Navegando por Assunto "História"
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Item A condição do “menor” no Direito Criminal segundo Tobias Barreto(2020-10-29) Alves, André Vinícius Lopes; Miranda, Humberto da Silva; http://lattes.cnpq.br/1254987493556824; http://lattes.cnpq.br/2738453546829688Tobias Barreto, jurista e filósofo, publicou no ano de 1884 uma de suas principais obras: Menores e Loucos em Direito Criminal, sendo este livro considerado um marco que deu início ao movimento de defesa dos direitos da criança e adolescente no Brasil. O presente trabalho visa analisar como o Código Criminal de 1830 se relaciona com as infâncias segundo a visão do jurista, compreendendo as ideias de Tobias Barreto sobre a menoridade e punições e como estes pensamentos se encaixam na situação dos Direitos da Criança e do Adolescente no Brasil do Século XIX, trazendo luz para o nascimento de um movimento de proteção das infâncias do país.Item A ferrovia em Gravatá : história, memória e preservação de (1894-2000)(2024) Santos, Samuel da Silva; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/9494876317786573A história do trem sobre trilhos que passavam na cidade de Gravatá de 1894 até anos 2000 está nas memórias, experiências e vivências passadas por aqueles que já pegaram o trem passando pelas estações de cidades vizinhas de Gravatá situada no Agreste Pernambucano. Tanto as estações quanto os trilhos e o trem foram desenvolvidos e construídos pela a Companhia Britânica: The Great Western Railway Company, criada em 1835. Os trens partiam do Recife para chegar até em Salgueiro no sertão percorrendo entre as cidades: Vitória, Pombos, Gravatá, Bezerros, Caruaru e Salgueiro. Contudo, a estrutura das ferrovias foi desativada. Desse modo, o trem se foi, mas, as memórias e histórias dos cidadãos Gravataenses, não. Por este motivo, o intuito e o objetivo deste trabalho é lançar luz sobre as memórias e histórias vividas por estes cidadãos para que se possa preservar as suas memórias sobre a ferrovia como construtora de identidade e de história local. Dessa maneira, a construção deste trabalho se dará por meio da história oral utilizando como método o de entrevista como produtor de fontes orais dos entrevistados na cidade de Gravatá e também por fontes bibliográficas.Item A greve geral de 1917 em Pernambuco nas páginas dos jornais(2021-12-15) Ferreira, Aldo de Sousa; Bandeira, Élcia de Torres; http://lattes.cnpq.br/4669638328828195; http://lattes.cnpq.br/5526451022673419O ano de 1917 é um dos mais importantes da história da humanidade, além de ter marcado o auge da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), foi o ano de ascensão da influência política da classe operária, que, em virtude das crises causada pela Guerra, organizou diversas greves reivindicando melhores condições de vida e trabalho. No Brasil, um dos efeitos do conflito na Europa foi a carestia dos gêneros de primeira necessidade; não havendo um aumento salarial na mesma proporção, os operários buscaram os seus direitos através de uma Greve Geral. O presente trabalho tem como objetivo investigar questões referentes à Greve Geral de 1917 em Pernambuco, dando ênfase a aspectos como: a organização política e social dos operários em Pernambuco: sindicatos, associações e os demais tipos de instituições, os fatores que levaram à declaração da greve e os seus reflexos, além da participação dos jornais, principal meio de comunicação do período, como elemento influenciador da opinião pública.Item A história e cultura afro-brasileira no componente curricular artes do ensino médio da Rede Pública Estadual da Bahia(2021-08-13) Ramos, André Luiz Barbosa; Pinto, Janille da Costa; http://lattes.cnpq.br/3170771425776045; http://lattes.cnpq.br/8514398056741164Esta pesquisa reflete sobre a história e cultura afro-brasileira no componente curricular Artes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual da Bahia instituída pela lei 10.639 (2003). Tem como objetivo discutir as possibilidades pedagógicas de inclusão da história e cultura afro-brasileira no componente curricular Artes do Ensino Médio Regular da Rede Pública Estadual de Educação da Bahia, a partir da verificação de como está organizado o currículo desse componente nessa etapa da educação básica, bem como a identificar a efetivação das orientações da lei 10.639 (2003) contidas nos documentos oficiais que regulamentam o Ensino Médio Regular na presente Rede. Além de propor atividades pedagógicas e artísticas de forma interdisciplinar envolvendo a temática história e cultura afro-brasileira nas aulas do Ensino de Arte. O referencial teórico contempla discussões acerca da Base Nacional Comum Curricular (2019), a valorização da cultura e história dos povos afro-brasileiros como destacado por Candau e Oliveira (2010), e Munanga (1988), aspectos artísticos defendido por Barbosa (2016;2017), bem como os documentos legislativos que regulamentam o tema na esfera nacional e estadual. Os procedimentos metodológicos adotados consistem em revisão de literatura, com realização da pesquisa qualitativa, descritiva, bibliográfica e documental. Os dados obtidos evidenciam que o Ensino Médio Regular da Rede Pública Estadual de Educação da Bahia trabalha a temática de forma interdisciplinar, envolvendo principalmente o componente de Artes, realizam projetos artísticos e culturais que destacam a diversidade étnica dos povos, alinhados com os pressupostos contidos nas leis 10.639 (2003) e LDB (1996), bem como a BNCC (2019) e as Diretrizes do Ensino Médio e das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004) . Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que a Rede fomenta a valorização da diversidade cultural na busca de exterminar toda e qualquer forma de discriminação e preconceito racial.Item A luta dos povos quilombolas em manter suas tradições até os dias atuais na Comunidade Remanescente de Quilombo Sumidouro Queimada Nova Piauí(2024-01-03) Amorim, Eriene Rodrigues; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932A história dos povos negros é marcada por lutas que até hoje ainda são enfrentadas na busca por seus direitos. O objetivo principal deste trabalho é abordar sobre a luta dos povos quilombolas em manter suas tradições nos dias atuais, pois infelizmente muitas comunidades não têm recursos que possibilitem isso. O primeiro capítulo traz o histórico dos povos quilombolas, os movimentos e leis que atuam na busca pelos direitos desses povos, os autores que contribuíram através de suas pesquisas, fazendo uma comparação entre lutas do passado que ainda persistem no presente. Apresentando um recorte específico sobre como se deu essa presença de quilombolas no Piauí. E no segundo capítulo, será feita uma análise sobre a Comunidade Remanescente de Quilombo Sumidouro Queimada Nova Piauí, através de um estudo da empresa Equatorial sobre “O componente Quilombola -ECQ- Rev.2 em abril de 2018.Item A memória, a história, o ensino: didática da disciplina escolar de história(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024) Pacheco, Ricardo de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/1888823708270264Item Da culinarista doméstica ao gastrônomo profissional: trajetórias do ensino institucional de gastronomia no Brasil(2019-11-27) Maciel, Rodrigo Araújo; Calabria, Ericka Maria de Melo Rocha; http://lattes.cnpq.br/3564220946174205; http://lattes.cnpq.br/3587155116542175O presente trabalho esboça o mapeamento histórico de iniciativas formais de sistematização e oferta de ensino em disciplinas correlatas à atividade profissional de cozinha, hoje entendidas como constituintes do curso superior de Gastronomia. Para esse propósito, resgata a manifestação desse fenômeno em cenários que antecedem o caso brasileiro, como os aqui identificados em países como França, Inglaterra e Estados Unidos durante o século XIX e XX. Passando então a localizar dentro da oferta de ensino profissionalizante e técnico da futura disciplina no Brasil à partir da metade do século XX as ressignificações e características que possibilitaram e marcaram a institucionalização da mesma como curso superior universitário em 1999. Discutindo, então, os embates e estratégias que ainda hoje vem sendo articulados por parte dos discentes e docentes da área no processo de consolidação da Gastronomia dentro do espaço acadêmico contemporâneo.Item Entre açudes e leões: reconstruindo a história da área do Parque Estadual Dois Irmãos(2023-04-27) Ferreira, Paulo Rafael Macedo; Borges, Caroline; http://lattes.cnpq.br/5680555123049443; http://lattes.cnpq.br/4469929346229890O Parque Estadual Dois Irmãos (PEDI), localizado na zona norte da cidade de Recife/PE, é uma área de reserva ecológica urbana de Mata Atlântica de 384,42 hectares, de contexto muito específico, por ser uma área verde muito frequentada em meio a comunidades periféricas carentes de equipamentos públicos de lazer, mas, igualmente, um zoológico de referência na conservação da fauna selvagem nordestina, além de centro de formação prática para jovens estudantes nas áreas de biologia e veterinária. A presente pesquisa buscou identificar como a área do PEDI foi apropriada, identificada e objeto de disputas por diferentes grupos sociais em diferentes momentos da história do desenvolvimento urbano da cidade de Recife e qual o contexto sócio-histórico de formação do próprio PEDI. Pudemos identificar que os açudes foram os primeiros ordenamentos públicos da área, presentes desde a primeira metade do século XVIII, com origem nos engenhos de cana-de-açúcar instalados na região. No século XIX, a área foi utilizada como fonte de captação por uma companhia de distribuição de água encanada e, a partir do século XX, começou a ser remodelada nos moldes urbano-sanitários modernos. Identificamos que um dos marcos desse processo aconteceu em 1925, com a construção de um horto botânico visando à produção de eucaliptos, e outro em 1939, com a criação do parque zoobotânico na mesma área. Estas diferentes apropriações e reutilizações ao longo do tempo moldaram esta região da cidade de maneira diferente de outros bairros do Recife e tem reflexos no presente, com novos interesses voltados a preservação de áreas florestais urbanas, mas este jogo complexo de forças políticas e sociais também tem influenciado na constituição institucional do PEDI do passado até hoje.Item Entre o olho e o olhar: história, evolução e cultura(EDUFRPE, 2013) Almeida, Argus Vasconcelos deItem História da alimentação no livro didático de história: Análise dessa relação em quatro coleções didáticas dos anos finais do ensino fundamental aprovadas na edição 2017 do PNLD(2021-03-31) Alves, Ana Francisca de Lima; Barros, Gabriel Navarro de; http://lattes.cnpq.br/3280959855647241; http://lattes.cnpq.br/4878403689314092Neste trabalho foi realizada a análise de quatro coleções de Livros Didáticos da disciplina de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6o ao 9o Ano), aprovadas na edição 2017 do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), solicitadas e utilizadas pelos professores das escolas públicas do Brasil durante o triênio 2017/2018/2019. O estudo consistiu em verificar como os alimentos foram representados nas narrativas presentes nas obras didáticas selecionadas e minuciosamente analisadas. Que se referem às seguintes coleções de História: (i) “História, Sociedade & Cidadania” do autor Alfredo Boulos Júnior; (ii) “Projeto Araribá – História” da autora Maria Raquel Apolinário; (iii) “Vontade de Saber – História” dos autores Adriana Dias, Keila Grinberg e Marco Pellegrini; (iv) “Estudar História: Das origens do homem à era digital” de Patrícia Ramos Braick. Os volumes referentes aos três primeiros conjuntos de Livros Didáticos (total de doze volumes) foram disponibilizados de forma virtual pelo Memorial do PNLD da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Enquanto que os relativos ao último conjunto (total de quatro volumes) foram cedidos por uma escola municipal da cidade de Barreiros – Pernambuco, obtidos após solicitação. Esta pesquisa incorpora à História da Alimentação e se alinha aos estudos sobre História da Alimentação. Com relação aos objetivos, se efetuou Pesquisa Exploratória, os procedimentos metodológicos adotados envolveram Pesquisa Bibliográfica e Documental. Através da consulta de produções virtuais e físicas, assim como de abordagem Qualitativa e utilização de bibliografia, escolhas teóricas como Bittencourt (2008), Certeau (1996), Chervel (1990) e Ramos (2012). Ao término da verificação identificou-se que os alimentos são muito representados nas narrativas inseridas nas obras analisadas, em virtude de que todas as coleções apresentam informações acerca dos alimentos e/ou da alimentação. Em alguns momentos a representação sucede por meio de explanações bastante explicativas, contudo, na maior parte das vezes ocorre através de exposições rápidas e muito superficiais. Há a ligação dos alimentos com aspectos sociais, culturais, econômicos, religiosos e políticos, bem como existe um grande emprego de imagens relativas à História da Alimentação e de muitas atividades que têm como objetivo a fixação dos informes repassados nas seções dos volumes.Item História de um legado: a pesca artesanal como patrimônio(2021-03-04) Targino, Gustavo Maia; Luna, Suely Cristina Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/4941715690112297Item Memorial acadêmico: uma feminista das margens(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022-05-05) Nascimento, Alcileide Cabral do; http://lattes.cnpq.br/0117492153657559Item Movimentos revolucionários: sob viés da segurança alimentar(2024-10-04) Martins, Adriel de Almeida; Romeiro, Edenilze Teles; http://lattes.cnpq.br/1160900303161454; http://lattes.cnpq.br/0159114757191067A insegurança alimentar é um termômetro que molda a sociedade, ela expressa as divisões de classes sociais e ao mesmo tempo e um forte mecanismo de manutenção das desigualdades. Pessoas sem alimentação adequada não aprendem e não desenvolvem de forma satisfatória. A segurança alimentar é a forma básica de desenvolvimento físico e intelectual. O presente relatório teve como finalidade fazer uma breve analise das três revoluções populares pernambucanas e de um movimento social nacional, do ponto de vista histórico, sob o viés alimentar. Para isso, descreveu-se a economia durante o Brasil colônia, a formação do estado de Pernambuco, e sobre soberania alimentar, buscando o papel do alimento como um dos fatores motivadores de movimentos populares. Para tanto, contextualizou-se as principais revoluções populares nordestinas que foram motivadas pela busca de melhoria econômica, redistribuição de terras e combate à insegurança alimentar. A partir dessa perspectiva, pode se observar que a busca pela segurança alimentar é um importante impulsionador de movimentos populares, conjuntamente com outras reivindicações - moradia e emprego, buscando, desta forma, a melhoria da qualidade de vida para à população.Item Mulheres camaçarienses e sua inserção na indústria petroquímica nos anos 1970(2019-08-17) Krein, Luciana; Santos, Adriano de Araujo; http://lattes.cnpq.br/3805592182766488; http://lattes.cnpq.br/0731909906926328O objetivo de nosso estudo consistiu em analisar como ocorreu a inserção das mulheres camaçarienses no Polo Petroquímico de Camaçari/Bahia na década de 1970, após sua implantação. Considerando a desigualdade de gênero, presente em nossa sociedade, e nos mais diversos setores de trabalho, sentimos a necessidade de compreendermos como se processaram estas relações no setor industrial, em um momento tão importante da história da indústria local e nacional. Desta forma, acreditamos que este trabalho irá contribuir para ampliar a compreensão sobre questões relacionadas à desigualdade de gênero, assim como aspectos ligados a discriminação. Nosso referencial teórico teve como base autores que abordam a questão de gênero com Scott (1989) e Santos (1988) e o mercado de trabalho Guimarães (1997). A metodologia de pesquisa se deu pela vertente qualitativa com Minayo (2011). No tocante as fontes, foram realizadas consultas a documentos do arquivo público do Município de Camaçari, assim como os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes aos anos 70. Ainda com relação às fontes, a História Oral, conforme trabalha Alberti (2005), também nos serviu de ferramenta de coleta de dados, para isso foram realizadas quatro entrevistas abertas, com mulheres camaçarienses, que vivenciaram a instalação do polo; para o tratamento dos resultados utilizamos a técnica de análise de conteúdo com Bardin (1977). Os resultados apontam que, as mulheres camaçarienses encontraram dificuldades de inserção na indústria, e quando inseridas recebiam menores salários e enfrentavam assédio e discriminação por parte dos chefes e companheiros de trabalho.Item Museu Cajaíba: um espaço de arte, memória, educação e história(2021-08-27) SIlva, Ivani Mendes da; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190Esta pesquisa tem como objetivo abordar o papel das artes visuais no processo de formação dos indivíduos; formação essa que ocorre por meio da Educação não formal. Além disso, menciona a importância das artes visuais para a preservação da história e da memória e do contexto em que as mesmas foram produzidas. A fim de tratar deste tema, serão apresentadas as contribuições dadas pelo Museu Cajaíba, um espaço localizado no município de Vitória da Conquista, interior da Bahia. Para discorrermos sobre este tema traremos os autores Barbosa (2008; 2009), Durkheim (2001), Gohn (2006), Sales (2005), Martins (2011). O local conta com 180 esculturas confeccionadas em cimento e ferro. Além disso, o museu possui um espaço destinado a apresentações culturais e troca de experiências, também culturais, entre os que se apresentam e o público que visita o local.Item O Demônio Familiar, de José de Alencar, no teatro abolicionista de Recife em 1884(2023-09-12) Nascimento, Luana Beatriz Ferreira Lopes do; Santos, Maria Emília Vasconcelos dos; http://lattes.cnpq.br/479411773726000; http://lattes.cnpq.br/7927375104865204O Teatro abolicionista foi uma das principais formas de ativismo do abolicionismo brasileiro, sendo ele constituído por eventos de estreita relação com a abolição organizados em teatros (Alonso, 2015; Castilho, 2016). A cidade do Recife, capital da província de Pernambuco, recebeu esses eventos nos palcos do Teatro Santo Antonio, Teatro de Variedades da Cervejaria Nova Hamburgo e no Teatro Santa Isabel. Este último foi palco das encenações da Companhia Julieta dos Santos, que em turnê pelo Império colaborou com associações abolicionistas locais e encenou peças abolicionistas. Na sua estadia em Recife, fez duas encenações de O Demônio Familiar, peça de autoria de José de Alencar, distinto articulador do escravismo no Parlamento e na imprensa. Através de publicações na imprensa, escritos políticos e biográfico de Alencar, pretendemos compreender porque a obra de um antiabolicionista fez parte do repertório de uma companhia teatral notoriamente abolicionista e foi bem recebido numa cidade que possuía um movimento bem organizado.Item O flagelo dos Ganges: O Recife e a epidemia de cólera de 1856(2022-06-06) Melo, Iago Mário Ponce de Albuquerque; Santos, Maria Emilia Vasconcelos dos; http://lattes.cnpq.br/4794117737260000; http://lattes.cnpq.br/1262902438407305Este artigo trata sobre a epidemia de cólera que atingiu o Recife em 1856. Discute como a cólera se originou e se disseminou pelo mundo, qual era o cenário em que cidade se encontrava antes da chegada da doença e quais foram os procedimentos adotados pela comunidade médica, autoridades provinciais, religiosos e moradores para enfrentar a epidemia. Além disso, o artigo visa abordar como a imprensa noticiou a cólera e como a epidemia impactou a dinâmica da cidade, no cotidiano e nas questões da religiosidade e morte.Item O polo industrial de Camaçari: desenvolvimento e transformações da cidade (1970 a 1980)(2019-08-17) Santos, Adeilton Barros Lemos dos; Santos, Adriano de Araujo; http://lattes.cnpq.br/3805592182766488; http://lattes.cnpq.br/3462950429607519Esta pesquisa tem como objetivo: Investigar o processo de instalação do polo industrial de Camaçari e como esta construção mudou a estrutura interna local na década de 1970 a 1980. O Polo Petroquímico de Camaçari gerou em muitos moradores a esperança de que representasse um instrumento eficaz na promoção do desenvolvimento econômico e social, trazendo o desenvolvimento e progresso para a região, estabelecendo a conexão industrial entre as regiões sudeste e sul do país e também gerando empregos. Para tanto a nossa pesquisa se propôs a Investigar: Quais os impactos que este grande empreendimento teve na estrutura sócio econômica da cidade de Camaçari? Para tanto usamos como referencial teórico os autores; Almeida (1995), Teixeira (2000), Oliveira, (2004) e Rolnink e Klink (2011). A coleta de dados teve como método a pesquisa qualitativa, realizada através de documentos do arquivo público, dados disponíveis no site do IBGE e também nos cadernos de planejamentos da prefeitura municipal de Camaçari, datadas de 1974, 1975 e 1977. Encontramos nestes documentos algumas divergências quanto ao planejamento da urbanização das cidades que cederam áreas geográficas para este grandioso empreendimento industrial e não foram planejados em conjunto com o complexo industrial de Camaçari, já que este foi o primeiro complexo petroquímico industrial, planejado em todo o país.Item O problema educativo colonial: o cotidiano nas escolas das missões religiosas (1940-70)(2022-10-10) Xavier, Adrian da Silva; Silva, Giselda Brito; http://lattes.cnpq.br/2327404253426354; http://lattes.cnpq.br/6546624502827782O presente artigo tem como objetivo o estudo das condições escolares das missões religiosas portuguesas nas colônias em África, visando conhecer como se dava a formação dos professores nativos e as condições de participação das crianças nas escolas das missões. A meta é desenvolver as seguintes questões: Quais as condições de acesso dos nativos às escolas das missões e a diferença entre o ensino nas missões católicas e nas protestantes. Para isso, utilizamos textos das missões em África, textos e documentos de missionários, além de artigos, teses e dissertações do tema.Item Por uma memória dos vaga-lumes: o exercício de escrita de si em tempos sombrios(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022) Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627
