Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

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TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

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    Entre traçados de tesouras e batidas de bombo: um estudo sobre o imaginário e o ensino de artes
    (2019-07-26) Silva, Suelma Cristina Bernardo da; Silva, Charles Ricardo Leite da; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/4581218826933251
    O presente estudo parte de compreensão das interferências que o arcabouço imagético e imaginário cultural do/a aluno/a torna-se um facilitador no seu processo de aprendizagem na sala de aula, mais especificamente na disciplina de artes. Os percursos traçados por nossa história e construção cultural são um dos vieses mais ricos para a estruturação identitária de um povo. O arcabouço imagético criado por essas vivências tem, em diversas dimensões, muita ligação com as práticas socioculturais e as construções pedagógicas do seu processo de compreensão. A Teoria do imaginário segundo Gilbert Durand fora um dos norteadores desse estudo, pois a mesma permite traçar processos de compreensão do arcabouço imagético de forma sensível, a fim de compreender os processos contemporâneos e metodológicos de ensino de artes. Guiando-nos nesse percurso reflexivo dos processos de arte/educação, norteamo-nos através da Abordagem Triangular desenvolvida e experienciada pela pesquisadora Ana Mae Barbosa, que possibilita uma experiência solida e de aproximação das vivências artísticas, bem como, de todo o processo histórico cultural que a circunda. Buscando elucidar e dar bases a esse estudo, observações não participativas foram vivenciadas em ambiente escolar, buscando analisar os processos de troca ente alunos e professores, e a efetividade de utilização dos processos contemporâneos de ensino, bem como se dão o reconhecimento pessoal desses alunos nas atividades propostas. Após essas observações foi possível traçar um entendimento de como trabalhar o imaginário e as práticas contemporâneas em conjunto resultam em bons resultados escolares.
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    O ensino de arte na EJA: uma possibilidade na educação do sistema prisional
    (2019-08-08) Silva, Solange Maria da; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190
    Esta pesquisa tem como objetivo demostrar como se deu a realização de um trabalho em uma escola da unidade prisional, cujo propósito foi trazer uma possibilidade de ensino de arte para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), através das exposições de dois Museus: MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (SP) e MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (PE), sendo o público as estudantes do Sistema Penitenciário – Colônia Penal Feminina do Recife – CPRF. A metodologia de estudo utilizada foi pautada na pesquisa qualitativa e explicativa com base na pesquisa de campo. Foram realizadas leituras e releituras das obras de artes visuais (por meios de vídeos) pelas estudantes, bem como produções artísticas. Este trabalho contribuiu para o ensino aprendizagem das reeducandas, no tocante ao desenvolvimento da sua percepção e reflexão, adquiriram um novo olhar para as artes visuais e uma concepção diferente no que se refere aos museus.
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    A importância do ensino da arte para a alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
    (2019-08-02) Alves, José Ricardo; Machado, Josefa Alexandrina Medeiros de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5285590707178347
    A presente pesquisa tem como objetivo apresentar argumentos sobre a importância da isenção do ensino de arte na Alfabetização da Educação de Jovens e Adultos, atentos a sua influência para a formação cidadã dos estudantes, analisando os impactos das tecnologias no ensino. Buscaremos a descrição de fatores que podem definir à arte como instrumento motivacional, e contribua para a superação dos obstáculos cognitivos, falta de investimentos na infraestrutura da educação básica, no processo formativo da capacitação de professores de arte e da EJA. Destacamos que os processos formativos ajudariam os professores a entender melhor os impactos tecnológicos presentes nas salas de aulas por meio das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), que já faz parte do cotidiano dos estudantes presente hoje em nossas escolas. Refletimos a partir da abordagem triangular de Ana Mae Barbosa como metodologia fundamental, aliada com a dialética Freireana como base essencial para o ensino da Arte na Alfabetização de Jovens e Adultos. Pois, acreditamos que ajudaria bastante, de um modo geral, principalmente no entendimento do contexto histórico da arte e na sua relação com a cultura, os grupos socioculturais e sua influência na educação popular, que necessariamente precisa se fazer presente no ensino da arte e na alfabetização como também nos demais módulos da educação de Jovens e Adultos, onde a arte contemporânea representada dentro dos quatro grandes campos: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Já presente no Parâmetro Curricular da Educação Básica de Pernambuco (PCEB, de Pernambuco 2013, p 18). Normatização que se faz necessária abranger a alfabetização no primeiro módulo da Educação de Jovens e Adultos, no ensino formal como também no não formal, na luta pela a erradicação do analfabetismo, dialogando com os novos segmento da arte e da tecnologia que tem por obstáculo a falta de estrutura das escolas, como também professores que não são formados em arte e nem tão pouco recebem capacitação por meio de uma formação continuada adequada a disciplina de arte e dentro dos eixos tecnológicos. A investigação aponta que, na iminência em superar esses obstáculos, é preciso um esforço pedagógico em prol da autoestima dos estudantes da EJA, otimização do uso da tecnologia móvel, no caso dos aparelhos de telefonia celular, os tablets e notebooks. Na utilização desses aparelhos de forma mais direta na arte com vídeos, fotografias entre outros meios tecnológico vinculado a arte, superando as questões de infraestrutura materiais das escolas ao mesmo tempo, conscientizando os estudantes de que a escola é um espaço de construção do conhecimento, e o ensino da arte neste processo pedagógico amplia o conhecimento de mundo expressivamente, cognitivamente e perceptivamente tanto de estudantes em sala de aula ou fora dela.
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    Uma proposta pedagógica a partir da perspectiva artística sobre o observatório solar indígena
    (2019-07-22T03:00:00Z) Praxedes, Jamerson Lopes; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/6779751158110343
    Este trabalho traz um novo olhar sobre a discussão do ensino de artes brasileira, em destaque, à arte indígena, considerada como origem da arte nacional (DARCY RIBEIRO, 1986). As artes, ainda hoje, são negligenciadas em livros ou em museus. Nesse contexto, esta pesquisa tem como questão investigativa: como explorar um artefato indígena, especificamente, o Observatório Solar Indígena – OSI, no ensino de arte indígena em um museu? Nosso objetivo geral consiste em “elaborar uma proposta de ensino não formal de artes para os monitores da área de Astronomia do Museu Espaço Ciência a partir de um olhar artístico sobre o Observatório Solar Indígena”. Para tanto, realizamos estudos teóricos sobre o conceito de arte dos povos índios, a partir de autores como Afonso e Silva Afonso e Silva (2012) e Darcy Ribeiro (1986); e do uso da arte indígena no ensino de artes, em Ana Mae Barbosa (1998, 1991, 2011), Darcy Ribeiro (1986) e Berta Ribeiro (1989). Além disso, identificamos aspectos artísticos no OSI, que podem ser adotados no ensino de arte índia. A pesquisa metodológica adotada neste trabalho é do tipo qualitativa, que tem como fator principal examinar o objeto de estudo (GERHARDT; SILVEIRA, 2009). Entre os principais resultados, destacamos que o Observatório é um instrumento prático usado como calendário, contudo apresenta uma estrutura ímpar da cultura Guarani, podendo assim, ser apreciado como um objeto tecnológico, como normalmente acontece em um museu de ciências, mas também, pode ser definido como arte indígena, como um cocar, as cerâmicas, os grafismos, entre outros.
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    A Tríade Significativa nas aulas de arte como possibilidade de transformação da realidade escolar: o caso da escola cidadã integral prof. Anésio Leão
    (2019) Melo, Iago José Lima de; Alves, José Fernando da Silva; Silva, Cristiane Barbosa Tosta da; http://lattes.cnpq.br/0195862765669468; http://lattes.cnpq.br/9142049164350284; http://lattes.cnpq.br/4075226809765649
    Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo geral explicar o conceito de tríade significativa, criado pelo autor dessa pesquisa, como sugestão metodológica a ser trabalhada nas aulas de arte, relatando suas possíveis contribuições para as transformações da Escola Cidadã Integral Professor Anésio Leão, em Campina Grande-PB. Iniciativa motivada pela percepção de que os três conceitos trabalhados, a arte, a alteridade e o contexto social, associados, contribuíam para um ensino-aprendizagem significativo. A pesquisa teve como objetivos específicos: descrever como chegamos ao conceito de tríade significativa, bem como quais os elementos que a compõe; identificar a escola em estudo quanto a sua localização, espaço, comunidade escolar e outras particularidades; mostrar, brevemente, práticas artístico-pedagógicas realizadas durante o ano de dois mil e dezoito, tendo como princípio de produção a tríade significativa; entender como a tríade significativa foi pensada para ser trabalhada nas aulas de arte da escola; realizar um estudo comparativo entre o passado e o presente da escola, tendo como fator de observação as práticas artístico-pedagógicas desenvolvidas no ano de dois mil e dezoito, bem como a resposta dos alunos ao formulário aplicado; buscar entender, por meio da análise de formulários aplicados, como as aulas de arte mudaram a realidade e a imagem da escola em estudo. A partir disso, foi utilizado o conceito investigativo de (LEITE, 2008), como procedimento metodológico para o desenvolvimento dessa pesquisa, assim como os estudos de (BARBOSA,1998), sobre a abordagem triangular da aprendizagem, que serviram como norte para o planejamento e para a execução dessa pesquisa. O entendimento da alteridade pelo viés antropológico de (LAPLANTINE, 2003), se mostrou significativo para o que pretendíamos exemplificar. Por fim, os estudos de (FREIRE, 2011), sobre contextualização, bem como o entendimento de (SANTOS, 1998), sobre sujeito-espaço e espaço-sociedade contribuíram para o desenvolvimento da ideia central. Ao longo do relato, realizou-se um estudo comparativo entre o passado e o presente da escola. Tivemos como resultado dessa pesquisa os trabalhos artisticos desenvolvidos na escola no ano de dois mil e dezoito, esses que serão descritos e estudados, retomando a hipótese inicial à luz dos resultados obtidos.
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    Artes e tecnologias na educação de jovens e adultos: práticas pedagógicas nas escolas da rede municipal do Recife
    (2019-07-22) Silva, Gilmere Lopes da; Silva, Cristiane Barbosa Tosta da; http://lattes.cnpq.br/0195862765669468; http://lattes.cnpq.br/8552453021644175
    O presente trabalho de pesquisa buscou compreender o ensino de Arte integrada às tecnologias na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a vivência das práticas pedagógicas dos docentes nesse âmbito das escolas da Rede Municipal do Recife, tomando como base nos estudos de Sérgio Haddad e Maria Clara Di Pierro sobre a EJA, articulando as tecnologias às discussões de Ana Mae Barbosa sobre o Ensino de Arte no contexto educacional e Antoni Zabala sobre Prática Pedagógica. Para tanto, foi adotada como perspectiva metodológica a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e interpretativo, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados a realização de entrevista semiestruturada, bem como a observação de aulas de dois professores/as dessa modalidade de ensino. Considerando a arte como uma linguagem que se manifesta com características distintas em cada época e cultura, assim também, como as tecnologias, entendemos que sua apropriação por parte do estudante jovem e adulto significa a aquisição de conhecimento sobre si e sobre o mundo, com influência de suas próprias experiências de vida no processo de construção desse conhecimento. Desse modo, entendemos que, por mais que a Educação de Jovens e Adultos tenha obtido consideráveis avanços enquanto modalidade e campo de estudos, sua efetividade também é comprometida na medida em que os diferentes conteúdos e saberes são entendidos e ensinados de forma distorcida ou mesmo ignorados pelos docentes, quanto à realidade, e pelas instituições responsáveis pelo atendimento desse público especifico. Nesse sentido, os resultados mostraram que o ensino e aprendizagem de Arte integrada às tecnologias na EJA podem sofrer implicações a depender do contexto socioeconômico no qual os estudantes estão inseridos, da experiência e didática docente e também da faixa etária dos alunos.
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    A formação inicial de professores polivalentes e sua relação com o ensino da arte
    (2019-08-10) Barbosa, Dayse Patrícia Pereira; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/5087371823144795
    Este trabalho tem por objetivo investigar a formação para o ensino de arte em cursos de Licenciatura em Pedagogia e identificar suas concepções de arte. A partir disso, foi analisado como a formação inicial, graduação, contribuiu para o desenvolvimento das práticas docentes no âmbito das aulas de Artes. Foi realizada análise documental das Diretrizes do curso de Pedagogia, da BNCC e do Projeto Pedagógico do Curso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, na qual foi utilizada uma entrevista semiestruturada, contendo 6 questões aplicada para 10 professores polivalentes. Os resultados mostraram que os professores se aproximam do entendimento de que a formação inicial não contemplou satisfatoriamente todas as demandas do dia a dia da sala de aula. Sendo necessárias pesquisas, cursos de especializações, entre outros.
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    O componente de arte no Festival Takorama: uma experiência na Rede Municipal de Caruaru-PE durante a pandemia
    (2023-04-24) Gouveia, Francisco de Assis; Silva, Charles Ricardo Leite da; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/2383171598386051
    O presente trabalho procura refletir sobre a experiência com o ensino de arte realizado no primeiro semestre de 2021 durante a pandemia com o projeto intitulado: O Componente de Arte no Festival Takorama, realizado na Rede Municipal de Ensino de Caruaru, com professores e estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Nesta direção, relatar-se-á a vivência com projeto supracitado e analisar os impactos dessa ação com atenção aos princípios sócio filosóficos da compreensão de arte como conhecimento; do ponto de vista didático metodológico com abordagem triangular para o ensino de arte; e por fim, mensurar-se-á a efetivação do processo de ensino e aprendizagem em arte com aulas remotas na avaliação do projeto supracitado realizado. A partir do método da autoetnografia foi possível analisar a experiência desenvolvida, transcendendo as possibilidades diante o cenário conflituoso, para uma vivência exitosa que gerou objetivos alcançados e aprendizagens.