Licenciatura em Letras (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item La proximidad entre el portugués y el español: un breve estudio histórico-comparativo(2019-12-13) Ditoso, Vivianne Bernadete; Andrade, Brenda Carlos de; Alves, Dorilma Neves Galdino; http://lattes.cnpq.br/3662528779871102; http://lattes.cnpq.br/3020775163633086; http://lattes.cnpq.br/1643960276889494Ao considerar o processo histórico da evolução de uma língua, é evidente que muitas carregam uma origem comum, porque é uma continuação de uma língua mais velha e não preservada. As línguas românicas apresentam um exemplo de um grupo genealogicamente relacionado, pois têm sua base comum, ou seja, o latim, o que apresentou suas variantes: o clássico e o vulgar. Entre muitas outras línguas românicas estão o português e o espanhol que são o resultado do avanço do romance no sul da Península. E a partir daí, é possível observar as semelhanças entre português e espanhol, por exemplo, que nasceram precisamente com suas histórias, suas origens. A questão das divergências linguísticas é muitas vezes explorada através de uma análise contrastiva, porém este estudo procura as razões que aproximam as duas línguas, ou seja, a história que apresentam. Portanto, este trabalho é muito relevante e inovador na natureza para contribuir através de alguns exemplos de termos dos tempos medievais, quão evidentes são essas semelhanças. Para a realização desta pesquisa, além de recorrer à história da língua portuguesa e espanhola, dois documentos importantes foram escolhidos: a Cantiga da Ribeirinha - reconhecida como o primeiro texto considerado como língua portuguesa - e El Cantar de Mio Cid - também reconhecido como o primeiro texto escrito. O foco deste estudo é precisamente a relação de semelhança entre as duas línguas mencionadas acima. Outro ponto de relevância no trabalho é a compreensão de tal fenômeno linguísticoItem Uma reflexão sobre o ato da escrita a partir de redações de alunos do 3º ano do Ensino Médio(2019-07-08) Galindo, Igo Marques; Soares, Inaldo Firmino; http://lattes.cnpq.br/0543042624198336; http://lattes.cnpq.br/5779360142252551Este trabalho tem como ponto de partida análises de redações de alunos do terceiro ano do Ensino Médio, de modo que seja possível identificar nas entrelinhas dos textos aspectos cognitivos, sociais e gramaticais que revelam o grau de entendimento que os alunos têm sobre saber escrever. O artigo faz um breve passeio pela Linguística, desde Saussure, com sua teoria estruturalista, passando por Bakhtin e sua teoria dos enunciados como base de todo texto, Benveniste, com a questão da pessoalidade e da referenciação essenciais ao enunciado, indo até as mais atuais discussões que regem as teorias de ensino e aprendizagem com estudiosos como Marcuschi, Soares, Bernardo etc., que contribuíram de forma singular para o processo de análise do corpus, levando em conta, especialmente, o caráter sócio-cognitivo deste artigo. Nesse sentido, esperamos rever conceitos sobre teoria e prática; contribuir para o ensino de língua portuguesa de modo que o aluno consiga perceber-se como ativo e passivo em todo o processo de letramento textual, especificamente da escrita, isto é, entender-se como leitor e autor, influenciado e influenciador; trazer ao trabalho uma discussão mais ampla do que uma análise de apontamento de “erros” na construção dos textos dos alunos.Item Aspectos morfossintáticos do português brasileiro: o sujeito nulo em textos escritos(2018) Oliveira Júnior, Rogério de; Silva, Cláudia Roberta Tavares; http://lattes.cnpq.br/0948124881794535; http://lattes.cnpq.br/3451697441212584Na presente pesquisa, dediquei-me a investigar dados da língua escrita do português brasileiro (PB) a partir de redações para ingresso no ensino superior de alunos pernambucanos. Para tanto, foi constituído um corpus da língua escrita do PB com 580 contextos declarativos finitos contendo sujeitos nulos e plenos. Os dados foram analisados à luz da Teoria dos Princípios e Parâmetros (CHOMSKY, 1981) com base no Parâmetro do Sujeito Nulo referente ao preenchimento da posição de sujeito por sujeitos plenos e nulos nas línguas naturais. Em linhas gerais, os dados analisados apontam para o fato de que o PB tem apresentado grande índice de sujeitos plenos mesmo em contextos de escrita monitorada.Item Facebook, uma ferramenta propícia à criação de estrangeirismos em língua portuguesa(2018-02-28) Silva, Pedro Henrique Corrêa; Soares, Inaldo Firmino; http://lattes.cnpq.br/0543042624198336Este trabalho resulta de um estudo acerca da rede Facebook como espaço propício à criação e proliferação de estrangeirismos na Língua Portuguesa que, como toda Língua, é um órgão vivo, que se desenvolve em conformidade com as influências externas e com as formas de uso que se transformam no decorrer do tempo. A pesquisa realizada teve como sujeitos alunos do Ensino Médio, no intuito de saber em que medida eles têm consciência do quanto palavras e expressões oriundas de uma língua estrangeira e suas variações são utilizadas por eles e de como e se essas palavras e expressões podem, inclusive analisando como se dá o processo de consolidação de certas gírias, que aparecem sob a modalidade de empréstimo linguístico ou de estrangeirismo. A análise das falas dos sujeitos pesquisados apontam para uma relação de domínio em que o idioma predominante é o Inglês, o que reflete o domínio que a cultura americana exerce não somente no nosso país, como em todo o mundo.
