A literatura de cordel como ferramenta didática no ensino de ciências e biologia: uma revisão bibliográfica
Data
2025-03-18
Autores
Lattes da Autoria
Orientação Docente
Lattes da Orientação Docente
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso aborda a utilização da literatura de cordel como ferramenta didática no ensino de ciências e biologia, visando identificar suas contribuições para a aprendizagem dos alunos. A pesquisa, realizada por meio de uma revisão bibliográfica, analisa a relevância do cordel no contexto educacional brasileiro, especialmente em relação à cultura popular nordestina. A literatura de cordel é discutida como um recurso inovador que pode dinamizar as aulas, promovendo maior engajamento e participação ativa dos estudantes. A metodologia envolveu a pesquisa e análise de trabalhos acadêmicos sobre o uso do cordel no ensino, além da implementação de oficinas que integraram a produção literária com conteúdo científico, facilitando a compreensão e apropriação da linguagem científica pelos alunos. Os resultados indicam que o cordel se apresenta como uma estratégia pedagógica eficaz, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem e contribuindo para uma educação mais contextualizada e significativa.
Resumo em outro idioma
This thesis discusses the use of literature of cordel as a teaching tool in science and biology education, aiming to identify its contributions to student learning. The research, conducted through a literature review, analyzes the relevance of cordel in the Brazilian educational context, especially concerning northeastern popular culture. Cordel literature is discussed as an innovative resource that can energize lessons, promoting greater engagement and active participation from students. The methodology involved researching and analyzing academic works on the use of cordel in teaching, as well as the implementation of workshops that integrated literary production with scientific content, facilitating students' understanding and appropriation of scientific language. The results indicate that cordel is an effective pedagogical strategy, enriching the teaching-learning process and contributing to a more contextualized and meaningful education.
Descrição
Referência
SOARES, Luan José Sobral. A literatura de cordel como ferramenta didática no ensino de ciências e biologia: uma revisão bibliográfica. 2025. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.
Identificador dARK
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como openAccess

