TCC - Licenciatura em História (Sede)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/460

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A ação da providência divina em "O Valeroso Lucideno e Triunfo da Liberdade", do Frei Manoel Calado
    (2025-03-11) Silva, Gleyson Maurício Lima da; Silva, Kleber Clementino da; http://lattes.cnpq.br/2821384780282146
    O presente artigo almeja avaliar os relatos de manifestações miraculosas descritos na obra do Frei Manoel Calado, com o objetivo de compreender de que forma estes relatos reforçam a crença da intervenção divina na legitimação da Restauração de Pernambuco, já inserida na tradição providencialista portuguesa. Para tanto, estrutura-se a partir da contextualização histórica que levou à invasão dos neerlandeses, apresenta quem é o autor, sua obra e outras fontes contrastantes da época. Ao final desenvolve uma análise da fonte a partir de episódios relatados e interpretados pelo autor sob o prisma do providencialismo como recurso político estratégico panegírico, isto é, de promoção da imagem, bem como da concepção cristã de guerra justa.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Diário de Bitita na sala de aula: memória, literatura e história no Programa Residência Pedagógica
    (2025-03-19) Lessa, Anna Victória Souto; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/2730881181807163
    O presente artigo apresenta uma experiência desenvolvida no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Silva Jardim, com foco na proposta efetivada na disciplina eletiva do Ensino Médio “Diário de Bitita: identidade e memória”. A proposição teve como objetivo explorar a intersecção entre Literatura e História, utilizando a obra Diário de Bitita, de Carolina Maria de Jesus, como instrumento para reflexão sobre identidade, memória, desigualdade social, racismo e gênero no Brasil. A metodologia adotada incluiu análise textual, debates, dinâmicas interativas e práticas artísticas, como teatro-fórum e produção de histórias em quadrinhos. Os resultados indicam que a abordagem possibilitou um engajamento significativo dos estudantes, promovendo debates críticos e a valorização de memórias e identidades historicamente marginalizadas. No entanto, desafios estruturais impostos pelo Novo Ensino Médio e a fragmentação curricular foram identificados como limitações ao aprofundamento dos conteúdos. Conclui-se que o PRP é uma ferramenta essencial para a formação docente, proporcionando experiências que fortalecem o ensino de História em uma perspectiva crítica e inclusiva.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Proposta de produto didático. Imperium: um livro paradidático sobre o uso da literatura para debater o ensino de história e a democracia no século XXI
    (2019-12-20) Efrem, Raissa Gouveia de Melo; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/7627972179532609
    O trabalho de conclusão de curso em questão trata-se de um produto didático: Imperium: um livro paradidático para debater o ensino de história e a democracia no século XXI. Nosso objetivo foi produzir um livro paradidático inspirado na série infanto-juvenil Harry Potter para, a partir dele, estimular a empatia histórica nas aulas de história da educação básica (LEE, 2006). O paradidático aqui apresentado visa falar sobre o ensino de história numa instituição escolar e apresenta como tema central o conceito de democracia. Afinal, o principal objetivo do saber histórico escolar de acordo com os documentos diretrizes para esse conteúdo disciplinar é preparar os estudantes para aturem no Estado Democrático de Direito. Nesse caso, o uso do livro paradidático como linguagem alternativa para o ensino de história visou trazer para mais próximo dos estudantes temáticas e assuntos que lhes parecem demasiado complexos e distantes de sua realidade. Como alternativa para uma história fixa e acabada, repleta de datas e nomes, ainda presente no cotidiano escolar, buscamos apresentar uma linguagem lúdica, cujo objetivo é estimular a imersão dos estudantes na História.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    As aias também contam história: a utilização d’ O Conto da Aia como linguagem alternativa para o ensino de História
    (2019-12-16) Feitosa, Rhaissa de Souza; Bezerra, Rozélia; http://lattes.cnpq.br/0968758655400113; http://lattes.cnpq.br/3302145276038718
    Este trabalho versa sobre a importância da parceria entre literatura e ensino de História, vinculados aos estudos de gênero. A ficção, em particular, na figura de O Conto da Aia, no caso desse trabalho, torna-se fonte para a História quando permite possibilidades que outras fontes não enxergam. Através dessa possibilidade, propõe-se a criação de uma sequência didática sobre a Idade Média para investigar os indícios de realidade do romance distópico O Conto da Aia.