Bacharelado em Agronomia (UAG)
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Item Cultivo de videiras sem sementes na Fazenda Nova Neruda, Petrolina / PE(2019-07-15) Santos, Rafaela da Conceição; Silva, Mairon Moura da; http://lattes.cnpq.br/7221534109119948; http://lattes.cnpq.br/3018357463414692O estágio realizado na fazenda Nova Neruda, localizada em Petrolina-PE, teve intuito de vivenciar as atividades diárias na produção de uva de mesa. Na propriedade são produzidas variedades de uva branca (Sugar Crisp e Cotton Candy) e tinta (BRS Vitória, Crimson e BRS Isis). São variedades com sabores e formatos diferenciados e que agradam mercados consumidores do mundo inteiro. Este trabalho teve como objetivo descrever a vivência das atividades que compreenderam a poda de produção, aplicação da cianamida hidrogenada, desbrota, desfolha, amarrio verde, seleção de cachos, pré–limpeza, colheita, embalamento e controle de qualidade. O presente estágio agregou o conhecimento e experiência de campo aos conhecimentos adquiridos em sala de aula, colocando-os em prática no campo. Também permitiu vivenciar o dia-a-dia dos colaboradores rurais e agregar um conhecimento extremamente importante para quem está saindo da academia e necessita da prática.Item Produção de uvas sem sementes no Vale do São Francisco – Fazenda Nova Neruda(2019-07-15) Silva, Lucas Figueira da; Silva, Mairon Moura da; http://lattes.cnpq.br/7221534109119948; http://lattes.cnpq.br/2547149879859323O estágio supervisionado obrigatório foi realizado na fazenda Nova Neruda, localizada na cidade de Petrolina – PE, e teve como finalidade acompanhar através da vivência todas as atividades relacionadas a produção de uva de mesa, na maior região produtora frutícola do país e uma das maiores do mundo. As variedades produzidas na propriedade são: BRS Vitória, BRS Isis, ambas de criadas pela Embrapa; Sugar Crisp®, Cotton Candy® e Crimson que são variedades estrangeiras. A empresa sempre busca destinar sua produção principalmente à exportação, porém atende também uma parte da demanda do mercado interno. Durante o processo de estágio foram desenvolvidas diversas atividades relacionadas ao ciclo produtivo da videira, como poda seca, aplicação de Dormex®, amarração seca e condução de ramos, desbrota, controle da densidade de brotos, amarração verde, desfolha e controle de sombreamento, raleio de bagas, controle da densidade de cachos, derrubada de cachos, prélimpeza, acompanhamento do manejo de pragas e doenças, acompanhamento do manejo de irrigação e fertirrigação e colheita. Também foi vivenciada as atividades desenvolvidas no packing house, acompanhando desde a chegada da fruta do campo, passando pela embalagem, controle de qualidade até a paletização e carregamento da uva no caminhão. Os conhecimentos adquiridos em sala de aula junto com a experiência obtida nas atividades realizadas durante o dia-a-dia na fazenda proporcionaram grandes aprendizados sobre muitos aspectos, tanto de parte técnica da profissão de agrônomo, como da parte social de desenvolvimento de um trabalho em equipe, fundamentais para a boa formação de um profissional e do sucesso da empresa. Durante todo estágio, destacou-se a responsabilidade que essas pessoas possuem, buscando sempre uma produção sustentável e de qualidade.Item Manejo de videiras para produção de uvas de mesa no Vale do São Francisco – Fazenda Nova Neruda(2019-07-16) Araújo Neto, José Rômulo de; Silva, Mairon Moura da; http://lattes.cnpq.br/7221534109119948; http://lattes.cnpq.br/2539268928566898O estágio realizado na fazenda Nova Neruda, localizada na cidade de Petrolina – PE, foi com o intuito de vivenciar as atividades relacionadas a produção de uvas para mesa na maior região produtora frutícola do país. Na propriedade são produzidas diversas variedades, entre elas uvas tinta e brancas, que são: BRS Isis, BRS Vitória, Cotton Candy, Crimson e Sugar Crisp. A empresa destina sua produção principalmente a exportação, porém atende também uma parte da demanda do mercado interno. Durante a estadia na propriedade foram desenvolvidas diversas atividades relacionadas ao ciclo produtivo da videira, como poda seca, aplicação de Dormex®, amarração seca e condução de ramos, desbrota, amarração verde, desfolha, raleio de bagas e de cachos, aplicação de ácido giberélico e abscísico, pré-limpeza e colheita. As práticas relacionadas ao “packing house” também foram vivenciadas, acompanhando desde a chegada da fruta do campo, passando pela embalagem até a paletização e transporte da uva no caminhão. Todas essas experiências mostraram como é o dia-a-dia de uma empresa/fazenda, agregando os conhecimentos adquiridos em sala de aula ao conhecimento e experiência do campo, podendo colocá-los em prática. Além disso mostrou a importância do trabalho em grupo para o sucesso da empresa, mostrando a vivência do trabalhador do campo e suas responsabilidades. Assim, o estágio proporcionou adquirir experiência sobre o mercado de trabalho e como funciona a estrutura empresarial de uma fazenda produtora de uvas de mesa da melhor qualidade, aliando o conhecimento acadêmico ao prático e podendo servir como estímulo para o início da carreira profissional.Item Relatório de estágio supervisionado obrigatório na agropecuária Labrunier: cultura da videira(2018-08-16) Silva, Maxwell Soares da; Silva, Mairon Moura da; http://lattes.cnpq.br/7221534109119948; http://lattes.cnpq.br/6449967751644174O estágio foi realizado na fazenda Labrunier II, na maior produtora do país localizada em Lagoa Grande-PE, teve o intuito de vivenciar as atividades na produção de uva de mesa e da gestão de packing house na fazenda. Na propriedade são produzidas variedades de uva branca e de cor. Como exemplo de uva branca tem-se a Sweet Globe, Sugar Crisp e variedades de coloração preta como Sweet Sapphire e Sweet Jubilee. São variedades com sabores e formatos diferenciados, que agradam mercados consumidores do mundo inteiro. O estágio teve como objetivo o aprendizado de atividades como a poda, amarração seca, aplicação da cianamida hidrogenada, desbrota, livramento de cachos, baixamento e desponte de cachos, seleção de cachos, pré–limpeza, colheita, embalagem e armazenamento em câmara fria e posterior despacho dos pedidos, além da gestão de um packing house, na qual englobam os quesitos de dinâmica de funcionamento, acompanhamento do planejamento diário e semanal de colheita, assim como a qualidade da fruta que estava sendo colhida no campo. Outra atividade realizada foi a estimativa e reestimativa de produção, a qual é de grande importância para o planejamento da fazenda, pois são feitos cálculos dos números de cachos por planta, peso dos cachos e classificação de mercado, devendo os responsáveis garantir durante o ciclo que essas estimativas sejam concretizadas. O presente estágio alinhou o conhecimento e atividades de campo ao conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além de poder observar o dia-a-dia dos colaboradores rurais e poder trazer a experiência de gestão de pessoas, planejamento diário de produção. Sendo assim, essa experiência proporcionou um conhecimento extremamente válido para quem está saindo da academia e necessita da prática.Item Relatório de estágio supervisionado obrigatório nas fazendas Labrunier: manejo da cultura da videira(2018-08-21) Araújo, Jades Vital de; Silva, Mairon Moura da; http://lattes.cnpq.br/7221534109119948; http://lattes.cnpq.br/8342649254428209O presente trabalho é um relato das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) realizado nas Fazendas Labrunier nos municípios de Lagoa Grande (PE), Petrolina (PE), Curaçá (BA) e Casa Nova (BA), durante os meses de outubro a novembro de 2017. Durante esse tempo foi possível acompanhar o ciclo produtivo da videira desde a poda de formação, poda de produção, quebra de dormência, livramento e baixamento de cacho, manejo da irrigação, fertirrigação, controle de plantas daninhas, controle de pragas e doenças, colheita, entre outros. Também acompanhou-se um experimento com água de irrigação submetida à tratamento magnético na variedade Sweet Globe, que resultou em aumento na produção de 3,9%. O estágio possibilitou o contato com mercado de trabalho, propiciando uma maior percepção de gestão empresarial, além de adicionar ao profissional o espírito de liderança de equipes e a de solucionar problemas adversos, permitiu ampliar conhecimentos na produção da cultura da videira, contribuindo assim de maneira positiva na atuação no mercado de trabalho. O ESO foi de fundamental importância, pois proporcionou um crescimento pessoal e profissional incalculável na vida do estudante.
