02.1 - Graduação (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Jogos digitais como ferramenta de desenvolvimento de habilidades em crianças com Trantornos do Espectro Autista(2022-02-18) Silva, Elton Martins; Diniz, Juliana Regueira Basto; http://lattes.cnpq.br/0175193064988810; http://lattes.cnpq.br/9388489442092206O mercado dos jogos digitais tem crescido muito nos últimos anos, com a produção de games que tem por objetivo principal o entretenimento e a diversão. Além do uso comum jogos digitais vêm ganhando outra visibilidade com objetivos educacionais, beneficiando a sociedade. O presente trabalho visa explanar como os jogos digitais podem auxiliar na construção de metodologias educacionais que venham a auxiliar no desenvolvimento cognitivo para crianças com transtorno do espectro autista, mostrando os principais jogos disponíveis desenvolvidos e estudados na atualidade, suas tecnologias principais de uso e benefícios propostos. Podendo esses games serem utilizados para o aprimoramento de metodologias educacionais que promovam a inclusão de crianças com TEA no ambiente escolar, através do desenvolvimento de habilidades motoras, sociais e cognitivas. A capacidade de integração desse grupo na sociedade vem aumentando progressivamente nos dias atuais, com a conscientização da população e também com o auxílio do desenvolvimento das novas tecnologias. Nota-se um certo avanço quando o assunto é desenvolvimento e técnicas e métodos de ensino-aprendizagem voltado para crianças com TEA, nesse sentido a tecnologia é uma poderosa ferramenta aliada para melhorar as metodologias de ensino, já que os desafios e barreiras ainda se fazem presentes em muitos momentos. Fica enfatizado que é fundamental o incentivo de novos estudos no campo acadêmico, em conjunto com diversas áreas para promoção do conhecimento e direcionamento adequado das pesquisas tecnológicas, afinal a tecnologia é extremamente abrangente, e seus recursos devem ser utilizados para o benefício de todos na sociedade.Item Tecnologia e ensino: Relato de Experiência no Estágio Supervisionado V(2021-04-10) Silva, Klediane Carla de França e; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/9072485916319550Neste estudo, apresentam-se concepções e reflexões sobre tecnologia e ensino, a partir de relato de experiência vivenciado durante as aulas da disciplina de estágio supervisionado V. O eixo de nossas reflexões sobre tais questões é guiado pelo objetivo de reconhecer a utilização das tecnologias para inovar práticas pedagógicas para o efetivo desenvolvimento de habilidades pelos estudantes e para o exercício pleno da cidadania. A intenção é possibilitar o reconhecimento do uso de ferramentas digitais como recurso eficaz, bem como apresentar sugestões que norteiem o ensino voltado para atender as atuais perspectivas da educação sobre o uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, apoiamo-nos no letramento digital e suas contribuições inovadoras para estreitar o largo espaço existente entre espaço escolar e práticas ativas digitais; e ainda nas contribuições do estágio supervisionado para enfatizar a vivência da prática pedagógica, de maneira a descrever as experiências no decorrer da disciplina, refletindo os desafios e possibilidades que se encontram durante o processo de formação docente. O estudo resulta na compreensão de que a utilização de recursos digitais na prática didático-pedagógica, quando bem planejados no processo de ensino-aprendizagem, contribui significativamente para a formação de cidadãos letrados digitais. Assim, permearemos as perspectivas de teóricos como: Bacich (2015), Martin-Barbero (2004) e Vilaça e Araújo (2016).Item Letramento digital na formação docente: análise da percepção de professores sobre abordagens da leitura em um contexto de pandemia(2021-04-10) Silva, Hallan Wagner da; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/4190238732708011As práticas leitoras na escola são sempre objeto de investigação no universo acadêmico e merecem ser acompanhadas, em especial, pelo momento em que o mundo atravessa com o isolamento social instalado pela pandemia trazida com a CoViD-19. Nesse período, o que se observou é que as práticas docentes voltadas ao uso de mídias se desenvolveram apressadamente, fazendo com que alunos e professores se apropriassem de recursos antes não pensados. Assim, este trabalho discute a influência do letramento digital de professores sobre o trabalho com leitura na escola. O recolhimeto dos dados descacou-se pelo uso de questionário estabelecendo assim a percepção dos educadores sobre esse o processo de letramento digital. Para compreender o processo, foram analidadas as respostas de três professores de língua portuguesa de uma escola pública da cidade de João Alfredo, em Pernambuco. O trabalho está ancorado na concepção de leitura como prática discursiva e na compreensão de que o letramento digital (SOARES, 2002), quando assumido pelos docentes, impactam as práticas de sala de aula, permitindo a ampliação de competências leitoras. Nessa direção, a proposta é verificar, através do conhecimento dos docentes, como o trabalho de leitura se desenvolveu uma vez que esta é uma prática social que, nesse contexto, exige leituras hipertextuais, estratégias de leituras e domínio de ferramentas digitais.Item O livro didático de língua portuguesa e os descritores do Saepe no 3º ano do ensino médio(2019) Barbosa, Gilvana Myrelly de Lima; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/0006920146090205O livro didático representa para muitoso principal meio de acesso à cultura letrada por parte de professores e alunos. O uso desse material é comum na maioria das escolas brasileiras e,por muitas vezes, tem condicionado a ação docente. Considerando,então,a importância atribuída a esse recurso e o seu lugar de destaque nas salas de aula, buscamos estudos referentes ao Livro Didático, ao ensino da língua materna, ao currículo e àavaliação do SAEPE. Efetuada as leituras, averiguamos de que modo a coleção didática de Língua Portuguesa do Ensino Médio selecionada trata os descritorespresentes na Matriz de Referência do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco-SAEPE. Partindo da comparação dos itens encontrados na avaliação às questões utilizadas no livro didático, podemos refletir sobre as limitações do manual escolar ao trabalhar os conteúdos cobrados no referido exame.Asavaliações em larga escalaproporcionam a gestão e redes escolares,os indicadores de desempenho como mais um componente para conhecer e reconhecer as suas realidades e, sendo assim,ter subsídios para estipular metas mais nítidas e especificar prioridades numa possível intervenção. A partir dos resultados, constatou-se que o material pedagógicotraz todos os descritores da prova;noentanto,a abordagem difere da empregada no teste, sendo apresentados de maneira implícita e integrados às atividades das seções dos capítulos.Item O possível ensino de artes em uma escola de Vitória da Conquista: um estudo de caso(2018) Benedictis, Tammi Italiano; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/7309248434012061O presente estudo tem por objetivo investigar a realidade do ensino das Artes Visuais em uma escola pública de Ensino Médio na cidade de Vitória da Conquista-BA e analisar as contribuições dadas pelas Artes aos estudantes. A cidade de Vitória da Conquista -Bahia, conforme dados do IBGE, não possui professores formados em número suficiente que atendam à demanda do ensino. A arte, nesse cenário, é ministrada por professores com outras formações, o que dificulta o trabalho do que seja concepção de Arte e seu ensino. Nesse sentido, o ensino da Arte, atualmente, caminha para a interdisciplinaridade, estando as disciplinas intimamente entrelaçadas, pois não existeArte sem a reflexão de que ela nos permita o fazer e a transformação do mundo em que vivemos. Este trabalho também buscou, então, investigar as práticas possíveis na área de Artes dentro da escola. Como referencial teórico, tomaremos como base os estudos sobre abordagem triangular de Ana Mae Barbosa (2010) e conceito de ensino de Arte Noêmia Varela (1988). O estudo de caso foi realizado com vistas à abordagem qualitativa e quantitativa, com a finalidade de encontrar dados que demonstrassem um possível ensino de Artes na escola. Os dados foram coletados através de entrevistas e questionário fechado para obtenção de dados e pesquisas em livros, artigos e outros documentos.Item Percepção docente acerca da arte circense(2018) Meira, Solange Francisca; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção de um conjunto de docentes da rede pública de ensino acerca da arte circense. O referencial teórico contempla o histórico e as características da arte circense, além de reflexões acerca de sua natureza e suas interfaces com o campo da Educação de modo global e em especial com as componentes curriculares Artes. A pesquisa foi executada em uma escola da rede pública municipal localizada no sudoeste da Bahia e os procedimentos metodológicos adotados incluíram entrevistas e apresentação de informações acerca da arte circense para três docentes participantesbuscando estimular a reflexão acerca de possíveis contribuições para suas práticas pedagógicas. Os resultados obtidos associam a maior receptividade às discussões propostas ao conhecimento prévio acerca da arte circense e permitem elencar diferentes contribuições para o ensino de Artes.Item Os impactos de uma intervenção pedagógica voltada para o ensino das artes visuais no contexto da educação de jovens e adultos(2018) Bispo, Imara Queiroz; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/8114349519066694Este trabalho tem por objetivo analisar os impactos de uma intervenção pedagógica voltada para o ensino das Artes Visuais no contexto da Educação de Jovens e Adultos–EJA. O referencial teórico da pesquisa discute o perfil do aluno e do docente; as necessidades de aprendizagem dos alunos, assim como as metas pedagógicas. Aborda também questões relacionadas ao ensino das Artes e suas contribuições para uma formação acadêmica sólida. A intervenção pedagógica foi realizada numa escola pública da rede municipal de Itacaré –BA, considerando o espaço de aula como vivência e aprendizado na concretização da pesquisa. A intervenção teve como base um desenho pedagógico definido a partir de um conjunto de métodos e abordagens de ensino fundamentados na literatura, sendo pensada em uma perspectiva qualitativa com o intuito de compreender e interpretar os dados obtidos ao longo de sua execução. Os procedimentos metodológicos adotados para analisar os impactos da intervenção incluem observações e entrevistas com os alunos, e com o professor. Os dados obtidos apontam para contribuições das Artes na formação do educando do EJA, com destaque a capacidade de produção e percepção visual nas imagens produzidas pelos estudantes.Item Ensinando com tecnologia: uma possibilidade no ensino da Arte(2018) Rodrigues, André Martinez; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954Esta pesquisa tem como objetivo analisar contribuições das tecnologias educacionais para o ensino de conteúdos curriculares da disciplina de Arte. Para isto, propõe-se refletir acerca do potencial pedagógico de recursos tecnológicos para o ensino de Arte eavaliar situações de aprendizagem propostas a partir da integração de recursos tecnológicos. O referencial teórico da pesquisa aborda o ensino de Arte nas escolas, considerando seus objetivos, contribuições e abordagens adotadas, assim como tecnologias digitais aplicadas à prática pedagógica. Os procedimentos metodológicos incluem a implementação de uma intervenção pedagógica caracterizada pelo uso de ferramentas tecnológicas junto a uma turma de ensino médio de uma escola no interior do estado da Bahia. Os dados obtidos indicam contribuições das ferramentas tecnológicas para a prática pedagógica e permitem constatar diferentes posicionamentos docentes acerca do uso das TICs nas aulas de artes.
