TCC - Bacharelado em Administração (UAST)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2930
Navegar
15 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Relatório de estágio supervisionado obrigatório: descrição de atividades realizadas no setor de alimentação escolar da prefeitura municipal de Lajedo - PE(2022) Silva, Maria Raíza Venancio da; Brandão, Suiane Valença; http://lattes.cnpq.br/9055757760457782Item Carga Tributária Empresarial e os indicadores de liquidez e endividamento(2022-10-04) Almeida, Elijânio Vieira de; Sousa, Kleber Morais de; http://lattes.cnpq.br/0980086519281168Este estudo objetiva investigar em que medida a carga tributária empresarial está correlacionada aos indicadores de liquidez e endividamento das empresas listadas na B3. O referencial teórico engloba os aspectos conceituais e característicos sobre os tributos relacionados as empresas e seus aspectos que caracterizam seus indicadores financeiros. Classifica-se como descritivo com uma abordagem qualitativa e quantitativa, com a obtenção de dados financeiros de 269 empresas no total. Dessa forma, analisou as estatísticas relativas as variáveis descritivas, apresentando as demonstrações contábeis, a tributação incidente na Demonstração do Valor Adicionado (DVA) e seus indicadores financeiros, depois foi analisado a correlação entre as variáveis tributaria e os índices financeiros das empresas de capital aberto. Os resultados apontam que as empresas sofrem uma carga tributária maior quando se trata dos valores pagos a esfera federal, obtendo um valor de bastante relativo em relação aos outros entes. Outro fator encontrado foi que a correlação entre as variáveis e os índices mostram que o indicador de liquidez geral tem uma maior significância em relação aos demais, demonstrando que os tributos estão presentes tanto nas obrigações de curto quanto nas de longo prazo. Já com relação aos indicadores de endividamento, a carga tributária é evidenciada com maior frequência na composição de endividamento, onde mostra que as obrigações tributárias estão mais intensificadas nas dívidas de curto prazo e na dívida total das empresas. Assim conclui-se que é importante o entendimento sobre os valores cobrados pelo governo para aplicar uma gestão tributária eficienteItem Dificuldades de implementação do planejamento e controle de produção: um estudo bibliográfico(2022-10-11) Silva, Guilherme Nascimento Magalhães da; Cunha, Maximiliano Wanderley Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/0105516187749549Este trabalho busca compreender e refletir sobre a importância do planejamento e controle de produção, bem como as dificuldades encontradas pelas organizações, construindo um ensaio teórico. Para tanto, foi feita a busca de artigos para análise no Google Acadêmico. Os trabalhos selecionados foram filtrados a partir de dois aspectos: 1) artigos disponíveis de forma online e 2) artigos que tratassem diretamente do tema deste trabalho. O principal objetivo do trabalho é compreender e refletir sobre a importância da implementação das ferramentas de Planejamento e Controle de Produção, bem como as dificuldades enfrentadas pelas empresas para aderir ao método, e foi possível compreender que é um método de suma importância para que as organizações se desenvolvam com sucesso e consigam atingir níveis superiores aos das suas concorrentes.Item Mulher, trabalho e família: a persistência dos desafios de crescimento na vida de mulheres que aderem a dupla jornada de trabalho(2022-10-05) Costa, Ana Rafaela da ; Silva, Danúzio Weliton Gomes da; http://lattes.cnpq.br/2772521108714384; http://lattes.cnpq.br/7405539549204940A presente pesquisa elucida sobre a presença da mulher no mercado de trabalho, apontando as evoluções já ocorridas e a permanência de ideais patriarcais que dificultam as realidades femininas, bem como o alcance de oportunidades de crescimento profissional. Pensando nisso, objetivou-se identificar os principais desafios enfrentados por mulheres inseridas no mercado de trabalho de Triunfo-PE e Serra Talhada-PE, que conciliam o trabalho fora e dentro de seus lares, bem como suas perspectivas de crescimento profissional. Para o alcance do mesmo, utilizou-se a pesquisa qualitativa de caráter exploratório, e para levantamento de dados a técnica de entrevista em profundidade, realizada com o auxílio de um roteiro semiestruturado, o qual foi aplicado com 10 mulheres inseridas no mercado de trabalho das referidas cidades. Foi possível constatar que as mulheres reconhecem que já avançaram muito, conquistando oportunidades que antes eram impossíveis, caracterizando o trabalho como sendo o caminho para a liberdade e autonomia, no entanto, ainda enfrentam desafios relacionados a conciliação entre o trabalho produtivo e do lar, os quais interferem no alcance de melhores oportunidades no mercado de trabalho e na busca por aperfeiçoamento profissional.Item Possibilidade de ser MEI: um estudo na cidade de São José do Belmonte - PE(2022-10-13) Souza, Natália Pereira de; Baptista, Walber Santos; http://lattes.cnpq.br/2774979456015178O objetivo desse artigo é identificar os perfis dos Microempreendedores Individuais (MEI) e dos empreendedores informais, que possivelmente se enquadram nas especificações do MEI na Cidade de São José do Belmonte. Para tal, o referencial teórico pesquisado foi dividido entre os seguintes temas: Informalidade e Formalidade; Empreendedorismo; Microempreendedor Individual. A Metodologia empregada teve como base uma Abordagem Quali./Quanti. (Mista). Os Métodos utilizados foram, pelo lado qualitativo, um Estudo de Caso municipal, através de uma pesquisa de campo; pelo lado quantitativo, utilizou-se uma Estatística Descritiva, tornando a Pesquisa realizada, Explicativa. Os Materiais usados foram um Questionário/Survey, para a coleta dos dados, uma pesquisa documental, além de diversos artigos científicos, livros acadêmicos e outras publicações específicas. Discutiu-se neste trabalho, a possibilidade de os cidadãos virem a ser um MEI, como forma de estimulá-los a se formalizarem, vindo a possuir um amparo legal e desfrutar de benefícios sociais e das vantagens comerciais da Lei, que os ampara, ao gerar segurança na sua formalização, evitando todo tipo de informalidade. Os Resultados obtidos demonstraram, através da análise e da mensuração dos dados, que se tornou viável a identificação do perfil dos cidadãos pesquisados.Item Características e contribuições dos laboratórios de inovação: uma revisão sistemática de literatura(2021-03-05) Oliveira, Bruna Roberta Lima de; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323The present study aims to describe characteristics and contributions of innovation laboratories. To this end, it was carried out a systematic literature review of qualitative approach. The results point out that innovation laboratories are part of several sectors, as well as have separate legal personality and decision-making autonomy. They are laboratories focused on the management of processes, the creation of new methods and tools, as well as the solution of social problems, in direct interaction with society. The research is limited by time constraints that made it impossible to search in other databases. However, this is an opportunity for future studies.Item Uma abordagem para melhoria da qualidade nos processos de prestação de serviços por empresas de informática(2021-03-05) Almeida, Jacqueline Rolim Cordeiro de; Silva, Paulo Mello da; http://lattes.cnpq.br/8976586263200932; http://lattes.cnpq.br/7816100647180836This research work presents an approach that makes it possible to map the processes of a computer company, in order to identify and analyze them in order to implement quality improvements in the provision of services to its customers. The choice of the theme was due to the importance that the improvement of the quality of organizational processes represents for companies, especially IT companies, which continuously seek efficiency and effectiveness in their processes, through their identification, analysis, and measurement for their evaluation. . All the processes carried out by the company were identified and in each scenario it was possible to analyze the current state (AS-IS) and propose a desired future state (TO-BE) with the proposed improvements. The ITIL methodology was used to redesign the services and the SERVQUAL methodology for the definition of indicators related to quality in the provision of the service. The analysis of the proposed scenarios allowed identifying which activities or stages have some type of failure or impediments that need intervention to correct them so that they do not compromise the process as a whole. The results show the implementation of the proposed approach to improve the quality of IT service provision processes, from the perspective of the proposed objectives, bringing reliability, security, customer satisfaction and efficiency and effectiveness in the execution of the workItem Percepção de sucesso na carreira sob o olhar de um grupo de colaboradores da Jodibe de Serra Talhada - PE(2021-02-18) Freitas, Gabriel Pereira de; Ferreira, Renan Silva; http://lattes.cnpq.br/9980419912272571This study aims to analyze the perception of success in the career of a group of employees of JODIBE, a beverage distribution company consolidated in the market, more precisely in the region where it is located in the municipality of Serra Talhada-PE. That said, a survey was carried out, with the help of the Perceived Success Scale in the Reduced Career, elaborated and validated by Costa (2010), together with eight company employees. The article has a quantitative and descriptive nature, with results collected through an online questionnaire, considering the profile of the professionals. The research indicates that the perception of career success is more expressive in the dimension that comprises the factors to know: values, creativity and development, than in the objective that counts on the factors, namely: remuneration and hierarchyItem Estruturação do processo de compras em um grupo de empresas de Serra Talhada-PE: estudo de caso(2021-02-19) Silva, Josefa Lauane Ferreira da; Ferreira, Renan Silva; http://lattes.cnpq.br/9980419912272571Considering the relevance that purchasing management has in the acquisition of quality materials and services, at the right time and at the lowest cost, this is one of the most important stages of the supply chain of companies. For this reason, a structured and optimized purchasing process directly impacts the organizational result, with regard to operation, meeting demands and billing. with this, the general objective is to understand the structuring of the purchasing management of the procurement sector of a group of construction and maintenance of electrical networks and real estate development located in the municipality of Serra Talhada-PE. For this, the method applied to this work is classified as a case study, adhering to a descriptive research of a predominantly qualitative nature. A semi-structured questinary based on the Ishikawa diagram was also used as a data collection instrument. In the discussion of the results, the main bottlenecks relevant to the destructuring phase of the group's purchasing management were investigated, and their respective impacts, as well as the corrective actions used to structure the purchasing process, optimizing the performance of the group company.Item Análise do ciclo de serviços de uma loja de vestuário(2020-11-05) Silva, Regina de Almeida; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701The use of the service cycle works as a managerial tool that helps the organization to work with the intangible and variable aspect of its processes and the criteria used by customers to evaluate the services provided. This research aims to build the service cycle of an organization in the clothing sector and map the critical points of the process that may interfere with the satisfaction of its customer, considering the five dimensions of quality proposed by Zeithaml and Bitner (2003): reliability, responsiveness, security, empathy and tangible aspects of the service. The present research is exploratory and descriptive; with a qualitative approach and with the case study method, using a document and participant observation. The theoretical framework was based on the following authors: Las Casas (2019), Lovelock; Wright, 2006; Gianesi; Corrêa, 2018; Zeithaml; Bitner; Gremler, 2014, Fiebig; Freitas, (2011); Lamprecht, (1994); Cobra, (1986), Fitzsimmons and Fitzsimmons (2014), Albrecht and Bradford (1992), Grönroos (1984), Teixeira et al. (2012), Carlzon; Langerstrom, (2005). Spiller et al. (2004), Toledo et al. (2012). From the analysis of the satisfaction survey documents made by the company and the participant observation, it was possible to build the store's service cycle and observe that the critical moments are in the first stage of service provision - social networks and store visits. Therefore, it is necessary for the company's managers to evaluate this stage of their production cycle, in the quest to build customer loyalty and win new business.