Licenciatura em Letras (Sede)

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    A rua que anda em Miró da Muribeca: o fazer poético como registro urbano e histórico
    (2024-09-23) Cordeiro, Filipe Diógenes Gondim; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024; http://lattes.cnpq.br/0980240498078472
    Este artigo pretende estudar a obra de Miró da Muribeca e investigar como sua poesia pode ser um potente registro urbano e histórico dos nossos tempos. O poeta é um dos principais expoentes da poesia pernambucana e, também, brasileira. Uma representação literária, uma voz coletiva de uma grande parte da população periférica, economicamente pobre e preta, se fazendo poeta, fugindo das estatísticas e criando um fazer literário, no qual a palavra e o corpo se entrelaçam, numa simbiose potente e aguçada. Este trabalho, também, pretende pesquisar a escrita do poeta e suas fronteiras entre poesia e crônica, partindo do seu olhar sobre a cidade e seus seres, tirando das coisas corriqueiras versos únicos. Em suas caminhadas, poucas coisas e pessoas passavam despercebidas ao seu olhar, tornando em memória às efemeridades, violências, desigualdades e resistências do cotidiano. Para tanto, são usadas como fontes de apoio, entre outros, a ideia de geopoesia de Augusto Rodrigues Silva Jr, 2023; a escrivência de Conceição Evaristo, 2007; além de estudos da obra de Miró por André Telles do Rosário, 2007 e Rodrigo Fischer Vieira, 2022.
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    Literatura marginal e a humanização na poética de Miró
    (2022) Moura, Dárvilla Karla Alves de; Almeida, Sherry Morgana Justino de; http://lattes.cnpq.br/5332850255576710; http://lattes.cnpq.br/7288358672273693
    O presente trabalho mostra um breve panorama histórico da literatura/poesia marginal no Brasil, da década de 1970 às duas primeiras décadas do século XXI. Nesse sentido, ele traz Miró da Muribeca como poeta cuja obra dialoga com esse movimento em Pernambuco, com objetivo de analisar a contribuição de suas obras sob a ótica da humanização através da poesia, como também apresentar sinteticamente sua vida e carreira poética, mostrando como são indissociáveis. Em seguida, propõe reflexões sobre as vivências de pessoas colocadas à margem e sobre temas que ainda são tabus na sociedade, levando o leitor a um olhar mais humano e receptivo, impulsionando assim experiências através da leitura da poesia marginal. Para tanto, utilizaremos como fundamentação teórica os trabalhos de Mattoso (1981).
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    MPB e a poesia contemporânea: um estudo sobre o livro MPB: muita poesia brasileira (1982) de Leila Míccolis
    (2018-03-09) Andrade, Jéssica Maciel de; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024; http://lattes.cnpq.br/5129559787125868
    Este ensaio busca investigar a relação entre a poesia e a música popular brasileira na obra MPB: Muita Poesia Brasileira (1982) da poeta Leila Míccolis. Discutiremos sobre Míccolis e sua poética, depois, dividimos o trabalho em três grandes tópicos: 1) Poesia e música, em que lançando mão de Daghlian (1985), Paz (2012) e Tinhorão (1998) teceremos discussões sobre essa relação desde os primórdios; 2) Poesia marginal e a década de 70 no Brasil, que busca dar conta de um pequeno panorama da situação política brasileira e sua relação coma e poesia marginal; 3) A relação entre as epígrafes e o texto literário que abrange a influência recíproca entre as epígrafes e os textos literários; 4) Leila Míccolis: na contramão da relação MPB e poesia, em que analisaremos uma seleção de poemas do objeto de estudo a fim de melhor compreendermos como essa relação se dá em Míccolis. Como resultado, assinalamos que Míccolis usa como mote-temático aquilo que os compositores-poetas brasileiros colocam na boca do povo. Ela recolhe deles, de ditos populares, entendendo o poder corrosivo da palavra.