Licenciatura em Letras (UAG)

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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

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    Pai contra mãe” e “father against mother” de Machado de Assis: uma análise comparativa da tradução
    (2019-01-30) Cysneiros, Juliene Silva de Barros; Fernandes, Carlos Eduardo Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/6342363393437620; http://lattes.cnpq.br/0299115943020878
    Este trabalho tem como objetivo analisar o conto Pai contra mãe, do escritor Machado de Assis, comparando com o mesmo conto traduzido para a língua inglesa, Father Against Mother, pelo professor John Charles Chasteen. No conto, Machado muda o foco da representação psicológica das personagens para os acontecimentos que as envolvem, dessa forma, expondo, na relação latifundiário-homem livre-escravo, a sociedade em que a escravidão era ainda uma tendência. Para que haja a manutenção dessa relação na tradução do conto para o inglês é necessário que este vá além da questão linguística e considere também a cultura que está impregnada no texto original. Assim, para alcançar o objetivo definido e observar se acontece ou não a preservação do sentido do texto no idioma para o qual é traduzido, utilizou-se das pesquisas de Travaglia (2003), Arrojo (2003), Oustinoff (2011), entre outros estudiosos das Teorias da Tradução para fundamentar a análise do corpus. A análise é feita comparando as duas versões do conto, levando em consideração elementos linguísticos que evidenciam a manutenção do sentido do texto em relação a outros que o alteram e possibilitam outra leitura mantendo ou não a cultura que está sendo representada com o texto fonte.
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    O grito dos subalternos: uma análise da obra Contos Negreiros de Marcelino Freire
    (2018-03-07) Andrade, Diego Souza de; Cortez, Marcia Félix da Silva; Santana, Paula Manuella Silva de; http://lattes.cnpq.br/2674194888709803; http://lattes.cnpq.br/4091073515532694; http://lattes.cnpq.br/5716246867460475
    O presente trabalho analisa a obra Contos Negreiros, do escritor pernambucano Marcelino Freire, sob o viés dos estudos da teórica e filosofa Gayatri Chakravorty Spivak acerca da subalternidade. Por ser baseada em textos que tracejam tons de realidade e que abordam temáticas muito vivas no cotidiano das periferias do mundo, a obra será analisada nesta pesquisa. Tendo em vista que Marcelino Freire aborda em sua obra sujeitos que são excluídos sistematicamente dos processos de representação social e econômica foi possível estabelecer um vínculo entre e a teoria e a obra literária. Veremos como o sujeito subalterno fala através das personagens que nos contam sobre sua indignação e salvação. A questão da mulher posta como inferior e dependente está escancarada nas falas das personagens, o racismo imposto todos os dias, a homofobia que é bandeira fincada no pensamento da sociedade, a pedofilia que acontece diariamente sob a nossa supervisão, a xenofobia, as impunidades que foram construídas ao longo dos anos em cima das comunidades indígenas, entre outras situações aparentemente tão corriqueiras. A preocupação aqui é relacionar essas personagens literárias e suas agruras ao sujeito subalterno apontado por Spivak, ou seja, com o mundo real. Para isso, usaremos teorias de estudos pós-coloniais como a autora citada e Homi Bahba, além de estudiosos acerca da literatura como Antônio Candido e sua teoria sobre a personagem, bem como Anatol Rosenfeld.
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    As representações do erotismo na poética de Daniela Galdino
    (2019-07-19) Silva, Keyla Shaiane Leite; Morais, João Batista Martins de; http://lattes.cnpq.br/0793414979560435; http://lattes.cnpq.br/1048743974697353
    O presente trabalho tem como objetivo analisar as representações do erotismo nos poemas presentes nas obras Inúmera e Espaço Visceral, escritas por Daniela Galdino e publicadas em 2013 e 2018, respectivamente. A pesquisa foi constituída a partir de uma abordagem bibliográfica e qualitativa. Para fundamentar nossa análise, foram buscadas as reflexões de Branco (1984), Foucault (1988), Perrot (2003), Paz (1994) e outros. Além disso, estes livros, que são de autoria feminina, rompem com os paradigmas da sociedade falocêntrica ao abordar a sexualidade em que a relação erótica é vista como forma de emancipação, em que a busca por igualdade entre homens e mulheres e a disseminação da ideia de recusa à submissão. A narrativa da mulher desejante se faz presente nessa poética que transpassa os paradigmas e tabus presentes na sociedade. Assim, procurou-se analisar o erotismo dentro das amarras sociais, as quais contribuíram para dificultar a independência da mulher, sob o controle da sexualidade e da ideologia patriarcal e a problematização disso nos escritos de Daniela Galdino.
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    Testemunhos de mulheres negras nas favelas em Quarto de Despejo e Becos da Memória: algumas reflexões de mulheres que se escrevem na interseccionalidade
    (2019-07-19) Alves, Felipe Mateus Barbosa; Silva, Monaliza Rios; http://lattes.cnpq.br/8558188707796223; http://lattes.cnpq.br/9613319506458637
    Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus (2015) e Becos da Memória, de Conceição Evaristo (2017), apesar de distantes cronologicamente, apresentam em suas narrativas características semelhantes, a saber: mulheres negras, pobres, faveladas e relegadas à marginalidade. No entanto, as duas também trazem um ponto de intersecção positivo: a transgressão testemunhada por mulheres negras em favelas brasileiras. Assim, este estudo, de cunho bibliográfico, tem como objetivo investigar como são testemunhadas as vivências das personagens negras e de periferia, evidenciando, por meio da escrita autobiográfica, como elas se escrevem na interseccionalidade, problematizando, também os romances de memória, levando em consideração os testemunhos trazidos pelas autoras ao longo dos romances. Assim, para tal, foram utilizados os estudos de Lejeune (2008), Calligaris (1998) e Pereira (1999), no que diz respeito ao texto autobiográfico. Halbwachs (2006) e Bosi (2009) nas discussões que envolvem memória e, ainda, os estudos de testemunho de Foucault (1992), Yúdice (1992) e Moreiras (2001). Assim, as análises deste trabalho são sustentadas pelas discussões do feminismo interseccional, aqui discutidos sob o olhar de Davis (2016) e Ribeiro (2017). Diante disso, a contribuição deste trabalho se dá no enaltecimento destas mulheres, bem como reafirmam a necessidade de sua inserção no cânone da literatura brasileira. Por fim, evidenciando como os romances de memória trazem à tona as marcas da escrita autobiográfica, que testemunha os acontecimentos de uma vida.
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    Contos Negreiros: o personagem negro de Marcelino Freire
    (2018-06-06) Lira, Jadson Brito de; Freitas, Sávio Roberto Fonsêca de; http://lattes.cnpq.br/6320246955492429; http://lattes.cnpq.br/0605764002670980
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar a ficção curta de Marcelino Freire, Contos Negreiros. Teve ainda o propósito de demonstrar o perfil literário de Marcelino Freire, bem como verificar o viés do personagem negro na obra Contos Negreiros e visualizar as contribuições sociais da obra ― Contos Negreiros” para a literatura brasileira contemporânea. Para isto recorreu-se à pesquisa bibliográfica, buscando tecer uma compreensão acerca do tratamento direcionado ao negro na literatura brasileira a partir de uma indagação - quais as principais contribuições sociais e questionamentos raciais do personagem negro na obra Contos Negreiros? Antes de analisar o viés do personagem negro na premiada obra do autor pernambucano, fez-se necessário apresentar o perfil biográfico do escritor, as inquietações sociais, influências e produção literária. Neste sentido, a monografia, Contos Negreiros: o personagem negro de Marcelino Freire tem por objetivo demonstrar as contribuições sociais e questionamentos raciais da obra Contos Negreiros, 2005, para a literatura brasileira contemporânea.
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    Um olhar sobre a zoomorfização dos personagens na obra Vidas Secas de Graciliano Ramos
    (2019-02-14) Silva, Josefa Jéssica da; Cortez, Marcia Félix da Silva; http://lattes.cnpq.br/4091073515532694; http://lattes.cnpq.br/0166928419412724
    O propósito deste trabalho é identificar de que forma se articulam as formações e transformações identitárias das personagens que compõem o romance Vidas Secas (1938), do escritor Graciliano Ramos, que retratam a mudança que sofre a identidade de seres humanos oprimidos e marginalizados, de acordo com suas experiências e práticas vivenciadas em sociedade. O espaço que Ramos apresenta, é o árido sertão nordestino, na década de 30, período que a literatura buscou denunciar as desigualdades sociais de diferentes regiões brasileiras, sobretudo do Nordeste, espaço que manifesta condições precárias de vida e trabalho que são delimitadas pelo o clima e por relações desiguais de poder, de exploração e opressão. A problemática que envolveu essa reflexão veio da indagação sobre como foram representadas as experiências vividas pelas personagens em situação de pobreza extrema, de mudanças de modo de vida, da exploração excessiva no trabalho e da opressão social. Esse período revela a exploração do homem pelo o homem e faz uma comunicação com a obra através da maneira como cada personagem se identifica no decorrer da narrativa de acordo com suas experiências sociais. A metodologia aplicada foi à pesquisa bibliográfica, que se concentrou tanto ao texto como aos contextos, de Graciliano e de suas obras, aos temas e assuntos quanto às formas que foram apresentadas. Para tanto, nos embasamos em autores como: (PROENÇA FILHO, 1992; CÂNDIDO, 2007; VELOSO, 1988; FACIOLI, 1987; POLVORA, 1975; HALL, 2006), entre outros.