Licenciatura em Letras (UAST)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Resultados da Pesquisa
Item Análise dialógica do discurso de neologismos lexicais nas páginas do facebook “direita reacionária” e “reacionário bolsonaro(2023-04-27) Silva, Ana Liliana Fernandes Siqueira da; Dugnani, Bruna Lopes Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6132618542893464; http://lattes.cnpq.br/2156448500460580Na presente pesquisa, objetivamos verificar quais neologismos lexicais e que posicionamentos sociais esses materializam nas postagens das páginas do Facebook: “Direita reacionária” e “Reacionário Bolsonaro” no período compreendido entre 18 de outubro e 28 de outubro de 2018. Para a seleção do corpus, adotamos como critérios: 1- páginas do Facebook que explicitamente declarassem seu posicionamento político; 2- postagens que contivessem neologismos lexicais e que tivessem sido publicadas entre o primeiro e o segundo turno da eleição presidencial de 2018 entre os candidatos Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT), e Jair Messias Bolsonaro, do Partido Social Liberal (PSL). Esses critérios se justificam pela: 1- explicitação das páginas em relação ao seu posicionamento político na defesa de seus ideais, como podemos ver logo na apresentação de ambas em suas descrições no Facebook, o que significa nesse contexto um destinatário com concepções semelhantes a do enunciador; 2- utilização dos neologismos lexicais que sintetizam e materializam discursos com carga ideológica de cunho político; e, 3 – publicação ocorrer em um período em que os eleitores de ambos os partidos estavam na expectativa do resultado eleitoral e mais incisivos, o que, consequentemente, possibilita um contexto para mais criações neológicas e embates ideológicos. Dessa forma, chegamos a 3 postagens da página “Reacionário Bolsonaro” e 2 postagens da página “Direita reacionária”. Para cumprir com o objetivo traçado, fundamentamos teoricamente nosso trabalho em Cunha e Cintra (2016), para o entendimento dos processos neológicos, em especial, dos neologismos lexicais, foco da pesquisa; e também na perspectiva bakhtiniana de linguagem, a qual nos possibilitou a consideração desses neologismos em sua dimensão discursiva, observando a relação das novas palavras (signos semióticos-ideológicos) com o contexto das postagens (enunciados concretos). Coerentemente a essa fundamentação teórica, seguimos a metodologia da análise dialógica do discurso, com a descrição do objeto concreto a nível de materialidades semióticas e características enunciativas, com a análise das relações entre língua (nível micro) e enunciação (nível macro) e com a interpretação dos sentidos criados a partir da junção contextual da materialidade e do ato enunciativo. Os resultados a que chegamos mostram que os neologismos lexicais presentes no corpus indicam uma construção narrativa antagônica, polos opostos e inconciliáveis, entre a esquerda e a direita. É imprescindível destacarmos a importância desse resultado, uma vez que nos faz refletir sobre o antagonismo no Brasil, que vem se tornando cada vez mais acentuado.Item A construção multimodal de referentes em memes sobre o discurso da pós-graduação(2019) Nogueira, Bruno Huann da Silva; Ranieri, Thaís Ludmila da Silva; http://lattes.cnpq.br/9800015399149501; http://lattes.cnpq.br/4491947961116486Posicionando-se numa visão sociocognitiva e multimodal, o presente trabalho tem como objetivo investigar como ocorre a construção multimodal de referentes em memes sobre o discurso da pós-graduação. Esse estudo sucede por dois motivos, em especial, o primeiro porque acreditamos que o gênero meme precise de mais investigações que busquem entender a complexidade desse objeto, assim como pelo fato desse gênero ser um produtivo espaço de investigação científica no âmbito da linguagem. Nesse sentido, discorremos nesse trabalho considerações sobre noções de texto, referenciação e multimodalidade que são alicerçadas pelas discussões de Cavalcante (2013); Cavalcante e Cústódio Filho (2010); Koch (2009); Marcuschi (2007 e 2012); Custódio Filho e Hissa (2018); Custódio Filho (2009); Mondada e Dubois (2003); Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014); Cortez e Koch (2013); Ranieri (2015); Dionísio (2014); Silva (2018); Vieira e Silvestre (2015); Ramos (2012); Sousa (2015). Para tanto, nossa abordagem pode ser definida como qualitativa, uma vez que, nossa pesquisa busca entender, descrever e interpretar os fenômenos ligados aos processos referenciais. Para essa investigação, contamos com 5 memes que foram coletados na rede social Instagram entre os meses de Agosto e Outubro de 2019, na página Mestrado Arrombado que se direciona a publicações voltadas para pós-graduação. Por fim, nossos resultados mostram que os referentes são retomados, por meio, principalmente, de anáforas diretas nos elementos imagéticos que compõem os memes. Além disso, observamos também que, em grande parte das vezes, os referentes “mestrado” e “dissertação” são referenciados com uma carga valorativa negativa.Item Uma análise dos fenômenos da fala em conversas no WhatsApp(2019) Gois, Aline Raquel Sena de; Ranieri, Thaís Ludmila da Silva; http://lattes.cnpq.br/9800015399149501Neste trabalho, nos propomos analisar a relação entre fala e escrita em mensagens de WhatsApp, na pretensão de, à luz das teorias emergidas da Linguística Textual, identificarmos fenômenos da fala, em manifestações decorrentes das interações cotidianas em conversas no ambiente do aplicativo de WhatsApp. De tal modo, nossas reflexões partiram da concepção amplificada sobre o que vem a ser um texto, diante das atuais formas com que nos relacionamos com a escrita, possibilitadas pela internet, através dos recursos tecnológicos. A escolha do nosso lócus de pesquisa se justifica pela sua aproximação com as características do gênero oral, conversação espontânea, decorrentes do uso das ferramentas nele disponíveis, nos conferindo um potencial corpus para as nossas análises. Desta forma, pretendemos analisar, com um olhar ampliado sobre o limite do texto, as características das duas modalidades de uso da língua, em que as atuais teorias afastam a perspectiva dicotômica entre ambas, nos fazendo reconhecer atividades de construção do texto falado. Portanto, estaremos atentos às recorrências das quais os participantes se valem para construir os sentidos dentro dos eventos de fala em conversas provenientes do WhatsApp. Para esse fim, contamos com o suporte teórico de Koch, (2006; 2009, 2013), Marcuschi (2007), Cavalcante e Custódio Filho (2010), Fonseca (2011), Cavalcante (2013), Fonte e Caiado (2014), Barbosa (2016), Pereira Lima Carvalho e Acioli (2017) e Oliveira (2018). O corpus de nosso trabalho foi coletado a partir de prints provenientes de conversas do WhatsApp, em três grupos distintos que vêm a ser um grupo de trabalho, cujas conversas se propõe a ser mais limitadas aos assuntos de negócios; um grupo de amigos com temas de conversas livres, e um grupo de conversa com um contato privado. No período da coleta, nos dedicamos a observar as interações estabelecidas entre os falantes, averiguando que a fala e a escrita mantém uma relação no entrecruzamento de suas características, tais como o nível de formalidade e informalidade das interações, que influenciam a dinâmica das interações, a escrita, a progressão tópica, o tempo de resposta, entre outros aspectos que nos possibilitou identificar marcas da fala nas conversas do WhatsApp, tal qual comprovaremos no decorrer de nosso trabalho.
