Bacharelado em Sistemas de Informação (UAST)

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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

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    Info saúde: uma aplicação mobile para auxiliar usuários da saúde pública no Brasil
    (2019) Silva, Dhonatan Diego Marinho da; D’Emery, Richarlyson Alves; http://lattes.cnpq.br/3553920177544450; http://lattes.cnpq.br/2377670834761465
    Com o passar dos anos, o mundo no qual vivemos passou por diversas mudanças, entre elas está o setor da saúde e o de tecnologia. Essas mudanças despertaram a necessidade de informação rápida, precisa e disponível em qualquer hora e lugar, proporcionando o crescimento de forma significativa da utilização de aplicações mobile em smartphones. Em contrapartida, a saúde pública no Brasil ainda enfrenta diversos problemas, entre eles: a superlotação de hospitais, a burocracia na marcação de consulta, falta de medicamentos e médicos, escassez de informações precisas sobre a localização de estabelecimentos e informações sobre médicos. Informações essas fundamentais na velocidade e precisão de decisão do paciente. A partir desse contexto, este projeto teve como objetivo desenvolver um aplicativo para disponibilizar dados sobre estabelecimentos e médicos que trabalham a serviço do Sistema Único de Saúde (SUS). O software usa dados do DATASUS, órgão da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde e que tem a responsabilidade de coletar, processar e disseminar informações sobre saúde. Como estudo de caso, foram utilizados os dados de Pernambuco. A aplicação usa o banco de dados Google Firebase e os recursos Authentication e Realtime Database. Esses recursos garantem um melhor controle sobre usuários e visualização e alteração em tempo real dos dados cadastrados, respectivamente. Os estabelecimentos são geo-representados através da API Google Maps. A aplicação permite que um cidadão visualize os dados, cadastre um perfil e informe dependentes; um administrador é responsável pela manutenção dos dados no aplicativo.
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    Mineração de dados aplicada a análise de desempenho de alunos no 5º ano do ensino fundamental
    (2019) Silva, Rodrigo Jacinto da; Silva, Paulo Mello da; http://lattes.cnpq.br/8976586263200932; http://lattes.cnpq.br/0387528027653635
    Diferenças no desempenho educacional dos alunos podem ser visto através de provas feitas pelas escolas e avaliações dos sistemas educacionais do governo, podendo este desempenho está ligado diretamente com socioeconômico do estudante e estruturas das escolas bem como seus docentes.Uma das avaliações feitas pelo INEP (Instituto nacional de estudos de pesquisas) para avaliara performance dos discentes do ensino fundamental, o qual este trabalho se dedica, foi criado SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Através dos dados fornecidos pelo SAEB,é possível ser feita uma análise mais detalhada sobre o desempenho dos alunos. O objetivo desse trabalho é utilizar técnicas computacionais para analisar os dados do SAEB referente aos alunos do 5◦ano do ensino fundamental das escolas públicas de estado de Pernambuco.Assim para que esse trabalho fosse realizado, foi utilizada a metodologia CRISP-DM (CrossIndustry Standard Process for Data Mining) fazendo uso de todas as suas etapas para melhor entendimento e organização dos dados. O trabalho fez o uso do software Weka, que por sua vez ajudou na aplicação de técnicas e algoritmos para a análise da base de dados. A pesquisa pode trazer o desenvolvimento de um modelo de desempenho para auxiliar os gestores educacionais e professores na tomada de decisão
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    Uma proposta de análise e modelagem em instituições educacionais: um estudo de caso
    (2019) Silva, Jesus Orisvaldo Belo da; Silva, Paulo Mello da; http://lattes.cnpq.br/8976586263200932
    O presente trabalho tem como objetivo utilizar tecnologias da informação para otimizar o processo interno de Dispensa de Disciplinas da organização educacional pública Universidade Federal Rural de Pernambuco / Unidade Acadêmica de Serra Talhada, de modo que partes deste que estejam dificultando o escoamento de solicitações emitidas por alunos do curso de desenvolvimento, faz-se necessária a execução de um estudo de caso aplicado a uma Organização Educacional de Ensino Superior, elicitação de processos, modelagem do processo de negócio, realização de um diagnóstico e identificação de gargalos existentes na organização. Espera-se com esse trabalho propor o desenvolvimento de um modelo para automatizar os processos de negócio da instituição em questão, oferecendo soluções que procuram otimizar os processos internos e/ou aumentar a eficiência do tempo de serviço.
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    Seleção e implantação de um sistema de gestão financeira para APAE de Serra Talhada
    (2019) Almeida Filho, Augusto Alves de; Souza, Ellen Polliana Ramos; Albuquerque, Hidelberg Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0955255065576989; http://lattes.cnpq.br/6593918610781356
    O terceiro setor precisa, constantemente, traçar planos para captação de recursos para garantir sua sobrevivência a curto e longo prazo. Porém, na maioria dos casos, o problema não está diretamente relacionado a limitação de recursos, mas a falta da gestão financeira. É possível dizer que a gestão financeira tem como função interpretar ou estabelecer objetivos, de acordo como capital disponível, para então alocar recursos necessários para atender tais objetivos. Dentre as organizações do terceiro setor, destaca-se a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais(APAE), que é uma rede de promoção e defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Atualmente existem várias unidades espalhadas em todo território nacional, estando uma delas localizada no município de Serra Talhada. Sua gestão financeira é feita através do auxílio de planilhas eletrônicas, sendo que a gestão da organização entende que a ferramenta e mutilização é inadequada e possui muitas limitações. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo selecionar e implantar um sistema de gestão financeira na APAE de Serra Talhada. O método foi dividido em cinco etapas, são elas: diagnóstico; definição e validação dos requisitos;análise comparativa dos sistemas; seleção do sistema e, por último, a implantação. Sendo assim,através de entrevistas foi possível compreender o processo de gestão financeira da APAE, assim como realizar o mapeamento deste processo. As entrevistas permitiram também realizar o levantamento de requisitos, que serviu como norte na etapa de seleção, onde foram busca dos sistemas que atendessem tais requisitos que tinham como prioridade o controle de doações e doadores, fluxo de caixa e relatórios para prestação de contas. Durante o processo de seleção,vários sistemas foram analisados (Ongfácil, HYB, Any3, Economato, Argus, KAD APAE, ContaAzul e GestãoClick), sendo que o Argus foi aquele que mais agradou aos gestores da APAE,por atender aos requisitos desejados e ainda permitir a gestão de outros módulos, como saúde eeducação por exemplo. Por falta de tempo não foi possível concluir a implantação do sistema e, consequentemente, não foi possível realizar a avaliação. Mas espera-se que o sistema possa proporcionar aos gestores da APAE uma melhor visibilidade dos recursos disponíveis e dos recursos necessários para sustentabilidade dos seus projetos, assim como consciência dos limites da organização em termos de limites na realização de projetos. Além disso, espera-se também que o sistema facilite a prestação de contas da APAE e proporcione mais transparência, informando a população dos gastos e investimentos da organização, como uma forma de prestar contas dos recebimentos e apresentação das necessidades para continuidade dos projetos sociais, que visam a inclusão e assistencialismo às pessoas portadoras de deficiência e que requerem uma atenção especial.