Licenciatura em Educação Física (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/20


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 10
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID na formação inicial de professores de Educação Física: contribuições presentes nas produções científicas dos CONBRACE e CONICE (2009-2023)
    (2025-03-11) Pereira, Carlos Henrique de Santana; Figueiredo, Erika Suruagy Assis de; http://lattes.cnpq.br/7362331844844663; http://lattes.cnpq.br/7929333030413461
    Esta pesquisa tem o propósito de investigar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID para a formação inicial de professores de Educação Física. A problemática da pesquisa que norteou este estudo foi: quais as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-/PIBID para a formação inicial de professores em Educação Física presentes na produção científica dos Congressos Brasileiros de Ciências do Esporte/CONBRACEs e Congressos Internacionais de Ciências do Esporte/CONICEs (2009-2023)? O objetivo geral consiste em analisar a produção científica dos CONBRACEs e CONICEs sobre o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) explicitando as contribuições e desafios para formação inicial de professores em Educação Física. E definimos como objetivos específicos: compreender a importância e os desafios do PIBID para a formação inicial de professores em Educação Física e identificar as contribuições do PIBID para formação inicial de professores em Educação Física presentes na produção científica dos CONBRACE e CONICE. Para alcançar os objetivos mencionados, optou-se por realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa e natureza exploratória, seguida de uma análise de conteúdo. Dessa forma, concluímos que o PIBID é de grande importância para a formação inicial de professores de Educação Física, principalmente para auxílio na construção da identidade docente durante o período de formação.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A produção do conhecimento sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e a formação de professores em Educação Física
    (2024-03-09) Gomes, Welleson Alcantara Macedo; Figueiredo, Erika Suruagy Assis de; http://lattes.cnpq.br/7362331844844663; http://lattes.cnpq.br/2300298358636915
    A presente pesquisa busca investigar na produção do conhecimento sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, em particular, as contribuições para articulação teoria e prática na formação inicial de professores em Educação Física. Destacamos que o objeto desta pesquisa está situado em contexto de crescente desvalorização da carreira docente. O presente trabalho traz como objetivos específicos: refletir sobre a formação inicial de professores de educação física e a importância da integração entre teoria e prática na Licenciatura em Educação Física e Identificar na produção do conhecimento sobre o PIBID as possibilidades de qualificação da prática docente e da formação inicial dos professores em Educação Física. E para alcançar os objetivos mencionados, optou-se por realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza exploratória, seguida de uma análise de conteúdo norteada nos estudos de Bardin (2011). Deste modo, concluímos a partir desta pesquisa que o PIBID é um programa que oferece oportunidades relevantes para a formação de professores de Educação Física, integrando teoria e prática, promovendo o desenvolvimento profissional e contribuindo para uma formação inicial de qualidade.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Percepção do professor sobre a educação física escolar como meio de reduzir doenças crônicas
    (2020-10-28) Santos, Valeska Alves dos; Rodrigues, Sérgio Luiz Cahú; http://lattes.cnpq.br/0700049924235597
    Com a facilidade do acesso a tecnologia e redução de áreas de lazer na sociedade brasileira tem-se uma preocupação muito grande com a incidência de doenças crônicas em crianças e adolescentes, com destaque para a diabetes, hipertensão e índices de colesterol alto, bem como problemas de depressão e alguns tipos de câncer. Esse aumento está muitas vezes associado a mudanças da qualidade e quantidade de alimentos ingeridos associada à redução de exercícios físicos realizados por esses grupos, sendo esses fatores determinantes para o surgimento de doenças crônicas na vida adulta, aumentando à medida que cresce o sedentarismo nessas fases da vida, estando associados a ingestão de alimentos e hábitos não saudáveis.Com isso nosso estudo tem como objetivo Investigar a educação física escolar como um meio importante para reduzir a incidência de doenças crônicas não transmissíveis em crianças e adolescentes escolares. A amostra foi composta por professores formados em licenciatura ou licenciatura plena que atuassem em escola e de graduandos de licenciatura em educação física, a pesquisa se deu a partir de um questionário enviado de forma virtual aos participantes.Ao serem perguntados sobre o modo que abordam a temática saúde em suas aulas foi possível verificar que 90,3%, correspondente a 28 participantes responderam de forma positiva. Quando solicitado que os avaliados informassem de forma descritiva como abordam essa temática em suas aulas, dos 31 avaliados apenas 26 responderam, sendo os que se abstiveram de responder os graduandos.É possível verificar que apenas 20 entrevistados se sentiram preparados a ministrar aulas a alunos com doenças crônicas não transmissíveis. Ao serem questionados sobre o papel da educação física escolar enquanto redutora ou retardatária do surgimento de doenças crônicas não transmissíveis, foi possível verificar que 83,9% da amostra acredita nessa consequencia.Ao serem perguntados se a educação física escolar deve abranger todas as fases do ciclo escolar obteve-se unanimidade nas respostas quanto a resposta positiva.Com base nos resultados do presente estudo é possível verificar que todos os entrevistados tiveram disciplinas de saúde em seu curso de formação e que julgam importante a aplicação do tema saúde nas aulas de educação fisica escolar.A partir desse estudo foi possível identificar que a educação física escolar pode ser um importante meio de redução do surgimento de doenças crônicas não transmissíveis em escolares.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Qualidade de vida do professor de Educação Física
    (2019-12-13) Foster, Louise Buonanato; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
    O objetivo da presente pesquisa foi avaliar o nível de Qualidade de Vida (QV) e do Estilo de Vida (EV) dos professores de Educação Física da rede pública de ensino do Recife. Um total de quinze (15) docentes participaram da pesquisa, aplicou-se um questionário sociodemográfico, o questionário de Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho e o questionário de Perfil do Estilo de Vida Individual. As maiores insatisfações encontradas na pesquisa relatadas pelos docentes foram nos quesitos salário, condições de materiais e estrutura no trabalho, trabalho e tempo de lazer. A maioria apresentou níveis de hábitos positivo quanto ao Estilo de Vida, mas é notório os índices de hábitos predominantemente negativos nos componentes alimentação e atividade física. Observou-se também que fatores como o volume excessivo de trabalho podem contribuir prejudicialmente saúde física e mental dos indivíduos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O professor de Educação Física intervindo na qualidade de vida de seus alunos asmáticos: uma revisão bibliográfica
    (2020-10-28) Gonçalves, Alexandre Araujo; Rodrigues, Sérgio Luiz Cahú; http://lattes.cnpq.br/0700049924235597
    A asma é uma doença muito frequente no Brasil, que afeta principalmente as crianças, essas que têm sua capacidade física subdesenvolvida. O professor de Educação Física escolar pode desempenhar um papel fundamental para reverter o quadro de subdesenvolvimento desses asmáticos, mas para isso, se faz necessário que esses professores tenham um conhecimento prévio para manejar seus alunos asmáticos. Com o intuito de investigar esse tema, me propus responder a seguinte questão ‘’O professor de Educação Física está preparado para lidar com crianças e adolescentes com asma em suas aulas?’’ e, como proposta de objetivo, me prendi a investigar se o professor de Educação Física escolar está preparado para lidar com crianças asmáticas em suas aulas. Para obter as respostas do presente trabalho, foi realizada uma pesquisa com caráter exploratório, e para obtenção dos dados para análise, foi realizada uma revisão bibliográfica. O material utilizado para análise foi obtido por pesquisa em bancos de dados como PubMed e Scielo. Os estudos indicaram que grande parte dos professores de Educação Física não dispõe de tais conhecimentos. Sendo assim, esse presente estudo deixa explícito que muitos professores de Educação Física não estão capacitados para ministrar aulas para crianças asmáticas; no entanto, não ficou clara a razão pela qual esses professores não receberam e/ou não recebem capacitação para lidar com a asma durante as aulas, uma vez que é uma doença presente constantemente. Devido a limitações de estudos referentes a essa temática, acreditamos que esse trabalho possa contribuir para pesquisas futuras sobre o tema, ampliando a concepção do trabalho do professor de Educação Física.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Formação dos(as) professores(as) de educação física: contribuições do PIBID-UFRPE (2011 – 2018)
    (2022-06-02) Viana, Marilia de Araújo; Figueiredo, Erika Suruagy Assis de; http://lattes.cnpq.br/7362331844844663; http://lattes.cnpq.br/2143270675331633
    O presente estudo buscou reconhecer as contribuições do PIBID-UFRPE na formação de professores(as) do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE, a partir dos egressos que participaram do Programa, e que estão atuando profissionalmente como docentes na área de educação física em escolas públicas ou privadas. Destacamos que o objeto desta pesquisa está situado no contexto de profundos ataques à educação, com a falta de investimentos, contínuos cortes orçamentários e o desmantelamento das políticas públicas. O PIBID está integrado à Licenciatura em Educação Física da UFRPE desde o ano de 2011, ano subsequente a criação do próprio curso. No percurso da pesquisa, realizamos uma análise do PPP do curso, do subprojeto do PIBIB-UFRPE-EF estabelecendo os nexos e relações com os princípios da ANFOPE. A pesquisa foi construída tendo como aporte teórico-metodológico o materialismo histórico dialético, valendo-se de uma abordagem qualitativa. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado para egressos do curso que participaram do PIBID de 2011 à 2018. Para tratamento e análise dos dados utilizamos da análise de conteúdo (SEVERINO, 2013). Com base nas respostas analisadas sobre as contribuições do PIBIB-UFRPE-EF na formação, encontramos: 1) consistência na base teórica sobre o conhecimento pedagógico e especifico; 2) a compreensão da relação indissociável entre teoria e prática; 3) a ampliação cultural dos egressos; 4) a compreensão da interdisciplinaridade; 5) a incorporação da pesquisa no seu processo de formação; 6) vivências de gestão democráticas na escola; 7) a compreensão do compromisso social e político com a docência e 8) reflexões sobre a profissão de professor(a) de educação física e condições de trabalho. Diante do exposto, reconhecemos assim a relevância do PIBIB-UFRPE-EF na formação inicial dos professores de educação física da UFRPE, considerando os nexos e relações com os pilares propostos pela ANFOPE subsidiando a construção do currículo do curso e contribuindo na atuação desses professores, consequentemente elevando a qualidade da educação básica brasileira.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O trabalho dos professores de educação física nos espaços públicos de Recife: um estudo de caso COMPAZ Ariano Suassuna
    (2019-12-11) Paz, Aline Duque da; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/6684050613932661
    Esta pesquisa é um estudo de caso que tem como objetivo compreender as condições ofertadas para o ensino da natação no centro comunitário da paz (COMPAZ) Ariano Suassuna. Partindo do questionamento: qual a condição de trabalho do professor de natação nos espaços públicos do Recife. A pesquisa possui como objetivos específicos: traçar o panorama histórico do ensino da natação; identificar os principais elementos da estrutura física e os materiais disponíveis para o ensino da natação no COMPAZ Ariano Suassuna e discutir as evidências coletadas no espaço público do município do Recife. A pesquisa é um estudo de caso, com método descritivo. Buscando identificar e descrever a realidade de trabalho do professor de natação através da subcategorização do trabalho por Lindoso (2017) o trabalho dos professores encontra-se precarizado e desvalorizado identificamos diferente regime de trabalho com divergência salarial, para realização de uma mesma atividade, na materialização das aulas de natação. Observamos que o espaço apresenta estrutura a cima da media municipal, mas as condições de trabalho são semelhantes as demais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A educação física nos anos iniciais e suas implicações na escola
    (2019-07-05) Penha, Alexandre Francisco da; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/8638410282315267
    A Educação Física é um componente curricular obrigatório na educação básica segundo a Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, porém, a Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife, utiliza a própria lei para justificar a retirada deste componente curricular nos anos iniciais de sua rede de ensino, transferindo a responsabilidade das aulas e atividades relativas à Educação Física aos professores polivalentes responsáveis pelas turmas, entretanto, mesmo diante das manifestações das entidades de classe e Conselho representante dos profissionais da área, o posicionamento do poder municipal não foi alterado. Ao tratarmos da infância procuramos entender as particularidades inerentes à fase do desenvolvimento, os ciclos de aprendizagens onde as crianças se encontram, a construção de um conhecimento através de uma visão histórica e social com desafio de obter uma educação direcionada ao entendimento do outro, as diferenças de cultura, etnia, religião, gênero e classe social, aliado ao desempenho do professor de Educação Física, compreendendo a possibilidade de dialogar com vários campos do conhecimento. Evidenciamos neste trabalho a importância do professor de Educação Física nesta fase escolar tão relevante para o desenvolvimento da criança, abordando de forma objetiva e necessária sua inserção, conjuntamente com os(as) professores(as) polivalentes, a fim de oportunizar aos alunos nos anos iniciais uma formação completa, por profissionais com a formação adequada, que possam estabelecer uma relação de ensino-aprendizagem de qualidade em consonância com a teoria-prática, com o objetivo de melhor interpretar a cultura corporal.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Projeto social: uma perspectiva inclusiva acerca das possibilidades e desafios da prática pedagógica no ensino do voleibol
    (2018) Silva, Lucas Correia da; Vieira, Ana Luiza Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2045282789284599; http://lattes.cnpq.br/0442503882118808
    Este trabalho buscou evidenciar a prática pedagógica em projetos sociais, compreendendo os desafios e as possibilidades no ensino do voleibol. A pesquisa foi realizada a partir do método qualitativo com aplicação de um questionário semiestruturado com quatro professores de projetos sociais distintos, que ficam localizados nos municípios de Olinda e Recife. O questionário objetivou inquirir acerca dos seguintes aspectos: os desafios e possibilidades no ensino esportivo em projetos sociais. Os resultados nos mostram que o projeto social tem a finalidade de não apenas retirar os meninos da rua, mas proporcionar práticas educativas que contemplem a inclusão nas aulas, autonomia do aluno, a formação de sujeitos críticos e a solução de problemas a partir do jogo, transferindo os aprendizados para a vida. Além disso, a pesquisa contribuiu para uma maior compreensão acerca da importância do projeto social esportivo para a vida dos alunos e consequentemente para a sociedade, bem como poderá referenciar novas reflexões sobre a temática.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Educação postural: o trato dessa temática nas aulas de educação física em escolas do Recife
    (2018) Silva, Gabriela Monteiro da; Pirauá, Natália Barros Beltrão; Tenório, Maria Cecília Marinho; http://lattes.cnpq.br/5822053911842534; http://lattes.cnpq.br/1778511907021100; http://lattes.cnpq.br/2170585633254973
    A temática “Educação Postural” é um conhecimento que pode ser tratado nas aulas dos professores de Educação Física (EF), por estar previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar o trato da temática “Educação Postural” pelos professores de EF, nas aulas de EF, em escolas da zona sul do Recife. A amostra foi composta por 19 professores de EF de ensino fundamental II, de 15 escolas das redes públicas e privadas do bairro de Boa Viagem, localizado na cidade do Recife. Foi utilizado o questionário para coleta e análise dos dados, contendo 13 questões sobre a formação/atuação do professor de EF e sobre o trato do conhecimento “Educação Postural” na escola. Após o levantamento da coleta, os dados foram tabulados e analisados no programa LibreOffice 4.4 Calc através de digitação simples. O estudo constatou, através de relatos, que os professores utilizam a temática “Educação Postural” nas aulas de EF e que os mesmos consideram importante o trato desse conhecimento em suas aulas. Os professores também relataram que os alunos acham essa temática importante, mas apesar de seus alunos terem compreendido sobre a sua importância, ainda não apresentaram mudanças significativas quanto a sua postura corporal no dia a dia. Os professores acreditam que este conhecimento deve ser tratado de forma contínua ao longo da formação do aluno, acreditando que as mudanças do seu comportamento postural devem ocorrer a longo prazo. Conclui-se que a temática “Educação Postural” é um conhecimento que deve ser discutido durante a formação dos professores de EF, não apenas por estar previsto nos PCN, mas por ser considerado importante no contexto educacional, fazendo parte do planejamento de aula do professor de EF, que poderá desenvolvê-lo durante toda a formação do aluno.