Licenciatura em Educação Física (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Benefícios da natação para crianças com transtorno do espectro autista(2023-09-06) Marinho, Carla de Lima; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/1897344851607618A natação é uma das atividades físicas considerada mais completa para ser introduzida na vida de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender os benefícios da natação para crianças com Transtorno do Espectro Autista a partir da produção do conhecimento sobre o tema. Como objetivos específicos buscou-se compreender o Transtorno do Espectro Autista - TEA, analisar a natação enquanto conteúdo de ensino da Educação Física e compreender a relação entre Transtorno do Espectro Autista - TEA e natação. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. O estudo teve como metodologia a análise de seis artigos localizados nas bases de dados/bibliotecas digitais: LILACS, Scielo e Periódicos CAPES. Os resultados indicam a presença de melhorias no comportamento diário geral das crianças com autismo após contato e interação contínua com professores e colegas de turma na vivência de atividades lúdicas e simulação de situações reais através de ordens verbais e imitação de movimentos no ambiente aquático. A conclusão relata a integração da afetividade e da ludicidade como fatores essenciais no processo de ensino aprendizagem de indivíduos com TEA.Item Impactos das intervenções psicomotoras no desenvolvimento motor de crianças com autismo(2023-09-12) Silva, Gabriel Wilams Oliveira da; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221A presente pesquisa tem como tema os impactos das intervenções psicomotoras no desenvolvimento motor de crianças com autismo. O transtorno do espectro autista(TEA) é um conjunto de condições que podem vir a acarretar danos nos âmbitos social, motor, da linguagem, entre outros. A psicomotricidade vem sendo considerada em estudos e intervenções, um auxiliar no desenvolvimento das condições afetadas. Porém ainda não existem resultados claros e contundentes sobre os benefícios e efeitos das intervenções psicomotoras no desenvolvimento do indivíduo com diagnóstico de TEA. A partir disto, o objetivo do presente estudo foi investigar os impactos das intervenções psicomotoras no desenvolvimento motor de crianças com autismo através da análise de publicações encontradas na plataforma de pesquisa Periódicos Capes, utilizando como descritores: Desenvolvimento psicomotor infantil; Desenvolvimento Psicomotor infantil AND Psicomotricidade; Psicomotricidade AND Autismo.Foram selecionados 04 artigos, os quais foram avaliados qualitativamente. Nestes, foram observados resultados positivos da intervenção psicomotora orientada para crianças, sendo encontrados poucos artigos que relataram intervenções e estudos direcionados à crianças dentro do espectro autista.Item O uso das artes marciais como ferramenta terapêutica através da psicomotricidade para crianças autistas(2023-09-13) Silva, Sérgio José Ribeiro da; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221O atual estudo tem como objetivo a observação, através de pesquisas bibliográficas como metodologia, em análise de artigos embasados em ciência, de como as artes marciais podem ser utilizadas como ferramenta terapêutica para crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista, através da ótica da psicomotricidade, suas habilidades psicomotoras, cognitivas e condicionantes. As artes marciais geralmente sofrem preconceito em ambientes escolares e em ambientes onde o público alvo são as crianças, assim como também as crianças autistas geralmente sofrem preconceito através de tratamentos capacitistas. As artes marciais têm se tornado uma forte ferramenta terapêutica para contribuição do tratamento terapêutico das crianças autistas, que contam com suporte de acordo com suas particularidades no desenvolvimento neurológico, tendo vindo à tona os benefícios da psicomotricidade para o desenvolvimento das crianças autistas, tendo em vista que a psicomotricidade trabalha simultaneamente os âmbitos psicomotor, afetivo e social, e consequentemente, a possibilidade das artes marciais serem utilizadas para tais fins, já que também trabalham tais âmbitos.Item A contribuição do futsal para o desenvolvimento de crianças com autismo(2023-09-06) Souza, Eduardo Felipe da Silva; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/1517968471728200O autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento, que tem por características o desenvolvimento atípico de comunicação, interação social e déficit no aprendizado muitas vezes com déficit também na comunicação verbal, apesar de já existirem muitos estudos sua etiologia ainda é desconhecida. O presente estudo parte do questionamento quais as contribuições do futsal para o desenvolvimento de crianças com autismo? O objetivo foi analisar contribuições do futsal para o desenvolvimento de crianças com autismo. O futsal é dos esportes mais praticados no Brasil e no mundo, o futsal se tornou um grande aliado no desenvolvimento de crianças que tem Síndrome do Espectro Autista, que é condicionado por alguns graus de comportamentos entre eles o social e o motor a metodologia do estudo consiste de uma pesquisa bibliográfica, descritiva de natureza qualitativa, a pesquisa descritiva cumpre algumas fases, delimitação dos descritores de busca, autismo, futsal, educação física e desenvolvimento, escolha da plataforma, Scielo, sistematização dos dados encontrados e análise dos resultados, foram encontrados seis estudos significativos para a presente pesquisa. Os resultados dos seis artigos estudados apontam que o futsal contribui para o desenvolvimento de crianças com autismo, pois essa modalidade traz uma interação social e trabalha vários sentidos motores na vida do ser humano, chegando assim a uma independência daquela criança.
