01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)

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    Entre o cuidar e o educar: o papel da gestão escolar no acolhimento institucional de crianças
    (2025-02-04) Silva, Júlia Laís da; Sales, Michelle Beltrão Soares; http://lattes.cnpq.br/1145653737118181; http://lattes.cnpq.br/9646732640644397
    O presente estudo tem por objetivo geral analisar o papel da gestão escolar no acolhimento de crianças institucionalizadas em uma escola pública. Através disso, foram delimitados dois objetivos específicos, sendo eles: investigar a concepção de gestão da escola e suas relações com o ambiente escolar; e identificar e analisar as estratégias mobilizadas pela gestão no processo/prática de acolhimento de crianças institucionalizadas. A metodologia empregada é de natureza qualitativa e se configura enquanto um estudo de caso, utilizando como instrumento para a coleta de informações a entrevista semiestruturada. Os participantes da pesquisa foram a equipe de gestão escolar, sendo representados pela gestora, vice-gestor (atual gestão), Assistente Administrativo e o Vice-gestor (gestão anterior). Dessa forma, a análise dos dados partiu da perspectiva de Bardin (2011), o que possibilitou sua categorização com base nos objetivos específicos deste estudo, destacando a gestão escolar democrática enquanto um conceito que abrange princípios e práticas focados na participação ativa de todos os participantes no processo educativo (PARO, 2016). Assim, identificou-se as concepções, as práticas e a relação da gestão escolar partindo de sua relação com o acolhimento institucional, tendo em vista a singularidade da escola em receber crianças em um contexto de institucionalização, a partir do aporte teórico estabelecido pelos estudos de Paro (2010, 2007, 1996), Luck (2006, 2009) e Libâneo (2012, 2015), bem como os documentos que norteiam o Acolhimento Institucional no Brasil. A análise também revelou os desafios enfrentados no cotidiano da escola, como a adaptação e as dificuldades de aprendizagem que algumas crianças trazem em suas trajetórias, que vão se refletindo nas situações de vulnerabilidade que algumas se encontram. Ao mesmo tempo, destacou-se a dedicação, o respeito e o compromisso da gestão escolar com o desenvolvimento dos estudantes.
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    Da Venezuela ao Recife: a trajetória de famílias e crianças e suas vivências em uma escola pública do Recife - PE
    (2022-10-03) Moraes, Rossana Batista de; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/8493878094440932
    Brasil en los últimos años ha recibido más refugiados masivos de Venezuela, en busca de una vida mejor. Muchos son niños, que vienen con sus familias. A partir de esto, tuvimos como objetivo general de esta investigación: investigar el proceso de integración de los niños venezolanos en una escuela de la red municipal de Recife - PE. Para la fundamentación teórica nos apoyamos en autores como Dilaila Botas (2017), Marinaldo Cunha (2015), Maria João Hortas (2013), Penninx y Martiniello (2010) y Spencer (2008). Como metodología, utilizamos una investigación cualitativa, investigando una escuela municipal en Recife/PE, y los sujetos fueron dos familias venezolanas, dos gerentes y dos profesores, cada uno de un niño. Los datos fueron recolectados mediante entrevistas semiestructuradas con cada uno de los participantes. Al final pudimos ver que la escuela no presenta ningún programa o proyecto para la acogida e integración de los niños venezolanos. Sin embargo, este proceso, según los datos, se dio de manera afectuosa y a través del diálogo. La interacción de los niños en la escuela fue pacífica, pero observamos que en ocasiones el diálogo se vio comprometido por la barrera del idioma. A pesar de esto, encontramos que el proceso de integración se dio de manera positiva, pero destacamos que la creación de proyectos sobre el tema pudo haber favorecido aún más el proceso de integración de estos niños.