Licenciatura em Educação Física (Sede)

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    Educação física escolar e saúde de adolescentes: uma revisão narrativa
    (2025-08-06) Souza, Gleidson de Oliveira; Oliveira, Marcelo de Santana; http://lattes.cnpq.br/5548486353463233; http://lattes.cnpq.br/0977263665311574
    Comportamentos de saúde ou de risco cultivados na infância e adolescência tendem a ser perpetuados na vida adulta. Cultivar hábitos saudáveis, alimentares e de atividade física na infância e na adolescência é fundamental para que esses comportamentos de saúde se perpetuem na vida adulta. No entanto, muitos fatores podem favorecer a inatividade física e hábitos alimentares de risco. O período de isolamento, durante a pandemia, que resultou no fechamento das escolas, possivelmente favoreceu comportamentos sedentários, diminuição da freqüência de atividade física e hábitos alimentares menos saudáveis. Partindo dessa problemática levantamos o seguinte questionamento: como os programas de educação física escolar influenciam a saúde dos adolescentes? Com o intento de responder a pergunta levantada, definimos como objetivo geral: Identificar como os programas que tratam da educação física escolar influenciam a saúde dos adolescentes. Ancorado ao objetivo geral, pretendemos: analisar a relação entre a educação física escolar e saúde nas escolas; e, identificar os programas que tratem da educação física escolar e saúde com foco nos adolescentes. Realizou-se uma busca na Biblioteca Virtual de Saúde, trabalhos dos últimos 10 anos, pela sua relevância e expressividade, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Sendo assim, para essa busca, definimos os seguintes termos: “educação física escolar”, “saúde” e “adolescente” como descritores, utilizando o booleano “AND”. Diante disso, verificou-se a insuficiência de trabalhos propondo Programas de educação física para a promoção da saúde de adolescentes sendo identificados apenas quatro. Os resultados apontam para a necessidade qualificar os docentes na Educação Física como caminho eficaz para estimular estilos de vida mais ativos, promoção da saúde e prevenção de doenças na juventude. A escola se mostra como importante para a implementação de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. Programas escolares com enfoque interdisciplinar se mostram importantes na promoção da saúde de adolescentes com excesso de peso, especialmente se tiver continuidade. Abordagens sensíveis educativas sensíveis e integradas no ambiente escolar podem favorecer a compreensão da percepção dos estudantes sobre seus corpos e a conexão entre as práticas prejudiciais à saúde.
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    A abordagem da temática saúde nas aulas de educação física: uma análise da prática pedagógica no Novo Ensino Médio
    (2024-09-16) Elihimas, Maria Eduarda Marcílio; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/7804849569756280
    A presente pesquisa tem como objetivo analisar os limites e possibilidades na abordagem da temática saúde nas aulas de Educação Física no Novo Ensino Médio, caracterizando o Novo Ensino Médio e sua expressão na Educação Física Escolar, estabelecendo a relação entre saúde e Educação Física, e identificando os saberes escolares em saúde e as estratégias didáticas utilizadas para o ensino Educação Física na escola. A escola é o ambiente onde mora o conhecimento, onde ele é transmitido para os alunos, tendo um papel de suma importância para a sociedade. É válido ter ciência de que é a escola que aproxima os saberes do dia a dia dos alunos expressos na sociedade, com os conhecimentos científicos. Analisando a relação saúde - Educação Física, percebemos que o conhecimento da saúde sempre esteve interligado com as intenções, os objetivos e os conteúdos específicos da Educação Física. Sendo assim, utilizamos a metodologia da pesquisa qualitativa, atrelada a uma entrevista semi estruturada para a coleta de dados e tratada através da análise de conteúdo (Souza Jr). A entrevista foi realizada com um professor de Educação Física que atua na rede pública de ensino e trata a saúde como um tema transversal em suas aulas. Dessa maneira, entendemos que é possível abordar a temática da saúde nas aulas de Educação Física no Novo Ensino Médio, tratando esse conhecimento como um tema transversal e fazendo um entrelace com os conteúdos específicos da Educação Física. Porém a formação do professor influencia diretamente na maneira como ele fará esse entrelace.
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    A hidroginástica e os impactos na melhoria da saúde e qualidade de vida dos idosos
    (2023-09-06) Lopes, Guilherme Soares; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/6898690352812735
    A hidroginástica oferece um ambiente suave para a prática de exercícios, minimizando o impacto nas articulações e permitindo que os idosos realizem movimentos de maneira confortável. Além disso, os exercícios físicos no meio hídrico constituem uma estratégia de intervenção para promoção de saúde com repercussões positivas na área da saúde pública. A pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: “Quais os impactos da hidroginástica na saúde e qualidade de vida dos idosos?” Para isso, definimos como objetivo analisar as contribuições da hidroginástica na melhoria da saúde e qualidade de vida de idosos. A pesquisa é uma revisão bibliográfica com uma abordagem qualitativa. A plataforma digital utilizada foi a Scientific Electronic Library Online (Scielo) como fonte de referência. Os descritores empregados foram os seguintes: Hidroginástica; Idosos; Saúde. Utilizou-se os booleanos AND e OR para realizar o cruzamento dos descritores. Os resultados encontrados são quatro artigos que abordaram a temática da revisão. Através da análise aprofundada dos artigos, foi possível uma compreensão maior sobre a importância da hidroginástica na vida de pessoas idosas. Concluímos que idosos aptos, orientados por profissionais de saúde e após avaliação de sua aptidão individual, devem adotar a hidroginástica como um meio valioso para melhorar a qualidade de vida.
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    Produção do conhecimento em Educação Física escolar: a questão da saúde
    (2021-02-23) Sena, Ângela Souza Pantaleão de; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/6515200410221210
    O presente trabalho tem como objetivo, analisar as concepções de saúde implícitas nas monografias produzidas no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a partir do mapeamento dessas produções e identificando suas contribuições para compreensão do conceito de saúde no contexto da formação de professores de Educação Física. Para tanto, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo documental, tendo como principal fonte, as monografias cujos objetos de estudo apresentam a relação entre Saúde, Educação Física e Escola, entregues no período de 2013-2019, considerando àquelas que estavam disponíveis on line até março de 2020, quando se iniciou a pandemia do COVID-19, publicadas no Sistema Integrado de Bibliotecas/UFRPE. Desse modo, percebemos que, das 142 monografias que acessamos para análise, apenas quatro delas estão diretamente relacionadas ao tema em questão, o que indicou que a perspectiva individual ainda é uma forte presença nas referências dos autores, apontando a necessidade de ampliação dos estudos, e uma maior aproximação com as referências que abordem a saúde numa perspectiva coletiva, para a Educação Física avançar em seu campo de intervenção.
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    O conceito de saúde na representação social de estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco
    (2022-06-03) Toledo, Gerlaine Alves; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
    Com o objetivo de pesquisar a representação social dos discentes do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco, essa pesquisa se utilizou como base de dados textos publicados entre os anos 2012 até 2021 no site Scielo. Foram feitas buscas com os descritores Educação Física Escolar e Saúde e encontradas 12 obras previamente selecionados durante a pesquisa, com parâmetros relevantes para a contribuição do entendimento de como se encontra o conceito saúde na sociedade e entendimento do objetivo deste estudo. Os resultados foram inseridos em um quadro elaborado, identificando os autores, o tipo, objetivos, resultados e ano de publicação do trabalho. Para o levantamento da representação social do conceito de Saúde dos discentes do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE, foi elaborado um questionário, que não pôde ser aplicado presencialmente por motivo de manter o distanciamento social como medida preventiva causada pela Pandemia causada pelo Covid-19. Então, por esse motivo, o questionário foi aplicado de forma on-line através da plataforma Google Forms, utilizando o método de Associação Livre de Palavras, contendo seis perguntas; sendo três para identificação pessoal e três relacionadas ao entendimento sobre saúde. O questionário foi divulgado nos grupos de WhatsApp dos alunos do curso, resultando em um número de 37 voluntários. E como resultado, pôde-se perceber um número maior de respostas obtidas pelos alunos do 1º, 2º e 3º período, o que resultou em uma relação entre saúde mais direcionada para alimentação. Para entendimento desse resultado deve-se levar em consideração que as respostas dos alunos dos primeiros períodos ainda estão embasadas pelo senso comum e o conhecimento é uma progressão que se obtém durante toda a graduação. Com base nesse resultado, indica-se uma nova pesquisa nos períodos finais de curso com esses mesmos voluntários dos três períodos inicias, para levantamento mais satisfatório da pesquisa, com a desconstrução do senso comum e com embasamento mais científico.