Licenciatura em Educação Física (Sede)

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    A importância das lutas como conteúdo de ensino na Educação Física no ensino médio
    (2025-03-18T03:00:00Z) Silva Júnior, Luciano Lisboa; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/1105571818174012
    A presente pesquisa intitulada “A importância das lutas como conteúdo na Educação Física no Ensino Médio”, visa estabelecer uma perspectiva esclarecedora sobre o conhecimento das lutas como conteúdo de ensino pertencente ao componente curricular Educação Física, buscando compreender este conhecimento histórico e sua importância para valorização da educação física na educação básica no ensino médio. Problema de pesquisa, a seguinte questão: qual a importância do conteúdo de ensino Lutas na educação física no ensino médio? Definimos como objetivo geral: analisar a importância do conteúdo de ensino lutas para a educação física no ensino médio. E como objetivos específicos: compreender as Lutas como conhecimento historicamente construído pela humanidade; conteúdo da Educação Física nas políticas curriculares, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo de Pernambuco do ensino médio; compreender a educação física no ensino médio e os seus conteúdos de ensino e as lutas como integrante do currículo; compreender a educação física no ensino médio e os seus conteúdos de ensino e as lutas como integrante do currículo. Realizamos para o cumprimento dos objetivos, uma pesquisa de abordagem qualitativa e bibliográfica, a partir da análise de artigos científicos referentes à presença das Lutas na Educação Física escolar. Concluímos que é notória, a necessidade de implementação de uma prática pedagógica inovadora e sistematizada voltada ao ensino das lutas, a fim de conferir ao tema a importância que deve ter como conteúdo primordial da Educação Física escolar. A multilateralidade do universo das Lutas traz possibilidades a serem abordadas das mais variadas formas, capazes de cumprir com um imenso número de objetivos na educação física no ensino médio.
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    Sistematização do conteúdo de lutas nas aulas de educação física no ensino fundamental em escolas públicas do município do Recife
    (2025-03-14T03:00:00Z) Santos, Eduardo Paulo Oliveira dos; Nascimento, Tárcio Amâncio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663; http://lattes.cnpq.br/9377208413795038
    O ensino das lutas na educação física escolar é um tema abordado nos documentos norteadores nacionais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No entanto, sua abordagem nas escolas enfrenta diversos desafios, sendo os mais comuns a parte estrutural e a limitação de pesquisas sobre o tema, o que também limita sua implementação. Este estudo tem como objetivo geral analisar a sistematização do ensino das lutas nas aulas de educação física no ensino fundamental em escolas públicas do município do Recife. Para isso, busca-se identificar quais lutas são trabalhadas nessas escolas, investigar os documentos e referências utilizados pelos docentes e compreender os desafios enfrentados no ensino desse conteúdo. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando a metodologia de pesquisa de campo para compreender a realidade da aplicação do conteúdo de lutas. Os participantes do estudo são 10 professores de educação física do ensino fundamental da rede pública do município do Recife, que possuem formação em Licenciatura em Educação Física e experiência mínima de dois anos. Os dados foram coletados ao longo do mês de novembro de 2024 por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e posteriormente transcritas, além do uso de formulários baseados em referencial teórico. A análise dos dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo de Bardin (1977), que se divide em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Ao longo do estudo, observou-se que, apesar dos desafios relatados, os professores encontraram maneiras criativas de incluir conteúdos de lutas em suas aulas, utilizando estratégias adaptadas. O suporte da gestão e o acesso a formações continuadas são fatores que podem contribuir para uma prática pedagógica mais efetiva e abrangente, garantindo que as lutas sejam trabalhadas de maneira significativa e segura no contexto escolar. É crucial que mais pesquisas sejam realizadas sobre a formação inicial e continuada dos professores, a fim de explorar de maneira mais profunda as lacunas no ensino das lutas e as possíveis soluções para superá-las.
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    A percepção dos estudantes de educação física acerca do ensino de lutas na graduação
    (2024-02-05T03:00:00Z) Andrade, Adriano Barbosa de; Nascimento, Tárcio Amâncio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663
    Ao longo da história, as lutas têm sido intrínsecas às culturas humanas, moldando-se e evoluindo como resposta às exigências e desafios enfrentados pelos povos ao longo do tempo. O presente estudo faz uma análise a partir da percepção dos discentes e futuros profissionais de educação física, a modo como é feita a produção desse conhecimento. A investigação envolveu 26 acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física de três universidades públicas federais de Pernambuco, cuja participação se deu por meio de questionários via Google forms. Os resultados mostraram que em grande maioria dos alunos prevalece uma percepção de não se sentir apropriado pra aplicar as lutas, principalmente em ambiente escolar. Dito isto, é necessário estudos que estabeleçam os fatores que desamparam e que também auxiliam uma formação inicial que esteja em sintonia com as demandas do ambiente profissional, de modo que os futuros professores compreendam essas circunstâncias específicas e possam atuar de forma consciente nas interações estabelecidas nesse contexto. Além de revisões nos componentes curriculares em Educação Física.
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    Educação Física escolar: uma análise da temática luta na produção do GTT Escola/CBCE
    (2023-09-18T03:00:00Z) Souza, Ricardo Lima de; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/0663522226250388
    Essa pesquisa tem como objetivo analisar o ensino da temática luta nas aulas de Educação Física, verificando suas possibilidades pedagógicas a partir dos estudos publicados nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte disponíveis no site do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, apresentados nas edições dos últimos cinco anos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfico-documental, de natureza qualitativa. A análise foi realizada a partir dos estudos apresentados nas últimas três edições do referido Congresso, que compreendem o período de 2017 a 2021. Como critérios de inclusão da análise foram destacados estudos que relatam sobre o ensino da luta nas aulas de Educação Física Escolar a partir da prática pedagógica do (a) professor (a) de Educação Física. Foram identificados trinta trabalhos sobre o conteúdo, porém, na especificidade desta pesquisa, foi delimitado que o contexto da prática pedagógica atenderia aos objetivos do estudo em torno do campo de intervenção do (a) professor (a). Assim, onze trabalhos se enquadraram nos critérios de inclusão e análise desta pesquisa. Após análise, foi possível compreender o que dizem os estudos sobre o ensino de luta nas escolas, a partir da prática pedagógica do (a) professor (a) de Educação Física, e perceber que tem havido avanços no que concerne a efetivação de propostas para o ensino do conteúdo Luta no âmbito da Educação Física escolar. Porém, este processo se dá de forma gradual devido aos fatores que ainda interferem na intervenção pedagógica e que, por vezes, são vistos como restritivos da prática do professor(a). Destaca-se que as pesquisas apresentadas nas edições do congresso abrangem uma gama de intervenções, que vão desde o nível teórico até o prático, sugerindo a existência de uma relação relevante entre a pesquisa teórica e aplicação prática no contexto do ensino de lutas. Essa tendência sugere que as experiências relacionadas ao conteúdo de lutas exercem um papel significativo na consolidação e legitimação deste conteúdo no ambiente escolar.
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    O conteúdo luta na Educação Física escolar e sua controversa relação com a violência: há sentido?
    (2023-04-27T03:00:00Z) Carmo, Luan Filipe Barbosa do; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/1446174726804121
    O conteúdo lutas, por ser um dos conteúdos da Educação Física é também um componente curricular da Educação Física Escolar (EFE), sistematizado pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Em princípio é um conhecimento que é permeado de preconceitos, sobretudo pela errônea correlação estabelecida com comportamentos violentos dentro e fora da escola e, por isso, é, muitas vezes, negado e/ou negligenciado no ambiente escolar. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo analisar a relação do conteúdo Luta com a violência na educação física escolar. Na tentativa de selecionar produções alinhadas à temática da pesquisa, utilizou-se da revisão da literatura em portais, periódicos e revistas especializadas. As análises dão conta de que esse conteúdo deve ser discutido durante a formação do professor, a fim de ofertá-lo com conhecimentos teóricos e práticos, pois o mesmo tem sua importância na formação do aluno, trazendo a discussão de temas como violência, respeito, segurança, companheirismo entre outros, possibilitando durante as aulas uma síntese ampliada da relação da luta corporal com a violência, contribuindo para que as inseguranças e preconceitos possam ser diminuídos. À luz da proposta pedagógica dos Jogos de Oposição, o presente conteúdo ratifica ser um importante aliado na garantia de que o trato desse conteúdo seja efetivo na escola sem, contudo, diminuir ou desmerecer a importância das artes marciais e modalidades esportivas de combate, apenas acrescenta uma possibilidade dentro desse fenômeno.
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    A capoeira como conteúdo de ensino da educação física escolar
    (2022-10-10T03:00:00Z) Silva, Gean Pereira da; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464
    O presente estudo busca trazer novos olhares sobre a capoeira como conteúdo de ensino pertencente à temática Lutas, nas aulas de Educação Física escolar, abordando seu sentido e significado cultural e histórico, expresso desde suas origens históricas na sua relação com a cultura africana. Indagamos como problema de pesquisa: qual o conhecimento tratado através da capoeira como conteúdo de ensino em Educação Física na escola em produções acadêmicas? Para tal, temos como objetivo geral: analisar a capoeira como conteúdo de ensino da Educação Física escolar no Ensino Fundamental nas produções acadêmicas. E definimos como objetivos específicos: identificar a importância da capoeira como conhecimento na Educação Física escolar a partir de sua história, e analisar o conteúdo referente a capoeira tratado nas políticas curriculares no Ensino Fundamental de escolas públicas estaduais de Pernambuco. Para tal, fizemos uma pesquisa bibliográfica sobre a capoeira na escola. Como conclusões, o referencial teórico e as pesquisas analisadas nos informaram sobre a validade da Capoeira em suas múltiplas dimensões, a serem vivenciadas como conteúdo da Educação Física escolar, considerando-se: seu sentido e significado, seus códigos de valores e rituais, sua historicidade, sua contribuição para a educação integral, sua relação com o esporte, com o jogo, com a dança.
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    O conteúdo lutas com foco no karatê e sua possibilidade pedagógica na produção do conhecimento na educação formal e informal
    (2021-12-06T03:00:00Z) Silva, Maria Lúcia e; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
    O objetivo deste estudo foi analisar na produção do conhecimento como o conteúdo lutas com foco no karatê vem sendo abordado na produção do conhecimento na educação formal e informal; A metodologia utilizada foi um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa, partindo de obras que versam sobre trabalhos pedagógicos com as lutas e dando ênfase aos livros e artigos que envolveram a interpretação deste fenômeno para compreender e interpretar comportamentos, percepções e entender qual o caminho para problematizar a arte marcial. A conclusão que obtivemos foi que as lutas devem ser abordadas pelos profissionais da Educação Física escolar no âmbito formal ou informal, desconstruindo a imagem da luta com a violência e auxiliando as crianças e os adolescentes a entenderem o significado do fenômeno luta. Nesta perspectiva qualificamos que o karatê através da sua filosofia desempenha o processo de crescimento e elevação cultural.
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    O kickboxing como ferramenta de desenvolvimento comportamental de crianças no ensino fundamental
    (2022-05-26T03:00:00Z) Bezerra Júnior, José Janilson; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/7664387685476674
    As artes marciais podem ser ferramentas de grande valia para os professores de Educação Física, tendo como objetivo evitar atitudes agressivas e desleais, pois aprende-se aspectos importantes para a formação do aluno como: disciplina e respeito. Ainda que muitos professores possam enxergar as Artes Marciais como atividades que estimulam a violência, as mesmas auxiliam no controle das emoções. É possível notar que a prática das artes marciais traz grandes benefícios e ensinamentos em todas as esferas que formam o ser o humano como, por exemplo: o físico, o motor, o social, o psicoafetivo e o cognitivo. O trabalho tem como objetivo investigar a influência do kickboxing no comportamento dos alunos de 6 a 13 anos que estão cursando o Ensino Fundamental. Para isto, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa/quantitativa de campo, através da aplicação de um questionário aberto, os sujeitos foram treze pais de alunos em dois Centros de Treinamento (Dojos) nos municípios de Ilha de Itamaracá e Igarassu. Com a análise das respostas, apresentação e discussão dos dados é possível afirmar que o kickboxing contribui e muito no desenvolvimento comportamental das crianças. Na percepção dos pais a arte marcial consegue promover melhorias em aspectos cognitivos (concentração, responsabilidade e atenção) e nos aspectos sócio afetivo (autocontrole, autoconfiança, sociabilidade e tranquilidade)
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    Contribuição da formação em Educação Física para a atuação de professores de lutas ex-atletas da modalidade
    (2021-07-15T03:00:00Z) Bacelar, Camila do Nascimento; Beltrão, Natália Barros; http://lattes.cnpq.br/1778511907021100; http://lattes.cnpq.br/3319233622504076
    As lutas estão presentes na humanidade desde os primórdios, quando os homens disputavam entre si o alimento e o território, além de lutar pela sobrevivência com animais. Os tempos passaram e as lutas ganharam outros sentidos, formar atletas para as disputas por cinturão ou medalhas, ou simplesmente manter o corpo em atividade. As lutas tiveram seus movimentos estudados e aperfeiçoados ganharam regras, normas e espaço midiático. A Educação Física, responsável por estudar as práticas corporais, também debruçou-se sobre elas nos aspectos físico, técnico, fisiológico, entre outros. No entanto, ainda perdura no mercado de trabalho uma atuação pautada exclusivamente às referências práticas e à reprodução das práticas pedagógicas pelos mestres. A presente pesquisa tem como objetivo verificar se os conhecimentos adquiridos na formação em Educação Física modificam a prática pedagógica de professores de lutas ex-atletas da modalidade. Participaram do estudo 19 professores de lutas, da Região Metropolitana do Recife, das modalidades taekwondo, karatê e judô, que ministram aulas em clubes, escolas, associações ou academias. Os professores responderam a uma entrevista semiestruturada com questões relacionadas à sua prática pedagógica. Os resultados evidenciaram que houve uma modificação na prática pedagógica desses profissionais, a partir das respostas que eles apresentaram na entrevista, concluindo que as experiências e os conhecimentos acessados na formação em Educação Física contribuíram para modificação da prática desses profissionais de lutas. Sendo as disciplinas na área da saúde e do treinamento as mais citadas pelos profissionais entrevistados como mudança de tal prática, embora haja uma influência de gerações anteriores os profissionais relatam que houve um avanço quanto a reprodução de práticas pedagógicas e hábitos equivocados.
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    Lutas na Educação Física escolar: estratégias metodológicas de ensino
    (2022-06-06T03:00:00Z) Avelino, Adriano da Silva; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/6916060731938373
    As lutas caracterizam-se por fazer da cultura corporal do movimento, e sempre esteve presente na vida dos seres humanos desde os primórdios, sendo impossível desvincular seu processo histórico dos povos, considerando as lutas surgem como necessidade dos nossos ancestrais utilizarem-na como forma de ferramenta para conseguir alimento, tratar de métodos de sobrevivência, e proteção dos seus. Nessa perspectiva, em se tratando das lutas como um fenômeno sócio-histórico e cultural, a escola enquanto agente socializador deve desenvolver ou ajudar o indivíduo em seu desenvolvimento social, considerando as diversas culturas existentes. Porém, a instituição também está sujeita a sofrer influência cultural de mecanismos que a regem, caracterizando um daltonismo cultural, e desvinculando-se de sua função social que é, segundo os autores, um lugar de circular, de reinventar, de estimular, de transmitir, de produzir, de praticar as diversas culturas. Para tanto, o presente trabalho tem o objetivo de analisar nas literaturas norteadoras do ensino em Pernambuco como o conteúdo lutas é sistematizado no ensino médio. Para alcançar tal objetivo foi realizado um estudo de revisão bibliográfica. O aporte teórico utilizado nos mostra como o conteúdo lutas é tratado nas literaturas que norteiam o ensino médio no estado, dialogando com as metodologias críticas, que fornecem subsídios teóricos-metodológicos capazes de superar fatores culturais restritivos e possibilitando o trato do conhecimento acerca das lutas nas aulas de educação física escolar. Para efeito, assim como explica BRASIL (2018) a respeito das lutas como fenômeno cultural, entende-se cultura a partir das manifestações corporais, gestuais, e linguagens que são transmitidas de geração em geração, e que também está constantemente sujeita a modificações, considerando que os indivíduos são responsáveis pelas transformações culturais que acontecem historicamente. Assim, gestos, posturas e expressões faciais são criados, mantidos ou modificados em virtude do homem ser um ser social e viver num contexto cultural. Em conformidade com isso, o que se conhece hoje por Cultura Corporal do Movimento, e mais especificamente as Lutas, se deu a partir do processo de evolução das atividades executadas pelo homem como forma de suprir algumas necessidades biológicas, criando movimentos mais eficazes, relacionados a caça, rituais, festas religiosas, e razões lúdicas. Dentre as razões lúdicas destacavam-se os conteúdos referentes às lutas, que foram ressignificados pela educação física. E no que se refere a esse conteúdo vale ressaltar diversos benefícios fisiológicos e psicológicos, além de poder ser utilizado como instrumento de comunicação, expressão, lazer e cultura. Conclui-se que as literaturas norteadoras organizam e sistematizam o conteúdo lutas a partir das metodologias de críticas de ensino, possibilitando ao seu ensino-aprendizagem um diálogo com a realidade dos discentes.