Projetos de Extensão (PROExC)

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    Ginástica na universidade: prescrição de exercícios orientados para diversos grupos etários
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Educação, 2011) Mello, Rachel Costa de Azevedo
    O projeto Ginástica na Universidade refere-se a realização de aulas de ginástica destinadas a diversos grupos etários, pertencentes a comunidade acadêmica de UFRPE e comunidades adjacentes. O objetivo do projeto é democratizar a prática de atividades físicas orientadas, oferecendo uma alternativa de promoção da saúde coletiva e de inclusão social através de práticas sistemáticas voltadas à qualidade de vida. O projeto é composto por práticas pedagógicas, culturais e esportivas como meio de obtenção de saúde e lazer , tendo como público alvo alunos, professores e funcionários da UFRPE, além de jovens, adultos e idosos pertencentes as comunidades adjacentes. O projeto é destinado a servir de campo de estágio e pesquisa para o Curso de Licenciatura em Educação Física, o que possibilita a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Caracteriza-se como uma ação de inclusão social ao possibilitar o acesso à praticas corporais voltadas a promoção de saúde coletiva enquanto direito constitucional e social. O projeto é composto por atividades organizadas em formato de aulas semanais de ginástica, com turmas agrupadas por faixa etária e nível de aprendizagem, dos gêneros masculino e feminino, com funcionamento no turno diurno.
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    Fungos isolados de capacetes de mototáxis no município de Serra Talhada-PE e estratégias de prevenção para usuários deste transporte
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Administração, 2011) Costa, Cynthia Maria Carneiro
    Os capacetes de segurança de mototaxistas constituem um importante equipamento de proteção individual, e devido a condição de uso coletivo esse objeto torna-se um veículo de transmissão de doenças fúngicas em humanos. Os objetivos serão realizar um levantamento da ocorrência de fungos em capacetes de motoxistas, no município de Serra Talhada-PE, proferir palestras sobre formas de prevenção de infecções fúngicas e higienização dos capacetes, bem como confeccionar panfletos e cartazes informativos para mototaxistas e usuários deste transporte.
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    Exercício físico: pratique com consciência
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal, 2011) Brito, Vitor Caiaffo
    O presente projeto visa proporcionar uma melhoria na qualidade da prática de atividades físicas por partes da comunidade do entorno da UFRPE. Tal projeto propõe a realização de encontros semanais com os frequentadores dos espaços de prática de atividades físicas da UFRPE (quadra, piscina, campo de futebol, pista de atletismo) com o intuito de orientar através de palestras e oficinas a respeito da importância de aspectos como nutrição, alongamentos, cuidados com as vestimentas e demais aspectos relacionados à prática de atividades físicas.
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    Observatório da Família Itinerante
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Domésticas, 2011) Fernandes, Raquel de Aragão Uchôa
    A proposta do Observatório da Família Itinerante constituiu o primeiro movimento do grupo formado a partir do Departamento de Ciências Domésticas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (DCD/UFRPE) com o propósito de ser organização para extensão, pesquisa, produção de conhecimentos, metodologias, compartilhamento de informações e, porque não, de proposições políticas no campo da família e direitos humanos, visando a aproximação com contextos comunitários e institucionais para além dos muros da Universidade. Objetivando criar cenários onde seja possível radicalizar a indissociabilidade e interação contínua entre ensino, pesquisa e extensão. Por isto o termo itinerante é associado à intenção deste se deslocar para exercer diferentes funções no campo dos direitos humanos; exposição que se realiza sucessivamente em vários lugares diferentes. A proposta dá-se tal qual um grupo mambembe, criando a partir de linhas temáticas espaços de discussão envolvendo a escola, os agentes de saúde, representantes da comunidade, juventude, lideranças religiosas, etc. Os espaços para a instalação das oficinas, debates e atividades formativas no campo dos direitos humanos com ênfase as relações familiares e comunitárias são os mais variados possíveis e foram estabelecidos a partir dos parceiros do próprio Observatório da Família.
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    Caravana da Ciência – Enfrentando a auto-exclusão do jovem da escola pública ao Ensino Superior
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Estatística e Informática, 2011) Miranda, Antonio Carlos da Silva
    Título: Caravana de Ciência – Enfrentando a auto-exclusão do jovem da escola pública ao Ensino Superior Departamento: Estatística e Informática (DEINFO) Modalidade: Projeto Área Temática: Direitos Humanos Proponentes do projeto: • Coordenador: Antonio Carlos da Silva Miranda • Um bolsista de extensão: Andreia Gregória da Silva Santos • Dois voluntários do PET/Conexões de Saberes (SESu/SECADI/MEC) O Projeto busca envolver os extensionistas em ações relacionadas à educação enquanto um bem de direito individual e coletivo. Dessa forma, o projeto pretende alcançar professores, familiares e responsáveis dos alunos de escolas públicas estaduais com ações que permitam demonstrar ao final do Ensino Médio, o impacto da auto-exclusão nas escolhas profissionais os jovens nas escolas públicas alcançadas e permitam ainda minimizar esse efeito, através da aproximação do universo do ensino superior do mundo da escola pública, pelo diálogo entre os extensionistas e os estudantes das escolas públicas, através de feiras de Ciências com observações astronômicas associadas a feiras de Profissões. Público-alvo: Professores, Familiares e Responsáveis dos Alunos de 8 Escolas Públicas Estaduais localizadas em bairros próximos à UFRPE e na Região Metropolitana de Recife. Período de execução: janeiro de 2012 a dezembro de 2012.
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    Gastronomia sustentável: aproveitamento integral de frutas e hortaliças como geração de trabalho e renda a comunidade da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário-Várzea-Recife/PE
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Tecnologia Rural, 2011) Romeiro, Edenilze Teles
    A qualificação de pessoas envolvidas no setor de serviços de alimentação fora do lar, hoje conta com cerca de um milhão de estabelecimentos, conforme dados da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA). Esse setor emprega desde Chefes de cozinhas, aos funcionários que desempenham diversas funções como é o caso do auxiliar de cozinha. O presente trabalho objetivou promover capacitação profissional as mulheres residentes na comunidade da Várzea - PE para desenvolver a função de auxiliar de cozinha e de confeitaria, e oportunizar o crescimento e participação delas nesse mercado de trabalho. Para isso foram elaborados material de apoio e ministradas aulas teóricas e práticas no Centro de Atividades Domésticas - CAD - bairro Várzea-Recife-PE. Ao final dos cursos realizados as alunas estavam aptas a desenvolver atividades que competem a esses profissionais da área de cozinha, ou até mesmo desenvolvimento de atividades afins á alimentação segura de acordo com as boas praticas de alimentação e produção de alimentos, visto que a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos constitui um fator essencial á segurança alimentar dos consumidores e garante uma produção que compete qualidade e segurança em todo processo produtivo.
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    Administrando um agronegócio
    (Departamento de Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Tecnologia Rural, 2011) Almeida, Gledson Luiz Pontes de
    Para que o produtor possa acompanhar as mudanças que estão ocorrendo na economia mundial, a eficiência na área tecnológica e da gestão das atividades agrícolas é cada vez mais exigida dele. Assim, é necessário fazer um planejamento da atividade dentro da sua propriedade, bem como um gerenciamento adequado e, consequentemente, ter clareza de que poderá ter um negócio rentável ou não. Neste sentido, objetiva-se com este plano de atividade de extensão, contribuir para a melhoria da gestão da propriedade rural por meio da capacitação, tendo como foco principal o empreendedorismo, visando ao fortalecimento do agronegócio brasileiro. O projeto se desenvolveu em parceria com o CODAI, no município de São Lourenço da Mata-PE, com turmas do último semestre do curso técnico em agropecuária e com agricultores do assentamento Riachão, localizado no município de Lagoa dos Gatos, Pernambuco, uma vez por semestre, durante o ano de 2012. O curso teve duração de 4 meses por semestre, com carga horária de 40 horas, distribuído em 6 módulos. Com o desenvolvimento do projeto, formou-se um grupo coeso de alunos extensionistas da UFRPE, além é claro, de ter transferido conhecimento aos alunos e agricultores sobre as características administrativas das empresas que atuam no agronegócio pernambucano.
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    Inclusão digital e relação escola comunidade: instrumentos para o desenvolvimento da agroecologia na agricultura familiar e do protagonismo de jovens rurais no Sertão de Pernambuco
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão., 2011) Torres, Avaní Terezinha Gonçalves
    Este projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar agroecológica por meio da inclusão digital de jovens rurais e do intercâmbio entre Universidade e Comunidade. Como lócus de ação, escolhemos o município rural de Santa Cruz da Baixa Verde, localizado na mesoregião do Sertão do Pajeú no Estado de Pernambuco. Neste, priorizamos o investimento na comunidade de Jatiúca, por meio da Escola Municipal Artur Viana, com 40 jovens, inicialmente. Considerando a importância da relação escola/comunidade, buscaremos contribuir com os conhecimentos sobre informática e agroecologia de jovens rurais, alunos e não alunos da referida escola. Acreditando em uma metodologia participativa, visamos realizar uma pesquisa-ação por meio da qual Universidade e a sociedade se integrarão na construção do conhecimento visando o desenvolvimento sustentável da região.
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    Desidratação de frutas: uma estratégia para conservação de alimentos e geração de renda no município da Jurema - PE
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal., 2011) Couto, Janaína de Albuquerque
    O consumo diário de frutas representa um fornecimento de nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo, além de prevenir o desencadeamento de inúmeras doenças, tais como doenças cardiovasculares e câncer. As frutas, por se tratarem de importantes fontes de vitaminas anti-oxidantes, sais minerais e diversos outros nutrientes, e também um alimento acessível a diferentes classes sociais, as mesmas devem estar presente nas refeições diárias, podendo ser consumidas in natura ou sob diferentes formas de preparo. O Município da Jurema, localizado no agreste de Pernambuco, dispõe de uma grande área destinada à agricultura familiar, proporcionando uma fartura de frutos em todos os meses do ano. Tendo em vista este contexto, o presente projeto teve como foco a difusão de conhecimento técnico para os pequenos agricultores e demais interessados, diferentes técnicas de processamento do excedente de safra das frutas tropicais (caju, jaca, manga, etc.), produzindo frutas desidratadas, minimizando assim o desperdício, possibilitando um aumento na renda das famílias através da comercialização dos derivados.
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    Utilização de sistemas agroflorestais como alternativa de renda para agricultores familiares do Agreste Meridional de Pernambuco
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Administração., 2011) Andrade, Luciano Pires de
    O presente projeto tem por objetivo monitorar e capacitar agricultores familiares do Agreste Meridional de Pernambuco onde foram implantados Sistemas agroflorestais – Saf’s em 2011 a partir de ação financiada pelo CNPq em projeto de pesquisa desenvolvido por docentes da UAG/UFRPE. A ação visa acompanhar e consolidar dez áreas implantadas em cinco municípios da região, possibilitando que todos os atores envolvidos nessa proposta possam adquirir capacidade de evoluir em atividade de campo quando presenciarem desafios, além de proporcionar a difusão da proposta junto aos beneficiários, parceiros e produtores familiares. Segundo LAGO e PÁDUA (1985), “o termo agroecologia significa a aproximação da ecologia à agricultura. Assim os Sistemas Agroflorestais surgem como alternativas para organização de uma propriedade de consciência Agroecológica. Dessa forma possibilitar o cumprimento do objetivo proposto, proporcionando experiências para os agricultores familiares onde é possível organizar em uma mesma área a produção e o cuidado com o ambiente, destacando outras vantagens do sistema. E, por fim, avaliar os Sistemas Agroflorestais na região, propondo-os como alternativas para pequenos agricultores, aproveitando melhor sua área, buscando obter uma exploração economicamente viável intensiva.