6474063049349847; http://lattes.cnpq.br/7323733914256733; http://lattes.cnpq.br/9369522094422801Este trabalho objetiva contribuir para o ensino da disciplina de Astronomia no ensino básico. Para tanto explicaremos a importância do Astrônomo e matemático Johannes Kepler (1571-1630), e de suas leis, para o desenvolvimento do estudo dos corpos celestes, sua história, e a revolução científica, mudança de paradigma, ocasionada pelos seus feitos na ciência. Por fim apresentaremos um software formulado para facilitar o estudo e a compreensão das leis de Kepler para ser usado por professores e alunos da educação básica.Item Astrolábio e Gnômon: construção de instrumentos astronômicos proposta de uma sequência didática(2022-06-07) Silva, Rogerio José Veloso da; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/0120978814828307Os recursos didáticos na sala de aula vêm cada vez mais evoluindo com o avanço das novas tecnologias, entretanto a “mão na massa” ainda é uma forma de contribuir para a construção do conhecimento de forma significativa e prazerosa. Desta forma este trabalho traz uma proposta de sequência didática que apresenta o passo a passo de como a utilização de materiais reciclados na construção dos instrumentos astronômicos Astrolábios e Gnômon, podem ser usados como recurso didático para apresentar os conceitos de astronomia, matemática, física e ciências afins. Partindo do princípio natural que a hunanidade realiza observações por meio do olho nú desde os tempos pré-históricos, obtendo com a percepção das periocidades dos fenômenos celestes anotações, as quais utilizavam para medir o tempo, conhecer a época de plantio e colheita e orientar na exploração marítima, vem o presente trabalho mostrar a construção dos instrumentos astronômicos: Astrolábio e Gnômon, bem como um pouco da sua história e sua importância para auxiliar nas observações dos fenômenos celestes no contexto didático pedagógico. Para melhor conhecer os instrumentos astronômicos Astrolábios e Gnômon, se faz necessário um breve resumo do surgimento da astronomia, para tanto foi construído uma linha do tempo para mostrar um pouco da trajtória desta ciência tão antiga.Item Astronomia e arte: ação pedagógica de ensino da astronomia por meio da arte, utilizando softwares de edição de imagens(2022-06-15) Praxedes, Jamerson Lopes; Lira, Rafael Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4601784121439123; http://lattes.cnpq.br/6779751158110343Esta pesquisa discute as relações entre Astronomia e Arte, realizando uma oficina que tem o intuito principal propagar o ensino da Astronomia por meio da Arte de forma lúdica e interativa, usando softwares de edição de imagens. Sendo o ensino da Astronomia ainda hoje pouco explorado nas instituições de ensino, nesse contexto, elaboramos uma ação pedagógica de ensino de Astronomia por meio da Arte, para ser aplicada de modo remoto. Por tanto esta pesquisa tem como questão investigativa: Como podemos ensinar Astronomia por meio da Arte? Com isso, nosso objetivo geral consiste em “Executar uma ação pedagógica de ensino da Astronomia por meio das Artes Visuais, utilizando softwares de edição de imagens”. Então realizamos estudos teóricos sobre o ensino de arte, ensino da Astronomia e software de edição de imagens. Além disso, identificamos temas como Exposição artística no auxílio de ensino.Item Astronomia tátil e audível: o ensino da astronomia para alunos com deficiência visual(2022-06-18) Melo, Alain Prost Silva de; Guedes, Leandro Ferreira; Miranda, Antonio Carlos da Silva; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/1088768516415033; http://lattes.cnpq.br/3110884262014794Esta pesquisa tem como principal objetivo proporcionar uma ferramenta que sirva de apoio pedagógico aos professores no ensino da Astronomia na educação básica, direcionada, principalmente, aos alunos com deficiência visual (baixa visão ou cegueira). Para tanto, foi realizado inicialmente um levantamento bibliográfico de artigos e trabalhos científicos sobre índices atuais da população brasileira com deficiência visual, a legislação educacional inclusiva e o ensino de Astronomia para alunos com deficiência visual. Em seguida, como etapa prática da nossa pesquisa, foram construídas maquetes com temas de Astronomia utilizando materiais de texturas diversas que estimulem o tato. Nessas maquetes também foram utilizadas legendas em Braille e Língua Portuguesa, visando a identificação tanto para alunos com cegueira ou baixa visão, quanto para os videntes. Também foram disponibilizados podcasts através de QR Codes na própria maquete, com explicações rápidas e objetivas sobre as maquetes em questão. Ao final, foi elaborado como produto educacional um guia de apoio didático aos professores no qual consta a descrição da construção de algumas maquetes, sugestões de materiais que podem ser utilizados na mesma e sugestão de aplicativos para gravação de podcasts.Item Carta solar e relógio de sol como recursos didáticos para o ensino de astronomia(2022-06-11) Alves, Crelison Nelson Hermenegildo; Silva, Gilvan Francisco da; Rodrigues, Sara Cristina Pinto; http://lattes.cnpq.br/3203651092650480; http://lattes.cnpq.br/0645929440091676; http://lattes.cnpq.br/7423146956315419Item Do cinema para a astronomia: roteiro de curta-metragem documental, sobre observação do céu noturno para a formação docente do ensino da astronomia e ciências afins, O Céu Noturno de Itacuruba - Pernambuco, 2022(2022-06-18) Pereira, Íris Samandhi Costa; Rodrigues, Teresinha de Jesus Alvarenga; Lima, Rafael Pereira; http://lattes.cnpq.br/0447358942103110; http://lattes.cnpq.br/8579309443127499Este trabalho propõe a realização de um roteiro de curta-metragem como produto educacional sobre a observação do céu noturno e poluição luminosa, incluindo entrevistas e depoimentos dos responsáveis pela operação do Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica – OASI. Utilizando uma narrativa expositiva e poética do cinema, espera-se contribuir para a formação docente continuada do Ensino da Astronomia e Ciências Afins. O roteiro do filme vem com o título “O céu noturno de Itacuruba – Pernambuco, 2022", que será gravado em Itacuruba, município de São Francisco Pernambucano, Microrregião de Itaparica, no Estado de Pernambuco. A metodologia utilizada neste trabalho envolve a pesquisa bibliográfica sobre a arte do cinema como instrumento de formação e motivação para a atividade docente e uma pesquisa de campo onde buscamos validar as técnicas de reprodução visual para formação docente. Os resultados mostram que cerca de 97% dos entrevistados, que foram os professores estudantes do curso de Especialização em Ensino da Astronomia e Ciências Afins, da UFRPE, afirmaram a importância de um curta-metragem sobre a observação do céu noturno entre outros temas da Astronomia e suas relevâncias para o ensino. Para alcance do objetivo proposto neste trabalho – de produção de um vídeo documentário de 22 minutos – ainda foram realizados: gravação de vídeos com profissionais responsáveis pela operação do OASI através de questionários estruturados e elaboração de um roteiro de cinema, expositivo e poético, sobre “O céu de Itacuruba” com suas etapas de: pré-produção, produção, finalização, edição e montagem.Item Flex-Astro: recurso educacional para o ensino da astrobiologia na educação básica(2022-06-04) Souza, João Batista de; Lima, Victor Hugo Moreira de; Rodrigues, Sara Cristina Pinto; http://lattes.cnpq.br/3203651092650480; http://lattes.cnpq.br/6259720330130203As Tecnologias da Informação e Comunicação possibilitam acesso rápido a um grande número de informações, todavia a quantidade e facilidade na obtenção da informação não implicam em conhecimento construído. Partindo desta premissa há algumas estratégias didáticas que tem como objetivo orientar estudantes a utilizarem os recursos tecnológicos, como a internet, no processo de aprendizagem, entre elas a FlexQuest. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo produzir uma FlexQuest voltado ao ensino de astrobiologia com base no princípio da Teoria da Aprendizagem Significativa. A intervenção foi dividida em dois encontros, totalizando 4 horas/aula. A pesquisa foi aplicada na ECITE Luiz Gonzaga Burity, no município de Ingá, Estado da Paraíba, para estudantes da 2ª série do Ensino Médio. O resultado da aplicação da FlexQuest desenvolvida foi realizado à luz da análise dos questionários pré e pós-teste, para categorizar o conhecimento dos estudantes e mapear possíveis mudanças em sua aprendizagem. Mediante análise dos questionários, pode-se inferir que a proposta desenvolvida proporcionou aos estudantes um melhor desempenho. Desta forma, a FlexQuest foi um recurso didático que contribuiu para a construção do conhecimento nos estudantes da Educação Básica por meio de uma aprendizagem potencialmente significativa.Item Fundamentos da astronomia e meteorologia para o ensino fundamental e médio(2022-06-11) Farias, Ricardo da Silva; Almeida, Zalmon Carneiro de; Rabelo, Aneide Rocha de Marcos; http://lattes.cnpq.br/2136615453127457; http://lattes.cnpq.br/7750434685370733; http://lattes.cnpq.br/3500048957526705Este trabalho de concussão de curso apresenta uma proposta no ensino relacionada a disciplinas diversas, no qual se destaca a matemática, geografia, física, história, que visa facilitar o entendimento interdisciplinar utilizando um único material de apoio. Além de despertar o interesse por estas disciplinas através do livro paradidático desenvolvido como produto educacional, com a temática Fundamentos da Astronomia e Meteorologia para o Ensino Fundamental e Médio, para ser utilizado com alunos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e do Colégio Militar do Recife (CMR), escrito em cinco capítulos e adicionado de um capítulo extra contendo Instruções para o seu uso, com o objetivo de gerar melhor conexão com as disciplinas escolares. Apresenta-se um panorama da dificuldade enfrentada pelos estudantes e professores em relação a compreensão, interligando informações, dos temas apresentados no material em anexo. Foram elaborados materiais contendo teorias e atividades investigativas em sala de aula, de maneira contextualizada, incluindo a utilização, em alguns casos, materiais recicláveis. Desta forma este material vem como sugestão de paradidático, passível de ser usado por estudantes autodidatas e professores, colaborando com sua formação continuada.Item Guia didático para iniciantes em astronomia(2022-06-11) Silva, Erika Gracyele da; Araújo, Matheus Levy Costa Viana de; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/1237022223714693O guia didático “Guia didático para iniciantes em astronomia” trata-se de um material instrucional cujo objetivo é servir como material de apoio para aulas do ensino médio, como também servir de manual para uso amador astronômico. De modo que qualquer leitor, ao ter acesso, possa ler e compreender facilmente os conhecimentos trazidos e a realização de suas atividades. Sua proposta também está atrelada a oferecer um material de baixo custo e acessível a todas as pessoas independente de classes socioeconômicas. O guia é composto por orientações de observação do céu a olho nu, leitura de materiais externos e questionamentos provenientes da temática acerca da compreensão do universo, informações sobre localização geográfica na esfera terrestre, características e diferenças entre astros e estrelas, posição das constelações e etc. No processo de elaboração do guia foram realizadas as seguintes etapas: fichamento dos temas, pesquisa textual, design gráfico, ilustrações, recursos pedagógicos e recursos tecnológicos. Pode-se concluir que o guia pode ser utilizado como um material pedagógico, no contexto escolar devido ao seu caráter interdisciplinar e crítico, estando alinhado às novas propostas da BNCC e do Novo Ensino Médio em relação ao ensino das ciências da natureza. Também apresenta uma leitura simples e fluida, com recursos tecnológicos mais atuais e utilização de imagens de aplicativos com a intenção de atrair seus leitores.Item Ideias sobre estrelas, planetas e satélites em estudantes do 1º ano do ensino médio(2022-06-13) Marcos, Iara da Glória; Silva, Kaliana Mendes da; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbrega; http://lattes.cnpq.br/6266838424159082; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352; http://lattes.cnpq.br/7836518079953791; http://lattes.cnpq.br/0639071425992238A Educação Básica Escolar é um direito de todas as crianças e adolescentes do Brasil. A Base Nacional Comum Curricular – BNCC é um documento de caráter normativo que determina um conjunto de aprendizagens essenciais para todas as etapas. A Educação em Astronomia está presente em duas delas: Ensino Fundamental e Ensino Médio. Neste trabalho, o objetivo foi analisar as contribuições da sequência didática sobre estrelas, planetas e satélites para estudantes do 1º ano do Ensino Médio, na construção do conhecimento científico, em uma perspectiva Kellyana. A metodologia utilizada adotou uma abordagem qualitativa, que contém uma sequência didática baseada no Ciclo da Experiência Kellyana (CEK), desenvolvida com alunos de Escola Pública, em Pernambuco. O CEK é organizado de forma cíclica, em cinco etapas de aprendizagem: Antecipação, Investimento, Encontro, Confirmação ou Desconfirmação e Revisão Construtiva. Diversas atividades sobre o tema estrelas, planetas e satélites foram realizadas em cada uma dessas etapas, como: questionário antecipatório, desenhos e entrevistas, na Antecipação; no Investimento, foram solicitadas listas individuais de ideias sobre estrelas, planetas e satélites, as quais foram empregadas na construção de mapas de ideias, feitos em grupos de dois a quatro estudantes. Além disso, essas equipes receberam quatro questões, para orientar pesquisas na internet sobre os astros. Na etapa Encontro, ocorreram duas lives com professores de Física, utilização do Planisfério Celeste de Pernambuco, aula no modelo Rotação por Estações, apresentação de slides e do aplicativo Stellarium. Na etapa Confirmação ou Desconfirmação ocorreu a realização do jogo “Trilha dos Astros”; e revisão do mapa de ideias, na etapa Revisão Construtiva. A partir da análise de cada etapa, constatamos que a sequência didática desenvolvida, com base no CEK, favoreceu a aprendizagem, sendo eficiente ao Ensino de Ciências e Astronomia. Foi elaborado um produto educacional, na forma de Guia Didático, que busca contribuir para a construção de conhecimento científico sobre estrelas, planetas e satélites. Espera-se que este material possa ser utilizado pelos professores de Ciências, e contribua para o processo de formação continuada de professores.Item Implantação de um clube de ciências na escola de referência em ensino médio professora Carlota Breckenfeld(2022-06-16) Santos, Dacilene Soares Lopes dos; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352; http://lattes.cnpq.br/3957559059635010O Clube de Ciências se constitui como espaço de educação não formal, que envolve múltiplos objetivos, oportunizando aos participantes a vivência de situações investigativas, desenvolvimento de habilidades e competências, em diversas áreas do conhecimento, com foco na alfabetização científica. Considerando essas ideias, este trabalho apresenta como ocorreu a constituição de um Clube de Ciências, em uma escola pública, localizada no município de Tabira, Sertão de Pernambuco. Para isso, teve como principal objetivo, implantar um clube de ciências na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM), Professora Carlota Breckenfeld, promovendo a formação de jovens nas dimensões científicas, sociais e políticas. Buscamos também incentivar a divulgação e participação de estudantes da escola em olimpíadas e mostra de foguetes, tais como: Olimpíada Nacional de Ciências (ONC); Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP); Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF) e, em especial, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Ademais, elaboramos um produto educacional, na forma de Guia Didático, que visou contribuir com orientações para implantação de Clube de Ciências nas escolas. A metodologia adotada envolveu a participação de professores, estudantes e comunidade em geral. Várias atividades foram realizadas durante o processo de criação do Clube, dentre elas: pesquisas, elaboração de concurso para escolha do nome e logomarca, desenhos, elaboração de estatuto, abertura de rede social e aplicação de questionários. Constatamos que o desenvolvimento das atividades e criação do Clube de Ciências na escola, proporcionou um maior envolvimento da comunidade escolar, integração das diversas áreas do conhecimento, contribuindo na formação científica e cidadã. Esperamos que o Guia Didático elaborado, possa ser utilizado pelos professores da educação básica, que desejem criar, juntamente com a comunidade escolar, o Clube de Ciências na escola pública ou privada.Item INPE 60 anos resgate histórico e aplicação dos produtos tecnológicos e informações no ensino básico(2022-06-18) Schaffel, Gilmara Biancardi; Souza, Lucila Quirino Lopes de Paiva; Santos, Leonardo Barbosa Torres dos; http://lattes.cnpq.br/2800034267415426; http://lattes.cnpq.br/7593232188801009O presente trabalho tem por objeto de estudo o resgate da história do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial – INPE. Além do resgate histórico do INPE, buscamos utilizar as ferramentas tecnológicas, desenvolvidas pelo INPE, para despertar o interesse nos estudantes e, assim, conduzir a uma melhor compreensão dos assuntos vivenciados em sala de aula, realizando um trabalho interdisciplinar. Para a realização deste projeto, buscou-se inserir a interdisciplinaridade para o estudo da ciência, a ser ministrada para a educação básica no nível de Ensino Fundamental e Ensino Médio, sendo assim, incentivar o estudo da Astronomia como uma ciência criativa, trazendo o lúdico da disciplina e inserindo a sua relação com o cotidiano, para que os educandos possam ser motivados à análise e à observação para que seu conhecimento seja enriquecido. A partir do projeto desenvolvido será redigido um artigo a ser enviado para a Revista Latino Americana de Educação em Astronomia que poderá, sendo publicado, levar ao conhecimento dos leitores a divulgação do trabalho realizado pelo INPE e de como aplicar as informações e conhecimentos produzidos nessa instituição no Ensino Básico.
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