TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)
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Item A concepção do desenho como ferramenta artística na prática do professor de educação infantil(2019-08-10) Barbosa, Claudenice da Cunha; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/1837815718785025Este trabalho monográfico tem como objeto de estudo o desenho infantil, assim buscou-se delinear a temática sobre o uso do desenho nas aulas de artes, apresentando um panorama social e psicológico que é atribuído ao desenho, mas vinculando este à questão didática e artística que o envolve também. A escolha por esta temática justificou-se pelo constante contato com o desenho infantil produzido dentro das escolas de educação infantil o que fez surgir inquietação sobre a visível necessidade de revisar o objetivo do desenho na infância. Neste sentido, como objetivo geral estipulou-se estudar “a concepção do desenho como ferramenta artística na prática do professor de Educação Infantil”, seguida dos objetivos específicos que nortearam a pesquisa como um todo: analisar o uso do desenho como ferramenta artística pelos professores de Educação Infantil; compreender o desenho como instrumento no desenvolvimento da criança; observar a prática com a utilização do desenho em sala de aula da Educação Infantil; para tanto, foi realizado um estudo de caso numa instituição de Educação Infantil e Ensino Fundamental I da cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE, com uma abordagem qualitativa. Como delineamento de amostragem teve como foco do estudo quatro docentes da Educação Infantil com alunos com média de idade entre um ano e meio e quatro anos. Além da utilização de questionários semiestruturados aplicados junto a estas docentes. Como base teórica foram abordados dentre outros autores, os estudos de Ana Mae Barbosa (2008), Zélia Gomes (2009) e Edith Derdyk (1989), no intuito de dar suporte à análise dos dados obtidos ao longo da pesquisa.Item A Formação do saber dos Mestres Mamulengueiros na construção dos bonecos mecânicos(2019-07-31) Silva, Altino Francisco da; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/8954280833552589Esta investigação teve como tema os saberes dos mestres mamulengueiros para construção dos bonecos mecânicos. O delineamento metodológico percorreu várias etapas, entre as quais um estudo sobre o teatro de formas animadas com ênfase no teatro de bonecos e suas várias formas de representações, o conceito e história do mamulengo, de suas aproximações e distanciamentos do boneco mecânico; sobre as variações mais predominantes na região nordeste e um mapeamento dos mestres mamulengueiros pernambucanos. A partir dos estudos iniciais, encontramos o Mestre Saúba, da cidade de Carpina, que é destacado pelo seu rico acervo de mamulengos e um sabedor da arte da construção de bonecos mecânicos. Por tal motivo, a partir de um estudo caracterizado como História ou Relato de Vida, foi realizada com o objetivo de compreender a apropriação de esses saberes. Os dados foram obtidos a partir de pesquisa bibliográfica e de análises de vídeos documentários sobre Saúba. Os resultados são apresentados na forma de uma narrativa descritiva, elaborada por este autor.Item A formação inicial de professores polivalentes e sua relação com o ensino da arte(2019-08-10) Barbosa, Dayse Patrícia Pereira; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/5087371823144795Este trabalho tem por objetivo investigar a formação para o ensino de arte em cursos de Licenciatura em Pedagogia e identificar suas concepções de arte. A partir disso, foi analisado como a formação inicial, graduação, contribuiu para o desenvolvimento das práticas docentes no âmbito das aulas de Artes. Foi realizada análise documental das Diretrizes do curso de Pedagogia, da BNCC e do Projeto Pedagógico do Curso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, na qual foi utilizada uma entrevista semiestruturada, contendo 6 questões aplicada para 10 professores polivalentes. Os resultados mostraram que os professores se aproximam do entendimento de que a formação inicial não contemplou satisfatoriamente todas as demandas do dia a dia da sala de aula. Sendo necessárias pesquisas, cursos de especializações, entre outros.Item O c(s)inestésico, o fazer artístico e a relação com a tecnologia digital(2019-07-29) Távora, Luciana Matoso; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/4712274374644436Esta pesquisa teve como objetivo compreender a relação do artista com os artefatos digitais e as possíveis interferências em suas percepções e sentido cinestésico, durante o seu processo de produção artística na arte plástica. Mediante a fundamentação teórica, foram explorados os conceitos de percepção sinestésica, do sentido cinestésico, do desenvolvimento humano, da arte híbrida, da arte e a tecnologia digital, na videoarte. A pesquisa empírica teve como foco o processo de produção da obra “A força” (2019), da artista Christina Machado. Os dados foram coletados por meio de entrevista, apreciação da videoarte, produzida pela artista, observação e medição da entropia do ambiente. Como resultado, conseguiu-se apurar que, durante o fazer artístico, a arte vivenciada em contato direto com o material, a arte analógica contempla mais o c(s)inestésico. Enquanto que a arte digital prioriza o racional, não se tornando isso empecilho para a criação artística, que encontra o equilíbrio nos dois campos pesquisados, por intermédio da ação e produção híbrida.Item Uma proposta pedagógica a partir da perspectiva artística sobre o observatório solar indígena(2019-07-22) Praxedes, Jamerson Lopes; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/6779751158110343Este trabalho traz um novo olhar sobre a discussão do ensino de artes brasileira, em destaque, à arte indígena, considerada como origem da arte nacional (DARCY RIBEIRO, 1986). As artes, ainda hoje, são negligenciadas em livros ou em museus. Nesse contexto, esta pesquisa tem como questão investigativa: como explorar um artefato indígena, especificamente, o Observatório Solar Indígena – OSI, no ensino de arte indígena em um museu? Nosso objetivo geral consiste em “elaborar uma proposta de ensino não formal de artes para os monitores da área de Astronomia do Museu Espaço Ciência a partir de um olhar artístico sobre o Observatório Solar Indígena”. Para tanto, realizamos estudos teóricos sobre o conceito de arte dos povos índios, a partir de autores como Afonso e Silva Afonso e Silva (2012) e Darcy Ribeiro (1986); e do uso da arte indígena no ensino de artes, em Ana Mae Barbosa (1998, 1991, 2011), Darcy Ribeiro (1986) e Berta Ribeiro (1989). Além disso, identificamos aspectos artísticos no OSI, que podem ser adotados no ensino de arte índia. A pesquisa metodológica adotada neste trabalho é do tipo qualitativa, que tem como fator principal examinar o objeto de estudo (GERHARDT; SILVEIRA, 2009). Entre os principais resultados, destacamos que o Observatório é um instrumento prático usado como calendário, contudo apresenta uma estrutura ímpar da cultura Guarani, podendo assim, ser apreciado como um objeto tecnológico, como normalmente acontece em um museu de ciências, mas também, pode ser definido como arte indígena, como um cocar, as cerâmicas, os grafismos, entre outros.
