Bacharelado em Administração (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/3


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 21
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Sociedades Anônimas do Futebol (SAF) no Brasil: uma análise dos casos Cruzeiro e Botafogo
    (2025-07-28) Souza, Lucas Cavalcanti Fernandes de; Silva, Letícia da Costa e; http://lattes.cnpq.br/5662863685960286
    Esse trabalho tem como objetivo avaliar os impactos da adoção do modelo de clube-empresa, ou Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no gerenciamento de dois dos principais clubes do futebol brasileiro. Três eixos são abordados, partindo de uma abordagem qualitativa e tendo como base artigos acadêmicos, fontes jornalísticas e a análise documental de demonstrações contábeis de dois clubes brasileiros: o Botafogo e o Cruzeiro. Foram analisados três classe de dados desses documentos: 1) receita líquida, 2) resultado financeiro e 3) endividamento. Além disso, foi trazido aos dados analisados o contexto de cada ano, de forma a evidenciar os efeitos imediatos da mudança de modelo administrativo. Apesar do curto período, os dados indicam que o modelo SAF tem contribuído na profissionalização da gestão esportiva, atraindo investimentos de dentro e fora do país, e ajudando na recuperação econômica dos clubes. Por fim, a pesquisa também destaca que, no longo prazo, a qualidade e sustentabilidade dependem de gestores eficientes e um bom planejamento, assim como em qualquer empresa de outros ramos não ligados ao futebol.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Características do uso de Big Data e análise de dados na tomada de decisão de empresas do agronegócio listadas na Bolsa de Valores
    (2024-10-04) Lima, Jônatas Silva de; Oliveira, Brigitte Renata Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/4363373068676222
    O estudo caracteriza o uso de Big Data na tomada de decisões nas 3 (três) maiores empresas do agronegócio brasileiro listadas na Bolsa de Valores (B3), considerando valor de mercado, e os eventuais desdobramentos desse uso sobre o seu desempenho operacional. Conforme a literatura especializada, a aplicação de grandes volumes de dados e de tecnologias relacionadas contribuem para a eficiência e competitividade das organizações. A partir de coleta de dados secundários, foi empregada a análise dedutiva dos relatórios institucionais das empresas JBS, BRF e São Martinho. A codificação de termos relacionados a Big Data permitiu a identificação de padrões entre o seu uso, a análise dos dados, a tomada de decisão e o desempenho alcançado nessas empresas. Os resultados mostram que, embora o termo Big Data tenha sido explicitamente mencionado apenas pela BRF em seu relatório, a prática de coleta e análise de dados é amplamente utilizada para otimizar operações e alavancar a sustentabilidade econômica. Defende-se, portanto, que o uso de dados desempenha um papel estratégico crucial no agronegócio, podendo conduzir à eficiência e à tomada de decisões estratégicas, mesmo quando o conceito de Big Data não é formalmente adotado.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Fontes de financiamento para microempresas no Brasil: comparação entre bancos tradicionais e fintechs
    (2025-03-24) Silva, Caio César Bione; Lima, Adilson Celestino de; http://lattes.cnpq.br/1256936664889276
    Este estudo objetivou definir qual a melhor alternativa de financiamento para microempresas, através da comparação entre fintechs e bancos tradicionais. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados uma pesquisa documental, analisando documentos e informações disponíveis em fontes secundárias confiáveis, como artigos científicos encontrados no Google Acadêmico, estudos publicados sobre o tema e informações disponibilizadas pelos próprios bancos e fintechs. Dessa forma, tendo como resultados que os bancos tradicionais se mostram mais vantajosos para microempresas que buscam expansão, pois disponibiliza financiamentos com melhores condições, taxas mais baixas e prazos mais longos, enquanto as fintechs são mais adequadas para microempreendedores individuais que estão iniciando seus negócios, pois oferecem facilidades de gestão, acesso simplificado ao crédito e empréstimos de valores menores. A partir da análise dos dados, pode-se concluir que para microempresas, os bancos tradicionais são a opção mais estratégica, garantindo maior previsibilidade financeira, menores custos no longo prazo e melhores oportunidades de crescimento.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Liderança feminina no contexto organizacional contemporâneo
    (2025-03-11) Paixão, Renê Gomes da; Lacerda, Katarina Leal Chaves; http://lattes.cnpq.br/3417563694199476; http://lattes.cnpq.br/5860902176035710
    Esse artigo teve por objetivo analisar como a liderança feminina se manifesta no contexto organizacional contemporâneo. Trata-se de um ensaio teórico, de abordagem qualitativa, sob a forma de uma revisão integrativa da literatura, de modo a descrever as características da liderança feminina, investigar suas semelhanças e distinções em relação a outros estilos de liderança e analisar os impactos que essa forma de liderança pode gerar no ambiente de trabalho. Como resultado, identifica-se que os estudos analisados convergem na descrição da liderança feminina como colaborativa, humanizada e eficiente. No entanto, enquanto alguns pesquisadores indicam que as mulheres mantêm seu estilo participativo independentemente do ambiente, outros destacam que, em organizações mais tradicionais e hierárquicas, elas podem adotar um comportamento mais autoritário para garantir sua credibilidade. A análise comparativa entre os tipos de liderança e a liderança feminina evidencia que modelos como a liderança democrática e transformacional se alinham naturalmente ao perfil das lideranças femininas, enquanto estilos como a liderança autocrática e liberal apresentam contradições com as características da liderança feminina. Por fim, a presença de mulheres em cargos de liderança contribui para um ambiente de trabalho mais justo e equitativo. Portanto, este estudo conclui que a liderança feminina é um elemento transformador dentro das organizações, contribuindo para a construção de espaços mais democráticos, inovadores e inclusivos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Feedback: ferramenta de suporte à gestão do desempenho no ambiente organizacional
    (2023-04-26) Müller, Gleiciany Maria Leandro Silva; Amorim, Tania Nobre Gonçalves Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2951129655100886; http://lattes.cnpq.br/3587219030452061
    O presente artigo tem como objetivo analisar o que é feedback no ambiente organizacional, seus tipos e benefícios, e analisar esta prática com base na percepção dos funcionários de uma multinacional brasileira do ramo de energia. O estudo se inicia em uma revisão bibliográfica sobre a temática e também na aplicação de uma pesquisa, a qual aborda o tema do feedback que é fornecido aos funcionários, destacando a frequência em que ocorre e a qualidade dos mesmos. Foi realizada a escolha de um público alvo para a pesquisa, sabido que o core business da rede de distribuição própria do grupo empresarial estudado é a área de vendas e o alvo era todos os 604 vendedores, distribuídos nos 27 estados brasileiros, que estavam ativos na empresa em janeiro de 2021, para participar da pesquisa. As avaliações de desempenho que se desdobram nos feedbacks formais desta empresa são anuais, porém, existe o estímulo para que ocorram feedbacks rotineiros constantes. A pesquisa buscou identificar se de fato estes feedbacks são comuns e se contribuem positivamente para quem os recebe. Ao final do estudo, pôde-se identificar que uma conversa, orientação, elogio e até mesmo crítica construtiva, no dia a dia, podem ser considerados uma opção de feedback e apoiar de forma ágil e pontual a gestão do desempenho dos colaboradores, sem que necessariamente seja preciso aguardar uma avaliação formal, anual e estruturada, sendo portanto um apoio positivo no desempenho dos colaboradores de forma continuada e ágil.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O uso das redes sociais como ferramenta de marketing digital por microempreendedores individuais
    (2023-04-27) Silva, Juliana de Freitas; Souza, Angela Cristina Rocha de; http://lattes.cnpq.br/1030836126649193; http://lattes.cnpq.br/0901032948095954
    O estudo em questão tem como objetivo analisar como os microempreendedores individuais utilizam as redes sociais como ferramenta de marketing para alavancar seus negócios. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória com 15 microempreendedores individuais de diferentes setores. A análise de dados se deu mediante análise de conteúdo. Os resultados indicaram que as redes sociais mais utilizadas pelos microempreendedores individuais são o WhatsApp e o Instagram. Eles consideram o uso das redes sociais importante para os negócios proporcionando diversos benefícios como a possibilidade de divulgar produtos e serviços, a facilidade no relacionamento com o cliente e o baixo custo na utilização das plataformas. Mas, também mostrou que ainda existem dificuldades a serem superadas, como a falta de conhecimento técnico e de tempo para gerenciar as contas nas plataformas. Entre as estratégias utilizadas destacam-se a produção de conteúdo relevante, promoção de sorteios e descontos, utilização de anúncios pagos. Conclui-se que as redes sociais são utilizadas como ferramenta de marketing digital pelos microempreendedores individuais, o que contribui para a alavancagem de seus negócios. Este uso, no entanto, ocorre de forma mais orgânica, sem a utilização de ações de impulsionamento pelas empresas, e decorre da facilidade de uso das redes. Apesar disso, alguns desafios ainda se impõem, decorrentes das dificuldades apontadas por alguns empreendedores.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relato de experiência: participação e atuação no projeto de extensão Fatores de Sucesso de um programa de inclusão social promovido por uma organização não governamental
    (2023-09-15) Borges, Paulo Tavares; Oliveira, Rezilda Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2590859532640305; http://lattes.cnpq.br/2813919480734056
    Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta um relato de experiência que integra ensino e extensão direcionado ao estudo dos fatores de sucesso de um programa de inclusão social de uma organização não governamental analisados através da Investigação Apreciativa aplicada ao Projeto Judô do Movimento Pró-Criança (MPC). O TCC aponta para um duplo papel discente, seja como voluntário, seja como membro de uma das equipes que atuaram ao longo da disciplina Gestão de Organizações do Terceiro Setor, correspondente ao semestre 2022.1, no Bacharelado em Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), ministrada nos meses de março e abril de 2023. Deste modo, foram integrados temas do terceiro setor abordados em sala de aula e a dinâmica da atividade extensionista, levando à aprendizagem proporcionada pela interação com os atletas medalhistas do judô, a fim de se aplicar o método de avaliação do programa de esportes do MPC e dessa modalidade em particular, descritas e analisadas neste TCC. O relato de experiência metodologicamente fez parte de uma pesquisa-ação aplicada a um contexto em que o contato com o MPC envolveu visita técnica, reunião com gestores e o responsável pela condução do bem-sucedido Projeto Judô e a análise de seus fatores sucesso. Este é um estudo de caso retratado em um relato de experiência de grande valia para se entender a questão da inclusão social e o contato direto com a realidade social do terceiro setor e a vivência adquirida durante o projeto de extensão.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Os impactos da Covid-19 para as micro e pequenas empresas do setor de alimentação em Pernambuco
    (2023-09-25) Lima, Júlia Alliz Vasconcelos de; Silva, Letícia da Costa e; http://lattes.cnpq.br/5662863685960286
    O presente artigo tem por objetivo analisar os impactos da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), para as micro e pequenas empresas no setor de alimentação no estado de Pernambuco. Foi realizada uma revisão bibliográfica acerca do tema, a partir de artigos obtidos em consultas realizadas no Periódicos Capes e no Scielo. Foi feita uma análise breve dos artigos encontrados, e foram selecionados os com maior proximidade ao assunto, sendo constatado que nossa literatura ainda carece de informações sobre esse tema. Para obter mais informações, foram coletados dados secundários por meio de tabelas disponibilizadas pelo IBGE e pelo SEBRAE. Por fim, foi elaborado um questionário que foi enviado para os associados da ABRASEL, sendo possível, assim, analisar mais dados. As informações e os dados que foram extraídos e coletados comprovam que a pandemia da COVID-19 impactou profundamente os restaurantes do Brasil e de Pernambuco, ocasionando uma reconfiguração no setor.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Transformação do setor financeiro brasileiro: o impacto das fintechs na oferta de produtos e serviços sob perspectivas tecnológicas e sociais
    (2023-09-21) Oliveira, Lucas Gabriel de; Lima, Adilson Celestino de; http://lattes.cnpq.br/1256936664889276
    Este estudo investiga as transformações vivenciadas no sistema bancário decorrentes do avanço tecnológico, com especial atenção ao papel das fintechs na reconfiguração dos produtos e serviços financeiros no contexto brasileiro. A pesquisa procura discernir o impacto das fintechs na configuração da oferta financeira do país. Estas empresas, caracterizadas pela aplicação ágil e acessível de inovações tecnológicas em soluções financeiras, emergem como protagonistas de mudanças estruturais no setor. A análise objetiva examinar o impacto das fintechs na dinâmica financeira do Brasil. Por meio da análise das características e modelos de negócios predominantes nas fintechs que atuam no mercado financeiro nacional, o estudo explora os efeitos destas entidades na concorrência, no comportamento de mercado e no engajamento com a clientela. Acentuando o cenário relevante da pandemia de COVID-19, que acelerou a adaptação dos consumidores às tecnologias emergentes, o trabalho observa a interação entre as fintechs e a transformação digital acelerada. Essa evolução tecnológica dinâmica, incluindo avanços como o blockchain, impulsiona uma redefinição substancial no setor financeiro, com as fintechs desempenhando um papel crucial nesse processo. Em contrapartida, as instituições financeiras tradicionais enfrentam o desafio de ajustar suas estratégias em um ambiente competitivo remodelado por novos entrantes. Além disso, o estudo avalia o impacto das fintechs na acessibilidade aos serviços financeiros, na promoção da inclusão bancária e na democratização do crédito. Empregando uma abordagem metodológica qualitativa e exploratória, respaldada por fontes secundárias de renome acadêmico como artigos, livros e revistas científicas, a pesquisa coletou dados para a análise abrangente das mudanças em curso.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise da tomada de decisão de investimento em empresas com política de dividendos ou política de crescimento como prioridade
    (2023-05-02) Estevam, Thiago de Souza; Lima, Adilson Celestino de; http://lattes.cnpq.br/1256936664889276
    A política de dividendos é uma tomada de decisão estratégica que pode influenciar o valor de uma empresa. Ela se relaciona com a avaliação de quanto, como e quando distribuir ou não os lucros obtidos aos acionistas, sendo considerada, portanto, um atrativo aos investidores. Uma empresa de crescimento reinveste grande parte do seu lucro com objetivo de acelerar seu crescimento. Uma empresa de dividendos distribui grande parte do seu lucro aos acionistas como forma de remunerá-los. Deste modo, este estudo objetivou verificar qual o efeito dessas políticas dentro da organização e qual a relação desses efeitos para o perfil de investidor que decide aportar em uma,outra, ou nas duas políticas de distribuição de lucros. Como principais resultados pode-se dizer que, quanto ao pagamento (ou não) de dividendos os resultados apontam que empresas mais rentáveis, com maior oportunidade de crescimento, mais maduras, mais antigas e com maior proporção de caixa têm maior probabilidade de distribuir dividendos. E, como esperado, empresas mais endividadas têm menor probabilidade de pagá-los.