Licenciatura em História (Sede)

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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

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    A canção popular como recurso didático no ensino de História: um estudo sobre concepções e práticas docentes
    (2019-12-13) Andrade, Lukas Alisson Gouveia de; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/4795559345410177
    Este artigo tem como objetivo investigar as concepções docentes a respeito do uso da canção popular no Ensino de História. Para tanto, realizamos entrevistas com docentes de História atuantes na educação básica. Nossa amostra considerou professores mestrandos e egressos do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Pernambuco. Os resultados foram analisados a partir de abordagem quali-quantitativa e da análise de conteúdo a partir das categorias: concepções docentes, planejamento, procedimentos em sala de aula e avaliação.
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    Os indígenas aldeados e a guerra na documentação administrativa da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais no Brasil (1630-1647)
    (2019-07-20) Silva, Lucas de Lima; Miranda, Bruno Romero Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8746246350935536; http://lattes.cnpq.br/1677345577430632
    Neste artigo, abordaremos a atuação dos indígenas aldeados enquanto força militar auxiliar na expansão e salvaguarda do território conquistado pela Companhia Holandesa das Índias Ocidentais à América Portuguesa no século XVII. Os questionamentos subjacentes que culminaram na realização desta pesquisa baseiam-se nos conceitos, discussões teóricas e métodos característicos de um Domínio Histórico que emergiu na Historiografia Nacional a partir das últimas décadas do século XX: a “Nova História Indígena”. Os trabalhos deste campo têm legado uma reavaliação importante do impacto das ações de indivíduos e grupos ameríndios sobre processos e eventos históricos, à luz de reinterpretações de certos conceitos, bem como a partir da crítica a historiografias anteriores. Para a concretização da proposta, analisaremos essencialmente fontes administrativas neerlandesas no intuito de identificar a extensão – quantitativa e qualitativa – do emprego militar de indígenas aldeados, a relação destes com a atividade bélica durante o período citado e a centralidade do sistema de aldeamento colonial para as práticas de neerlandeses e indígenas diante da guerra.
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    Asas quebradas: estudo das prisões políticas de crianças durante o período ditatorial militar brasileiro (1968 – 1976)
    (2019-12-16) Bezerra, Rivaldo de Araújo; Silva, Marcília Gama da; http://lattes.cnpq.br/0090863442089957; http://lattes.cnpq.br/1347469043914593
    O silêncio da madrugada de 31 de março de 1964 é cortado por movimentos que iriam alterar toda a realidade brasileira. No dia 01 de abril os militares e forças civis levariam a vias de fato o plano de deposição do presidente João Goulart começando o período conhecido como período ditatorial brasileiro. Sobre a égide de defesa da nação surgira uma complexa teia repressiva que vai imprimir pesados esforços para manter o regime a todo e qualquer custo. O uso da violência nos porões da ditadura personificou na tortura a opositores a forma mais obtusa de punir e disciplinar os corpos dos ditos subversivos, nenhum grupo de pessoas pôde escapar das garras dos órgãos de repressão, a presente comunicação tem como proposta analisar as prisões e torturas feitas a um segmento em especifico, as crianças. Temos a proposta de discutir em que circunstâncias essas prisões foram efetuadas, quais motivos permitiram tais prisões, buscamos entender as consequências das práticas que estes corpos e mentes infantis sofreram dentro dos porões dos órgãos repressivos.
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    Produto didático: Jogo Sinfonia da Inquisição - o RPG como ferramenta empática no ensino de História
    (2019-12-16) Silva, Rodrigo Sousa da; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/3143685649199466
    O trabalho de conclusão de curso em questão trata-se de um produto didático: Sinfonia da Inquisição: o RPG como ferramenta empática no ensino de História. Nosso objetivo foi produzir um jogo sobre a inquisição no Pernambuco quinhentista, especificamente o caso de Felicia Tourinho e, a partir dele, estimular a empatia histórica (LEE, 2006). Nesse caso, o uso do RPG como linguagem alternativa para o ensino de história visou trazer para mais perto dos estudantes temáticas e assuntos que são considerados por eles tão distantes de sua realidade. Ao invés da história fixa, acabada e inalcançável – fruto das aulas marcadamente verbalistas ainda muito presentes no cotidiano escolar, através de uma linguagem lúdica, visamos estimular a imersão dos estudantes na História, ao se travestirem de personagens históricos. E, desta forma, aproximar alunos e professores do tema que estão estudando, colocando em suas mãos o poder de decisão e escolha de quais atitudes tomar, vivendo, por uma aula, os dramas históricos vividos pelas personagens que, de outra forma, pareciam tão longínquas.
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    Proposta de produto didático. Imperium: um livro paradidático sobre o uso da literatura para debater o ensino de história e a democracia no século XXI
    (2019-12-20) Efrem, Raissa Gouveia de Melo; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/7627972179532609
    O trabalho de conclusão de curso em questão trata-se de um produto didático: Imperium: um livro paradidático para debater o ensino de história e a democracia no século XXI. Nosso objetivo foi produzir um livro paradidático inspirado na série infanto-juvenil Harry Potter para, a partir dele, estimular a empatia histórica nas aulas de história da educação básica (LEE, 2006). O paradidático aqui apresentado visa falar sobre o ensino de história numa instituição escolar e apresenta como tema central o conceito de democracia. Afinal, o principal objetivo do saber histórico escolar de acordo com os documentos diretrizes para esse conteúdo disciplinar é preparar os estudantes para aturem no Estado Democrático de Direito. Nesse caso, o uso do livro paradidático como linguagem alternativa para o ensino de história visou trazer para mais próximo dos estudantes temáticas e assuntos que lhes parecem demasiado complexos e distantes de sua realidade. Como alternativa para uma história fixa e acabada, repleta de datas e nomes, ainda presente no cotidiano escolar, buscamos apresentar uma linguagem lúdica, cujo objetivo é estimular a imersão dos estudantes na História.
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    As aias também contam história: a utilização d’ O Conto da Aia como linguagem alternativa para o ensino de História
    (2019-12-16) Feitosa, Rhaissa de Souza; Bezerra, Rozélia; http://lattes.cnpq.br/0968758655400113; http://lattes.cnpq.br/3302145276038718
    Este trabalho versa sobre a importância da parceria entre literatura e ensino de História, vinculados aos estudos de gênero. A ficção, em particular, na figura de O Conto da Aia, no caso desse trabalho, torna-se fonte para a História quando permite possibilidades que outras fontes não enxergam. Através dessa possibilidade, propõe-se a criação de uma sequência didática sobre a Idade Média para investigar os indícios de realidade do romance distópico O Conto da Aia.
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    Os caminhos do professor encenador: teatro, letramento e ensino de História
    (2019-12-16) Lima, Felipe Cruz de; Bezerra, Rozélia; http://lattes.cnpq.br/0968758655400113; http://lattes.cnpq.br/1320765509364548
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    Nesse livro tem quadrinhos: uma análise do edital e do Guia PNLD 2018 e da coleção Cenas da História
    (2019-12-17) Silva Júnior, Carlindo José da; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/5342526045645672
    O presente trabalho monográfico analisa a presença das histórias em quadrinhos em dois documentos governamentais e uma coleção de livros didáticos: o Edital e o Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018 e a coleção Cenas da História, voltada para o Ensino Médio. Por meio da análise de conteúdo são observadas em primeiro lugar, como as histórias em quadrinhos aparecem no Edital, de que forma ele faz defesa à sua presença nas propostas de coleções didáticas. Em segundo lugar são analisados os três volumes da coleção Cenas da História. Usando o livro do estudante e do professor são verificadas as formas como aparecem e são utilizadas as narrativas gráficas sequenciais no ensino de História, para isso serão são descritos e analisados as HQs existentes na coleção (aquelas pertencentes a mesma e HQs oriundas de outros locais de produção), suas propostas de atividade e as instruções trazidas para o professor no manual a ele dedicado. São utilizadas na abordagem as seguintes categorias: uso da HQ como ilustração, uso da HQ como fonte histórica, HQ que favorece o protagonismo docente e HQ que favorece o protagonismo discente. O último objeto de análise é o Guia do PNLD 2018, no tocante a sua avaliação e sugestões de uso coleção didática analisada anteriormente. Ao fim da pesquisa são apresentados e discutidos os resultados obtidos, como também são feitas sugestões visando o aperfeiçoamento dos documentos e do material didático estudado.
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    Entre a história e as ruínas: (re) visitando o passado noronhense (século XVIII)
    (2019-12-10) Silva, Ana Carolina Gama da; Luna, Suely Cristina Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/4941715690112297; http://lattes.cnpq.br/3024527091264728
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    Protagonismo negro, luta e resistência: um relato de experiência em ESO
    (2019-12-16) Souza, Flávio Mandú de; Bezerra, Rozélia; Cadena, Sílvio Ricardo Gouveia; http://lattes.cnpq.br/0520301466483390; http://lattes.cnpq.br/0968758655400113; http://lattes.cnpq.br/6859224429865754
    Este relato de experiência é oriundo de um projeto didático promovido na disciplina de Estágio Supervisionado Obrigado II, do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que teve como tema: “Protagonismo negro, luta e resistência”, ministrado para a turma de 1º ano do ensino médio, tendo como objetivo promover a reflexão sobre a participação negra nas lutas contra a segregação racial nos séculos XX e XXI. Utilizando de abordagens como o conhecimento histórico enquanto problematizador de realidades, o método dialético de Circe Bittencourt (2008) e o uso de fotografias em sala de aula, amparado pelas análises de Boris Kossoy (2001) e Medeiros (2005), o presente projeto possuiu enquanto culminância uma mostra fotográfica. Portanto, o uso dessas análises somado ao trabalho com esta temática produziu descobertas, reflexões, desconstruções e debates aprofundados sobre protagonismo, violências, racismo e a necessidade de estudar assuntos socialmente vivos. É importante ressaltar que a organização do trabalho foi baseada nas normas da revista “EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA” de ISSN: 2447-5971.