TCC - Licenciatura em História (Sede)
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Item A relação entre o futebol e as duas ditaduras brasileiras: a varguista e a militar(2025-07-21) Silva, Gabriel Pedro de Melo; Silva, Giselda Brito; http://lattes.cnpq.br/2327404253426354; http://lattes.cnpq.br/1678187906647385Este estudo propõe um debate historiográfico acerca da utilização do futebol pelos regimes ditatoriais brasileiros do século XX, em especial a Ditadura Varguista (1930-1945) e a Ditadura Militar (1964-1985). Busca-se analisar o processo de construção desse esporte no âmbito nacional, bem como sua relevância política e social. Além disso, discute-se as estratégias empregadas por tais regimes no uso do futebol como instrumento de propaganda e legitimação, assim como os resultados almejados ao explorarem a prática esportiva mais popular do país.Item Retratos da greve de 1979: o Brasil, Pernambuco, a escola(2023-03-15) Pinto, Robério Siqueira; Silva, Marcília Gama da; http://lattes.cnpq.br/0090863442089957; http://lattes.cnpq.br/9731911398084861A presente pesquisa pretende lançar luz sobre a intensa onda de levantes sociais e políticos que marcou o ano de 1979 no Brasil, mais precisamente, a sua segunda metade, o que o torna um momento incontornável para a história do trabalho no país. A partir da análise de jornais, charges, fotografias e filmes, em conjunto com revisão bibliográfica sobre o tema, o texto que segue está estruturado em três eixos centrais: no primeiro deles, propõe-se um panorama das lutas experienciadas na ditadura civil-militar desse ano, procurando-se demonstrar como o rompante grevista de 1978, outro momento-marco, legou fôlego e insuflou revolta nas mais diversas partes do território nacional; no segundo, afunila-se o leque para melhor se aproximar do cenário pernambucano, o interesse por esse recorte, em especial, explica-se pelas especificidades que ela carrega, ao mesmo passo em que nos incita a uma interessante discussão acerca da generalização historiográfica de eventos e conceitos a partir do eixo Rio-São Paulo; por fim, escolhe-se como foco de agência a experiência de greve dos professores do estado de Pernambuco, entendida aqui como decisiva para a luta pela abertura do regime autoritário, o que nos leva a concluir que, muito além da sala de aula, esta foi uma iniciativa de destacada importância para o retorno do estado democrático de direito.
