TCC - Bacharelado em Administração (UAST)

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    Análise dos planos de gestão de logística sustentável das universidades federais de Pernambuco
    (2022-10-13) Lima, Ivanise Pereira Leite; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701
    O Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) é uma ferramenta utilizada pelos órgãos públicos federais para estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos no desenvolvimento de suas atividades. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi responder a seguinte questão: quais são as diferenças e semelhanças existentes nas práticas de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços planejadas por universidades federais localizadas no Estado de Pernambuco? Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa e documental. Os resultados de pesquisa indicam que, em geral, as práticas de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços são semelhantes entre as instituições, diferenciando apenas em quantidade e no estágio de desenvolvimento. Algumas práticas estão em fase de planejamento ou conscientização, outras na fase de ampliação, como é o caso da energia elétrica.
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    Planejamento e gestão do quadro de pessoal: fundamentos aplicados pela UFRPE
    (2022-09-29) Oliveira, Pedro Henrique Bezerra; Costa, Pedro Léo Alves; http://lattes.cnpq.br/9483462570279484
    A gestão de quadro de pessoal é uma temática da gestão de pessoas crucial para o bom funcionamento das organizações públicas. Nessa questão, a literatura evidencia que a gestão fundamentada e eficiente de talentos humanos vem se destacando como grande responsável pelo sucesso organizacional. Nisso, é significativa a importância de trabalhos que se propõem a analisar os elementos dessa nova perspectiva de estudo da Administração. Assim, esse artigo analisa os principais fundamentos do planejamento e da gestão de quadro de pessoal na Universidade Federal Rural de Pernambuco -UFRPE. Captar a realidade da citada organização, no escopo da temática aqui evidenciada, se justifica na medida que a UFRPE gera notório impacto social, pela dimensão da sua oferta de atividades indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão, as quais contribuem para os desenvolvimentos regional e nacional, sendo, portanto, legítimo compreender as matérias que impactam e fundamentam seu funcionamento e existência, dentre elas, as decisões acerca da composição de seu quadro de pessoal. Para tanto, utilizou-se a análise documental e a pesquisa bibliográfica. Ademais, procedeu-se uma abordagem de caráter qualitativo para a análise dos dados obtidos. E, como resultados, conseguiu-se reconhecer e compreender os aspectos qualitativos e quantitativos, inerentes ao planejamento da força de trabalho, o impacto da gestão de talentos e de competências e os atos normativos que se referem à questão
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    Gestão da qualidade de serviços de informação: uma discussão sobre as dificuldades de implementação no setor público
    (2022-10-11) Lima, Fagner Brito de; Cunha, Maximiliano Wanderley Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/0105516187749549; http://lattes.cnpq.br/3715083725362109
    O objetivo deste trabalho é refletir sobre as características do processo de implementação da Gestão da Qualidade em Serviços de Informação e a sua aplicação no setor público brasileiro, bem como buscar contribuir para a base teórica existente sobre o tema, através da análise de fundamentos teóricos discutidos por estudiosos da área. Para tanto, buscamos as respostas para a seguinte pergunta: quais são as principais dificuldades enfrentadas pelas organizações do setor público para a implementação de uma Gestão de Qualidade em Serviços da Informação? É possível compreender que a implementação da gestão da qualidade em serviços da informação no setor público implica em uma grande mudança de crenças que permeiam as organizações há muito tempo. Apesar de todas as dificuldades encontradas através desse estudo acerca da implementação do modelo de gestão, entendemos que é necessário garantir que os Serviços de Informação operem com altos padrões de qualidade e ofereça aos seus clientes o suprimento de suas necessidades e a superação de suas expectativas. Concluímos, também, que os serviços de informação quando ligados ao setor público e encaixados no contexto social e econômico no qual estão inseridos, visto que os fatores internos e externos que envolvem organização representam tanto força como fraqueza à empresa, têm uma grande chance de ser implementado com sucesso na organização.
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    Ética no enfrentamento ao racismo institucionalizado durante a pandemia do covid-19: uma análise sobre as respostas governamentais
    (2021-04-26) Silva, André Erick da; Melo, Paulo Thiago Nunes Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/2786487491698072; http://lattes.cnpq.br/9488581756275111
    Faced with abyssal levels of social inequality in Brazil, the disproportionate effects of COVID-19 will affect, mostly, more vulnerable portions of the Brazilian population, such as the black population. This study aims to explore the fight against institutional racism in governmental responses from an ethical perspective. The methodological path chosen is a qualitative study. As for its aims, it is an exploratory research. As sources of data, documents were collected from governmental responses to the pandemic. In this paper, the analysis process was based on elements of critical discourse analysis. The results address the deconstruction of a black identity in spite of the eugenic culture, going through corrupt behaviors; mass incarceration and unemployment; as well as the impacts of the pandemic on the black labor market, the search for racial equality and antiracist protests. In conclusion, from the perspective of virtue ethics, prevails the figure of black community trying to build their identity. From the perspective of responsibility, the racist white people who see the black community as useless. In the deontological perspective, the figure of the negationist state that violates the dignity of the human being was identified.