Licenciatura em Computação (Sede)

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    Controle de acesso de terceiros no gerenciamento de identidade e acesso: uma revisão da literatura
    (2025-03-12) Silva, Michelle Lícia Souza da; Lins, Fernando Antonio Aires; http://lattes.cnpq.br/2475965771605110; http://lattes.cnpq.br/7116393787750749
    O Gerenciamento de Identidade e Acesso (IAM) é composto por um conjunto de processos, políticas e tecnologias desenvolvidas para garantir que as pessoas tenham acesso à proteção aos recursos necessários, no momento adequado e por motivos justificáveis. O presente estudo tem como objetivo geral realizar uma revisão sistemática para investigar as soluções eficazes para o controle de acesso de terceiros no gerenciamento de identidade e acesso, com foco em garantir a segurança da informação e a conformidade regulatória. Este estudo utiliza uma revisão sistemática com abordagem qualitativa para explorar as melhores práticas, desafios e soluções relacionadas ao controle de acesso de terceiros no IAM. Através desta revisão, se verifica que o equilíbrio entre segurança, eficiência operacional e conformidade regulatória é o caminho para o sucesso do controle de acesso. Este estudo reforça a necessidade de aprofundar a investigação acadêmica sobre o tema, explorando novas abordagens e inovações que possam atender às demandas futuras de segurança e proteção de dados.
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    A comprehensive software aging analysis in LLMs-based systems
    (2025) Santos, César Henrique Araújo dos; Andrade, Ermeson Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/2466077615273972; http://lattes.cnpq.br/9618931332191622
    Large language models (LLMs) are increasingly popular in academia and industry due to their wide applicability across various domains. With their rising use in daily tasks, ensuring their reliability is crucial for both specific tasks and broader societal impact. Failures in LLMs can lead to serious consequences such as interruptions in services, disruptions in workflow, and delays in task completion. Despite significant efforts to understand LLMs from different perspectives, there has been a lack of focus on their continuous execution over long periods to identify signs of software aging. In this study, we experimentally investigate software aging in LLM-based systems using Pythia, OPT, and GPT Neo as the LLM models. Through statistical analysis of measurement data, we identify suspicious trends of software aging associated with memory usage under various workloads. These trends are further confirmed by the Mann-Kendall test. Additionally, our process analysis reveals potential suspicious processes that may contribute to memory degradation.
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    Fatores institucionais e socioeconômicos associados ao desempenho dos estudantes de Licenciatura em Computação nas questões objetivas de conhecimento específico do ENADE
    (2025-07-01) Leite, Matheus dos Santos; Rodrigues, Rodrigo Lins; http://lattes.cnpq.br/5512849006877767; http://lattes.cnpq.br/6901774487428276
    Os cursos de Licenciatura em Computação desempenham um papel crucial na formação de professores que integrem práticas pedagógicas e tecnologias digitais. Esta pesquisa explorou elementos institucionais, regionais e socioeducacionais que afetam o desempenho dos alunos no ENADE. Observa-se diferenças regionais significativas que evidenciam disparidades no acesso e na qualidade do ensino superior. A inclusão através de ações afirmativas também mostrou estar relacionada a um melhor desempenho acadêmico, confirmando a eficácia dessas iniciativas. Esses resultados destacam a necessidade de políticas públicas direcionadas à redução das desigualdades regionais e institucionais na formação de professores em Computação no Brasil.
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    Um relato de experiência sobre conceitos de robótica com Arduino: analisando uma abordagem apoiada na aprendizagem baseada em projetos
    (2025-07-01) Silva, Luiz Felipe Lopes da; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319; http://lattes.cnpq.br/0036798912172902
    Este artigo apresenta uma abordagem de ensino de Robótica com Arduino por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Os resultados mostram que a combinação da ABP com Arduino se destaca como uma ferramenta eficaz na educação básica. Além disso, a abordagem demonstrou contribuir para o desenvolvimento de habilidades em programação, bem como para a aquisição de competências essenciais, como pensamento crítico e resolução de problemas, em conformidade com os objetivos educacionais da Base Nacional Comum Curricular. A experiência foi avaliada através do monitoramento de projetos práticos e da aplicação de questionários, além de análise do desempenho dos estudantes. Os dados indicaram avanços significativos na compreensão dos conceitos fundamentais de robótica e na capacidade dos participantes de aplicar esses conhecimentos de forma autônoma e colaborativa.
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    Uso da inteligência artificial para geração de imagens no contexto da comunicação alternativa: uma análise da perspectiva do usuário
    (2025-06-06) Marinheiro, João Victor de Sena Lemos Gomes; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319
    A Comunicação Alternativa Aumentada (CAA) possui um papel fundamental na inclusão e na promoção da autonomia de pessoas com deficiências, ampliando suas possibilidades de comunicação em diversos contextos, como educação, trabalho e atividades cotidianas. A capacidade de gerar imagens, sons e textos personalizados permite uma comunicação mais expressiva, reduzindo as limitações impostas pelas deficiências. Nesse cenário, a Inteligência Artificial surge como uma aliada importante, ao possibilitar a criação automatizada de conteúdos comunicacionais com maior agilidade e adaptação às necessidades individuais dos usuários, potencializando os efeitos positivos da CAA. Este estudo teve como objetivo avaliar a eficiência e a percepção dos usuários sobre a criação de cartões de comunicação em um software de CAA, comparando o método manual com o método automatizado por Inteligência Artificial. A criação automatizada se mostrou mais rápida e prática, enquanto o método manual se destacou em temas que exigem maior personalização.
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    Pensamento computacional para todas as idades: uma análise comparativa do aprendizado de programação entre crianças e pessoas idosas
    (2025-03-21) Nunes, Isaac Clemente; França, Rozelma Soares de; http://lattes.cnpq.br/4282789732521235
    Em um mundo cada vez mais digital, o pensamento computacional emerge como diferencial cognitivo em todas as etapas da vida. Neste contexto, este estudo se propõe a contrastar o aprendizado na área entre crianças e pessoas idosas, utilizando atividades desplugadas. Explorando os quatro pilares do pensamento computacional, revelamos que crianças obtiveram melhor desempenho em algoritmos, decomposição e reconhecimento de padrões, enquanto pessoas idosas destacaram-se em abstração. As crianças demonstraram maior agilidade na resolução de problemas, enquanto pessoas idosas apresentaram soluções mais estruturadas e reflexivas. Os resultados sugerem caminhos para estratégias pedagógicas personalizadas que podem apoiar o ensino de computação, promovendo inclusão digital e derrubando barreiras etárias.
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    Predição do consumo energético de dispositivos LoRa usando aprendizagem de máquina
    (2024-12-10) Pimentel, Henrique Pablo Pinheiro dos Santos; Araújo, Danilo Ricardo Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/2708354422178489; http://lattes.cnpq.br/0078523045227122
    A Internet das Coisas (IoT) é um conceito em constante evolução que tem conquistado destaque tanto na comunidade acadêmica quanto na indústria. Dentro dela, o consumo energético é um fator fundamental para determinar o tempo de funcionamento dos dispositivos e a frequência necessária para realizar a manutenção deles. Este artigo investiga a aplicação de algoritmos de aprendizado de máquina para predição do consumo energético de dispositivos IoT-LoRa, permitindo estimar a duração da bateria dos dispositivos e sua autonomia. A metodologia considerou a criação de um conjunto de dados a partir de experimentos com placas de desenvolvimento Event stream processing (ESP32), capturando métricas como tempo de hibernação, tipo de conexão e consumo energético. Técnicas de Inteligência Artificial (IA) são então aplicadas para prever o consumo energético com base nessas variáveis. De acordo com os resultados obtidos, a melhor técnica para prever o consumo energético é a Decision Tree, com um coeficiente de determinação superior a 96%. O estudo contribui para processos decisórios que visam selecionar dispositivos IoT considerando a autonomia projetada para as baterias de tais dispositivos.
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    CIMut: ferramenta de injeção de falhas em ambientes de nuvens por mutação
    (2025-02-13) Duarte, Guilherme Silva; Sousa, Erica Teixeira Gomes de; http://lattes.cnpq.br/9899077867723655; http://lattes.cnpq.br/6937961051628049
    A injeção de falhas de software é uma técnica valiosa para avaliar a resiliência de sistemas de software complexos. Ao introduzir falhas em componentes específicos, os pesquisadores podem observar como essas falhas se propagam e impactam o comportamento geral do sistema. Este artigo apresenta a ferramenta CIMut, desenvolvida para injeção de falhas por meio da mutação do código-fonte. A mutação do código-fonte possibilita a introdução de falhas para análise de sistemas. Um estudo experimental abrangente realizado no OpenStack, uma plataforma de computação em nuvem de código aberto, demonstra a eficácia da ferramenta. Foram realizados mais de 62 experimentos no OpenStack, cada um injetando falhas em diferentes componentes do sistema. Os resultados do estudo foram promissores. Uma parcela significativa (até 96,7%) das falhas injetadas resultou em bugs, classificados como erros explícitos (travamentos, exceções) ou bugs com impacto funcional (comportamento incorreto, perda de dados). Esses resultados demonstram que a ferramenta CIMut é capaz de gerar falhas representativas que podem ser utilizadas para avaliar a resiliência de sistemas de software complexos como o OpenStack.
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    Inteligência artificial no ensino fundamental com robótica lego, aprendizagem baseada em projetos e gamificação
    (2024) Souza, Diogo Albuquerque Dias de; Rodrigues, Rodrigo Lins; http://lattes.cnpq.br/5512849006877767; http://lattes.cnpq.br/3374743431217595
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    Manutenção e preservação de jogos eletrônicos no Brasil: estudo de casos e exemplos
    (2024-10-04) Tomazini, Renan; Cardoso Junior, Marcos Jose de Menezes; http://lattes.cnpq.br/1172610632435625; http://lattes.cnpq.br/1738058069065754
    This research aims to explore the history and preservation of electronic games in Brazil, focusing on their sociocultural relevance and the technological challenges of maintaining this medium. Using a case study methodology, the work applies digital preservation principles, based on archival frameworks, to assess the current state of game artifact preservation in Brazil. The study identifies the key initiatives and challenges facing digital game preservation in the country, emphasizing the need for a more robust archival infrastructure. Conclusions highlight the importance of preserving not only the physical and intellectual aspects of digital games but also ensuring their playability, following Huizinga's concept that "a game only exists when played." The research underscores the role of institutions like Bojogá in preserving the interactive experiences that define video games as a cultural and historical medium.