Licenciatura em Educação Física (Sede)

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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

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    A sistematização do atletismo nas aulas de educação física: uma experiência no Programa Residência Pedagógica
    (2025-08-07T03:00:00Z) Mata, Maria Aparecida de Sousa; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/7029635462414733
    Este trabalho traz como objeto de pesquisa, o ensino do atletismo na escola, problematizando sua pouca expressividade e a necessidade social de ser abordado como conteúdo nas aulas de educação física. Desse modo, tem como objetivo compreender a sistematização do conhecimento sobre o atletismo nas aulas de educação física no ensino médio, buscando identificar o conhecimento do atletismo nas aulas de educação física e reconhecendo sua relevância como conteúdo na disciplina de Educação Física, considerando a experiência no Programa Residência Pedagógica. Para tanto, utilizamo-nos de uma abordagem qualitativa de pesquisa, especificamente da pesquisa-ação, por permitir que se conheça o ambiente de investigação e sua realidade, com maiores possibilidades de ações mais efetivas. Tivemos como sujeitos participantes, os estudantes e professora preceptora do 1º ano do Ensino Médio da Escola-campo, bem como os residentes do referido programa. As aulas foram desenvolvidas a partir da abordagem crítico-superadora numa unidade didática. O atletismo, como conteúdo de ensino nas aulas de educação física precisa ser abordado aos estudantes, assim como os demais esportes, dada necessidade de ampliação e aprofundamento desses saberes com estudantes no ensino médio. Para isso, o professor de educação física precisa organizar suas aulas, de modo que possibilite saber que, para ensinar na escola, precisamos selecionar o conhecimento, organizá-lo em número de aulas, respeitando o tempo de aprendizagem dos estudantes e o ciclo de aprendizagem em que se encontra, contribuindo de forma significativa para a formação dos estudantes na escola.
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    Educação física e adolescência: características e contexto da socialização na escola
    (2025-03-14T03:00:00Z) Batista, Thiago de Almeida Souto; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/2189096877147412
    A presente pesquisa tem como objetivo compreender as contribuições da educação física escolar na socialização dos estudantes do ensino médio. Buscamos também compreender as características dos estudantes do ensino médio e identificar como a educação física escolar contribui para a socialização. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, onde foi possível averiguar o que autores discutem sobre o tema da socialização nas aulas de educação física na fase da adolescência. Conseguimos definir que a educação física escolar passou por diversas transformações ao longo da história, moldando os sujeitos às necessidades da sociedade em cada época. Estabelecemos o que é ser adolescente na visão da Psicologia Sócio-Histórica/Psicologia Histórico-cultural para elucidar como as interações sociais influenciam o adolescente e como ele age perante a essa dinâmica. Por último, determinamos como a educação física escolar se relaciona com a socialização dentro dos muros da escola. Se conclui que é importante, para a formação de professores, saber as características dos adolescentes e a forma que eles interagem, é evidente que é a fase do desenvolvimento humano onde ocorre o aumento da interação com o outro, é o fator primordial do desenvolvimento da identidade desses jovens e como eles atuam na sociedade.
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    A importância das lutas como conteúdo de ensino na Educação Física no ensino médio
    (2025-03-18T03:00:00Z) Silva Júnior, Luciano Lisboa; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/1105571818174012
    A presente pesquisa intitulada “A importância das lutas como conteúdo na Educação Física no Ensino Médio”, visa estabelecer uma perspectiva esclarecedora sobre o conhecimento das lutas como conteúdo de ensino pertencente ao componente curricular Educação Física, buscando compreender este conhecimento histórico e sua importância para valorização da educação física na educação básica no ensino médio. Problema de pesquisa, a seguinte questão: qual a importância do conteúdo de ensino Lutas na educação física no ensino médio? Definimos como objetivo geral: analisar a importância do conteúdo de ensino lutas para a educação física no ensino médio. E como objetivos específicos: compreender as Lutas como conhecimento historicamente construído pela humanidade; conteúdo da Educação Física nas políticas curriculares, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo de Pernambuco do ensino médio; compreender a educação física no ensino médio e os seus conteúdos de ensino e as lutas como integrante do currículo; compreender a educação física no ensino médio e os seus conteúdos de ensino e as lutas como integrante do currículo. Realizamos para o cumprimento dos objetivos, uma pesquisa de abordagem qualitativa e bibliográfica, a partir da análise de artigos científicos referentes à presença das Lutas na Educação Física escolar. Concluímos que é notória, a necessidade de implementação de uma prática pedagógica inovadora e sistematizada voltada ao ensino das lutas, a fim de conferir ao tema a importância que deve ter como conteúdo primordial da Educação Física escolar. A multilateralidade do universo das Lutas traz possibilidades a serem abordadas das mais variadas formas, capazes de cumprir com um imenso número de objetivos na educação física no ensino médio.
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    As repercussões do “novo ensino médio” para a educação física escolar
    (2024-10-04T03:00:00Z) Farias, Glória Maria Ferreira de; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/9426967835706583
    A presente pesquisa aborda as repercussões da Reforma do Ensino Médio ou “Novo Ensino Médio” para a Educação Física Escolar, a partir da promulgação da Lei n° 13. 415, de 16 de fevereiro de 2017 a partir da implementação nas escolas de alterações no ensino médio. Esta pesquisa tem por objetivo analisar as alterações da Reforma do Ensino Médio contidas nas políticas educacionais e curriculares, enquanto documentos normatizadores, a fim de esclarecer as repercussões do Novo Ensino Médio para a Educação Física. Definimos como objetivos específicos:compreender a presença e a importância da Educação Física no Ensino Médio, tomando como base a pedagogia Crítico Superadora; compreender os textos das políticas educacionais e curriculares da Educação Física no Ensino Médio; analisar os documentos norteadores do Ensino Médio a lei 13.415/17, a BNCC e o Currículo de Pernambuco e a lei n.º 14.945/24. Para alcançar esse objetivo, foi utilizado o referencial teórico analítico proposto por Stephen Ball e colaboradores, o Ciclo de políticas, e a análise textual discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2006) dos documentos das políticas educacionais referentes ao Novo Ensino Médio: a lei n.° 13.415/17, a BNCC e o Currículo de Pernambuco e a lei n.º 14.945/24. Concluímos que as repercussões do Novo Ensino Médio (NEM) para a Educação Física nesta etapa da escolarização foram, de certa forma, prejudiciais para os estudantes, uma vez que as perdas foram drásticas em relação a redução da carga horária e dos conhecimentos, comprometendo a formação humana integral ao desqualificar a educação física, não a considerando um componente curricular.
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    O ensino do jogo nas aulas de educação física no ensino médio: uma experiência no Programa Residência Pedagógica
    (2024-09-24T03:00:00Z) Silva, Edla Camila Pereira Santos Cândido da; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/6306987490945390
    O presente trabalho é fruto de uma experiência vivida como residente do Programa de Residência Pedagógica (PRP), que é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Esta vivência aconteceu em uma Escola de Referência de Ensino Médio da Rede Estadual de Pernambuco. Traçamos como objetivo, compreender a sistematização do conteúdo jogo nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, reconhecendo a especificidade da Educação Física na escola e o jogo como conteúdo nas aulas, descrevendo a experiência do ensino do jogo nas aulas de Educação Física. Sabemos que a organização dos conhecimentos ofertados na escola é feita de forma sistematizada através dos componentes curriculares responsáveis por abordar pedagogicamente os conhecimentos específicos de cada área e que deverão ser estudados na instituição escolar. Desse modo, utilizamo-nos da abordagem qualitativa, na busca de compreender, interpretar e dialetizar o objeto de investigação, considerando que sua matéria-prima é composta de um conjunto de substantivos que se complementam: experiência, vivência, senso comum e ação. Optamos, portanto, por um estudo descritivo do tipo relato de experiência. Diante dos resultados obtidos, apontamos a relevância do jogo enquanto conteúdo nas aulas de Educação, sobretudo no Ensino Médio, desconstruindo a percepção de que os estudantes deste ano de escolarização têm interesse pela temática quando são resgatados o sentido e significado da atividade para a formação.
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    A educação física no ensino médio: sua influência na escolha de práticas da cultura corporal fora da escola
    (2024-09-24T03:00:00Z) Teixeira, Lucas Gomes Lino; Silva, Eduardo Jorge Souza da; http://lattes.cnpq.br/5214370124132694
    O presente trabalho tem como objeto de estudo “a influência da educação física escolar na escolha de atividades da cultura corporal fora da escola por estudantes do 3º ano do ensino médio”, sendo este tema importante para que se avalie os impactos do componente curricular na vida cotidiana dos estudantes. Esse tema foi desenvolvido a partir da seguinte questão problema: As vivências da cultura corporal experienciadas nas aulas de educação física influenciam na escolha de práticas corporais dos estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas na região metropolitana do Recife? Para responder tal questão provisoriamente, o principal objetivo estabelecido é compreender se as aulas de educação física exercem alguma influência na escolha do estudante. Metodologicamente para o processo de pesquisa buscamos um exercício de aproximação à referência teórica do materialismo histórico dialético a partir de José Paulo Netto. Neste sentido, delimitamos nossa pesquisa como uma pesquisa de campo, cujo os dados foram sistematizados a partir de um questionário semi-estruturado. A análise dos resultados indicou que há uma influência do componente curricular sobre os estudantes, principalmente ao realizarem as práticas em aula, porém que fica atrás da influência externa. Portanto, concluiu-se que a influência do ensino de conteúdos na educação física escolar, apesar de relativa, possui papel importante na compreensão e escolha do estudante a respeito das atividades da cultura corporal por eles escolhidas na vida extra-escolar.
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    A abordagem da temática saúde nas aulas de educação física: uma análise da prática pedagógica no Novo Ensino Médio
    (2024-09-16T03:00:00Z) Elihimas, Maria Eduarda Marcílio; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/7804849569756280
    A presente pesquisa tem como objetivo analisar os limites e possibilidades na abordagem da temática saúde nas aulas de Educação Física no Novo Ensino Médio, caracterizando o Novo Ensino Médio e sua expressão na Educação Física Escolar, estabelecendo a relação entre saúde e Educação Física, e identificando os saberes escolares em saúde e as estratégias didáticas utilizadas para o ensino Educação Física na escola. A escola é o ambiente onde mora o conhecimento, onde ele é transmitido para os alunos, tendo um papel de suma importância para a sociedade. É válido ter ciência de que é a escola que aproxima os saberes do dia a dia dos alunos expressos na sociedade, com os conhecimentos científicos. Analisando a relação saúde - Educação Física, percebemos que o conhecimento da saúde sempre esteve interligado com as intenções, os objetivos e os conteúdos específicos da Educação Física. Sendo assim, utilizamos a metodologia da pesquisa qualitativa, atrelada a uma entrevista semi estruturada para a coleta de dados e tratada através da análise de conteúdo (Souza Jr). A entrevista foi realizada com um professor de Educação Física que atua na rede pública de ensino e trata a saúde como um tema transversal em suas aulas. Dessa maneira, entendemos que é possível abordar a temática da saúde nas aulas de Educação Física no Novo Ensino Médio, tratando esse conhecimento como um tema transversal e fazendo um entrelace com os conteúdos específicos da Educação Física. Porém a formação do professor influencia diretamente na maneira como ele fará esse entrelace.
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    Os impactos dos recursos materiais no ensino da educação física em escolas estaduais de ensino médio em Pernambuco
    (2024-03-11T03:00:00Z) Silva, Paloma Victória Teixeira Santos da; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/5965448025829818
    A pesquisa tem como tema os impactos dos recursos materiais no ensino de Educação Física em escolas estaduais de Ensino Médio em Pernambuco, com ênfase na análise dos ambientes escolares e materiais didáticos necessários ao ensino da Educação Física na perspectiva da formação humana integral dos estudantes. Definimos como problema de pesquisa: qual a relação entre o ensino e os recursos materiais, ambientes escolares e materiais didáticos, necessários para o ensino da Educação Física no Ensino Médio em escolas estaduais no município de Abreu e Lima? O objetivo geral é analisar a relação entre o ensino da educação física e os recursos materiais, ambientes escolares e materiais didáticos, necessários para o Ensino Médio em escolas estaduais de Pernambuco. Enquanto objetivos específicos definimos:compreender historicamente a trajetória da Educação Física; identificar os conhecimentos da Educação Física na Proposta Curricular para o Ensino Médio em Pernambuco; identificar as características dos ambientes e materiais didáticos necessários ao processo de ensino da Educação Física no Ensino Médio; identificar os impactos apontados pelos professores em relação aos ambientes escolares e materiais necessários para o ensino dos conteúdos prescritos na política curricular para a Educação Física no Ensino Médio nas escolas estaduais do município de Abreu e Lima. A metodologia da pesquisa foi de natureza bibliográfica e de campo, com a coleta de dados por meio de questionários aplicados a professores das escolas estaduais em Abreu e Lima. Concluímos com a pesquisa de campo que as escolas estaduais do município de Abreu e Lima só possuem quadras com cobertas e bolas de futebol, além de compreender com base na literatura que a falta de recursos materiais impacta significativamente o ensino de Educação Física: inadequação de ambientes e de materiais comprometem e inviabilizam o ensino dos conteúdos previstos nas propostas curriculares da Educação Física para o Ensino Médio.
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    Ginástica rítmica e as questões de gênero nas aulas de educação física do ensino médio: uma pesquisa qualitativa
    (2024-03-06T03:00:00Z) Barros, Tarciane Thaisa dos Santos; Pirauá, Natália Barros Beltrão; http://lattes.cnpq.br/1778511907021100
    As questões de gênero permeiam a nossa sociedade em diversas instâncias, sendo encontradas também no âmbito educacional onde nas aulas de educação física se mostram de forma mais perceptível. O fato da ginástica rítmica ser uma prática que voltada exclusivamente para o sexo feminino tornou essa prática o foco dessa pesquisa, onde se visou entender “De que forma as questões de gênero relacionadas à ginástica rítmica vem sendo discutidas nas aulas de Educação Física no ensino médio?”. Participaram da pesquisa de forma voluntária 8 professores(as), sendo 4 do sexo feminino e 4 do sexo masculino, funcionários de instituições privadas e públicas que responderam a um questionário digital relacionado ao entendimento dos mesmos acerca das questões de gênero, o trato dessa temática em suas aulas, entre outros. Os resultados dos estudos evidenciaram que apenas uma parcela dos entrevistados discute as questões de gênero através das aulas de educação física com o tema Ginástica Rítmica, além de serem encontradas inconsistências acerca do entendimento dos mesmos sobre a temática, tornando perceptível a necessidade de um conhecimento mais aprofundado acerca da concepção de gênero.
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    Os impactos dos ambientes escolares no ensino da educação física em escolas públicas
    (2023-09-13T03:00:00Z) Silva, Mirela Moreira da; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/7897802631143838
    Esta pesquisa tem como tema os ambientes escolares destinados à Educação Física, especificamente, os impactos do ambiente escolar nas aulas de Educação Física em escolas públicas. Indaga-se enquanto problema de pesquisa: quais os impactos dos ambientes escolares no ensino dos conteúdos nas aulas de Educação Física? A partir deste problema, definimos como objetivo geral: analisar os impactos do ambiente escolar, enquanto espaço físico e pedagógico, no ensino da Educação Física na escola. E como objetivos específicos: identificar o conhecimento da Educação Física no Ensino Médio; compreender o ambiente escolar necessário para o ensino do conhecimento da Educação Física na escola; identificar os ambientes destinados à Educação Física nas escolas na perspectiva dos professores; analisar os ambientes destinados à Educação Física nas escolas na perspectiva dos professores; compreender a relação entre o conhecimento da Educação Física e o ambiente escolar. Para tanto, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica e de campo, utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário, na plataforma Google Forms, aplicado a professores de Educação Física do Programa Residência Pedagógica do núcleo de Educação física da Universidade Federal Rural de Pernambuco. A análise dos dados foi realizada através do método de análise textual e discursiva proposta por Moraes e Galiazzi. A partir da análise dos dados, concluímos que o ambiente escolar tem impactos significativos no trato pedagógico do compononte curricular Educação Física, isso porque os conteúdos são tratados de forma teórico-prática, necessitando de vivências motoras, em lugares adequados para a prática, para que aconteça de forma segura. A pesquisa revela que os ambientes inadequados ou a ausência deles,podem impactar negativamente o ensino dos conteúdos previstos nas propostas curriculares da Educação Física no Ensino Médio.