Licenciatura em Letras (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/23


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Aspectos prosódicos do espanhol falado por brasileiros: reflexões e estratégias para o desenvolvimento da competência comunicativa
    (2025-02-10) Santos, Felipe José dos; Oliveira, Flávia Farias de; http://lattes.cnpq.br/0567981026894586; http://lattes.cnpq.br/3411324503668691
    O presente trabalho aborda os desafios enfrentados por aprendizes brasileiros no desenvolvimento da competência oral em espanhol, com foco nas características entonacionais que impactam a comunicação na língua meta. Partindo de uma análise teórica e comparativa sobre os fenômenos da interlíngua e da transferência melódica, discutiu-se como os padrões prosódicos do português brasileiro influenciam a produção oral no espanhol, dificultando a fluidez e a inteligibilidade da comunicação. Com base em uma revisão bibliográfica que abrange conceitos fundamentais de prosódia e entonação, foram analisados estudos de referência que evidenciam as diferenças entre os contornos melódicos das duas línguas, destacando os desvios mais recorrentes no espanhol falado por brasileiros. Esses dados subsidiaram a elaboração de uma proposta didática voltada para o ensino de oralidade em espanhol, utilizando o gênero discursivo podcast como ferramenta central. A sequência didática proposta, estruturada em módulos que integram atividades de percepção auditiva, produção oral e escrita, tem como objetivo principal promover a aprendizagem significativa da língua espanhola por meio de tarefas participativas, bem como desenvolver as habilidades comunicativas dos aprendizes, superando os obstáculos impostos pela transferência melódica e pela interlíngua. Este estudo contribui para reflexões sobre o ensino de línguas estrangeiras no Brasil, destacando a importância de metodologias que fomentem o bom desenvolvimento da competência comunicativa, além de oferecer suporte teórico e prático aos professores que desejam somar novas perspectivas para o ensino da oralidade em espanhol.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Letra de música na sala de aula: uma proposta metodológica para as aulas de língua portuguesa
    (2023-09-05) Almeida Junior, Gelsivan José de; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/5032794329249441
    In recent decades, Portuguese Language classes have undergone changes ranging from the contents worked to the objectives for which the classes were lent. In this path, the most recent normative document, the BNCC (Base Nacional Comum Curricular), defends the launching of a focus on the development of the student's skills and abilities. That said, it is up to the teacher to create means (methodologies) for students to achieve certain purposes (skills and abilities), and among various types of planning, the SD (didactic sequence) is a promising possibility to return to more interactive Portuguese language classes , attractive and effective. The present article brings an intervention proposal through the construction of a didactic sequence that contemplates the textual genre lyrics of music and that aims to promote the linguistic analysis in the genre lyrics of music, as well as to promote its discursive reflection. From the results, it was found that the SD is aligned with the skills and abilities proposed by the BNCC, in addition to being flexible and can be adapted to different contexts.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Quadrinhos no ensino de língua portuguesa: habilidades da BNCC no conhecimento e produções de histórias
    (2023-09-05) Silva, Luiz Victor Cavalcanti da; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/3875317395533431
    The day to day of countless teachers is sometimes accompanied by difficulties and inconveniences inside or outside the classroom that culminate in the delay in approaching the intended contents or in short classes that do not encourage the immersion of students in the exposed subject. This article aims to present teachers with an alternative to appropriate the benefits of the skills described in the Base Nacional Comum Curricular, the BNCC, in a didactic sequence. To this end, the study analyzes how the modules, which will be called classes, and the skills provided for each moment are related. It is verified that the use of planned and adapted didactic sequences help the coexistence between teachers and students and their obligations. The didactic sequence used brings the theme: "Comics: knowing and producing stories'' in order to leverage the study of comics, cartoons and strips in the classroom. The analysis carried out prove that when we combine the objectives of the classes and what is recommended by the BNCC, the confluence of the contents with the students occurs, since the classes permeate several detailed areas of educational practice under the axes of reading/listening, orality, production and linguistic/semiotic analysis.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Trabalhando a linguagem: uma proposta de sequência didática adaptada com foco nos gêneros orais
    (2023-04-19) Bezerra, Marcos Paulo Teixeira; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942; http://lattes.cnpq.br/4961299620687979
    Este trabajo tiene como objetivo proponer una Secuencia Didáctica adaptada centrada en el trabajo con géneros orales mediante la transformación del relato breve en noticia y entrevista televisiva, provocando la reflexión sobre sus elementos a partir de los acontecimientos y los personajes del relato. Para la elaboración de estos géneros orales se utilizan recursos tecnológicos de fácil acceso. Los destinatarios son alumnos de 1º de Bachillerato. En términos metodológicos, para el desarrollo del DS adaptado, se realizaron cuatro etapas con un total de ocho momentos, sumando doce horas de clase para su conclusión. La base teórica fue Vygotsky, para orientar con el enfoque sociointeraccionista; Dolz, Noverraz y Schneuwly (2004) y sus aportes en la Escuela de Ginebra con la propuesta de la Secuencia Didáctica; y Marcuschi (2008) y sus reflexiones sobre los gêneros textuales y los géneros orales. Esta propuesta didáctica pretende provocar el interes y el aprendizaje de los alumnos sobre estos géneros orales que siempre están a nuestro alrededor, pero también mostrar al profesor que estos géneros tienen características diferentes y pueden ser estudiados en el aula, tanto en producciones más lúdicas como en contextos más teóricos, teniendo como objetivo los avances em la enseñanza de la lengua portuguesa y en la evolución conceptual de los alumnos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    ´A fuga´, de Clarice Lispector: o letramento literário em turmas do nono ano do Ensino Fundamental
    (2022-10-11) Costa, Maria Cynara Leleu da; Pereira, João Batista; http://lattes.cnpq.br/5017161166804446; http://lattes.cnpq.br/5940719897555244
    Este trabajo tiene como objetivo presentar una propuesta de alfabetización literaria a partir del cuento 'A fuga', de Clarice Lispector. Los marcos teóricos de Massaud Moisés, Julio Cortázar, Ricardo Piglia, Isabel Solé, Magda Soares, Bernard Schneuwly y Joaquim Dolz fundamentaron las condiciones didácticas adoptadas para la lectura literaria dirigida a las clases de noveno grado de la Enseñanza Fundamental. A partir de estrategias como Círculo de Conversación, Lectura Compartida, Tormenta de Ideas y Taller Pedagógico, se espera despertar en los estudiantes conocimientos sobre el género del cuento, incrementar su capacidad crítica, además de las habilidades sociocognitivas y los vínculos que mantienen entre texto y contexto. En este sentido, la propuesta de la secuencia didáctica ahora sugerida pretende incentivar una mayor participación de los estudiantes en las clases de literatura, en que la reflexión sobre la realidad, la discusión sobre la función del arte y el aprendizaje sobre el cuento contribuyen a resaltar cómo la ficción traza caminos que conducen a una mejor percepción del Otro y de la propia vida.