TCC - Licenciatura em História (Sede)
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Item Mulheres indígenas na ditadura militar brasileira: uma análise da representação e resistência(2024-02-27) Dutra, Letícia Gabriela da Silva; Silva, Marcília Gama da; http://lattes.cnpq.br/0090863442089957; http://lattes.cnpq.br/3627397878293507Este artigo aborda a história das mulheres indígenas durante o período da ditadura militar no Brasil, com ênfase na década de 1970, destacando sua representação e resistência em meio a um momento que foi fortemente marcado por violações dos direitos humanos e opressão política, buscando traçar uma alternativa para fugir da estereotipação da mulher indígena, no intuito de colocá-la como protagonista de sua própria história em um período em que foi constantemente apagada e apresentando os diversos núcleos em que essas mulheres foram inseridas na busca de colocar a sua luta, história e cultura como o centro de sua resistência.Item A representação social da História no mangá One Piece de Eiichiro Oda(2023-04-28) Mota, Ícaro Rhuan de Lima; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/9421700387960516Nesse artigo, vamos analisar o mangá One Piece, de Eiichiro Oda. Nosso objetivo é perceber, através da identificação de núcleos temáticos, a forma como a obra estabelece uma representação social da história, através das disposições que os personagens fazem do passado e sua importância para a trama narrativa. Para tanto, vamos dialogar com o conceito de representação social de Chartier, segundo o qual a representação social não é entendida como o ato de revelar um objeto (ou situação) ausente, mas são discursos que possuem seus próprios dispositivos, suas próprias articulações retóricas e narrativas, que não são redutíveis às ideias que eles enunciam ou aos temas que sustentam. (CHARTIER, 2002)Item Mangá Fullmetal Alchemist: uma representação social do totalitarismo(2022-10-07) Lima, Franky Lourenço de; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/1807758287595697O presente artigo busca analisar como o mangá Fullmetal Alchemist, da artista Hiromu Arakawa, mobiliza uma representação social do totalitarismo. Para tanto, nos valemos dos conceitos: i) de totalitarismo, definido por Hannah Arendt (1998), para sublinhar os mecanismos da excepcionalidade no Estado de Direito, ii) de representação social, desenvolvido por Roger Chartier (1982), com o propósito de compreender as nuances com que a narrativa gráfica de mangás e animes abordam esse tema. Metodologicamente, elegemos alguns núcleos temáticos estruturantes da obra que é dividida em 108 capítulos publicados num contexto de disseminação da cultura pop japonesa para o resto do mundo (2001-2010).Item Negras de tabuleiro: uma visão a partir de viagem pitoresca e histórica ao Brasil de Jean Baptiste Debret(2022-05-17) Bento, Mônica Pontes da Silva; Bandeira, Élcia de Torres; http://lattes.cnpq.br/4669638328828195; http://lattes.cnpq.br/8560836875177973Este artigo busca apresentar as análises feitas a partir das iconografias de Jean-Baptiste Debret com negras de tabuleiro e suas respectivas representações culturais africanas e afro-brasileiras, costumes sociais e de trabalho no Rio de janeiro oitocentista, durante sua estada ao Brasil entre 1816 a 1831. O objetivo é mostrar que as respectivas iconografias apresentam elementos históricos, estéticos e culturais da época bem como a questão de gênero e social destas mulheres, em condições de escravidão, liberdade e forro. Iremos discutir as representações e seus termos relacionados à mulher negra africana, como também, afro-brasileira, a partir de comentários feitos em pranchas pelo próprio Debret em Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, e também em fontes com narrativas sobre o tema.
