TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Promovendo a alfabetização científica e tecnológica através do ensino de Citologia no ensino médio: relatos de uma professora em formação(2024-10-01) Pereira, Maria Isabel de Oliveira Mendes; Araújo, Elian Sandra Alves de; Conceição, Emanuella Maria da; http://lattes.cnpq.br/0829667458659173; http://lattes.cnpq.br/8362137509119353; http://lattes.cnpq.br/3096551749857151Este relato descreve o processo de elaboração, organização e desenvolvimento de uma oficina pedagógica utilizando modelos didáticos para o ensino de Citologia, sob a perspectiva de uma residente do Programa de Residência Pedagógica, com o objetivo de promover a Alfabetização Científica e Tecnológica no Ensino Médio. A combinação das atividades práticas com recursos visuais concretos, como massas de biscuit, tintas, telas e pincéis, auxiliou na assimilação dos conceitos celulares, promovendo uma aprendizagem mais profunda e significativa, além de aumentar o envolvimento dos estudantes e possibilitar uma maior interação entre eles. A Oficina Biologia Celular contribuiu com o desenvolvimento de habilidades fundamentais, como a observação, descrição e interpretação de conceitos e fenômenos citológicos. No entanto, foram identificados alguns desafios, como a necessidade de ajustes no tempo e espaço destinado às atividades e a diversificação dos materiais pela falta de recursos financeiros. Ao final, conclui-se que essa abordagem auxilia na promoção do processo de alfabetização científica dos estudantes por aproximá-los de elementos e da linguagem científica, podendo assim ser considerada como uma estratégia eficaz para melhoria dos processos de ensino e aprendizagem da Biologia.Item O estado da arte na formação continuada de professores de Biologia: uma análise de periódicos(2022-10-06) Goes, Matheus Soares; Araújo, Monica Lopes Folena; http://lattes.cnpq.br/7902118982606429; http://lattes.cnpq.br/0508345986344463A formação continuada de professores constitui-se um direito está em grande foco na atualidade graças às mudanças recentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a implementação do Novo Ensino Médio. Tais mudanças trazem consigo este modelo necessário de formação de professores e, neste cenário, vislumbramos a relevância e pertinência em pesquisar sobre a formação continuada de professores de Biologia. O objetivo geral da pesquisa foi analisar de que modo a formação continuada de professores de Biologia vem sendo abordada por pesquisadores da área. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa do tipo estado da arte utilizando-se de periódicos da área de ensino de ciências em um recorte espacial de cinco anos. Os resultados desvelaram apenas cinco artigos que foram organizados em categorias seguindo-se orientações do método de análise do conteúdo.Item PIBID e modalidades didáticas: contribuições na formação inicial de professores de Biologia(2021-03-04) Melo, Dayanne Lima de; Guilherme, Betânia Cristina; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/7662933214092475O processo educacional envolve um conjunto de vários fatores, no que se refere ao ensino de Ciências, algumas práticas docentes têm desestimulado os estudantes, como o uso excessivo do livro didático e de aulas expositivas, ausência de informação visual, nomenclaturas difíceis e pouca contextualização, isso mostra a necessidade de novas alternativas de ensino. Nesta pesquisa, percorremos o cenário da formação inicial de professores, incitando um repensar sobre tal processo. Para isso, exploramos o contexto de formação inicial associado ao Programa Institucional de Bolsas em Iniciação à Docência (PIBID) como oportunidade de experienciar o ambiente escolar no período formativo e a temática de modalidades didáticas como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem. O PIBID é um programa oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que busca intensificar o processo formativo de licenciandos integrando a universidade e a escola. Com isso, fomos orientados pela seguinte questão: Como o PIBID contribui para a formação inicial dos estudantes na área de Ciências Biológicas por meio de suas ações e vivências no lócus escolar? Partindo desta indagação, tivemos como objetivo geral: compreender como as ações do PIBID contribuem para a formação inicial dos futuros docentes de biologia. Para isso tivemos como objetivos específicos: relatar práticas pedagógicas vivenciadas em ambiente escolar e levantar dados secundários sobre o PIBID no processo de formação inicial de professores. Essa pesquisa foi realizada com base na natureza de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Com isso, realizamos a descrição de 16 modalidades didáticas desenvolvidas durante o período de atuação no PIBID pela própria autora da pesquisa, trazendo suas conclusões sobre essa experiência. Além disso, analisamos de forma quantitativa a presença de dissertações e teses com temáticas relacionadas ao PIBID no ensino de biologia em dezoito universidades da região nordeste do Brasil. As modalidades didáticas descritas nesta pesquisa foram aulas práticas, simulações, demonstrações, discussões e excursões realizadas ao longo das ações no PIBID/Núcleo Biologia na escola. Nas universidades utilizadas como fonte da pesquisa registramos que apenas 07 (sete) possuíam dados. Portanto esse resultado demonstra a necessidade de pesquisa na área para destacar a importância do programa para a formação docente. Por fim, consideramos que o PIBID e as modalidades didáticas são fatores que contribuem para a formação inicial de professores, permitindo a autonomia, criticidade e a (re)construção da identidade docente, pois permite o ensaio e análise crítica da prática docente e das modalidades didáticas. Além disso o uso das modalidades didáticas oportuniza uma maior familiaridade entre os licenciandos e estudantes facilitando o processo de ensino-aprendizagem e tornando o ensaio da prática docente prazerosa. Assim, concluímos que o PIBID promove a união do aprendizado adquiridos na universidade pelo licenciando com a experimentação destes em ambiente escolar.Item Diagnóstico da saúde mental e bem-estar de estudantes do IFPE-Campus Recife sob influência do ensino de biologia(2019-12-03) Carvalho, Isabela Vieira de; Silva, Flávia Carolina Lins da; http://lattes.cnpq.br/7547725170997480; http://lattes.cnpq.br/6131401598981466Muitos estudos acerca da saúde mental dos estudantes universitários são realizados devido ao sistema sobrecarregado de ensino que eles são expostos. No entanto há uma lacuna da academia acerca desses parâmetros na educação básica, principalmente quando se trata de uma instituição não convencional como os institutos federais que possuem uma modalidade de ensino que integra o ensino médio ao técnico submetendo os alunos a uma realidade igual ou ainda mais sobrecarregada do que a das universidades. Com isso, o presente trabalho visou realizar um diagnostico acerca da saúde mental e bem estar dos estudantes dos módulos iniciais para sondagem de parâmetros como sono e alimentação, e a exposição aos gatilhos de estresse e ansiedade, contribuindo com dados desse tema para academia e propor propostas pedagógicas de intervenção para essas questões. O estudo revelou que mais de 60% da população estudada alegou se deparar com gatilhos de estresse extremo e depressão, além da queda da qualidade do sono e alimentação em mais de 20% após o ingresso no IFPE- Campus Recife. Além disso, o questionário aplicado auxiliou a traçar os pontos positivos e negativos da instituição para que as propostas de intervenção fossem personalizadas para se adequar a realidade do Campus.
