TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2902
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Item A importância do ensino da arte para a alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA)(2019-08-02) Alves, José Ricardo; Machado, Josefa Alexandrina Medeiros de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5285590707178347A presente pesquisa tem como objetivo apresentar argumentos sobre a importância da isenção do ensino de arte na Alfabetização da Educação de Jovens e Adultos, atentos a sua influência para a formação cidadã dos estudantes, analisando os impactos das tecnologias no ensino. Buscaremos a descrição de fatores que podem definir à arte como instrumento motivacional, e contribua para a superação dos obstáculos cognitivos, falta de investimentos na infraestrutura da educação básica, no processo formativo da capacitação de professores de arte e da EJA. Destacamos que os processos formativos ajudariam os professores a entender melhor os impactos tecnológicos presentes nas salas de aulas por meio das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), que já faz parte do cotidiano dos estudantes presente hoje em nossas escolas. Refletimos a partir da abordagem triangular de Ana Mae Barbosa como metodologia fundamental, aliada com a dialética Freireana como base essencial para o ensino da Arte na Alfabetização de Jovens e Adultos. Pois, acreditamos que ajudaria bastante, de um modo geral, principalmente no entendimento do contexto histórico da arte e na sua relação com a cultura, os grupos socioculturais e sua influência na educação popular, que necessariamente precisa se fazer presente no ensino da arte e na alfabetização como também nos demais módulos da educação de Jovens e Adultos, onde a arte contemporânea representada dentro dos quatro grandes campos: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Já presente no Parâmetro Curricular da Educação Básica de Pernambuco (PCEB, de Pernambuco 2013, p 18). Normatização que se faz necessária abranger a alfabetização no primeiro módulo da Educação de Jovens e Adultos, no ensino formal como também no não formal, na luta pela a erradicação do analfabetismo, dialogando com os novos segmento da arte e da tecnologia que tem por obstáculo a falta de estrutura das escolas, como também professores que não são formados em arte e nem tão pouco recebem capacitação por meio de uma formação continuada adequada a disciplina de arte e dentro dos eixos tecnológicos. A investigação aponta que, na iminência em superar esses obstáculos, é preciso um esforço pedagógico em prol da autoestima dos estudantes da EJA, otimização do uso da tecnologia móvel, no caso dos aparelhos de telefonia celular, os tablets e notebooks. Na utilização desses aparelhos de forma mais direta na arte com vídeos, fotografias entre outros meios tecnológico vinculado a arte, superando as questões de infraestrutura materiais das escolas ao mesmo tempo, conscientizando os estudantes de que a escola é um espaço de construção do conhecimento, e o ensino da arte neste processo pedagógico amplia o conhecimento de mundo expressivamente, cognitivamente e perceptivamente tanto de estudantes em sala de aula ou fora dela.Item Contribuições das pesquisas empíricas sobre histórias em quadrinhos (HQs) em educação para pensar a prática educativa em artes e tecnologia(2019-07-09) Dias, Priscylla Karollyne Gomes; Machado, Josefa Alexandrina Medeiros de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5285590707178347; http://lattes.cnpq.br/4569293571803835Esta monografia tem por objetivo investigar situações discursivas que pesquisas empíricas vinculadas a cursos de mestrado em educação, e publicadas nos últimos anos (2013-2018) no Brasil, constroem em torno de práticas pedagógicas a partir do uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) na educação. Para tanto, foi reunido um corpus de análise compreendendo um quantitativo de três monografias articuladas com a finalidade de perceber como indicam sentidos da aprendizagem de conteúdos com as HQs. A reunião das monografias que compuseram o corpus de análise da pesquisa foi condizente com um gesto de provocação em torno das configurações discursivas que mobilizam sentidos de sujeitos e de educação, situados em um campo de prática pedagógica. Sendo assim, este trabalho tem como ênfase as proposições de Dominique Maingueneau. Os resultados apontaram que as situações discursivas que emergem de fragmentos de trabalhos acadêmicos vinculados a cursos de mestrado em educação, e que produzem articulações a sala de aula, são as seguintes: convencimento sobre a originalidade do tema; recurso pedagógico em um dado campo de atuação docente e pedagógico; aproximação com o sujeito leitor da dissertação; distanciamento da prática cotidiana; possibilidade de apropriação da linguagem quadrinhesca. A inserção da discussão em torno da composição de artes e de tecnologias neste trabalho condiz com a aposta de repensar práticas alicerçadas por uma cadeia simbólica da linguagem que se estrutura, por sua vez, por meio de referências cotidianas e sócio-culturalmente legitimadas pelos sujeitos do discurso. As considerações do trabalho apontam que a provocação de pensar as HQs como uma ferramenta tecnológica sugere a abertura de um campo de possibilidades em torno dessa expressão provocativa, contemporânea e emergente.
