Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2903
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
56 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Exoplaneta: um texto paradidático para divulgação científica utilizando a linguagem popular nordestina(2022-06-16T03:00:00Z) Silva, Raguiara Primo da; Silva, Sidney Marinho da; Silva, José Ronaldo Pereira da; http://lattes.cnpq.br/3714905065293466; http://lattes.cnpq.br/0241880242719794; http://lattes.cnpq.br/7093318042940796Desde os primórdios da humanidade o homem se pergunta da possibilidade de vida extraterrenas e do funcionamento do universo. O surgimento de novos telescópios e o avanço tecnológico geram interesse da população por exoplanetas, planetas que não estão em nosso Sistema Solar e a antiga possibilidade de vida em algum deles. A grande dificuldade dos educadores e cientistas atualmente é transpor a barreira da academia para levar o conhecimento científico de maneira simplificada a estudantes de ensino fundamental e médio, bem como para a população em geral. Com o intuito da popularização da ciência, este trabalho tem como objetivo a confecção de um ebook, em formato de romance, que conta a história de Toin, um rapaz de seus 18 anos, que percorre o nordeste brasileiro para saber se realmente existe vida em outros planetas. Toin, como é chamado Antônio por amigos e familiares, percorre três estados nordestinos e vive aventuras surpreendentes em busca de respostas para seus questionamentos existenciais. Toin conhece a fundo instituições públicas esquecidas por boa parte da população brasileira. A metodologia utilizada foi organizar hierarquicamente os conceitos científicos sob um mapa mental, para transpor conhecimentos científicos sobre exoplanetas em uma história contada. Foi realizado uma ficha para cada personagem e um roteiro posteriormente. A história envolve personagens comuns ao cenários das cidades nordestinas, com isso foi realizada uma ficha com dados de todos os personagens do romance, A história de Toin utiliza um linguajar regional nordestino, para chegar de forma fácil a todos os públicos. Com este produto didático se espera contribuir para a popularização da astronomia e transpor as barreiras da academia.Item Utilizando o Scratch como uma ferramenta educacional no ensino de astronomia(2022-06-20T03:00:00Z) Rodrigues, Aristóteles Nunes; Lira, Rafael Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4601784121439123; http://lattes.cnpq.br/9826094019860413Esta pesquisa tem como objetivo contribuir na prática com o ensino e aprendizagem de astronomia e propiciar aos professores do ensino básico uma reflexão sobre suas práticas pedagógicas diante da atual forma com que avançam as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nos processos de ensino e aprendizagem. Elaboramos um produto educacional na forma de simulação computacional e plano de aula, utilizando a ferramenta digital Scratch. Este trabalho é fundamentado sobre umas das necessidades práticas do ensino de astronomia: o uso de simulações para o ensino de algum conceito abstrato, e em conceitos como os de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA). Esta pesquisa também se apoia no que diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre o uso de TDICs na educação básica. Explanamos alguns exemplos de possibilidades de construção de simulações sobre astronomia e apresentamos as ações e comandos necessários para a construção da simulação do produto educacional utilizando o Scratch. Pesquisou-se em trabalhos acadêmicos referenciais sobre o uso da ferramenta digital Scratch no ensino de astronomia.Item Softwares e aplicativos para o ensino de astronomia e suas possibilidades interativas: um guia didático para professores(2022-06-21T03:00:00Z) Costa, André Luis Pereira; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352Este trabalho apresenta as possibilidades de uso de softwares e aplicativos no ensino de Astronomia, com destaque as informações técnicas e pedagógicas, que muitas vezes não chegam até o professor. Para oportunizar ao professor conhecer mais essas ferramentas digitais e proporcionar uma aprendizagem significativa, o estudo teve como principal objetivo produzir um guia didático, como um instrumento de mediação pedagógica, contendo softwares e aplicativos para serem utilizados no ensino de Astronomia. A pesquisa contemplou uma abordagem qualitativa. O universo de estudo envolveu uma busca na internet, através de trabalhos publicados, sites e lojas de aplicativos para dispositivos móveis, através da definição de critérios, que viabilizou a escolha dos aplicativos para constar no guia didático. Os documentos oficiais norteadores da construção dos currículos escolares foram levados em consideração em toda a construção do guia didático. Os aplicativos escolhidos para comporem o produto educacional foram o Daff Lua, o Star Walk 2 e o Stellarium. A análise propôs uma avaliação dos aplicativos, apresentando fatores, tais como: tipo de dispositivo; sistema operacional; tipo de licença; necessidade de acesso à internet; uso de hardware e nota média de avaliação. Observou-se as potencialidades desses recursos digitais para a utilização no ensino de Astronomia, nos diversos níveis de educação, propiciando um ambiente mais interativo, lúdico e facilitador da aprendizagem.Item Sequência didática utilizando a Terrella para o ensino do campo magnético terrestre(2022-06-13T03:00:00Z) Nascimento, Robson Lima Pereira do; Nascimento, Rogério Lima do; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/0328312194273300; http://lattes.cnpq.br/0190171912727049Os documentos oficiais como a BNCC indicam os caminhos a serem seguidos na educação básica em nosso país, reforçando a necessidade de atividades integradoras que engajem e motive os alunos preparando-os para viver neste mundo tão complexo. O ensino de astronomia tem sido recomendado por tais documentos dada a sua potencialidade, tanto pelo fascínio que causa na maioria das pessoas mas também por sua interdisciplinaridade podendo ser abordada em qualquer disciplina científica. Sendo assim nesta pesquisa foi analisada uma sequência didática (SD) que se constitui o produto educacional, com objetivo de verificar sua contribuição para o ensino do campo magnético terrestre, usando a Terrella que se constitui um modelo experimental histórico da Terra. Para tanto, iniciamos destacando a relevância do ensino da astronomia na BNCC, e como pesquisadores referenciam o uso de sequências didáticas dentro de um contexto de ensino diferenciado. A aplicação da SD junto aos estudantes se mostrou bastante proveitosa, contribuindo para a redução da abstração do conceito de campo magnético terrestre de forma lúdica e prazerosa.Item Fundamentos da astronomia e meteorologia para o ensino fundamental e médio(2022-06-11T03:00:00Z) Farias, Ricardo da Silva; Almeida, Zalmon Carneiro de; Rabelo, Aneide Rocha de Marcos; http://lattes.cnpq.br/2136615453127457; http://lattes.cnpq.br/7750434685370733; http://lattes.cnpq.br/3500048957526705Este trabalho de concussão de curso apresenta uma proposta no ensino relacionada a disciplinas diversas, no qual se destaca a matemática, geografia, física, história, que visa facilitar o entendimento interdisciplinar utilizando um único material de apoio. Além de despertar o interesse por estas disciplinas através do livro paradidático desenvolvido como produto educacional, com a temática Fundamentos da Astronomia e Meteorologia para o Ensino Fundamental e Médio, para ser utilizado com alunos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e do Colégio Militar do Recife (CMR), escrito em cinco capítulos e adicionado de um capítulo extra contendo Instruções para o seu uso, com o objetivo de gerar melhor conexão com as disciplinas escolares. Apresenta-se um panorama da dificuldade enfrentada pelos estudantes e professores em relação a compreensão, interligando informações, dos temas apresentados no material em anexo. Foram elaborados materiais contendo teorias e atividades investigativas em sala de aula, de maneira contextualizada, incluindo a utilização, em alguns casos, materiais recicláveis. Desta forma este material vem como sugestão de paradidático, passível de ser usado por estudantes autodidatas e professores, colaborando com sua formação continuada.Item Oficina de foguetes: investigação científica atrelada ao lançamento oblíquo(2022-06-17T03:00:00Z) Santos, Melquisedeque Luna dos; Silva, Nêrian Aguiar da; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352; http://lattes.cnpq.br/2909922763234651O ensino de Astronomia na maioria das escolas aparece de forma tímida, e geralmente os temas são abordados quando estão apresentados nos livros didáticos. Diante disso, este trabalho teve como objetivo principal analisar as contribuições de uma Oficina de foguetes educativos para promover a investigação científica, no estudo do lançamento oblíquo com estudantes do 1° ano do Ensino Médio. Despertando assim, o interesse dos jovens pela investigação científica. A metodologia utilizada baseou-se em uma abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados dois questionários, um para o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, e outro para verificar as ideias após a vivência das atividades. Os procedimentos contemplaram uma aula expositiva para as discussões dos conceitos científicos sobre o lançamento oblíquo, uma Oficina de montagem e lançamento de foguetes e uma pesquisa bibliográfica. Os resultados mostraram que a Oficina de foguetes possibilitou a compreensão dos conceitos fundamentais do lançamento oblíquo, bem como despertou o interesse dos estudantes para participarem da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).Item O uso da tecnologia na divulgação da astronomia(2022-06-09T03:00:00Z) Andrade, Laércio Nunes de; Fonseca, Nara Nancy Nascimento; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/1906415060076742; http://lattes.cnpq.br/6468663923367555Item AstroGestor, um aplicativo checklist(2022-06-15T03:00:00Z) Costa, José Iago Matheus Barbosa; Coutinho, Nicolle Cabral; Miranda, Antonio Carlos da Silva; Leão, Renata Sá Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9253144963508579; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/8777428923521869; http://lattes.cnpq.br/4536582058890010Estudar Astronomia é uma tarefa interdisciplinar, que envolve diversas áreas das ciências. Durante as etapas da Educação Básica, o contato com essa disciplina pode despertar nos jovens o interesse por carreiras profissionais ligadas à Ciência e Tecnologia. Apesar de sua importância, o ensino de Astronomia nas escolas ainda se encontra deficitário, seja pela falta de observação do céu noturno como atividade prática, seja pela má formação dos professores. Diante do posto, a criação de clubes de Astronomia colabora com o ensino-aprendizagem em sala de aula, proporcionando atividades diversas que provoquem nos participantes o pensamento crítico-reflexivo e ajuda com a formação da cidadania. O presente trabalho objetiva a criação de aplicativo para plataforma móvel como produto educacional que venha a ser utilizado por criadores/gestores de clubes de Astronomia. Foi executado um aplicativo do tipo checklist, com o qual o gestor do clube, mesmo que iniciante na tarefa, tenha uma orientação e suporte para a aplicação de cada atividade, etapa por etapa, sobre o funcionamento de um clube de Astronomia. O aplicativo foi produzido através da plataforma MIT App Inventor, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, uma ferramenta de programação que o programador pode construir aplicativos por blocos sem que para isso seja necessária formação em computação. Espera-se que o aplicativo chamado “AstroGestor” desenvolvido fique disponível e gratuito a todos os interessados em criar clubes de Astronomia no Brasil, podendo atuar como um bloco de tarefas eletrônico e de fácil acesso, que possa auxiliar os indivíduos nos procedimentos de atividades de clubes de Astronomia.Item Desenvolvimento e utilização de aplicativos para ensino de astroquímica(2022-06-09T03:00:00Z) Silva, José Ewerton da; Henrique, Mariana Alves; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/3375067276397113; http://lattes.cnpq.br/6546177378625414Compreender o Universo que nos cerca é um grande desafio e é por meio da educação que podemos interagir com essa realidade. Despertar o interesse de alunos por Ciências como a Astroquímica tem sido um desafio e a falta de conhecimento nessa área vem trazendo consequências para nossa sociedade, pois é através da Astroquímica que temos conhecimento que o espaço está repleto de moléculas e que muitas moléculas do planeta Terra foram formadas no espaço. A astroquímica é uma ciência multidisciplinar que estuda os átomos, as moléculas e as reações químicas no espaço sideral, bem como compreender a evolução e composição química do universo, os fenômenos químicos que se dão no espaço. Tendo em vista essas dificuldades, o presente trabalho tem como objetivo elaborar uma estratégia didática para utilização de um aplicativo no processo de ensino e aprendizagem da Astroquímica. Atualmente, o uso de tecnologias digitais (TD) vem cada vez mais se popularizando e muitas pessoas têm acesso a smartphones e internet tornando esse recurso ainda mais acessível para fins educativos no processo de ensino aprendizagem. O aplicativo desenvolvido, denominado AstroQuímica, foi criado com auxílio da plataforma “fábricas de aplicativo” conhecido como Fabapp. O AstroQuímica é um aplicativo de conhecimentos químicos relacionados com a Astronomia que objetiva disponibilizar conteúdos e curiosidades sobre a Química do universo. No aplicativo, além de contribuir para o estudo dessa Ciência, o mesmo possibilita verificar seus conhecimentos com questões sobre Astroquímica. Com a finalidade de obter um resultado mais efetivo na resolução problemas enfrentado pelos professores da educação básica foi desenvolvida uma sequência didática (SD) como proposta de uso do aplicativo.Item A viagem de Órion e o nascimento das constelações – a mitologia das constelações em história em quadrinhos: uma proposta de ensino de astronomia na educação básica(2022-06-18T03:00:00Z) Cavalcanti, Jorge Luiz Batista; Lima, Thiago José Bezerra de; Fernandes, Telma Cristina Dias; http://lattes.cnpq.br/1738008489950635; http://lattes.cnpq.br/4845189761528558; http://lattes.cnpq.br/9322443838207173As constelações instigam curiosidade, principalmente, quando são observadas na ótica do conjunto de lendas e mitos advinda de suas nomenclaturas, razão pela qual se torna viável o Ensino de Astronomia direcionado para o contexto escolar. Nesse sentido, esta pesquisa buscou apresentar uma proposta de construção de um material didático-pedagógico para estudantes e professores(as) em exercício na Educação Básica, no formato de um roteiro para a elaboração de histórias em quadrinhos, intitulado: “A viagem de Órion e o nascimento das constelações”, utilizando-se da linguagem da mitologia greco-romana para compreender a origem das constelações, com destaque para aquelas facilmente observadas no céu de Pernambuco e região. Dessa forma, buscou-se inserir a linguagem abstrata dos mitos gregos e romanos para a origem das constelações, de modo a incorporar elementos voltados à Astronomia na estrutura conceitual dos educandos, a partir do trabalho desenvolvido com o uso de histórias em quadrinhos. Portanto, espera-se que o produto educacional, representado pelo referido roteiro, envolvendo os personagens mitológicos, possa oferecer subsídios teórico-práticos para que professores(as) desenvolvam temas relevantes do campo do Ensino de Astronomia, proporcionando-lhes situações educativas de criação de variadas formas de mídias, como revistas em quadrinhos, desenhos animados, teatro e outras.
