Licenciatura em Letras (UAST)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2943

Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ensino de conhecimentos linguísticos e documentos oficiais: Uma análise comparativa entre o Currículo de Pernambuco (2012) e a Base Nacional Comum Curricular (2017)
    (2019) Mourato, Maria Alidia Gondim; Silva, Noadia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921
    A educação é primordial no processo de transformação do individuo por meio da interpretação do mundo em que vivemos, nesse contexto, algumas medidas são tomadas para fornecer ao educando acesso ao ensino de qualidade, dentre os quais deve apontar para os documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Estadual (PC/PE), dentre outros, tais documentos são fundamentais para o desenvolvimento de uma educação de qualidade. Todavia, o presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por intuito avaliar dois dos documentos citados anteriormente, dos quais a Base (2017) e o Parâmetro Curricular Estadual (2012). Vale salientar que a escolha dos anos de cada documento a ser avaliado foi dada pela observação de que o currículo estadual referente ao mesmo ano da base é uma reprodução do mesmo, visto ser função dos estados adequar a BNCC sem causar-lhe perdas, a realidade vivenciada por cada região, desse modo, por observar as mudanças ao longo dos anos nos documentos oficiais têm-se aqui uma análise comparativa por meio dos conhecimentos linguísticos existentes nos currículos. Portanto, objetiva-se analisar de maneira comparativa o Currículo Estadual (2012) e a BNCC (2017) a partir da implementação da linguística na sala de aula. Destaca-se que a metodologia utilizada para a elaboração deste TCC foi a análise documental, em que ao longo da leitura será possível perceber a utilização do texto primário para enriquecer este trabalho. Os currículos trazem a preocupação em fornecer ao aluno a possibilidade de aprender de acordo com sua realidade, portanto, a adequação da BNCC pelos estados é de suma importância uma vez que corrobora significativamente para o sucesso do ensino aprendizagem.