Licenciatura em Computação (Sede)
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Item A comprehensive software aging analysis in LLMs-based systems(2025) Santos, César Henrique Araújo dos; Andrade, Ermeson Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/2466077615273972; http://lattes.cnpq.br/9618931332191622Large language models (LLMs) are increasingly popular in academia and industry due to their wide applicability across various domains. With their rising use in daily tasks, ensuring their reliability is crucial for both specific tasks and broader societal impact. Failures in LLMs can lead to serious consequences such as interruptions in services, disruptions in workflow, and delays in task completion. Despite significant efforts to understand LLMs from different perspectives, there has been a lack of focus on their continuous execution over long periods to identify signs of software aging. In this study, we experimentally investigate software aging in LLM-based systems using Pythia, OPT, and GPT Neo as the LLM models. Through statistical analysis of measurement data, we identify suspicious trends of software aging associated with memory usage under various workloads. These trends are further confirmed by the Mann-Kendall test. Additionally, our process analysis reveals potential suspicious processes that may contribute to memory degradation.Item Analisando o Backup-as-a-Service como uma estratégia de recuperação de desastres(2021-06-02) Queiroz, Ewerton Cleyton Silva de; Andrade, Ermeson Carneiro de; Mendonça Neto, Júlio Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/7849727159222731; http://lattes.cnpq.br/2466077615273972; http://lattes.cnpq.br/1234353605805269Nos ambientes modernos, falhas dos sistemas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) podem ter consequências graves para os negócios como perda de dados, insatisfação do cliente e perda de receita. Soluções de recuperação de desastres (DR), tais como Backup como Serviço (BaaS), vêm sendo adotadas por empresas como forma de evitar esses problemas e garantir a continuidade dos negócios. No entanto, existem diversas variáveis a serem consideradas na adoção de uma solução de DR. Portanto, neste artigo, apresentamos uma abordagem integrada utilizando experimentos e modelagem para avaliar um ambiente de BaaS para fins de DR. Em nossa análise, consideramos importantes métricas de DR como disponibilidade, downtime, RTO (Recovery Time Objective) e RPO (Recovery Point Objective). Os resultados mostraram que quando o BaaS é adotado, a disponibilidade do ambiente pode variar de acordo com a quantidade de dados de backup ou restauração. Além disso, uma análise de sensibilidade realizada apontou que o RTO e o RPO foram influenciados principalmente pelo tempo médio para restaurar o centro de dados (DC) e pelo intervalo de backup, respectivamente. A abordagem proposta pode ajudar empresas ou indivíduos interessados em adquirir soluções de DR no processo de tomada de decisão.Item Análise do ensino de computação nas escolas das cidades Camaragibe e São Lourenço da Mata da GRE Metro Sul - PE(2024-10-03) Oliveira, Públio do Nascimento; França, Rozelma Soares de; http://lattes.cnpq.br/4282789732521235; http://lattes.cnpq.br/4253184080147942A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento fundamental para a educação no Brasil, pois estabelece competências e habilidades que todos os estudantes devem desenvolver durante sua trajetória escolar. O Ministério da Educação (MEC) homologou as normas que definem o ensino da computação na educação básica no Brasil como complemento à BNCC. Esse artigo analisa o processo de implantação do ensino de Computação na rede estadual de ensino das cidades de Camaragibe e São Lourenço da Mata. Como principais resultados, identificou-se que 63% das escolas ainda não ensinam Computação, e os desafios citados dizem respeito à infraestrutura, conectividade e falta de docentes qualificados na área.Item Análise dos Impactos da Gestão do Tempo no Desempenho Acadêmico Através da Mineração de Dados Educacionais(2023-03-29) Nascimento, Pricylla Santos Cavalcante do; Rodrigues, Rodrigo Lins; http://lattes.cnpq.br/5512849006877767; http://lattes.cnpq.br/2042576149331188Com os avanços tecnológicos, nasceram também novos desafios. Entre estes está a dificuldade de identificar fatores que corroboram com um bom desempenho acadêmico dos alunos de cursos EAD. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar os impactos da gestão do tempo no desempenho acadêmico dos discentes. Para isso, foram utilizadas a técnica K-means para a realização do agrupamento dos discentes em relação ao seu desempenho acadêmico, uma Rede Neural Artificial para classificar estes grupos com base nas variáveis de gestão do tempo, e o método SHAP para interpretar de forma eficiente os resultados dessa classificação. Para a construção desta pesquisa, utilizou-se dados de cursos EAD extraídos da plataforma moodle de uma universidade pública do estado de Pernambuco. Como conclusão, foi possível observar quais características da gestão do tempo impactam positivamente no desempenho acadêmico do aluno.Item Aplicação de técnicas de Multimodal Learning Analytics para identificação de estados emocionais durante atividades de pensamento computacional(2021-12-10) Silva, Lucielton Manoel da; Rodrigues, Rodrigo Lins; http://lattes.cnpq.br/5512849006877767; http://lattes.cnpq.br/3526963587159780Com a rápida propagação das tecnologias digitais, vemos um crescimento na construção e adoção de novas tecnologias educacionais, tecnologias essas que podem ser utilizadas para auxiliar e até melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Com a adoção da Educação à Distância, os professores perdem o controle sobre a análise individual de cada aluno, visto que dentro de um ambiente virtual não há limites para quantidade de alunos. Além disso, não existe uma forma de analisar cada aluno em uma tarefa colaborativa, que corresponda aos aprendizados dele dentro de uma atividade. Dito isto, o objetivo deste trabalho é o de utilizar técnicas de Multimodal Learning Analitycs com o intuito de analisar o fluxo de estados emocionais entre duplas de alunos, ao longo de três atividades relativas ao desenvolvimento das competências do Pensamento Computacional, de tal forma que através da compreensão dos estados emocionais dos alunos ao longo da atividade, possamos ter uma noção do seu perfil ao longo da execução do trabalho. Para isso, coletamos dados de duas duplas de alunos do ensino médio, com perfis de colaboração e conhecimento a cerca do Pensamento Computacional distintos, em uma tarefa colaborativa prática na plataforma Scratch, com atividades correspondentes ao desenvolvimento de habilidades como pensamento algorítmico, abstração, decomposição e reconhecimento de padrão. As atividades foram realizadas através da plataforma Google Meet e com o registro em vídeo da mesma, pudemos utilizar de algoritmos específicos, disponíveis na plataforma EZMMLA, para capturar os estados emocionais ao longo da atividade e com sua análise extrair informações úteis para auxiliar a tomada de decisões de professores e gestores visando melhorar o processo de ensino-aprendizagem.Item Aprendizagem colaborativa apoiada por computador durante a pandemia do Covid-19: uma revisão sistemática(2022-10-07) Melo, Daniel Lemos de; Araújo, Carlos Julian Menezes; Andrade, Ermeson Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/2466077615273972; http://lattes.cnpq.br/3156174527107999; http://lattes.cnpq.br/4495434877384543Com as medidas de isolamento social causadas pela pandemia em 2020,as instituições de ensino tiveram que planejar alternativas para assegurar o ensino de forma remota. Dentre as diversas abordagem, citamos a estratégica da aprendizagem colaborativa apoiada por computador (CSCL, do inglês, Computer Supported CollaborativeLearning), a qual busca, através de computadores, promover um ensino colaborativo de forma remota. Este trabalho busca avaliar como foi a utilização do CSCL durante esse período de isolamento, através de uma revisão sistemática. A partir da consulta em diversas bases foi possível identificar 120 de trabalhos que relataram experiências utilizando CSCL. Os resultados indicam um considerável sucesso na adoção da estratégia CSCL, além de tendências de usos de tecnologias e abordagens em cada região do planeta.Item CIMut: ferramenta de injeção de falhas em ambientes de nuvens por mutação(2025-02-13) Duarte, Guilherme Silva; Sousa, Erica Teixeira Gomes de; http://lattes.cnpq.br/9899077867723655; http://lattes.cnpq.br/6937961051628049A injeção de falhas de software é uma técnica valiosa para avaliar a resiliência de sistemas de software complexos. Ao introduzir falhas em componentes específicos, os pesquisadores podem observar como essas falhas se propagam e impactam o comportamento geral do sistema. Este artigo apresenta a ferramenta CIMut, desenvolvida para injeção de falhas por meio da mutação do código-fonte. A mutação do código-fonte possibilita a introdução de falhas para análise de sistemas. Um estudo experimental abrangente realizado no OpenStack, uma plataforma de computação em nuvem de código aberto, demonstra a eficácia da ferramenta. Foram realizados mais de 62 experimentos no OpenStack, cada um injetando falhas em diferentes componentes do sistema. Os resultados do estudo foram promissores. Uma parcela significativa (até 96,7%) das falhas injetadas resultou em bugs, classificados como erros explícitos (travamentos, exceções) ou bugs com impacto funcional (comportamento incorreto, perda de dados). Esses resultados demonstram que a ferramenta CIMut é capaz de gerar falhas representativas que podem ser utilizadas para avaliar a resiliência de sistemas de software complexos como o OpenStack.Item Como a tecnologia assistiva tem contribuído para a inclusão educacional no nordeste? um mapeamento sistemático da literatura(2023-12-21) Carmo, Vinicius José Gonçalves do; França, Rozelma Soares deA educação inclusiva busca garantir a participação de todos os estudantes no ambiente escolar. No entanto, diversos obstáculos, como a falta de preparo das instituições de ensino e dos professores em lidar com as particularidades das pessoas com deficiência, podem dificultar a efetivação dessa inclusão. Nesse contexto, a Tecnologia Assistiva (TA) surge como um campo inovador, oferecendo recursos para promover a inclusão e a autonomia de indivíduos com diversas habilidades e necessidades. O objetivo da TA é eliminar barreiras e facilitar o acesso a uma vida mais independente, proporcionando igualdade de oportunidades para pessoas com diferentes habilidades. Este estudo teve como propósito investigar o papel da TA na promoção da inclusão educacional no Nordeste. Para isso, foi realizado um mapeamento sistemático da literatura, buscando trabalhos científicos publicados entre os anos de 2013 e 2023 em plataformas como Google Acadêmico, Portal de Periódicos CAPES, Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), SBC-OpenLib (SOL), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE). Foram estabelecidos critérios de inclusão e exclusão para avaliar os trabalhos recuperados, resultando na inclusão de 32 estudos. Os resultados obtidos revelaram que, durante o período considerado, o estado da Paraíba foi o que mais desenvolveu pesquisa utilizando TA para a promoção da inclusão educacional. Além disso, constatou-se que a deficiência visual foi o tipo mais explorado nos estudos e que o desenvolvimento de software foi a solução mais explorada nos estudos. Essas descobertas destacam não apenas a aplicação da TA como um recurso fundamental na promoção da inclusão educacional, mas também apontam para a necessidade de maior abrangência e diversificação na utilização de TAs para atender às variadas necessidades dos alunos com deficiência, visando uma inclusão mais efetiva e abrangente.Item Controle de acesso de terceiros no gerenciamento de identidade e acesso: uma revisão da literatura(2025-03-12) Silva, Michelle Lícia Souza da; Lins, Fernando Antonio Aires; http://lattes.cnpq.br/2475965771605110; http://lattes.cnpq.br/7116393787750749O Gerenciamento de Identidade e Acesso (IAM) é composto por um conjunto de processos, políticas e tecnologias desenvolvidas para garantir que as pessoas tenham acesso à proteção aos recursos necessários, no momento adequado e por motivos justificáveis. O presente estudo tem como objetivo geral realizar uma revisão sistemática para investigar as soluções eficazes para o controle de acesso de terceiros no gerenciamento de identidade e acesso, com foco em garantir a segurança da informação e a conformidade regulatória. Este estudo utiliza uma revisão sistemática com abordagem qualitativa para explorar as melhores práticas, desafios e soluções relacionadas ao controle de acesso de terceiros no IAM. Através desta revisão, se verifica que o equilíbrio entre segurança, eficiência operacional e conformidade regulatória é o caminho para o sucesso do controle de acesso. Este estudo reforça a necessidade de aprofundar a investigação acadêmica sobre o tema, explorando novas abordagens e inovações que possam atender às demandas futuras de segurança e proteção de dados.Item Explorando o pensamento computacional nos anos iniciais do ensino fundamental a partir de soluções criativas para alagamentos na cidade de Recife/PE(2024-03-01) Aureliano, Paulo Vinícius Cabral; França, Rozelma Soares de; http://lattes.cnpq.br/4282789732521235; http://lattes.cnpq.br/3335740440479045Este trabalho propõe uma sequência didática para o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) no 1º ano do Ensino Fundamental, utilizando o problema dos alagamentos na cidade do Recife/PE como contexto de aprendizagem. Baseado em discussões sobre a realidade do desenvolvimento do PC nas escolas brasileiras e na formação de professores atuantes na área, bem como nos eixos e habilidades referentes ao ensino de computação no Ensino Fundamental presentes no complemento de Computação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o objetivo é introduzir os conceitos de PC de forma desplugada, focando nos principais conceitos e na resolução de problemas reais, especialmente os relacionados a questões sociais como os alagamentos. A metodologia baseada em problemas será empregada para promover a autonomia dos estudantes na construção do conhecimento, permitindo que eles utilizem a Computação como ferramenta para abordar questões relevantes e significativas em sua comunidade. Essa abordagem visa não apenas desenvolver habilidades técnicas, mas também promover uma aprendizagem significativa ao conectar os conceitos computacionais com desafios reais e sociais enfrentados pelos estudantes. A proposta busca, assim, superar desafios relacionados a materiais didáticos e estratégias de ensino para efetiva integração da computação no currículo, oferecendo uma alternativa acessível e socialmente relevante para o ensino de computação nas escolas brasileiras.Item Fatores institucionais e socioeconômicos associados ao desempenho dos estudantes de Licenciatura em Computação nas questões objetivas de conhecimento específico do ENADE(2025-07-01) Leite, Matheus dos Santos; Rodrigues, Rodrigo Lins; http://lattes.cnpq.br/5512849006877767; http://lattes.cnpq.br/6901774487428276Os cursos de Licenciatura em Computação desempenham um papel crucial na formação de professores que integrem práticas pedagógicas e tecnologias digitais. Esta pesquisa explorou elementos institucionais, regionais e socioeducacionais que afetam o desempenho dos alunos no ENADE. Observa-se diferenças regionais significativas que evidenciam disparidades no acesso e na qualidade do ensino superior. A inclusão através de ações afirmativas também mostrou estar relacionada a um melhor desempenho acadêmico, confirmando a eficácia dessas iniciativas. Esses resultados destacam a necessidade de políticas públicas direcionadas à redução das desigualdades regionais e institucionais na formação de professores em Computação no Brasil.Item Inteligência artificial no ensino fundamental com robótica lego, aprendizagem baseada em projetos e gamificação(2024) Souza, Diogo Albuquerque Dias de; Rodrigues, Rodrigo Lins; http://lattes.cnpq.br/5512849006877767; http://lattes.cnpq.br/3374743431217595A integração da Inteligência Artificial (IA) na educação básica tornou-se essencial devido à influência crescente da IA na sociedade contemporânea. No entanto, incorporar o ensino de IA nos currículos do ensino fundamental apresenta desafios significativos, especialmente em regiões com recursos limitados. Este estudo descreve o desenvolvimento e a implementação de um curso de IA para alunos da rede pública de Recife, Pernambuco. O curso foi ministrado por estudantes da Licenciatura em Computação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), utilizando kits de robótica LEGO ROBOT INVENTOR, programação com Scratch e a plataforma Machine Learning for Kids. Foram empregadas metodologias ativas, incluindo Gamificação, Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Baseada em Projetos, para aprimorar o engajamento e a aprendizagem dos estudantes. Os métodos de avaliação incluíram pré-testes e pós-testes, quizzes interativos com o Kahoot, e desafios práticos. Os resultados comparativos revelaram uma evolução positiva da auto percepção das habilidades dos alunos em programação e resolução de problemas, com um aumento de 44,5% na capacidade de resolver problemas e de 33,3% no conforto ao configurar uma IA. Esses achados indicam que a introdução de conceitos de IA por meio da robótica e de metodologias ativas pode efetivamente desenvolver o pensamento computacional no ensino fundamental. O estudo também destacou a importância de fortalecer as habilidades básicas de programação para melhor apoiar o aprendizado de IA. Apesar de enfrentar alguns desafios, o curso forneceu insights valiosos e propôs melhorias para futuras implementações, contribuindo para a integração eficaz da IA na educação básica.Item Manutenção e preservação de jogos eletrônicos no Brasil: estudo de casos e exemplos(2024-10-04) Tomazini, Renan; Cardoso Junior, Marcos Jose de Menezes; http://lattes.cnpq.br/1172610632435625; http://lattes.cnpq.br/1738058069065754Este trabalho explora a história e a preservação dos jogos eletrônicos no Brasil, com foco em sua relevância sociocultural e nos desafios tecnológicos de manutenção dessa mídia. Utilizando uma metodologia de estudo de casos, a pesquisa aplica princípios de preservação digital, baseados em arquivologia, para avaliar o estado atual de preservação dos artefatos de jogos no Brasil. O estudo identifica as principais iniciativas e desafios enfrentados no país, ressaltando a necessidade de uma infraestrutura arquivística mais robusta. As conclusões indicam a importância de preservar não apenas os aspectos físicos e intelectuais dos jogos digitais, mas também garantir sua jogabilidade, conforme o conceito de Huizinga de que "um jogo só existe ao ser jogado." A pesquisa destaca o papel de instituições como o Bojogá na preservação das experiências interativas que definem os videogames como um meio cultural e histórico.Item Metodologia baseada em projetos para desenvolvimento de games em educação remota(2023-08-21) Santana, Gabriel Brito de; Monteiro, Lidiane de Souza; Costa, Diego Marcelo Rodrigues da; Nipo, Daniel Teixeira; Silva, Gabriel Candido da; Alexandre Filho, Paulo; Rodrigues, Rodrigo Lins; http://lattes.cnpq.br/5512849006877767; http://lattes.cnpq.br/7230692673382057Com o efeito da suspensão das atividades presenciais e a migração das mesmas para os ambientes de aprendizagem online devido a pandemia de COVID-19, um novo desafio surge, o de transição de um ensino remoto de emergência para uma verdadeira educação digital. Neste sentido, buscamos neste estudo validar uma metodologia de ensino baseada em projetos que foi aplicada em um curso de desenvolvimento de jogos em um contexto remoto. Para compreender o efeito da experiência de aplicação desta metodologia nos estudantes, foi aplicado um questionário com escala likert, que mapeia pontos centrais referentes às características da aprendizagem baseada em projetos e em seguida foram realizadas entrevistas para entender com mais detalhes as avaliações feitas pelos estudantes. A partir das informações coletadas, podemos entender que características relacionadas ao formato do curso, como o modo de acesso às aulas, a produção de projetos e a postura dos orientadores, foram consideradas pelos estudantes como muito positivas para o aprendizado, no entanto é perceptível um descontentamento com o trabalho em equipe proposto, sendo esse um ponto a ser melhor trabalhado, devido a falta de experiência e às dificuldades de interação e cooperação que naturalmente surgem neste contexto de ensino remoto.Item O impacto da nova matriz curricular da Licenciatura em Computação no desempenho dos discentes(2024-02-16) Silva, Laura Gabrielle de Lira; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319; http://lattes.cnpq.br/5607530930536079O presente artigo aborda o impacto da reestruturação da matriz curricular do curso de Licenciatura em Computação (LC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco em 2018. O objetivo central deste estudo é avaliar em que medida as alterações curriculares influenciaram o desempenho acadêmico dos estudantes matriculados no referido curso. Para atingir esse objetivo, empregou-se uma análise de dados dos discentes antes e após a implementação da nova matriz curricular. Além disso, foram incorporados dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) como parte da análise. Os resultados obtidos indicam um impacto positivo da nova matriz curricular no desempenho acadêmico dos estudantes. Esses achados sugerem que a reformulação da matriz curricular desempenhou um papel na formação mais eficaz dos futuros professores de computação, preparando-os de maneira mais abrangente e eficaz para os desafios contemporâneos da educação.Item O impacto do uso do Google Workspace for Education na formação de professores da educação básica brasileira(2023-04-20) Oliveira, Vanessa Cristina da Silva; França, Rozelma Soares de; http://lattes.cnpq.br/4282789732521235; http://lattes.cnpq.br/4145130964935664Cada vez mais a tecnologia digital está ganhando força dentro dos espaços escolares, algo que foi intensificado com a pandemia da COVID-19. Sua influência nesses espaços já é respaldada por documentos oficiais, como a BNCC, que prevê, inclusive, o desenvolvimento do pensamento computacional na escola. Paralelo a isso, temos a formação de professores que também é impactada, como demonstra a BNC-Formação Continuada. Desse modo, se vê a necessidade emergente de formações que apoiem esses docentes na compreensão, uso e criação de tecnologias digitais em suas práticas. O Google lançou em 2006 o G Suite for Education, uma versão do seu produto com ferramentas digitais para apoiar educadores em suas atividades didático-pedagógicas. No entanto, até meados de 2020, a adesão pelas instituições de ensino foi limitada. Com a pandemia de COVID-19, o Google impulsionou o uso do serviço, que foi renomeado para Google Workspace for Education, sendo empregado por mais de 120 milhões de professores e alunos em vários países durante as aulas remotas. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar o impacto do uso do Google Workspace for Education em formações de professores promovidas no âmbito da Safetec. Após a análise dos dados coletados por meio de questionários e entrevistas, os principais resultados indicam que o uso dessa plataforma tecnológica contribui para uma melhoria na organização do trabalho pedagógico, no planejamento das atividades e na promoção da interatividade e colaboração entre os alunos e professores.Item O uso de metodologias ativas de ensino associada à robótica educacional com alunos do Ensino Fundamental: relato de uma experiência(2020-11-04) Cupertino, Gabriela Barbosa; Barros, Abner Corrêa; http://lattes.cnpq.br/3825998752196688; http://lattes.cnpq.br/6157059647848581As metodologias ativas de ensino são abordagens de ensino-aprendizagem que caracterizam-se por levar o aluno a assumir um maior protagonismo na dinâmica da aquisição de conhecimento, de forma que o professor passa a atuar não mais como um detentor maior da informação e do saber mas como um facilitador e mediador deste processo. Nesta abordagem o aluno é estimulado a participar de forma ativa na construção do conhecimento por meio da busca por soluções para problemas relevantes no seu contexto de vida e pelo exercício constante do senso crítico. O objetivo desta monografia é trazer um relato crítico do uso de metodologias ativas de ensino (Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem em Pares e Movimento Maker) associadas a ferramentas tecnológicas (Robótica Educacional e Design Thinking) em uma escola de ensino fundamental da zona rural do município de Vitória de Santo Antão - PE. Serão analisados tanto os métodos pedagógicos empregados quanto o impacto do uso dessas metodologias no desempenho e na vivência escolar dos estudantes envolvidos. Os resultados observados ao longo deste processo permitiu concluir que as metodologias adotadas proporcionaram aos alunos ganhos em áreas que foram além da simples aquisição do conhecimento acadêmico, com melhoras significativas na capacidade de socialização, trabalho em equipe e na construção de um pensamento crítico e questionador.Item Pensamento computacional para todas as idades: uma análise comparativa do aprendizado de programação entre crianças e pessoas idosas(2025-03-21) Nunes, Isaac Clemente; França, Rozelma Soares de; http://lattes.cnpq.br/4282789732521235Em um mundo cada vez mais digital, o pensamento computacional emerge como diferencial cognitivo em todas as etapas da vida. Neste contexto, este estudo se propõe a contrastar o aprendizado na área entre crianças e pessoas idosas, utilizando atividades desplugadas. Explorando os quatro pilares do pensamento computacional, revelamos que crianças obtiveram melhor desempenho em algoritmos, decomposição e reconhecimento de padrões, enquanto pessoas idosas destacaram-se em abstração. As crianças demonstraram maior agilidade na resolução de problemas, enquanto pessoas idosas apresentaram soluções mais estruturadas e reflexivas. Os resultados sugerem caminhos para estratégias pedagógicas personalizadas que podem apoiar o ensino de computação, promovendo inclusão digital e derrubando barreiras etárias.Item PenseEdu: aplicativo para aplicação interdisciplinar do pensamento computacional no ensino fundamental(2022-10-05) Marinho, Alan José Pavão; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319A Computação, no cenário atual da educação brasileira, encontra-se desconectada do currículo escolar, e com o mundo globalizado, tornou-se imprescindível que as instituições de ensino invistam na inovação e educação computacional para dar subsídio ao processo de ensino-aprendizagem. Os recursos existentes atualmente para aplicar os principais conceitos de Computação são insuficientes para suprir essa necessidade de vínculo com a educação básica. Diante disso, o presente trabalho motiva-se na busca de promover a inclusão dos principais fundamentos da Ciência da Computação como forma de evolução das habilidades e competências dos alunos da Educação Básica. Para tanto, o projeto tem como objetivo desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis: PenseEdu, que visa viabilizar a aplicação interdisciplinar do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental. Visto que a aplicação do Pensamento Computacional ainda é pouco utilizada diante da vasta gama de possibilidades que ele permite, pretende-se facilitar a utilização desta interação por meio de um direcionamento de ensino para professores de ensino fundamental. Com isso, entende-se que tal proposta agrega na articulação e integração do Pensamento Computacional no ambiente de ensino-aprendizagem promovendo o desenvolvimento das habilidades do século 21.Item Perspectivas profissionais de licenciandos em Computação: entre a docência e o setor tecnológico(2025-08-05) Silva Junior, Moacir Gomes da; França, Rozelma Soares de; http://lattes.cnpq.br/4282789732521235Este artigo investiga as perspectivas profissionais de licenciandos em Computação da Universidade Federal Rural de Pernambuco, em fase de estágio obrigatório. O estudo busca compreender a percepção desses futuros egressos sobre sua inserção no mercado, considerando a tensão entre a carreira docente e a atratividade do setor tecnológico. A pesquisa, de abordagem quali-quanti, utilizou questionários e entrevistas com 17 estudantes. Os resultados apontam que, embora haja interesse na docência, a percepção de melhores oportunidades e remuneração no setor de tecnologia gera um descompasso com os objetivos do curso.
