Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2903
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
Item Movimento aparente do sol: uma sequência didática no ensino médio(2022) Silva Junior, Cassemiro Ferreira da; Mendes, Renata Akemi Shinozaki; http://lattes.cnpq.br/2026358226342858; http://lattes.cnpq.br/9549155210346756O estudo do movimento aparente do Sol, a eclíptica, é uma temática pouco abordada no ensino médio. Considera-se que o ensino regular tenha o seu foco voltado para uma perspectiva de referencial à luz das teorias vigentes, como por exemplo, o heliocentrismo. O presente trabalho busca analisar a reação e percepção de estudantes do ensino médio em uma escola integral na cidade de Recife-PE, quando em contato com uma perspectiva de referencial geocêntrico, estabelecido e consolidado pela esfera celeste, onde os astros se movimentam ao redor do observador. A pesquisa teve como premissa de estudo as estações do ano em função do movimento aparente do sol, ferramentas de diagnóstico como google forms e o simulador de exploração espacial Stellarium. Por meio de aulas gravadas e baseadas nas referências listadas no projeto, os estudantes responderam à pesquisa, compreenderam que tal ponto de vista orienta para a compreensão de fenômenos relacionados a passagem das estações do ano, dias e noites, e identificaram a relevância da aplicação do produto educacional proposto no ensino médio.Item Flex-Astro: recurso educacional para o ensino da astrobiologia na educação básica(2022-06-04) Souza, João Batista de; Lima, Victor Hugo Moreira de; Rodrigues, Sara Cristina Pinto; http://lattes.cnpq.br/3203651092650480; http://lattes.cnpq.br/6259720330130203As Tecnologias da Informação e Comunicação possibilitam acesso rápido a um grande número de informações, todavia a quantidade e facilidade na obtenção da informação não implicam em conhecimento construído. Partindo desta premissa há algumas estratégias didáticas que tem como objetivo orientar estudantes a utilizarem os recursos tecnológicos, como a internet, no processo de aprendizagem, entre elas a FlexQuest. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo produzir uma FlexQuest voltado ao ensino de astrobiologia com base no princípio da Teoria da Aprendizagem Significativa. A intervenção foi dividida em dois encontros, totalizando 4 horas/aula. A pesquisa foi aplicada na ECITE Luiz Gonzaga Burity, no município de Ingá, Estado da Paraíba, para estudantes da 2ª série do Ensino Médio. O resultado da aplicação da FlexQuest desenvolvida foi realizado à luz da análise dos questionários pré e pós-teste, para categorizar o conhecimento dos estudantes e mapear possíveis mudanças em sua aprendizagem. Mediante análise dos questionários, pode-se inferir que a proposta desenvolvida proporcionou aos estudantes um melhor desempenho. Desta forma, a FlexQuest foi um recurso didático que contribuiu para a construção do conhecimento nos estudantes da Educação Básica por meio de uma aprendizagem potencialmente significativa.Item A história da astronomia em Pernambuco e no nordeste do Brasil: a linha do tempo em forma de cordel(2022-06-06) Souza, Fernando Antônio Araújo de; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/9446695516155521Este trabalho busca apresentar a Literatura de Cordel como instrumento de divulgação de temas científicos e em especial temas de Física e de Astronomia, bem como analisar sua utilização em sala de aula e em espaços não formais de educação, como estratégia de motivação para o ensino de ciências, mostrando que o cordel pode ser importante veiculo de popularização da ciência, uma boa estratégia de ensino e aprendizagem e ferramenta alternativa de educação. Para alcançar os objetivos propostos, o tema central escolhido foi fazer a narrativa da Historia da Astronomia em Pernambuco e no Nordeste: A Linha do Tempo em forma de cordel. Foram executados os seguintes procedimentos: uma pesquisa documental mais fiel possível de todos os principais eventos na área de Astronomia ocorridos ao longo do tempo; a escolha do tipo de cordel a ser utilizado; identificação de cordéis cujos títulos abordavam alguns temas relativos a Ciência; a adequação do cordel como instrumento de alfabetização cientifica. Apos essas ações foram realizadas oficinas e produzidas videoaulas no IFPE Campus Caruaru, onde foi trazido para os nossos alunos, o Cordel da Linha do Tempo da Astronomia, a própria estrutura de elaboração das estrofes do cordel em sextilhas, culminando com a sua apresentação, num cordel repleto de historias e de conteúdos da Física e da astronomia, sugerindo aos alunos o exercício da arte de declamar e recitar o cordel, num processo lúdico e divertido de aprendizagem.Item Um olhar diferente para o universo: uso do planetário para o ensino de astroquímica(2022-06-06) Oliveira, Elane Santos de; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/8302507443890249A formação de professores deve ser contínua e ter a capacidade de ajudar os profissionais da educação em sua preparação para as mudanças do contexto educacional. Neste processo, busca- se estimular o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para as novas metodologias de ensino, com ênfase na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC- Formação Continuada). O objetivo do trabalho fundamentou-se na possibilidade do uso do planetário alinhado à formação de professores dentro da proposta da nova BNCC. A utilização de planetário neste trabalho pretende estimular uma formação reflexiva e crítica dentro de um tema pouco abordado na formação geral dos professores. A metodologia aplicada permitiu a construção de uma proposta de formação e investigação, por meio de formulário, da compreensão de um grupo ou uma organização em relação a Astroquímica e seu universo de significados. O desenvolvimento contou com o uso do software Stellarium que combina a exposição de diversos fenômenos astronômicos e a apresentação de imagens de planetas, estrelas e produção de um questionário a ser aplicado antes e após a atividade. O produto educacional gerado é uma cartilha, contendo a proposta para a montagem do planetário e questionários para reflexão das perspectivas e potencialidades deste instrumento para a promoção da educação não formal e o ensino de Astroquímica.Item Potencialização da astronomia com uso de uma sequência didática numa perspectiva do ciclo da experiência de Kelly(2022-06-07) Tavares, Carla Valéria Ferreira; Lima, Gilmax José de; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352; http://lattes.cnpq.br/2563053441602249; http://lattes.cnpq.br/1647626024327576Este trabalho tem como objetivo principal analisar uma sequência didática com o uso de ferramentas digitais, tendo como referencial a Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly, juntamente com o Ciclo da Experiência Kellyana (CEK). A estrutura metodológica utilizou o CEK, com suas cinco fases: Antecipação, Investimento, Encontro, Confirmação ou Desconfirmação e Revisão Construtiva. Na fase da Antecipação, os estudantes foram convidados a responder um questionário sobre corpos celestes. Na fase do Investimento, a segunda etapa do CEK, os estudantes se engajaram na busca de informações sobre o tema em estudo, realizando pesquisas e compartilhando-as, através de murais colaborativos, utilizando a ferramenta digital Padlet. A fase do Encontro, a terceira etapa da sequência, foi proporcionado o encontro com o evento, por meio de atividades teóricas e práticas, abordando conceitos sobre as fases da Lua, a construção do Goniômetro Lunar e utilização do aplicativo Stellarium. A fase da Confirmação ou Desconfirmação aconteceu através do conflito cognitivo gerado no momento do evento, os estudantes foram convidados a responderem a um questionário acerca de corpos celestes para refletirem sobre suas concepções anteriores, e testar suas hipóteses, confirmando-as ou não. A última fase do CEK, a Revisão Construtiva, os estudantes fizeram uma revisão de seus conhecimentos, considerando as atividades vivenciadas e a produção de Podcast. Os resultados nos revelaram que os estudantes possuíam conceitos intuitivos, bem como apresentaram algumas dificuldades de entender determinados conceitos, relacionados aos corpos celestes. Superando as dificuldades, percebemos que as atividades de intervenção despertaram a atenção dos estudantes, direcionando-os a levantar hipóteses, refletir e estabelecer relações das situações vivenciadas com o tema estudado, oportunizando uma contribuição de forma significativa para a evolução dos seus conceitos.Item Astrolábio e Gnômon: construção de instrumentos astronômicos proposta de uma sequência didática(2022-06-07) Silva, Rogerio José Veloso da; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/0120978814828307Os recursos didáticos na sala de aula vêm cada vez mais evoluindo com o avanço das novas tecnologias, entretanto a “mão na massa” ainda é uma forma de contribuir para a construção do conhecimento de forma significativa e prazerosa. Desta forma este trabalho traz uma proposta de sequência didática que apresenta o passo a passo de como a utilização de materiais reciclados na construção dos instrumentos astronômicos Astrolábios e Gnômon, podem ser usados como recurso didático para apresentar os conceitos de astronomia, matemática, física e ciências afins. Partindo do princípio natural que a hunanidade realiza observações por meio do olho nú desde os tempos pré-históricos, obtendo com a percepção das periocidades dos fenômenos celestes anotações, as quais utilizavam para medir o tempo, conhecer a época de plantio e colheita e orientar na exploração marítima, vem o presente trabalho mostrar a construção dos instrumentos astronômicos: Astrolábio e Gnômon, bem como um pouco da sua história e sua importância para auxiliar nas observações dos fenômenos celestes no contexto didático pedagógico. Para melhor conhecer os instrumentos astronômicos Astrolábios e Gnômon, se faz necessário um breve resumo do surgimento da astronomia, para tanto foi construído uma linha do tempo para mostrar um pouco da trajtória desta ciência tão antiga.Item Abordagem ativa para o ensino da astronomia: o caso das fases da lua(2022-06-07) Silva, Gleydson Patricio de Souza; Matias, Marcelo Pereira; Tenório, Alexandro Cardoso; http://lattes.cnpq.br/6169033174942344; http://lattes.cnpq.br/1749867373338081; http://lattes.cnpq.br/7891673760826772No presente trabalho trataremos de um modelo de metodologia ativa utilizado para o ensino de astronomia, especialmente para o caso das fases da Lua. Também foi analisado como valer-se do método para obter melhores resultados no desempenho do processo ensino-aprendizagem. Tendo em vista que as metodologias ativas constituem uma possibilidade aos métodos tradicionais reconhecidos pelo processo substancialmente transmissivo em que o docente é o centro do processo. Isto foi realizado através de uma proposta metodológica tem com público alvo o 2º ano do ensino médio e foi experimentada a partir de oficina como ferramenta no processo de ensino aprendizagem dos conteúdos. A abordagem aqui apresentada está pautada na compreensão contemporânea da ciência, através da observação, investigação e prática em que buscamos por meio da ludicidade tornar o ensino da Astronomia mais atraente, prazeroso e significativo aos nossos estudantes.Item Uma proposta de sequência didática para implantação de um clube de astronomia(2022-06-08) Costa, Antonio Carlos de Lima; Santos, Gilson Geraldino dos; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/9427155201076456; http://lattes.cnpq.br/0031805061237866A Astronomia é considerada como a mais antiga das ciências naturais, estuda o Universo, desde usa origem e formação aos astros que o compõe e os fenômenos que nele ocorrem, tendo sido desenvolvida por diferentes civilizações e com distintos propósitos nos últimos milênios. No Brasil, vários tópicos astronômicos permeiam a educação básica, tanto em nível fundamental quanto médio, sendo por exemplo tema fácil de ser encontrado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Somado a isso, nas últimas décadas vem crescendo o número de pesquisas e o interesse pela divulgação científica e pelo ensino de Astronomia em espaços formais e não-formais de educação. Com isso, surgem de maneira ainda acanhada, a criação de Clubes de Astronomia que visam despertar o interesse por parte dos estudantes pela Ciência e pela Tecnologia, através de atividades ligadas à Astronomia. Sendo assim, este trabalho apresenta o planejamento, o desenvolvimento e implantação de um Clube de Astronomia voltado para estudantes de escolas particulares e públicas, no Ensino Fundamental ou Médio, contribuindo para a divulgação e disseminação da Ciências entre os Estudantes.Item Jogo educacional para o ensino de astronomia no ensino médio: colonizando marte(2022-06-08) Alencar, John Miranda; Cavalcante, Vinícius Albuquerque; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/6354901727868389; http://lattes.cnpq.br/9143007203563032Nessa pesquisa abordamos o ensino de Astronomia com foco no Sistema Solar e na colonização do planeta Marte. A pesquisa tem por objetivo analisar a aplicação de um jogo educacional com estudantes do Ensino Médio da EREM Sizenando Silveira, foram escolhidas duas turmas do 1º ano e duas turmas do 2º ano para aplicação do produto educacional. O referencial teórico foi baseado na aprendizagem significativa de David Ausubel e nas teorias de ensino através de jogos de Lev Vygotsky. Para isso dividimos o presente trabalho em 5 momentos, no primeiro momento aplicamos um teste de sondagem, no segundo momento ministramos aulas expositivas com uso de recursos didáticos interativos, no terceiro momento os estudantes assistiram a um documentário sobre viagem espacial, no quarto momento aplicamos o jogo educacional que desenvolvemos e no quinto e último momento reaplicamos o teste diagnóstico com o propósito de discutir os resultados óbitos através do produto educacional. O produto educacional consiste num jogo físico de tabuleiro, adaptado a partir do jogo Imobiliário (Monopoly) onde em todo o seu percurso os estudantes devem contar com estratégias e com seu conhecimento de astronomia. A partir desse trabalho foi possível constatar que aulas com o uso de software interativo permitem ao educando interagir melhor com o conteúdo e desenvolverem um senso crítico acerca das dificuldades de uma colonização espacial, adicionalmente o uso de jogos didáticos se mostra um método capaz de incentivar os estudantes pelos tópicos relacionados ao ensino de astronomia e outras áreas afins.Item O uso da tecnologia na divulgação da astronomia(2022-06-09) Andrade, Laércio Nunes de; Fonseca, Nara Nancy Nascimento; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/1906415060076742; http://lattes.cnpq.br/6468663923367555Item Analema solar: uma sequência didática na construção e embasamento do que permeia no movimento aparente do Sol(2022-06-09) Araújo, Maria de Fátima Lima de; Gonçalves, Rosiberto dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4542964526401859; http://lattes.cnpq.br/3561385306324256A observação celeste trouxe a humanidade informações que mudaram determinados aspectos influenciando no formato e maneira de vida da sociedade. Especificamente o entendimento dos fenômenos do céu diurno colaboraram com tal consolidação. Apesar disso, ao longo do tempo essas informações de posições celestes dos astros se tornou obsoleta deixando sérios prejuízos na perpetuação desses conhecimentos. Nesse contexto, esse trabalho propõe a construção de uma sequência didática para alunos do 2o ano do Ensino Médio da ETE Miguel Batista na tentativa de contribuir e divulgar esses saberes. O produto educacional foi projetado em cinco etapas que compõem uma sequência didática desenvolvendo assim um estudo de caso com ação pedagógica. Através de leituras, debates, experimentações virtuais e físicas os envolvidos, nessa proposta, puderam construir e remodelar conceitos sobre Astronomia Observacional redescobrindo o horizonte celeste sem apenas apreciá-lo superficialmente. Destaca-se a importância da vivencia de cada fase, nas suas respectivas ordens, para uma melhor construção e identificação do principal objeto de estudo que foi o Analema.Item Desenvolvimento e utilização de aplicativos para ensino de astroquímica(2022-06-09) Silva, José Ewerton da; Henrique, Mariana Alves; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/3375067276397113; http://lattes.cnpq.br/6546177378625414Compreender o Universo que nos cerca é um grande desafio e é por meio da educação que podemos interagir com essa realidade. Despertar o interesse de alunos por Ciências como a Astroquímica tem sido um desafio e a falta de conhecimento nessa área vem trazendo consequências para nossa sociedade, pois é através da Astroquímica que temos conhecimento que o espaço está repleto de moléculas e que muitas moléculas do planeta Terra foram formadas no espaço. A astroquímica é uma ciência multidisciplinar que estuda os átomos, as moléculas e as reações químicas no espaço sideral, bem como compreender a evolução e composição química do universo, os fenômenos químicos que se dão no espaço. Tendo em vista essas dificuldades, o presente trabalho tem como objetivo elaborar uma estratégia didática para utilização de um aplicativo no processo de ensino e aprendizagem da Astroquímica. Atualmente, o uso de tecnologias digitais (TD) vem cada vez mais se popularizando e muitas pessoas têm acesso a smartphones e internet tornando esse recurso ainda mais acessível para fins educativos no processo de ensino aprendizagem. O aplicativo desenvolvido, denominado AstroQuímica, foi criado com auxílio da plataforma “fábricas de aplicativo” conhecido como Fabapp. O AstroQuímica é um aplicativo de conhecimentos químicos relacionados com a Astronomia que objetiva disponibilizar conteúdos e curiosidades sobre a Química do universo. No aplicativo, além de contribuir para o estudo dessa Ciência, o mesmo possibilita verificar seus conhecimentos com questões sobre Astroquímica. Com a finalidade de obter um resultado mais efetivo na resolução problemas enfrentado pelos professores da educação básica foi desenvolvida uma sequência didática (SD) como proposta de uso do aplicativo.Item As leis de Kepler: da revolução científica a uma simulação para o ensino básico(2022-06-10) Araújo, Iron Mendes de; Figueira, Milene Vieira; Santos, Antônio de Pádua; http://lattes.cnpq.br/6474063049349847; http://lattes.cnpq.br/7323733914256733; http://lattes.cnpq.br/9369522094422801Este trabalho objetiva contribuir para o ensino da disciplina de Astronomia no ensino básico. Para tanto explicaremos a importância do Astrônomo e matemático Johannes Kepler (1571-1630), e de suas leis, para o desenvolvimento do estudo dos corpos celestes, sua história, e a revolução científica, mudança de paradigma, ocasionada pelos seus feitos na ciência. Por fim apresentaremos um software formulado para facilitar o estudo e a compreensão das leis de Kepler para ser usado por professores e alunos da educação básica.Item Guia didático para iniciantes em astronomia(2022-06-11) Silva, Erika Gracyele da; Araújo, Matheus Levy Costa Viana de; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/1237022223714693O guia didático “Guia didático para iniciantes em astronomia” trata-se de um material instrucional cujo objetivo é servir como material de apoio para aulas do ensino médio, como também servir de manual para uso amador astronômico. De modo que qualquer leitor, ao ter acesso, possa ler e compreender facilmente os conhecimentos trazidos e a realização de suas atividades. Sua proposta também está atrelada a oferecer um material de baixo custo e acessível a todas as pessoas independente de classes socioeconômicas. O guia é composto por orientações de observação do céu a olho nu, leitura de materiais externos e questionamentos provenientes da temática acerca da compreensão do universo, informações sobre localização geográfica na esfera terrestre, características e diferenças entre astros e estrelas, posição das constelações e etc. No processo de elaboração do guia foram realizadas as seguintes etapas: fichamento dos temas, pesquisa textual, design gráfico, ilustrações, recursos pedagógicos e recursos tecnológicos. Pode-se concluir que o guia pode ser utilizado como um material pedagógico, no contexto escolar devido ao seu caráter interdisciplinar e crítico, estando alinhado às novas propostas da BNCC e do Novo Ensino Médio em relação ao ensino das ciências da natureza. Também apresenta uma leitura simples e fluida, com recursos tecnológicos mais atuais e utilização de imagens de aplicativos com a intenção de atrair seus leitores.Item Radioastronomia no ensino de física(2022-06-11) Oliveira, Lucia Helena Horta; Beaklini, Pedro Paulo Bonetti; http://lattes.cnpq.br/9899881748815809; http://lattes.cnpq.br/0836846546197517Esse trabalho é fruto de uma curiosidade que levou a busca de conhecimento para explicar como cientistas conseguem desvendar os segredos do universo através de antenas espalhadas por todo o nosso planeta. Esse estudo demonstra tanto os elementos físicos teóricos necessários para que esse processo se desenvolva em aparelhos modernos e profissionais quanto como discute a executabilidade da ciência cidadã com pequenos objetos amadores. O objetivo é fornecer metodologias que podem ser feitas por amantes da astronomia e por professores que queiram ensinar física por meio da astronomia. Para isso vários conceitos teóricos da física estarão presentes detalhando sua utilidade nesse processo. A metodologia será uma sequência didática com 12 aulas que envolve atividades formais e não formais e o produto será a implantação de uma estação de radioastronomia amadora, feita com os alunos da escola EEEFM Zenóbia Leão, detalhando as atividades desenvolvidas. Para avaliar a aplicação do produto foi apresentado um questionário de conhecimento prévio no início da sequência para medir o conhecimento dos alunos e o mesmo questionário foi aplicado no final da sequência didática para verificar se houve assimilação do conhecimento após a aplicação.Item Fundamentos da astronomia e meteorologia para o ensino fundamental e médio(2022-06-11) Farias, Ricardo da Silva; Almeida, Zalmon Carneiro de; Rabelo, Aneide Rocha de Marcos; http://lattes.cnpq.br/2136615453127457; http://lattes.cnpq.br/7750434685370733; http://lattes.cnpq.br/3500048957526705Este trabalho de concussão de curso apresenta uma proposta no ensino relacionada a disciplinas diversas, no qual se destaca a matemática, geografia, física, história, que visa facilitar o entendimento interdisciplinar utilizando um único material de apoio. Além de despertar o interesse por estas disciplinas através do livro paradidático desenvolvido como produto educacional, com a temática Fundamentos da Astronomia e Meteorologia para o Ensino Fundamental e Médio, para ser utilizado com alunos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e do Colégio Militar do Recife (CMR), escrito em cinco capítulos e adicionado de um capítulo extra contendo Instruções para o seu uso, com o objetivo de gerar melhor conexão com as disciplinas escolares. Apresenta-se um panorama da dificuldade enfrentada pelos estudantes e professores em relação a compreensão, interligando informações, dos temas apresentados no material em anexo. Foram elaborados materiais contendo teorias e atividades investigativas em sala de aula, de maneira contextualizada, incluindo a utilização, em alguns casos, materiais recicláveis. Desta forma este material vem como sugestão de paradidático, passível de ser usado por estudantes autodidatas e professores, colaborando com sua formação continuada.Item Carta solar e relógio de sol como recursos didáticos para o ensino de astronomia(2022-06-11) Alves, Crelison Nelson Hermenegildo; Silva, Gilvan Francisco da; Rodrigues, Sara Cristina Pinto; http://lattes.cnpq.br/3203651092650480; http://lattes.cnpq.br/0645929440091676; http://lattes.cnpq.br/7423146956315419Item Sequência didática utilizando a Terrella para o ensino do campo magnético terrestre(2022-06-13) Nascimento, Robson Lima Pereira do; Nascimento, Rogério Lima do; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/0328312194273300; http://lattes.cnpq.br/0190171912727049Os documentos oficiais como a BNCC indicam os caminhos a serem seguidos na educação básica em nosso país, reforçando a necessidade de atividades integradoras que engajem e motive os alunos preparando-os para viver neste mundo tão complexo. O ensino de astronomia tem sido recomendado por tais documentos dada a sua potencialidade, tanto pelo fascínio que causa na maioria das pessoas mas também por sua interdisciplinaridade podendo ser abordada em qualquer disciplina científica. Sendo assim nesta pesquisa foi analisada uma sequência didática (SD) que se constitui o produto educacional, com objetivo de verificar sua contribuição para o ensino do campo magnético terrestre, usando a Terrella que se constitui um modelo experimental histórico da Terra. Para tanto, iniciamos destacando a relevância do ensino da astronomia na BNCC, e como pesquisadores referenciam o uso de sequências didáticas dentro de um contexto de ensino diferenciado. A aplicação da SD junto aos estudantes se mostrou bastante proveitosa, contribuindo para a redução da abstração do conceito de campo magnético terrestre de forma lúdica e prazerosa.Item Observação lunar e registro de imagens no Padlet(2022-06-13) Silva, Bruno Henrique Vieira da; Santos, Lucas José de Mendonça dos; Mendes, Renata Akemi Shinozaki; http://lattes.cnpq.br/2026358226342858; http://lattes.cnpq.br/2983825655013742; http://lattes.cnpq.br/6735741445314970Durante o período de pandemia da Covid-19, no ano de 2020, o meio educacional passou por diversas modificações que fortaleceram o sistema de ensino remoto e à distância por meio de tecnologias que facilitassem o ensino e a aprendizagem. Com isso, ciências como matemática, física e química que necessitam de aplicações empíricas, através de laboratórios com demonstrações físicas de fenômenos naturais para serem melhores compreendidos, não se afastaram da realidade no período pandêmico, pois, a tecnologia conseguiu criar uma ponte entre docente e discente durante as aplicações do conhecimento mesmo remotamente. No presente trabalho, a observação lunar fora aplicação de objeto de estudo utilizando-se de aparelhos de telefone celular para capturar imagens da Lua. Deste modo, foi possível o estudo da Lua e seus ciclos lunares com os alunos do 9º ano do ensino fundamental (anos finais). Os discentes registraram as imagens capturadas no celular e compartilhadas na plataforma educacional Padlet. Esta plataforma funciona como uma mural virtual possibilitanto a interação das imagens obtidas por meio das técnicas aplicadas em sala de aula, fornecendo o aprendizado sobre o conteúdo e utilizando-se da aplicação de técnicas de fotografia com o celular resultando em um produto educacional de grande aprendizado prático.Item Maremolência: um produto educacional para explorar a influência das marés na cidade do Recife(2022-06-13) Soares, Aline Maria da Silva; Santos, Josè Phillipe Joanou Pereira dos; Mendes, Renata Akemi Shinozaki; http://lattes.cnpq.br/2026358226342858; http://lattes.cnpq.br/3706259240557920; http://lattes.cnpq.br/6673788295435463O presente trabalho apresenta um paradidático que de forma lúdica ensina a influência das marés na cidade do Recife, tendo em vista a importância de estudar astronomia realizando ligações com situações contidanas e culturais, de forma que contribuia significativamente no desenvolvimento global do discente no processo de ensino aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo um produto educacional que aborda os conceitos sobre os fenômenos lunares, a partir das relações entre as marés e a cidade do Recife. Em meio a tantas tecnologias desenvolver um livro fisíco afim de incentivar a leitura e possibilitar um trabalho de forma interdisciplinar nas escolas. É no ensino fundamental o momento propício para uma intervenção pedagógica onde favoreça o desenvolvimento de argumentação e observação do discente. Ao longo da vida, os discentes constroem saberes de acordo com suas práticas cotidiana, remodelados por meio das aulas na escola. Nesse contexto, se torna importante o estudo dos fenômenos naturais no seu aprendizado acerca das relações estabelecidas entre os saberes cotidianos e os saberes científicos.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
