01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)
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Item Avaliação das Sobreposição de imagem do Cadastro Ambiental Rural (CAR) nas Áreas dos Assentamentos do Estado de Pernambuco(2021) Oliveira, Raquel Vieira de; Piscoya, Victor Casimiro; http://lattes.cnpq.br/4581165998180986Item Circuitos Curtos de Comercialização: uma aproximação de produtores-consumidores(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão., 2011) Mattos, Jorge Luiz Schirmer deO Assentamento Chico Mendes III compreende uma área de 413,33ha, ocupada desde 2004 por 55 famílias. Chico Mendes III apresenta potencialidade para a produção agrícola, principalmente de hortaliças. Com este intuito e com o apoio da UFRPE, cerca de 20 famílias assentadas estão envolvidas na produção de uma grande diversidade de cultivos e com a criação de duas feiras agroecológicas, sendo uma em São Lourenço da Mata e a outra no, bairro Dois Irmãos, em Recife. Concomitantemente a criação das feiras apoiou-se o planejamento lançando-se mão de pesquisas de mercado. Contudo, se faz necessário um acompanhamento em médio prazo das feiras para registrar os produtos comercializados, verificar seus aspectos qualitativos e quantitativos, as preferências e opiniões dos consumidores e o atendimento a eles dispensado com vistas a auxiliar nas tomadas de decisão dos feirantes por ocasião do planejamento da produção e da comercialização. Há também que se aproximar e aprofundar a relação produtores/consumidores com a criação de espaços de diálogos tanto nas feiras quanto nos locais de produção do assentamento. Por fim, o objetivo do presente projeto é contribuir com o aumento dos laços de solidariedade entre produtores e consumidores das Feiras Agroecológicas Chico Mendes.Item Transição agroecológica no Assentamento Chico Mendes III São Lourenço - Pernambuco(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão, 2011) Lima, Jorge Roberto Tavares deA Extensão é uma via de mão-dupla, com trânsito assegurado que encontrará, na sociedade, a oportunidade de elaboração da práxis de um conhecimento. Este processo de produção de conhecimento se dará em todo o caminhar. Docentes, discentes, técnicos e camponeses desenvolverão esforços voltados a uma reflexão teórica, estabelecendo um diálogo de saberes. A criação desse fluxo, onde se estabelece a premissa de existência de distintos saberes, que propicia a sua discussão entre diferentes saberes acadêmicos e distintos saberes populares, terá como consequências a produção do novo conhecimento. A realidade do assentamento em seu momento histórico mediará a construção deste conhecimento, bem como, estimulará a participação efetiva da comunidade na vida da Universidade.